sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A TI, ADEPTO DA INTERVENÇÃO QUE TERMINA SEMPRE EM "...mas depois vais festejar para o Marquês"

(adaptado de um post que fiz ontem, num grupo fechado do FB)

Gostava de te dizer, adepto da frase do Marquês, que esse famoso comentário é absolutamente insultuoso, para alguém que goste de pensar. Pensar nas coisas, pensar no que se diz e no que se faz. E é insultuoso na medida em que aquilo que propões é que toda a gente esteja calada, em todas as ocasiões. E, sobretudo, que nunca pense pela própria cabeça. Aliás, que nunca pense mesmo, e use apenas umas frases feitas, que é só a forma mais jumenta e asinina de se dizer seja o que for. É abdicares daquilo que queres realmente dizer para assumir os ditos de outro, por procuração. É a total descontextualização da mensagem.
E ainda assim, com esse fim de frase mal amanhado, propões que não existam críticas. Mas que, se existirem, sejam feitas da forma que tu achas que devem ser feitas, não é assim? E propões que LFV até pudesse ser o maior ladrão da história da humanidade, desde que nos levasse muitos anos ao Marquês. Propões que possa cuspir na história do clube, que se possa estar nas tintas para os sócios, que possa não querer investir na equipa porque quer andar com umas construções para a frente, construções essas que vão dar encaixe de mais uns milhões aos amigos das obras, que depois o ajudam a aumentar exponencialmente a sua fortuna. Como o faz desde que é presidente do SLB, valendo-se desse privilégio, que o mesmo considera como um estatuto vitalício. LFV é das maiores fortunas de Portugal, à custa do nosso clube, e tu achas isso bem. Propões que estejamos contentes porque esse sócio do Sporting e do FCPorto, esse desconhecedor total de Futebol, esse personagem que se enfada com o Jogo, e que não o sente nem sofre como nós, é, em última análise, o tipo que nos tem levado ao Marquês. Propões que abracemos e aceitemos e agradeçamos a esse tipo, que se está a cagar para o emblema, e que só pensa na vaidade e no proveito próprio. Alguém que achou que, ao fim de quatro anos de sucessos, já tinha comprado um número suficiente de sócios atrasados mentais, que preferem que lhes caguem na boca e lhes matem a memória de um clube maravilhoso, desde que os levem para o Marquês. Para festejar, não é isso? E agora pergunto-te eu. O que é que tu vais festejar no Marquês, quando ganhamos um campeonato? Festejas, exatamente, o quê? O facto de teres um presidente que não é benfiquista? Festejas o facto de teres um presidente que "desvia" camiões alheios? Ou festejas o facto de teres um treinador que é um yes man incompetente, escolhido por LFV por ter, exatamente, esse perfil de protozoário? Festejas a saída de Bernardo Silva? Festejas a forma como a nossa formação é vendida, a preço de saldo? Festejas os sucessos financeiros do Jorge Mendes, é isso? Ou dos outros comissionistas? Festejas o empurrão a Guedes, numa altura em que o puto não queria sair, porque festejas sempre o facto de vendermos jogadores por valores que parecem ótimos, nas gordas de um qualquer jornal, mas que, no fim das contas, são ótimos negócios para todos os comissionistas que encontram pelo caminho. Ótimos negócios para todos menos para o clube. Ou talvez festejes o facto de poderes gozar com os teus amigos do Sporting e do FCPorto, em vez de serem eles a gozar contigo.
É disto que se trata? Ganhar mais do que os outros, para poderes mandar mais bocas do que os outros, lá na oficina ou no escritório? Para não te "foderem a cabeça"? Festejas porque odeias os outros clubes, é assim? E também talvez festejes o facto de JJ perder mais um campeonato, porque merece perder tudo, a partir do momento em que te abandonou, não? Pobrezinho do bebé, como se fosses um ex namorado ressabiado, trocado por outro gajo que achas mais feio e mais gordo que tu. É isso? É que eu nem percebo aquilo que festejas, com a crítica e subjacente proposta que fazes.
Eu, quando festejo os campeonatos ou as vitórias do Benfica, nem vou para o Marquês, vê lá bem. O Marquês é o carnaval onde se junta tudo, desde malta de outros clubes até àquele pessoal que lá vai só para gamar e para fazer merda. O Marquês foi transformado numa lixeira a partir do momento em que decidiram profissionalizar a festa e matar a espontaneidade de um coletivo. Eu festejo tudo o que tenho que festejar com amigos e família, em casa ou na rua, no estádio ou à porta dele. Numa qualquer roulote manhosa, a cheirar a ranço, onde bebo jolas e como aquela bifana que me poderá fazer cagar fininho durante dois dias. Festejo em cada esquina onde haja outro benfiquista a festejar. E nem que já esteja todo fodido, em etílicos cantos gregorianos, abraçamo-nos por esse amor comum. Festejo com os meus colegas de bancada de anos e anos e anos, que são também os meus colegas das vitórias e das derrotas. Colegas dos maus e dos bons treinadores, do riso e do choro, dos berros lancinantes e dos insultos cabeludos aos árbitros e suas famílias. Colegas daquelas bocas espontâneas, que tantas vezes partilhamos por audição comum, e que metem filas inteiras a rir. Festejo com esses colegas, os parceiros das grandes noites europeias, é certo, mas também companheiros daqueles jogos onde já não há nada para ganhar. Sim, estivemos lá, no Basileia. E sim, estou sempre lá, sejam jogos de apresentação ou com os rivais diretos, sejam jogos da taça da liga ou jogos a feijões. O Benfica é parte integrante da minha vida, e eu amo o Benfica muito para além das circunstâncias. E, tal como amo os meus filhos, que são o meu amor maior, e como os critiquei nas alturas que achei serem as certas, assim o faço com tudo o que amo de verdade. Sendo duro, muitas vezes. É o que faço com os meus alunos também. Garanto-te que nunca os assobiaria, como nunca assobio o manto sagrado. Qualquer jogador que vista a camisola do Benfica merece a minha consideração e o meu respeito, desde que a respeite como eu. Sei exatamente o que festejo, porque o festejo, onde o festejo e com quem o faço. E nem tu, nem ninguém, serão alguma vez donos dos meus festejos.

12 comentários:

Valco disse...

Fabuloso texto... se não te importas, vou usar o link para aqueles comentários idiotas, que ... sabes perfeitamente quais são.
Fabuloso texto.

Jorge B. disse...

Grande texto! Muitos parabéns, conseguiste descrever o típico adepto português, que é tudo menos adepto de futebol. Só te esqueceste de uma coisa, «E viva o Benfica»

Filipe Rebelo disse...

Valco, podes usar o link à tua vontade. Obrigado pela partilha. E viva o Benfica!

Filipe Rebelo disse...

Jorge B., viva SEMPRE o Benfica. Saudações

Anónimo disse...

Que texto Enorme!
Com as devidas alterações, daria para eu usar no meu Sporting em resposta ao "Tu queres é voltar aos tempos dos croquetes"...
Vários são os autores deste blog a quem, sendo do Benfica reconheço os mesmos valores desportivos que quero para o Sporting. Assim haja rivalidade.
Fantástico.
SL

Filipe Rebelo disse...

Caro anónimo sportinguista, não costumo responder a comentários de anónimos :)
Mas acho que até podes usar, ou melhor, podes escrever tu um texto que se adapte ao Sporting, e podes publicar fazendo referência a este. Aquilo que nos une continua a ser maior do que o que nos separa. Sporting e Benfica não fazem sentido um sem o outro, e perceber isto é perceber o Mundo.

lawrence disse...

Caro Filipe Rebelo:
Os meus respeitos e consonância!
Parabéns e obrigado pela clarividência que muitas vezes sentimos mas não conseguimos expressar!
E Viva o Sport Lisboa e Benfica fundado na Farmácia Franco!

Águia Preocupada disse...

Um agradecimento sincero por esta lucidez. Há anos que tento - sem sucesso, infelizmente - alertar para o futuro que estava a ser construído. Infelizmente, acertei...
Há muitos anos - 2009/2010 - escrevia eu num blogue que tinha pouca visibilidade. Desisti e encetei uma luta sem tréguas, por todos os blogues com visibilidade, alertando para os malefícios que essa desgraçada trupe estava a perpetrar no clube!
Poucos me deram ouvidos. E eis aqui chegados, a um campo lodaçal donde será muito difícil resgatar o nosso clube!
Pena que muitos se tenham enfeitiçado por um sujeitinho reles, mas oportunista e perigoso, que se rodeou do toda a espécie de crápulas e criminosos.
Tenho medo que seja tarde de mais para salvarmos o clube das garras desta gente medíocre que se vendeu por meia dúzia de vitórias! Mas não vê que o clube está a ser delapidado nos seus valores e história!
Mesmo que débil, ou mesmo morto, VIVA O BENFICA!

Anónimo disse...

Embora nunca comente, sou leitor assíduo e, normalmente, concordante com o discurso (embora concordar não seja o mais relevante).
Não haverá por aí mais gente com esta lucidez e este sentido crítico - mas também com carcanhol e desapego/desinteresse por outro coisa que não seja apenas o amor ao LB - que se una e consiga fazer à maquina propagandista e ditatorial do regime. O Benfica só é democrático se houver, pelo menos, um outro ponto de vista, uma outra voz.
Já percebemos todos que não estamos bem, mas parece que temos que nos acomodar... É com o presidente, é com o treinador... Foda-se estou revoltado e apetece-me dizê-lo. É crime agora?
E não é o afastamento da taça... Isso é o menos. O Rio Ave não é o Gondomar, o contexto do jogo não foi feliz e não jogamos sozinhos. Agora os zero na champions num grupo onde não aceitava menos de que um segundo lugar, uma equipa que não tem frescura física, que não tem ideias, que não tem sistema, que NÃO ACREDITA NO SEU LÍDER (que não consegue potenciar jogadores, que os mete lá dentro ao molho, que não os consegue fazer acreditar, que não consegue que se transcendam... Da-se... Não pode ser).

Nota: será que o Luisão, aquele Luisão que nós conhecemos, se tivesse um líder no banco em quem acreditasse, não ficaria lá dentro até ao fim - nem que fosse desposicionado apenas para as bolas paradas - mas não porque o líder pediu, mas porque ele quis fazer isso pelo seu líder?

Müs disse...

Antes de mais tenho que, como sportinguista, dar os meus parabéns ao autor por este fabuloso texto. Leio este blog pontualmente, por considerar que é um dos poucos que não se pauta pelo princípio basilar do "o vermelho está sempre certo e os outros automaticamente errados". Também são os blogs críticos que prefiro ler do lado do meu clube, por isso faz sentido.

Sempre tive amigos benfiquistas, mas este último turbilhão de polémicas teve o condão de toldar toda e qualquer conversa futebolística. Isto porque me parece do mais básico e evidente bom senso reconhecer que, mesmo não estando nada ainda provado nem havendo ainda condenações é, mais que plausível, mesmo muito provável que os personagens envolvidos tenham mesmo levado a cabo tais acções. O Vieira é frio, calculista, e gosta mais de dinheiro do que do Benfica. O Paulo Gonçalves é um sabujo da pior espécie, com a escola que se lhe conhece. O Guerra, é o que é: um pau mandado que não tem padrões de decência, e que foi acolhido na asa de Vieira depois de denunciar um dos seus crimes (no modus operandi habitual de Vieira quanto a adversários).

Posto isto, custa-me a entender porque é que os benfiquistas que conheço reagem de forma tão agressiva quando confrontados com este esquema, rejeitando peremptoriamente qualquer diálogo e nunca reconhecendo que muito do que lá está vai, de facto, ao encontro da realidade dos últimos anos. É por não quererem admitir que foram injustos quando chamaram os sportinguistas de "chorões"? É porque isso seria sinónimo de dar razão às reivindicações do presidente do Sporting, figura unanimemente odiada pela nação benfiquista? É por não quererem reconhecer que muito provavelmente festejaram um tetra inquinado e condicionado pelas maquinações de uma máquina de influências com dimensões gargantuanas?

Sim, provavelmente será isso. "Eh pá, mas tu és tolo? Então mas o Benfica é o quê, a nova ordem mundial?" - já ouvi isto de um benfiquista que considero inteligente, lúcido e esclarecido.
Não meu caro. Mundial não, apenas nacional.

Termino dizendo que a maior prova de benfiquismo, seria fazer o que eu fiz aquando do (sempre ressuscitado nestas discussões) escândalo do PPC: que o Sporting seja penalizado e condenado de forma severa e justa, para que se considere que pagou pelo que foi feito.

Benfiquista que se preze deve condenar isto tudo e querer o seu clube limpo de tais crimes, em vez de andar a tentar arranjar argumentações que o justifiquem, ou de enveredar pela mais patética estratégia de todas: tentar arranjar um bode expiatório e fazer crer que o mesmo fez tudo isto sozinho e em proveito próprio.

Benfiquista Primário disse...

Eh pah, só uma palavra para este post: OBRIGADO!...

Filipe Rebelo disse...

É fundamental que não confundamos aquilo que digo sobre esta gestão danosa e criminosa de LFV com eu estar a dizer que os últimos títulos não são justos e merecidos, porque não estou. São merecidos, evidentemente, e foram ganhos em campo. E são-no na medida em que os ganhámos, e na medida em que nada daquilo que está nos emails possa ter servido para condicionar seja que resultado for. Os emails são um triste caso (mais um) da nossa direção, e nada mais. E sim, Mus, eu também chamo chorões à maioria dos sportinguistas, porque o são. Os burros não ficaram todos no Benfica, estão igualmente distribuídos, mais coisa menos coisa, por todos os clubes. As idiossincrasias da estupidez é que são diferentes. BdC é uma figura mil vezes mais sinistra que LFV. É pior que Trump. É egótico até à quinta casa, ditatorial e totalmente desequilibrado. Ter BdC como presidente é a maior vergonha de sempre do SCP. Qualquer sportinguista que o defenda não merece a mínima consideração. Pode ser um vendido ao resultadismo e ao ódio fácil e irracional, mas também pode apenas ser um burro completo. Se for este último caso, pouco há a a fazer, mas se for apenas um mero vendido, não é melhor do que qualquer Pedro Guerra.
Entenda-se que este post é sobre o mal que fazem ao meu clube, não sobre o mal que o meu clube faz aos coitadinhos dos sportinguistas e dos portistas. Por favor. Eu nem falo de BdC no texto, mas não me façam falar. Vocês estão bem piores que nós em quase tudo. A única qualidade que reconheço a BdC é a de ser sportinguista. LFV não é benfiquista, nem sequer anda lá perto. LFV é, acima de tudo, vieirista.