quinta-feira, 29 de junho de 2017

9 letras para Iniesta



Tantas voltas dadas, tanto texto a tentar fixar o que é Iniesta num poema. Será porventura a única forma de agradecimento, esta vontade de devolver através de palavras o tudo que tem sido recebido na última década. É tão impossível a vida, a frase não sai, parece sempre que é pouco mesmo quando conseguimos retratar o herói de alguma forma que não o desconsidera, que o eleva acima da mera linha de água. E, no entanto, parco. Limitado. Curto. Frágil. Incompleto. Até ler, numa entrevista de 2013 feita a Perarnau, uma daqueles mágicas descobertas. O escritor usa apenas uma palavra, não mais do que isso: 9 letras a pintar o quadro que Andrés Iniesta é quando joga.

Ingrávido.

Leu bem. Ingrávido. Apenas isto: ingrávido. Vamos ajudar o leitor menos atento, vamos abrir o dicionário

"adj. Liviano, ligero. Que no se halla sometido a un campo de gravedad:
en el espacio los astronautas se vuelven ingrávidos."

Andrés Ingrávido Iniesta. Andrés Ingriesta. Andrés Inigrávido. Ingrávido. Assim, simples. Como um astronauta sem campo de gravidade.

2 comentários:

bio disse...

Melhor médio da história do futebol. Incrível

AJReis disse...

Para mim o melhor jogador do mundo ,por muito que considere Ronaldo ,Iniesta é a beleza do futebol está sempre em jogo com ou sem bola uma inteligência rara a jogar futebol é um dos poucos jogadores que não me canso de ver ,de uma simplicidade que espanta, no passado só Luís Figo ou Zidane ,mais antigos alguns como o nosso Chalana,
génios em movimento ,no dia em que abandonar o futebol fica mais pobre ,e as bolas d'ouro são sempre para os mais mediáticos ,Iniesta gosta pouco de revistas cor de rosa.
a Uefa se tivesse os coisos no sítio atribuía a este génio um prémio que ele merece o prémio "GENIAL"
A.Reis