sexta-feira, 28 de abril de 2017

Como melhorar e tornar mais justa a venda de bilhetes para os jogos fora?

À medida que a época se aproxima do seu epílogo, cresce o interesse dos adeptos do Benfica em conseguir bilhetes para as deslocações aos campos dos adversários. É grande a vontade de fazer parte do mar vermelho, de assistir in loco à caminhada para a conquista de um campeonato e, quem sabe, festejá-lo até de forma mais ou menos inesperada. Para evitar as confusões já verificadas em anos anteriores, para que não se repitam as tristes cenas ocorridas aquando da venda de bilhetes para o último derby em Alvalade, proponho três mudanças/modelos de venda de bilhetes que pretendem tornar a venda mais ordeira e mais justa.

1. Presença de elementos da segurança do Estádio da Luz para controlo das filas. Com os vários episódios de confusão, com autênticos cenários medievais no que à formação de filas e respeito pelas mesmas diz respeito, a Direcção do Benfica já deveria ter destacado os elementos que fazem a segurança do complexo da Luz para manterem a ordem nas filas. Em última análise, a venda de bilhetes decorre dentro do espaço pertencente ao Sport Lisboa e Benfica, pelo que assegurar o bom funcionamento e o cumprimento das regras nesse mesmo espaço deveria ser uma preocupação dos dirigentes do clube.

2. Venda de acordo com o número de anos de filiação. Da mesma forma que os adeptos com mais anos de associados têm direito a mais votos, o número de anos de filiação também poderia permitir prioridade na aquisição dos bilhetes fora. Seria uma recompensa pelo número de anos dedicado ao pagamento de quotas. Assim, a título de exemplo, poderia existir um escalonamento com prioridade de aquisição aos sócios com mais de 20 anos de filiação, seguindo-se os de 15-19 anos de associado, os de 10-14 anos de ligação, 5-9 anos e por fim menos de 5 anos.

3. Número de jogos assistidos fora. Uma forma de premiar os adeptos mais fiéis, que acompanharam persistentemente a equipa ao longo da temporada, seria dar-lhes prioridade na aquisição de bilhetes. Deste modo, sócios com 10 ou mais jogos assistidos fora teriam prioridade, seguindo-se os que foram a 5-9, 3-4 e por fim menos de 3.