domingo, 2 de abril de 2017

Clássico - Mais que um Resultado



Antes do jogo parecia-me que a tripla de resultados tinha um trio de significados muito distintos.

A vitória colocava-nos com 4 pontos à frente, dava-nos vantagem no confronto directo e ainda significava um relativo boost de motivação e confiança para o resto do campeonato. Estaríamos lançados para o Tetra.

A derrota era um golpe forte nas nossas aspirações. O Porto iria finalmente conseguir subir à liderança, iríamos ter de correr atrás, ficávamos a 2pts e em desvantagem no confronto directo. Além disso seriam eles a receber o tal boost de motivação e confiança. Passariam a ser os grandes favoritos à conquista do campeonato.

O empate… O empate não mexeria muito com as contas mas seria um contexto mais negativo para nós.
Na última jornada o Porto teve a sua grande oportunidade para inverter esta luta e de se lançar na conquista do título. Desperdiçou-a.
Ontem tivemos nós a nossa oportunidade de nos lançarmos ao Tetra e não a conseguimos aproveitar.

Neste mano a mano a nossa grande vantagem era o ainda recebermos o Porto. Tínhamos este jogo para os arrumar. Contudo a equipa azul e branca conseguiu sair de uma Luz com 65mil adeptos 100% viva. Não ultrapassaram este obstáculo com sucesso mas ultrapassaram-no.

E se à partida o empate era mais favorável ao Porto então depois de como decorreu o jogo mais ficou.
Pelo pouco que produziram e por aquilo que nós apresentámos, terem saído da Luz com 1pt era o melhor que poderiam conseguir.

O empate favoreceu-os mas no Futebol não só os resultados importam.
Saímos da Luz com um mau resultado mas com muito mais equipa que eles. Eu saí do estádio muito mais confiante no título do que entrara.

Jogámos mais, fomos melhores e demonstrámos uma força superior. E isto diz-me que temos muito mais capacidade para vencer todos os jogos, principalmente o jogo de Alvalade.

Entrámos melhor no jogo, sem medos de ir para cima deles. Chegámos ao golo.


E depois foi o costume.

A vencer demos o jogo ao adversário. Fazemos sempre isto. Recuámos, abdicámos da bola. Cometemos muitos erros. Mas apesar disto tudo o Porto pouco ou nada fez. Não tiveram capacidade para nos causar problemas.

Na segunda parte foram para cima de nós e empataram. Nessa altura estávamos um pouco aos papéis. A verdade é que pela produção de jogo o empate justificava-se. Nenhum das equipas estava a ter Futebol para vencer o jogo.

Após o golo deles achei que íamos afundar. Achei que eles iam para cima de nós e que íamos tremer perante uma chuva de oportunidades de golo.
Tiveram uma que foi primorosamente abafada pela saída do Ederson.

A partir daí o jogo foi nosso. Ficou evidente que só não jogámos mais durante mais tempo porque não quisemos.
Sempre que decidimos jogar conseguimos encontrar a baliza adversária e fazer tremer toda a estrutura portista. Temos de querer jogar muito mais vezes.

Por isto Mister Rui, depois do 1-0 era para procurarmos o segundo e não para ficarmos à espera que o jogo acabasse no golo de penalty do Jonas.

Fizemos uma grande última meia hora. Com oportunidades de golo, com qualidade de jogo e com superioridade colectiva. Fizemos o suficiente para vencer.

No Porto não se viu o Corona, nem o Jota, nem o Oliver e nem o André Silva. O ataque portista esteve 100% dependente de momentos de inspiração do Brahimi em jogadas individuais.

Do nosso lado não consigo indicar destaques individuais. Todos tiveram as suas falhas mas o colectivo resolveu sempre a situação. Ontem tivemos equipa e fomos uma equipa muito superior ao que temos sido.
Colectivamente foi uma exibição bastante positiva.

Eles conseguiram um melhor resultado. Eles têm um calendário mais acessível. Mas nós saímos deste Clássico mais fortes, mais fortes do que eles e do que estávamos.

Eu estou agora a acreditar mais.



7 comentários:

Anónimo disse...

Não é brincadeira, o CAI CAI Silva jogou? O Jota sei que ainda agrediu o Eliseu, o Otário simulou um penalti, o Cai Cai, não o vi!

Nau disse...

O lance do golo dos frutas é precedido de falta flagrante do mini (que depois marca o golo) sobre Samaris. Se tivesse sido ao contrário, o que eles não diriam! E nós parece que estamos a esquecer que fomos prejudicados.

Benfiquista Primário disse...

Foi isto tudo!

Face ao que tinha antecipado, tudo me surpreendeu no sábado.

A excelente arbitragem do Xistrema.

A nossa grande entrada em jogo, a assumir com bom futebol apoiado.

As boas decisões do Salvio - até desaparecer do jogo.

Os falhanços de Jonas e Mitroglou, que ontem mais pareciam Helder Postiga e Sokota.

E não, não perdemos o meio-campo. Talvez porque jogámos num 4x4x2 mais clássico, não tanto num 4x1x3x2.

Só pecámos numa coisa, além da finalização: quando marcas aos 6 minutos num clássico em casa, com o estádio cheio, tens que ir para cima até ao 2-0 e só depois conceder a bola e apostar nas transições...como muito bem sublinhas. Teríamos que ter cavalgado o 1-0, com o Inferno da Luz a empurrar...

Perdemos uma oportunidade de ouro para selar o tetracampeonato!!!!

joão carlos disse...

desta não acho que demos o jogo ao aniversario, alias mantivemos durante muito tempo a jogar no meio campo deles, só recuamos a partir dos 25/30 porque é necessário gerir fisicamente.
e só não fomos mais perigosos porque o rafa decidiu sempre mal.

na entrada da segunda parte é recuamos em demasia, alias não recuamos fomos como sempre incapazes de sair porque não temos um oito que saiba distribuir jogo no nosso meio campo.
alem de muita passividade e falta de preparação, aviso para o forcing mais que previsivel no inicio da segunda parte.

Anónimo disse...

Boas noites. Pois sim, jogámos mais e tal, tudo certo. Infelizmente não ganhámos, uma pena! Mas o que mais me preocupa, para além da festança dos andrades no final do jogo, foi o comentário do "papa" no pós-match, em que dizia que estava plenamente convicto em terminar em 1º. Ora isso só será possível se Nós perdermos pontos, uma vez que agora só dependemos de Nós próprios! Foi a confiança com que preferiu este comentário, assim como quem tem a certeza de ter uma qualquer armadilha montada e à espera... Eu, desejo ardentemente que esta história do Canelas venha atrair todas as atenções para a(s) armadilha(s)...
Um sócio preocupado, mas esperançado no tetra. Saudações. Carrega Benfica!

Benfiquista Primário disse...

De acordo, joão carlos: não temos só um oito que saiba distribuir jogo no nosso meio-campo, temos o melhor oito do campeonato a distribuir jogo no nosso meio-campo...

joão carlos disse...

@benfiquista primário
não me fiz entender, pizzi de frente para o jogo e a jogar da linha do meio campo para a frente é muito bom, é tudo aquilo que muitos dizem dele até mesmo ai faz pressão e defende até razoavelmente bem.

o pior é no resto quando recebe a bola de costa para o jogo e ainda no nosso meio campo neste aspecto é um jogador banal, para ser simpático, e a defender no nosso meio campo é muito mal não sabe fazer pressão, muito menos contenção, só sabe fazer faltas desnecessárias, perigosas e sem sentido, os exemplos são inúmeros.

o vosso problema, alias já faziam o mesmo com o outro, é avaliar alguém apenas por aquilo é que é bom esquecendo o vários defeitos que tem, só que esses contam e muito.

essa ultima comparação não serve de nada apenas indica que ele melhor que os outros, mas essa comparação não faz dele bom sequer.