quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Hummels indica o caminho




Hummels é um 10 que joga a central. Com o tempo, o futebol deixará de vez os conceitos físicos e passará a acolher os mais inteligentes em detrimento dos mais fortes, mais altos ou mais rápidos.

No entanto, ainda faltam cumprir muitos passos até que o jogo possa atingir o seu potencial máximo, esse dia em que os 10 jogadores de campo sejam simultaneamente defesas centrais, laterais, médios defensivos, médios organizadores, interiores, extremos, avançados móveis e ponta-de-lança.

E quando os 10 forem tudo isso, rodando por posições ao longo do jogo de forma natural, então deixarão de ser atacantes, médios e defesas e passarão a ser, apenas e na sua total plenitude, jogadores de futebol.

5 comentários:

PP disse...

Ricardo, por acaso estás equivocado. A questão física vai ser sempre fundamental. Basta ver o tipo que o Hummels vem substituir no Bayern, o Badstuber e a sua crónica história de lesões... 😉

Anónimo disse...

Porque é que estão a copiar texto do blog Lateral Esquerdo sem fazer referência ao mesmo?

André Mota

artnis disse...

É de apreciar a dose de lirismo com que um jovem sonhador 'vê' o actual Futebol !...

Anónimo disse...

A tendência do futebol não me parece ser essa. Cada vez mais a componente física é mais importante.
Mesmo o Barcelona que reuniu a equipa mais tecnicista e mecanizada de sempre, que fazia jogadas de futebol como se de basquetebol se tratasse, mesmo estes, só o conseguiam graças a uma disponibilidade física impressionante (no mínimo) dos seus pequenos jogadores.
Sempre achei que o que os diferenciava das outras equipas, no seu auge, era a forma como reagiam à perda de bola e cercavam os adversários, numa espécie de alcateia.
Isto só foi conseguido graças a uma condição física notável (no mínimo), para mais numa equipa que pouco rodava os seus jogadores e que efectuava mais de 50 jogos por época.
JP

Ricardo disse...

André, aqui não se copiam textos.

JP, é evidente. Quando falo em "físico" não estou a falar em forma física. Como, aliás, está no texto. Falo de escolher um jogador em detrimento de outro por ser mais alto, mais forte ou mais rápido. É isso que não me faz sentido.