segunda-feira, 27 de junho de 2016

Os feios nunca falham um penálti


Um jogo tão bonito rodeado de gente tão feia. Gente que festeja com ódio o penálti falhado de Cristiano, depois outra gente que regozija com o pontapé de Messi para o planeta de onde ele veio - são pessoas diferentes mas a boçalidade é a mesma.

Gente que não gosta de futebol, que não sabe nada de futebol, que só sabe falar em estatísticas e números e títulos ganhos e perdidos - como se o jogo ou a qualidade de extraordinários jogadores como Maradona, como Messi, como Ronaldo, como Iniesta, como Rui Costa pudessem ser postos num gráfico com setinhas para cima e para baixo e estúpidas médias de passes acertados ou dos quilómetros percorridos. Gente que usa o futebol para libertar a sua pobreza de espírito, as inseguranças, as raivazinhas quotidianas, a mais visceral ignorância.

É gente que vai à bola mas só olha para a bola. Gente que não sabe bola. Que não vai à bola com o árbitro, com o colega, com o adversário, com o jornalista, com o dirigente. Gente que não vai à bola com o mundo porque o mundo conspira contra o seu clube. Infelizes patetas que vão votando em Presidentes populistas e vão criando nas suas casas maus exemplos de devoção a gente que fomenta a cultura de guerrilha por não terem cultura nenhuma. Os filhos serão iguais a eles, novos mentecaptos que arrancarão cadeiras em estádios, insultarão o árbitro só por este entrar em campo, dirão que o jornalista x é "avençado" e ficarão muito felizes, estupidamente felizes, quando virem um fantástico jogador ter um momento de erro e tristeza.

O jogo é bonito; pena os milhões de feios que o comentam.


Sem comentários: