quarta-feira, 18 de maio de 2016

Convocatória Euro-2016



Para começar tenho de dizer que há muitos anos que uma convocatória nacional não me satisfazia tanto.
As convocatórias de Paulo Bento eram uma aberração e Fernando Santos conseguiu trazer um novo ar a tudo isto.

Vemos hoje uma Selecção Nacional mais aberta ao talento e aos jovens portugueses. Vemos hoje uma convocatória mais justa e meritória.
Respira-se melhor na Selecção Nacional.

Neste Euro teremos uma Selecção de Portugal e não uma Selecção de protegidos do seleccionador.

A meu ver não é uma convocatória perfeita mas há uma evolução clara. É uma boa convocatória.

Ainda vejo aqui 4 nomes que já contava não ver na Selecção a esta altura. Falo do Eduardo, do Bruno Alves, do Quaresma e do Éder.

O Eduardo como vem para 3º guarda-redes não incomoda muito. O Éder é convocado para suprir uma necessidade táctica, para permitir uma alteração no desenho ofensivo caso o jogo assim o exija. Haveriam outros pontas de lança a considerar mas neste momento nenhum que se destaque particularmente. Ter Nani e Quaresma é algo que me custa aceitar. Tendo Nani considero que a outra vaga deveria ser ocupado por um extremo mais jovem e num momento de forma superior. A insistência no Bruno Alves é algo que não compreendo há já 6 anos e por isso agora já estou como que resignado.

Fiquei foi muito surpreendido com a chamada do Renato. Acho que ainda é muito cedo para ele. Num ano de estreia, num ano em que estamos muito bem servidos no meio-campo e num ano de Jogos Olímpicos, considero que não era ainda a hora do Renato na Selecção principal.

Nesta convocatória sinto falta de um médio mais ofensivo e criativo. A lesão do Bernardo Silva é um duro golpe.
Com Danilo e William presentes, provavelmente eu apostaria numa convocatória só com 3 centrais. Assim chamaria o Pizzi para o lugar do Bruno Alves.

É uma pena partirmos para este Europeu com as lesões do Bernardo, do Fábio Coentrão e do Tiago. Também há a do Danny mas essa desportivamente não me custa tanto.

Como benfiquista não gosto de ver o André Almeida e o Pizzi de fora.

Os sectores que mais me preocupam são as laterais. Nesta altura nem os convocados para a direita nem os convocados para a esquerda me dão grandes garantias.

Resumidamente,

Gostei da convocatória. Mudava algumas coisas, não me enche as medidas mas é uma boa convocatória que vem cortar com a decadência do passado.

O novo 4-4-2 do Fernando Santos e esta convocatória trazem-me um novo entusiasmo relativamente à selecção.

Patrício, Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho, Eliseu, Danilo, Moutinho, João Mário, Rafa, Nani e Cristiano.

(Custa não colocar o André Gomes. Talvez pelo Nani libertando mais o Rafa e também o João Mário para o ataque.)

Entusiasmo, esperança e ansiedade para ver a equipa das quinas em acção.


1 comentário:

Arrenka disse...

Embora tenha melhorado substancialmente, de facto, não é a melhor convocatória possível, atendendo não só à idade de alguns, mas, ainda mais, pela falta de qualidade no momento: Bruno Alves, Éder, Quaresma.
É importante renovar, mas em simultâneo manter a qualidade.
As minhas escolhas seriam:

GR: Patrício; Marafona; Anthony Lopes; (Quanto muito Beto por Marafona);
DD: André Almeida; Cedric (Um mais posicional/certinho taticamente, outro mais ofensivo);
DC: Pepe; Ricardo Carvalho; José Fonte; Neto (se algum impedimento, Carriço);
DE: Guerreiro, Eliseu (infelizmente Coentrão não pode contribuir);
MDef: William; Rúben Neves (classe, qualidade, sem comparação com Danilo) - André Almeida também é opção)
MC: Moutinho; Renato Sanches (ou André Gomes);
10: João Mário (tb ME); Bernardo Silva;
ME: Nani; Bruma ou Quaresma (apenas pela experiência) ou Gelson;
MD:Rafa; Pizzi;
Av: Ronaldo; Fonte ou André Silva;

433: Patrício; Almeida; Pepe; Fonte; Eliseu; William; Moutinho; João Mário; Nani; Pizzi; Ronaldo - Ronaldo com alguma liberdade de movimentos, nomeadamente na troca posicional com Nani;

442: Patricio; Almeida; Pepe; Fonte; Eliseu/Guerreiro; William; João Mãrio; Nani; Pizzi; Ronaldo; Bernardo Silva

Experiência; Maturidade; Qualidade técnico-tática; Renovação;