domingo, 24 de abril de 2016

Vila do Conde, o 35 de Abril



Um matemático pouco amante da modalidade olharia para os números das jornadas ("ora então 4 jogos que faltam, 12 pontos"), analisaria as probabilidades (favoritismos, semi-favoritismos e outros ismos) confrontaria as estatísticas (vitórias e derrotas do Benfica em Vila do Conde; empates na Madeira, maus resultados aqui e ali, entre o ali e o aqui, dos anos 40 até ao 2016) e facilmente concluiria que o jogo de hoje, apesar da relativa importância que tem, está muito longe de ser "o" jogo.

O matemático que não acha graça nenhuma ao futebol - não raras vezes vocifera nos almoços de Domingo: "apre, são só 22 homens atrás de uma bola!" - está, evidentemente, errado. Vila do Conde é muito mais do que um jogo. Vencendo-o, o Benfica consegue várias coisas ao mesmo tempo:

1) Ganha 3 pontos.
2) Mantém a liderança a 3 jornadas do fim.
3) Passa mais uma jornada e a vantagem de 2 pontos para o Sporting mantém-se.
4) Esvai-se a esperança de jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos sportinguistas numa falha no mais difícil jogo do Benfica até final do campeonato. Psicologicamente (algo que o matemático que prefere ver curling não previu na sua douta análise), isto é fortíssimo. Digamos que se esvazia um balão de verde alento.
5 e aquele que é o mais importante) Muda drasticamente a forma como o Sporting entrará no Dragão daqui a uma semana. Se os leões entrarem nesse jogo na liderança, a motivação e concentração serão tais que, mesmo sendo um jogo difícil, muito provavelmente o ganharão; se entrarem a 2 dois pontos do Benfica e a saber que se empatarem ou perderem dizem adeus ao título, muito provavelmente perdê-lo-ão.

São estas as premissas para o jogo de hoje: se o ganharmos, seremos campeões; se o não ganharmos, pôr-nos-emos a jeito. Eu, pelo sim pelo não, ganhava já isto.

Ederson "o montanhão"
André "o Veloso" Almeida, Ice Man Lindelof, Jardel "o Guerreiro de Florianópolis", Eliseu "o morteiro humano"
Fejsa Varre-o-miolo
Pizzi Pezinhos-de-lã, Renato "Alfa pendular" Sanches, Gaitán "o pepita de ouro"
Maravilhoso Jonas
Mitroglou "o Conde de Contar"

Dá-nos o 35 de Abril, Benfica.

7 comentários:

Calantrao disse...

Já li muita coisa tua.
Não tenho dúvidas que tens horas e horas de escrita em cima.
E. pedindo desculpa pelo comentário seguinte que ofende todo esse esforço, numa escreveste nada tão belo como "Mitroglou Conde de Contar".
É que sobre futebol há muito quem.
Sobre Benfica, já há menos.
Mas alcunhar o que todos, no íntimo, vimos mas ninguém escreveu... Porra, parabéns.

Unknown disse...

Que nervos... ou vai ou racha. E será o título mais saboroso dos meus 35 anos de benfiquismo consciente

R.B. NorTør disse...

«Conde de Contar»... Porra, pois é! Estava ali mesmo em frente ao nariz!

André «o Veloso» é que nãopor questões de capilaridade. Aquele bigodinho nunca se confundiria com o bigodão do Veloso.

Morteiro Humano, ROTFLOL!

Eu ao Ederson chamava Paredão, se isso não fosse nome de má memória.

Aquilo no Dragão é que deve ser um clima complicado esta semana. Será que há um kit de jogadores da "academia" para seguir para o Dragão, caso eles abram as perninhas? Ou, como o redes emprestado, não estiquem as mãozinhas...

Marco P. disse...

Engraçado como ninguém fala de um luisão apático e sem reacção ao golo. Não soube festejar com os colegas e da-me entender que está amuado por estar no banco. Não quero jogadores desses. Quero gajos que tem um pingo de testa e vêem que com a idade que tem, deveria de ter orgulho por estar num grande.
Primeiro o clube e as vitórias, só depois o jogador.

L. disse...

uau. agora até há gente a ler pensamentos e a fazer julgamentos ao capitão porque não exteriorizou.

haja paciência.

Marco P. disse...

Haja paciencia?! Deves ser daqueles que no fundo ainda gostava de ter o jesus como treinador. Aprende a ver o futebol como um todo!! no fim, podes meter-te no buraco e dizer "realmente o gajo tinha razão."
Agora continua na tua vidinha e vai la dar banhinho a um SIMPLES jogador.

Unknown disse...

Excelente, Ricardo, como sempre.
E não é que ganhámos mesmo?? Tenho a sensação que fizemos Xeque e que na 6ª feira damos o Xeque Mate! Pior do que entrarem nas Antas a 2 pontos, só mesmo entrarem a 5.

R.B. NorTor, Paredão ficava-lhe a matar, mas realmente é cá uma memória...calhando, o Ricardo até pensou nisso.

Benfica dá-me o 35!!!

Abraços