sábado, 2 de abril de 2016

Fonseca, um treinador com eles no sítio

A conferência de imprensa de Paulo Fonseca é uma delícia para quem gosta de ouvir os treinadores deixarem de lado as banalidades e falarem das suas escolhas e das suas crenças, das suas opções e do porquê de as manterem ou delas abdicarem. Enfim, falar de futebol.



O adepto resultadista achará certamente que o Braga ontem levou um banho de bola pelo simples facto do marcador dizer 5-1. Ora, quem viu o jogo sabe o que se passou em campo. Quem viu o jogo viu um óptimo Braga ser melhor equipa até ao 3-0, altura em que naturalmente se desmembrou e a partir da qual o Benfica fez o que quis, acabando por ganhar de forma justa e assertiva.

Quando, em 2009, entre Machado e Jesus (os dois que estavam na calha para suceder a Quique), queria que viesse quem veio por aquilo que a sua equipa demonstrava para além dos resultados, pela forma como o treinador impunha as suas ideias no relvado, havia muito a escolha por Machado apenas e só por "ter ficado à frente do Jesus no campeonato". Mais uma prova de que olhar apenas para resultados é não olhar para nada.

Ontem Paulo Fonseca saiu da Luz com uma manita e mesmo assim conseguiu provar que é já um dos melhores treinadores portugueses. A saída de bola é aquela, Paulo. Vais continuar a acreditar nas tuas ideias e vais evoluir dentro delas. E um dia ter jogadores com a qualidade suficiente para fazer brilhar a bola em zonas de pressão e meteres superioridade numérica no meio-campo adversário em 3 segundos.


4 comentários:

jose helder soares disse...

O Braga foi melhor até 1-0, dps disso só se viuo SLB, e reapareceu na segunda metade mas dps fo SLB ter desaproveitado um punhado de oportunidades para ampliar.

ADexterA disse...

Concordo . Os processos estão lá, faltam interpretes à altura. Estava com mto receio deste jogo precisamente pq tinha consciencia q estamos perante um dos melhores coletivos nacional. Com as devidas distâncias até foi um bom treino para o Bayern pq alguns processos sao semelhantes (mudança rápida de flanco de jogo e inicio da construção). Certamente Paulo Fonseca qdo chegar novamente a um Grande (SLB) pode aspirar a muitas conquistas.

R.B. NorTør disse...

Espero vê-lo com melhor qualidade ou na Luz ou fora de Portugal.

Paulo Reis disse...

O rapaz vai substituir o Rui Vitória , quando ele for embora!