sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dez anos de Eterno Benfica



Parece que foi ontem, mas passaram dez anos.

Foi em Abril de 2006, altura em que começavam a proliferar os primeiros blogs benquistas, que fruto da paixão pelo clube, da devoção por um símbolo e de uma boa dose de ingenuidade aliada ao gosto pela escrita, que Galaad, Rui para os amigos, fundou o Eterno Benfica. Não sei quantos dos que por aqui andam e nos lêem, seja directamente no blog ou no Facebook, se recordam do Eterno, mas os mais antigos e fiéis seguramente se lembrarão.

Foi após uma derrota em Barcelona, para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. O Benfica era presidido por Vieira, treinado por Koeman, campeão nacional em título e em vias de passar o testemunho para o FC Porto para um mandato de 4 anos. Simão era figura de proa, Nuno Gomes vice-capitão e Luisão o único que se mantém como jogador encarnado até aos dias de hoje. Muita coisa mudou. Tanto dentro do Benfica como na blogosfera em geral. Mas orgulho-me de poder dizer (e penitenciando-me pelo pouco ou nada que tenho escrito), que tenho muito orgulho por ter participado no Eterno Benfica e por, apesar de ter encerrado, o espírito com que o blog foi iniciado se ter mantido ao longo dos anos por outros espaços semelhantes na rede, nos quais o Ontem se inclui.

Galaad, em conjunto com os geniais Sir, Shoky e Carlos, fundaram o blog que desde cedo comecei a acompanhar, na altura em que nem idade tinha para votar ou conduzir. Pela forma de ver e viver o clube, pelo modo como, de forma mais séria ou mais humorada, se discutia, problematizava, pensava e respirava Benfica, o Eterno marcou os seus leitores e marcou-me a mim. Inspirou-me a criar o meu próprio blog (cujos posts, passados nove anos, me fizeram esboçar um sorriso pela ingenuidade e imaturidade da adolescência) e fez-me, mais tarde, aceitar com orgulho e prazer o convite para fazer parte daquele quarteto magnífico que dava corpo ao Eterno Benfica.

Não sendo propriamente pioneiro, até porque antes do Eterno já existiam blogs de belíssima qualidade como a Ilíada Benquista, Encarnados, Mágico SLB, Diário de um adepto benfiquista, Ndrangheta, Não se Mencione o Excremento, Blog da Bola ou O Ninho das Águias, a verdade é que o Eterno foi indiscutivelmente um marco na blogosfera encarnada. Foram escritos milhares de posts, publicados dezenas de milhares de comentários e efectuadas milhões de visitas. Falou-se e discutiu-se muito futebol, mas também se deu espaço às modalidades. Teve o primeiro jornalista a participar publicamente com uma rubrica. Entrevistou exclusivamente ilustres benfiquistas. Fez análise táctica a adversários. Contactou com adeptos dos rivais antes dos jogos europeus. No fundo, o Eterno fez muita coisa do que se faz hoje. Mas fê-lo antes do seu tempo. Fê-lo numa altura em que não era normal ou expectável. Nem era fácil. Não havia nem os meios, nem as formas de comunicação nem as disponibilidades que hoje existem. E talvez por isso o Eterno Benfica tenha sido, à sua maneira, marcante, uma influência para outros que se lhe seguiram, como o Céu Encarnado, A Mão de Vata, Chama Gloriosa ou mesmo... o Ontem Vi-te no Estádio da Luz.

Foi desta forma apaixonada e desinteressada que se fez e deu vida ao Eterno Benfica. Criticou-se, elogiou-se, pensou-se, problematizou-se, viveu-se Benfica. Recordámos o passado, vivemos o presente, projectámos o futuro. Do muito que me orgulho naquele blog, queria destacar dois posts geniais, de dois audazes, apaixonados e grandes benfiquistas, que demonstram bem o que era e como se viva o clube: o famoso post em que se pôs a nu o negócio da vinda de Roberto para o Benfica, da autoria do Redjan, e toda a celeuma que causou e a forma como [não] conseguimos lidar com a situação; o não menos famoso post sobre o número de sócio de Luís Filipe Vieira, da autoria do Joga Bonito, em que se provou que as condições estatutárias que Vieira exigia para uma candidatura à presidência do Benfica excluíam o próprio. 

A todos os que passaram pelo Eterno, além dos supracitados fundadores Galaad, Sir, Shoky e Carlos, os meus parabéns e muito obrigado. Sigmund, Papoila Calmante, Redjan, Edu, Far(away), Joga Bonito, Trainmaniac, Faneca, Meddler, Francisco Silva, Fant, Jase e André Sousa, entre outros que por lá passaram, o meu sincero obrigado. Aos que por lá comentaram, em especial aos mais assíduos, o meu obrigado. Aos resistentes que leram este texto até ao fim (uns por curiosidade em perceber esta história, outros pela nostalgia que lhes provocou ler um texto que recorda dez anos de leituras, dez anos de textos apaixonados escritos por gente cujo único interesse é o Benfica e que do Benfica não tem qualquer interesse), o meu obrigado também. E vivó Benfica!

5 comentários:

Anónimo disse...

Nesse tempo eu também andav muitíssimo pelos blogues. Durante ano também tive um, mas depoisperdi a paciência paracertas cenas. Chamava-se "E isso me envaidece".

Li muito o eterno e a maioria dos outros que citas.

Águia Preocupada disse...

Gostei do que li. Aliás, confesso que sou um bocadinho mais saudosista do que gostaria! Jovem como és, não entenderás que a idade é um posto que muita coisa justifica. Espero que chegues à minha idade e lhe acrescentes mais uns bons anos... Tal como desejo para mim.
Posto isto e confirmando o meu saudosismo, confesso que tenho saudades do Eterno. Foi aliás através dele, que descobri este mundo imenso da blogoesfera. Fui visita assídua do Eterno e tenho muita pena que tenha sido extinto. Muitas vezes comentei participando com todo o meu entusiasmo benfiquista.
Foi um blog de qualidade e que faz falta ao mundo da discussão do nosso clube.
Mas sem o Eterno mas com outros blogs seremos ETERNAMENTE BENFIQUISTAS!

Anónimo disse...

Obrigado, o Eterno ainda deixa saudades.um espaco de notavel liberdade e do mais puro benfiquismo!

Miguel

Fred disse...

Viva o Benfica e Viva todos aqueles que lutam por um Benfica ainda Maior!

Anónimo disse...

o eterno benfica, sem menosprezar qualquer outro, era O BLOG! quando um gajo lia os vários posts que iam sendo postos parecia que estava entre amigos nas roulottes a falar do benfica.

acompanhei desde sempre. saudar o benfiquismo do JNF, já quase em vias de extinção.