terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A origem do lagarto





Está finalmente descoberta a razão pela qual se usa o termo "lagarto" relacionando-o com o sportinguismo. Em 1951, o Sporting anunciou uma espécie de "Operação Coração" tendo como marca de água o bichinho rastejante (primeira imagem). Na segunda imagem, a deliciosa notícia explicando aos sportinguistas como poderiam adquirir um "lagarto". Tudo isto é muito bom e bonito. É mesmo caso para dizer "graças a Cosme que sou do Benfica" ou, numa expressão mais popular, "lagarto, lagarto!"

4 comentários:

Anónimo disse...

Já agora era de bonito e sinal de desportivismos explicar a origem do termo "lampião". Não é complicado. Até está na wikipedia.

MRMAQ

Anónimo disse...

Lido ontem: "...ou que o Hino do Benfica foi censurado pelo Regime por ter "Avante" no nome, mas ele do alto da sua absoluta oligofrenia vos dirá que o Benfica era o clube fascista;"

Portanto o verdadeiro hino do benfica que caiu no esquecimento, que ninguém conheço, que não passa nas colunas do estadio da luz mesmo apos mais de 40 anos do 25 Abril e do fim da censura (das vezes que la entrei nunca ouvi tal coisa, penas umas musicas fajutas dos UHF e de David Guetta ou la o que é..safa-se a musica da promo da premier league) foi censurado pelo regime porque no titulo tinha a palavra "avante", provando assim que nunca o benfica poderia ser o clube do regime.
Mas o SCP aos olhos do tipico e verdadeiro Lampião é que era o clube do regime. Mesmo que numa noticia impressa no seu jornal oficial tenha a palavra "AVANTE" como titulo de uma noticia...

Sou só eu a achar ou existe aqui uma pequenina incoenrencia?!

PS: Na Versão Original do filme "O Pátio das Cantigas" de 1942, podemos ouvir a palavra "Avante" numa das cenas finais dita por uma actriz. Se calhar o censor não era tão apreciador de musica quanto de cinema.

Um abraço
(Sou um apreciador sincero da maioria das publicações aqui publicadas, mas por vezes todos temos direito a momentos menos felizes)

MRMAQ

Ricardo disse...

Claro que aparecer a palavra numa notícia do jornal do Sporting tem a mesma importância e peso para a sociedade que ser o título do Hino do Benfica. É que é exactamente a mesma coisa.

jag disse...

Não me parece que dos documentos apresentados se possa concluir que a origem da alcunha "lagarto" tenha sido essa espécie de "operação coração"...
Pelo contrário, quando o jornal Sporting refere "...felicitamos todos os «lagartos» por preferirem os «LAGARTOS».", dá a entender que os sportinguistas já então tinham essa alcunha.
Para mim o que os documentos demonstram é que os sportinguistas/lagartos de então tinham sentido de humor... hoje em dia, isso era impossível... levam-se demasiado a sério!...
A explicação que tenho para a alcunha "lagartos" (li num livro de histórias sobre o Benfica - posso tentar descobrir qual) é que, num certo derby em que chovia bem, os jogadores do Sporting terão fugido do campo para se abrigar da chuva e os jogadores do Benfica (que ficaram em campo) terão começado a gritar "saiam da toca, lagartos!".