sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Promessas levam-nas os anos



Luís Filipe Vieira é mestre na arte do empurrar para a frente.


No presente temos todos de acreditar que no futuro algo irá acontecer.
Como o futuro é o presente de amanhã, haverá uma realidade que estará sempre a ser moldada para acontecer algures num tempo que nunca chega.

Quantas promessas já foram apontadas para uns aninhos no futuro? Até lá descontextualizam-se as promessas, adaptam-se os tempos e formulam-se justificações para o incumprimento de palavras elaboradas com tal leviandade, criando-se então novas promessas para um novo futuro e uma repetição de um ciclo de mentiras, contradições e justificações.

Vieira é mestre nesta arte. Entusiasma com ideias de grandeza e espera pacientemente que o passar do tempo o poupe de julgamentos, lançando novos entusiasmos que alimentem as necessidades das massas. Milho e mais milho e mais milho.

Agora temos a conversa presidencial de como este dinheiro da NOS servirá para abater no passivo e investir no Seixal. Ontem, em pleno relvado da Luz, o presidente do Benfica reforçou esta ideia e ainda foi mais longe. Disse Luís Filipe Vieira que estes 400M serão utilizados para eliminar o passivo e que ainda sobrará bastante para outros fins.

Retirando os custos da BTV e o seu lucro actual, qual será o verdadeiro acréscimo anual deste negócio na contas do clube? Não me parece que o número tenha um impacto assim tão grande que permita uma quase extinção do Passivo e ainda maiores investimentos no Seixal.


Mas se o presidente o disse…


Bem sabemos que quando o Vieira fala, está dito e feito. Não há espaço para dúvidas.
Todas aquelas recentes declarações sobre a continuidade deste projecto da BTV e ainda as recentes entrevistas ou se comprometeu convictamente com a Centralização… foram meros lapsos, excepções de conduta, raridades. Ou não. Conversas para burro ouvir. E tanto gostamos nós de nos fantasiar de tal animal.

Daqui a 10 anos estaremos cá todos para aplaudir o fim do Passivo e mais uma promessa cumprida.


Alguns de nós ainda iremos recordar estas palavras presidências. A maioria irá ajudar o tempo a apagar a importância do que foi dito e deixará morrer o valor de ser honesto. Os olhos já estarão em 2036, ano para o qual estará planeada uma Selecção Nacional com espinha dorsal feita no Seixal.


Vieira afirmou que quem vier depois dele encontrará o clube com um passivo residual. Não sei quanto tempo planeia ele ficar no cadeirão mas está claro que na sua cabeça só sai quando lhe apetecer, e tal não será nem nas eleições de 2016 nem nas seguintes.

Contrato de 10 anos com a NOS por um valor de 400M. O presidente garantiu que este valor irá liquidar o passivo e que ainda sobrará.

Será mais uma para o Mural. 


O Clube tem um Passivo de 100.267M de euros e a SAD um Passivo consolidado de 429.635M.
Estarmos cá para ver quanto residual será mais uma promessa deste presidente.

Mas a malta aplaude, esquece e aplaude a próxima falsidade que ouvirá. E a lista é tão grande já.

7 comentários:

VC disse...

Depois de ler a noticia a que se refere o seu post perguntei-me se o Daniel não faria uma referência ao assunto. Não me enganei porque presumir que sim. Não tenho dúvidas que esta será mais um promessa que não será cumprida. Claro que o valor em causa pagará passivo mas a questão dever-se-á colocar quando terminar o contrato agora assinado com a NOS. Registem: o passivo atual, vamos concordar que em Junho de 2016 e fazendo fé nos números do Daniel será de 530 milhões de euros. Em 2027 o passivo deveria tendencialmente apontar para 0. 0. Daqui a 3-4 anos já conhecemos a tendência.
Por outro lado não creio que o LFV vá continuar muito mais do que 1 mandato o que implicar que o assunto vá morrer.

GinBlossom disse...

o clube tem 100M de passivo? e o activo?

Anónimo disse...

VC,
Os números que coloquei foram retirados dos Comunicados e R&C disponíveis no site do clube.

Como disse, estaremos por cá para ver a tendência.

Anónimo disse...

GinBlossom,

O Activo do Clube é de 11.099M.

Anónimo disse...

A todos os outros que comentaram aviso desde já que não aceitarei neste nem noutro post comentários que sejam simples insultos ou insinuações de que torço para que as coisas corram mal no Benfica.

Quem não tem interesse em dar a sua opinião sobre um tema tem liberdade para escrever o que quiser mas também eu tenho liberdade para não aceitar.

Anónimo disse...

As obrigações vencem em breve. Só no que se paga em juros vai ser uma poupança brutal, se não se pedir mais empresado. Agora, a questão que se pôe é vai-se pedir mais dívida ou não? Ou quando o LFV diz que vai abater passivo significa que tem as obrigações em mente. Até estas vencerem, discutir a finaldade dos direitos televisivos é discutir o sexo dos anjos, e ... mais do mesmo. Ruído à la Carvalho.

Filho do Eusébio disse...

Finalmente um espaço lúcido, onde se discutem verdades e não propaganda como aquele Guachos adora pintar...