sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Assumir o erro


Já que estamos destinados a ter Vieira como Presidente até quando ele quiser, é imperioso que o treinador tenha suficiente qualidade para compensar as borradas da famosa estrutura. Ou seja, é possível, como foi nos últimos anos, ter sucesso desportivo com um mau Presidente e um bom treinador.  O que é impossível é ter sucesso com um mau Presidente e um mau treinador. É por isso que o mau Presidente que temos deveria compensar uma má decisão (mais uma, entre tantas) com a boa decisão de despedir Rui Vitória.

A estabilidade, a paciência,  o "dar tempo" só fazem sentido se houver potencial para crescimento; com o actual técnico o único potencial que há é para nos afundarmos mais. Estamos em Novembro, já perdemos a Supertaça, fomos eliminados da Taça de Portugal, vemos o Sporting a 8 pontos (que podem ser 5). Com um bom treinador, ainda poderemos ter esperança no TRI e, caso o não consigamos, preparar convenientemente a próxima época.  Com Vitória nada ganharemos e estaremos a desperdiçar a próxima época.

Há que ter a coragem de assumir o erro em vez de deixar o treinador como escudo de protecção.  Há que servir o Benfica em vez de servir os próprios interesses. Vieira será igual a si próprio e servir-se-á em vez de servir o clube, mas um bom Presidente já teria assumido o erro. Ou melhor, um bom Presidente nunca teria cometido o erro de contratar um mau treinador.

2 comentários:

R.B. NorTør disse...

Não esquecer que os (eventuais) 5 pontos para o Sporting poderiam ser uma irrelevância, um acidente estatístico, não fosse o facto de o Benfica, à 8ª jornada não depender de si para ser campeão. O que esses pontos dizem é que o Benfica até pode ganhar todos os jogos daqui até ao fim e mesmo assim pode precisar de uma ajudinha de terceiros.

Mais um motivo para o mau presidente tomar uma boa atitute. Pior só fica se (quando?) sairmos da Taça da Liga, mas isso seria uma época igual ou pior à do Quique...

mnlopes disse...

Despedir é fácil. Aliás, por ser fácil é que é tão usado por esse mundo fora como fuga para frente. Saber contractar, isso sim é difícil. Que garantias tens que trocando de treinador as coisas melhoram? E se piorarem, em maio troca-se de novo certo? Se fosses presidente quem irias buscar nesta altura?