quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Actualidade no Benfica



O que tenho visto é um plantel do Benfica com qualidade para o campeonato mas não para voos mais altos.
Esta época não estivemos à altura em nenhum dos jogos mais exigentes. Os dois jogos com o Mónaco foram os mais bem conseguidos mas longe de impressionarem.

Muito se tem falado que no inicio da época ninguém pensaria que à vigésima jornada estaríamos com mais 4pts que o Porto e 7pts que o Sporting. É verdade mas é redutor.
Vimos de uma época de imenso sucesso desportivo com a conquista dos 4 troféus nacionais com presença em uma final da Liga Europa, contudo arrancamos este Fevereiro eliminados da Europa e da Taça de Portugal.
Não trocaria de lugar com o Sporting mas provavelmente com o Porto sim.
O plantel não tem qualidade para grandes ambições e o treinador não faz milagres e também não é tão fantástico como muitos acreditam. 

A direcção permitiu (ou foi forçada por obrigações e necessidades financeiras desmentidas) que os melhores jogadores do saíssem e agora é ver a equipa muito dependente do génio do Gaitán para fazer a diferença.
O Jorge Jesus aplica uma enorme intensidade nos seus jogadores, trabalha muito e ensina muito. Infelizmente não aprende. Não se sabe adaptar ao plantel que tem nem à exigência dos jogos. A sua leitura do jogo parece sempre muito condicionada pelo seu ego e necessidade defender as suas ideias. Talvez por aqui se explique porque as substituições de Jorge Jesus só para si façam sentido.

Com 14 jornadas para disputar resta-nos saber manter a liderança no campeonato e ganhar a Taça da Liga.
Teoricamente a próxima jornada, recepção ao Setúbal, será o jogo ideal para fazer a transição do Derby e organizar as hostes para o resto do campeonato.
Depois segue-se um ciclo crucial de 5 jogos complicados: fora com o Moreirense, casa com o Estoril, fora com o Arouca, casa com o Braga e fora com o Rio Ave.

Portanto disputaremos os dois jogos caseiros mais complicados do que resta da competição, à excepção da recepção ao Porto, e ainda teremos deslocações a terrenos propícios ao empate ou a vitória pela margem mínima. 

Para o que resta da época projecto 4 grandes objectivos:
1º Bi-Campeonato
2º Vencer a da Taça da Liga
3º Finalmente derrotar o Braga esta época.
4º Receber o Porto com uma vitória e exibição ao nível da última recepção.
 

Infelizmente terminaremos a época sem uma vitória sobre o Sporting.


Sem comentários: