domingo, 7 de dezembro de 2014

É nos valores que mais dói

A glória do glorioso nasceu, cresceu e viveu com base numa mística alimentada por vitórias e sustentada pelos valores.

Os valores são o pilar que eleva as vitórias à glória.

É nos valores que mais dói. É nos valores que mais de nós fica a nu. É nos valores que construímos o nosso carácter.

Faz-me confusão. Faz-me muita confusão.

Estamos no presente. Estamos sempre no presente. O futuro é sempre amanhã. O futuro longínquo ou o futuro breve é sempre amanhã. Nunca chega. É um espaço temporal de sonhos e inalcançável.

É fácil deixar para depois, é fácil prometer para mais logo, é fácil comprometer-nos com um espaço temporal que não o Agora. É que amanhã estamos de novo no presente, estamos novamente a fabricar o futuro, estamos em adaptação à situação perante nós e em ilusão com o que está para vir.

Faz-me muita confusão como alguém consegue viver em constante contradição. Como conseguem essas pessoas olhar-se no espelho sem peso na consciência?

São milhares de pessoas que tanto no Futebol como na Sociedade fazem hoje as suas acusações, manifestam as suas crenças e estabelecem as suas posições mas que amanhã já estão em plena contradição. Uma contradição que para elas não existe. Limpa-se o passado, vive-se o presente e aponta-se ao futuro.
Os valores são adaptados consoante os acontecimentos e intervenientes. Recorre-se à desculpabilização facciosa, pouco trabalhada e ponderada para justificar o injustificável mas que permite libertar a consciência moral de quem se ilude. A desculpa nem tem de ser boa, basta existir e ser fácil de repetir.

Hoje acusamos o rival. Hoje gabamo-nos de sermos diferentes. Hoje afirmamos que nunca compactuaríamos com tais comportamentos no nosso clube. Amanhã tudo isto muda. Amanhã é o novo presente e ontem o antigo presente, um passado que não interessa considerar.
O que ontem era verdade hoje já não é bem assim. O que hoje é verdade amanhã logo se verá.

“O nosso rival é corrupto e os seus adeptos deviam ter vergonha, temos orgulho de ser de um clube diferente que nunca segue esses caminhos!” Ontem sobre o assunto A.

“Não podemos ser anjinhos. Foi por querermos ser diferentes que nos deixámos comer todos estes anos. Temos de nos proteger a qualquer custo para ganharmos. O que interessa é a vitória.” Hoje sobre o assunto A.

“O nosso rival é corrupto e os seus adeptos deviam ter vergonha, temos orgulho de ser de um clube diferente que nunca segue esses caminhos!” Perspectiva para amanhã sobre o assunto B.

Quando esta gente se senta e faz uma retrospectiva dos seus dias, do que foram dizendo e fazendo… como não ficam com a cabeça a andar à roda? Como aceitam colocar em causa a sua integridade moral e agir contra a sua personalidade e carácter? Bem sei que nem reparam, tanta é a desculpabilização ilusória, mas mesmo assim…

É um mal social, é um mal no Futebol e infelizmente é um mal que afecta profundamente o nosso Benfica.

Perceber o presente como futuro só olhando ao passado mas para muitos só se deve olhar em frente e não viver no passado. É um fugir ao que fomos e dissemos antes, uma desresponsabilização das nossas acções e palavras e uma protecção à consciência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Valores é fazer comparações entre o Benfica e o nazismo, valores é passar a vida a insultar associados, adeptos, dirigentes e e simpatizantes do Benfica.

CMVM