quarta-feira, 1 de outubro de 2014

6 conclusões sobre mais uma época muito mal planeada

Só amanhã poderei fazer a análise ao planeamento da época e comparação entre os plantéis do ano passado e o deste, mas não quero deixar passar a oportunidade de, antes de um jogo fundamental na Europa e quando vamos muito bem lançados a nível interno, poder apontar as principais conclusões sobre as escolhas que esta Direcção decidiu fazer para a presente época.

Faço-o agora apenas e só por falta de tempo, já que gostaria de ter apresentado o texto logo a seguir ao dia 1 de Setembro, mas assim, como vamos vencendo, sempre permite que não tenhamos de ouvir ou ler os especialistas do Totobola à Segunda-feira.

Na verdade, teremos sempre de ouvir ou ler alguém vociferar contra uma análise que critique o que foi e continua a ser feito de forma incompetente, visto que estes verdadeiros especialistas do resultadismo (o pensamento boçal que passa pela equação «ora, se estamos na liderança à 6ª jornada, então é porque planeámos muito bem a época!» está muito em voga e tem muitos fãs, porque pensar... não é para todos, já se sabe) acham que criticar algo no Benfica é querer mal ao clube ou, e esta é verdadeiramente dos verdadeiros especialistas, nem sequer merecer festejar os títulos do clube. Mas, enfim, em todos os clubes há atrasados mentais. No Benfica nota-se mais porque somos muitos.

Alguns pontos que tratarei de analisar amanhã:

1) O evidente decréscimo de qualidade no plantel - piores opções para a baliza, piores opções para a defesa, piores opções para o ataque;

2) O meio-campo que acabou por, nos últimos dias, ser bem reforçado e, por isso, dar garantias para as várias competições em que o Benfica estará inserido;

3) Consequência do primeiro ponto, perda da brutal vantagem desportiva com que tínhamos acabado a época anterior - tudo devido a um modelo financeiro que é destrutivo e leva à necessidade constante de vendas que destroem plantéis campeões;

4) Mais uma vez, Jesus a ser minado no seu trabalho pelas escolhas erradas e erráticas de uma Direcção que, em desespero por pagar as monstruosas dívidas que deixou no clube - e que, em termos desportivos, deram muito poucos títulos -, acaba a não dar as condições que devia dar para que o treinador do Benfica possa ter sucesso (o que, evidentemente, não significa que Jesus não poderá ser competente o suficiente para dar a volta à incompetência dos dirigentes)

5) Um plantel que é demasiado curto em qualidade para as ambições naturais de um clube como o nosso.

6) Uma expectável (já antes do jogo com os russos na Luz) repetição no falhanço da fase de grupos, tendo em conta o mau planeamento da época.

Amanhã darei corpo a estes pontos.

5 comentários:

Pedro disse...

Se no ponto 4 vais desculpabilizar JJ cometes, novamente, o erro habitual das últimas épocas.

Pedro Vieira disse...

Pensar não é para todos mas pensar de maneira diferente da tua é pensar também, não será?
Ponto 1 - Acho que não podes concluir que na baliza as opções são "evidentemente mais fracas" pois só há um jogador que difere do ano passado, jogador esse que fez ainda só 90mins... fazer uma avaliação a um jogador que ainda só fez um jogo pelo Benfica é, no mínimo, uma conclusão precipitada;
Ponto 3 - A palavra destruir é tonta! Há jogadores que vão embora porque há clubes que os vêm cá buscar e mediante o pagamento de vários milhões de euros!! O Benfica tem jogadores competentes e por isso apetecíveis aos clubes de maior poder económico que o Nosso. Falar em destruir plantéis campeões, vender ao desbarato, etc., é conversa de jornalista totó que eu acho que não te fica usar porque, apesar de discordar de muita coisa que aqui escreves, ainda te acho um gajo inteligente.
Abraço.

Bruno Pereira disse...

A estratégia assenta na venda e compra de jogadores. É uma estratégia como muitas outras e quanto a mim tem dado os seus frutos. Mas confesso que hoje só consigo pensar no jogo de logo contra uma grande equipa. Análise do Bayer aqui: http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2014/10/bayer-benfica.html

Sandro disse...

Pedro Vieira vários milhões? Estas a falar do garay, do markovic, do cardozo, ou de quem? Concordo com o Ricardo no ponto numero 1, visto que apesar de achar o Julio Cesar um bom guarda redes, não deixa de ser verdade que já esta com 35 anos e no ano passado estávamos melhor servidos.

Sem duvida um mau planeamento, mas também não acho que o jesus seja assim tão inocente nisto. Enfim, não estou minimamente confiante mas espero que consigamos um pequeno milagre.

Jotapê disse...

Quais frutos? 3 campeonatos em 15?