sábado, 7 de junho de 2014

Djavan no Benfica

Foi hoje oficializada a contratação de Djavan, lateral esquerdo que na época passada actuou na Académica de Coimbra por empréstimo do Corinthians Alagoano.

Levando em linha de conta uma suposição de que os valores envolvidos neste negócio não serão avultados, já que ainda não foram anunciados, e analisando aquilo que foi o jogador durante a época passada, considero ser um bom negócio para o Benfica.

Não vejo em Djavan um lateral capaz de assumir a titularidade indiscutível do melhor Benfica que desejamos, mas se ao lateral brasileiro for adicionada a contratação de um outro (Benito?) de qualidade indiscutível e capacidade de afirmação no imediato, entendo esta contratação com todo o cabimento.

Djavan, como qualquer lateral brasileiro que se preze, apareceu na Académica demonstrando excelentes capacidades ofensivas, mas muitas e variadas dificuldades defensivas. Durante a época passada foi muito e bem trabalhado nesse aspecto mais débil do seu jogo por Sérgio Conceição (treinador a seguir), adaptando-se ainda à velocidade europeia do jogo.

O jogador brasileiro é claramente um lateral “à Jorge Jesus”, ou seja, débil nos momentos defensivos do jogo, mas fortíssimo no acompanhamento atacante. É explosivo, entusiasmante e possui uma capacidade impressionante na condução de bola. Isto é, aquilo que não se aprende (talento ofensivo) está lá, faltando adicionar-lhe uma capacidade para temperar essa propensão ofensiva com uma inteligência e capacidade defensiva (aquilo que é “ensinável”), aspectos em que JJ é fortíssimo no trabalho que desenvolve com os jogadores.

Ainda que não seja um jovem a despontar no futebol europeu (26 anos), Djavan atravessa agora o momento de maior fulgor físico de um jogador, podendo adicionar-lhe um bom entendimento táctico do jogo.

Até pela idade que possui, mas também pelo trabalho que é necessário fazer com o jogador, Djavan não deve ser encarado como um jogador para evoluir e rentabilizar o custo da sua aquisição num curto espaço de tempo, mas pode e deve ser encarado como um jogador que poderá aportar ao plantel alguma estabilidade numa posição traumática no clube, deixando a “primeira linha” da posição para quem já possua uma capacidade táctica inquestionável.


Não sei se esse titular será Benito, de quem a imprensa fala, pois não conheço sequer o jogador, mas seja Benito ou outro parece-me imprescindível que se contrate um jogador capaz de ser o actor principal da lateral esquerda no próximo ano, deixando a Djavan o papel de “duplo”, algo que me parece perfeitamente ao alcance do brasileiro no imediato.

3 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de o Djavan apresentar boas qualidades a atacar, tenho imensas reservas se ele irá ter uma boa prestação a defender (um defesa primeiramente tem que saber defender, e dado que ele só tem 2 anos a profissional...não sei não)

Quanto a Benito, nunca o vi jogar, mas pelo que vou ouvindo ele não é grande espingarda...O ideal era assegurarmos o Sílvio, apesar das lesões, era só vantagens: O Atlético não conta com ele para a próxima época, a aquisição não seria muito dispendiosa, e depois somarmos o facto de ele ser benfiquista e ser inquestionávelmente um jogador de qualidade !

Rui

José Moreira disse...

Rui,

concordo totalmente com a contratação em definitivo de Silvio, mas para jogar à direita. Jogar no lado oposto apenas por situação de recurso não mais que isso. Por duas razões:

1 Silvio, em condições físicas ideais, é o melhor lateral direito do plantel.

2 As equipas de JJ pedem muita envolvencia dos laterais nas manobras ofensivas da equipa, sendo de todo conveniente não haver laterais de "pés trocados".

luis disse...

@José Campeão, para o nosso quintal o Djavan é titular de caras ;)
Imagina que a jogar com 10 e já com a equipe cheia de remendos, houve espírito para fazer das tripas coração. Se o colectivo ajudar os automatismo serão criados rapidamente pelos jogadores que não têm medo medo de assumir o jogo. Tendo qualidade nos pés a cabeça aprenderá com mais facilidade as exigências do treinador.
Não sendo o ideal, por vezes os pés trocados fazem a diagonal e com remates em arco fazem golo ;)
A altura e velocidade estão lá, tenho grandes ilusões com este atleta... após 6 meses de trabalho , se lhe derem Moral, estaremos cá para conversar. Ando preocupado é com o "Miolo" ;)

Benfica Todos Tempos