quinta-feira, 29 de maio de 2014

Matraquilha-me

Para jogar matraquilhos, mais do que dominar nuances técnicas de pulso, é necessário ter indumentária a preceito. Uma pessoa não pode - não deve! - aproximar-se de uma mesa de fato, por exemplo. O jogo exige de nós a devoção solidária de um respeito tabernal - calças surradas, camisola rasgada, sapatos gastos, manchas de vinho na pele. Resquícios de vida. O que deve acontecer: cada matraquilhador com a sua camisola: de um lado, os do Benfica; do outro, os do Sporting. Cada par de jogadores com a sua camisola gasta de anos a fio. Imaginemos: do lado dos benfiquistas, dois bípedes com as camisolas do Valdo e do Paneira; os sportinguistas vestidos nas costas com nomes estranhos como Juskowiak e Lemajic. 

Todos gritam com as cervejas encostadas ao ábaco que leva roldanas de um lado para o outro consoante as bolas que batem no fundo da madeira, levantam um som oco e criam gozo entre os atletas. Uns definham na vergonha daquela má defesa, em que a mão esquerda prendeu os nós e não soube ver aquele engano diagonal do pé pintado a preto e branco de uma chuteira cheia de ângulos; outros festejam, quase bêbados, aproveitando o som das bolas que vão caindo do lado contrário, para dois, três, quatro goles directos para a garganta onde se fazem outros jogos de matraquilhos entre a goela, a língua e o céu da boca. O palato tem coisas que a razão desconhece.

Os bonecos acordam, vivem, jogam e adormecem sempre da mesma forma: hirtos no seu abraço de metal, uns com os outros, quase tocando o relvado. Há-de ser intrigante, sufocante até, estar ali uma vida inteira tão perto do terreno de jogo e nunca poder tocá-lo, como se os tivessem transportado para uma vida de semi-enforcados, não mortos mas quase, atirados para uma prisão de horizontais por onde vão respirando, chegando-se às vezes à direita, outras à esquerda. E o coração do jogador? Palpitando por dentro de uma tinta com 30 anos, uma tinta que não cobre os sentimentos do benfiquista que vive dentro de uma plataforma crua de esmalte e químicos. 

Quem é, afinal, aquele médio direito que, se for bem orientado, cobre toda a baliza, recupera bolas na dúvida da gravidade ou de um tampo menos capaz, que lança contra-ataques venenosos para uma bola que quase vai entrar não fosse bater no poste pintado a branco junto à madeira? Quem quer saber deste homem que vive atrelado a outros uma vida inteira, com o corpo percorrido por um metal  que lhe fere o fígado, os pulmões, os rins, as dores, os amores, as saudades? Lançado lateralmente de um lado para o outro, vai vendo o cérebro desalmadamente horizontar e mesmo quando quer rematar, porque vê o golo ali tão perto, é subjugado a uma mão que o direcciona para a defesa ou passe lateral que ele naturalmente questiona porque já antecipava (com melhor visão) a jogada final. Quem é este boneco?

Vai para os matrecos de forma humilde, companheiro. Entende quem conhece o ofício: sempre em 2-5-3, sistema e modelo que atacam o futebol calculista.  Veste-te com respeito. Bebe muito, como devoção. E, nos intervalos dos golos, dá de beber aos bonecos.

2 comentários:

luis disse...

Sou um apaixonado pelo 253 com o Oblak na baliza :) Nalgumas vitórias arrancadas "a ferro", daquelas em que pelas circunstâncias um gajo tem que jogar com as cores do celtic, até provocam uma certa azia ;) A bem da verdade, há "matraquilhos" que nem nos "matrecos" sabem distinguir as cores .
Não comentando espreito diariamente a vossa sala do face ;)
E com o passar dos dias reconheço que os meus camaradas dão de beber a muitos bonecos, sadicamente "presos" e sem intuição mas seguindo aquele caminho de criar polémicas com os da casa, ignorando a situação de 14 anos a governar-se da Instituição. Com as gentes do sistema aqui del rei que lá vem a ingratidão ;)
Para olear os ferros, a propaganda vende… e desde a equipe maravilha 2000 que o vendedor de sonhos vai sacando as moedas. Recordar que nunca perde, por vezes não ganha tanto e humildemente penteia o bigode. Aqui este imbecil para não esquecer que ele existe, tem aquele panfleto do zero euros caro sócio aqui na mesinha de cabeceira. O emblema é pequenino,mas… ;) Mas promessas são promessas e cumprindo religiosamente este ano fiz uma "selfie" com 3 dedos a representar os 3 campeonatos em 14 anos. Para lado de Jesus a coisa está em 2-3, mas seguindo a linha de raciocínio da Gloriosa Campeã Leonor, ainda bem que já temos treinador;) Estava com receios que a novela ia se estender à espera dos milhões. Mas que raio, o super agente mendes, mandatário de muitos "matrecos" não conseguiu trazer um saco cheio para o catedrático, cientifico, mestre da táctica ou o Richard Gere da amadora que lhe anda a potenciar o “metal” desde o nascimento em belém ;)
A beleza poética do teu post até poderá ficar ofendida com a minha reflexão. Mas aquele bombardeamento televisivo com rebuçados europeus com gostinho a mel está a voltar a não unir as tropas para confrontar o sistema.
Ora vamos lá lembrar, que para a cadeira da federação, a estratégia passou por lançar umas lebres, seara e tal, passa o tempo e pela união do negócio temos lá o farturas;)
Para a liga, lá estão as lebres… A do juiz até serviu como eleitoral com o moniz atrelado. Passou o tempo e os 2 camaradas benfiquistas que vão a guerra pela liga continuam com a união pelo mesmo negócio e alargando a confusão. Hum, hum… a fingir que fica de fora, vincou que o carvalho também é mentiroso como é o “sistema” . Com a agravante que para o novato verdinho, houve umas farpas e para os artistas da corrupção desportiva, hum,hum, não vamos ser ingratos porque o negócio dos matraquinhos precisa da televisão. Isto desde o damásio com o seu lenço de seda abriu feridas, que nem os últimos 14 anos serviram para os Benfiquistas verem o 33º presimente que os trata como “impulsos de bonecos”, escandalosamente quando estão contra o poder do olibeirinha, principal tentáculo do velho pinto corrupto desportivamente . Passa o tempo e parece que está com saudades de sentar às claras na mesa das confianças do seculo passado. No que respeita aos intoxica dores das mentes dos “matrecos”,…já teve o intruja do beiga, actualmente é o mendes que se prepara ás claras para fazer 6 a zero ;)
Nota: Com o escudo na Camisola do Sport Lisboa o vale e azedo teria comprado também um petroleiro . E hoje todos dizem que é ladrão  Este imbecil para ser diferente diz que foi o único que realmente lhes fez confrontação . Lá está em 2000, quando na única vitória em tribunal benéfica à Instituição(o rasgar do contrato televisivo do matreco azedo) , apareceu a “lenga lenga” da recriação do sistema… renovação …roubados, comidos , gozados e tem este “matreco de oiro” do Bairro das Fornas, a lata humildemente de não quer ser ingrato com o veneno dos últimos 35 anos . Servir a Instituição não é assim 33º presimente, o foco das vitórias são sempre para os atletas e equipes técnicas;) Aproveitando a antena para promover-se como salvador e esquecer os factos políticos que nos dificultam as vitórias até aos matraquilhos com amigos;)
Vivas ao Sport Lisboa
Benfica Todos Tempos

Kiddo! disse...

Qualquer dia, a única forma de vermos o futebol como ele deveria realmente ser será através dos matraquilhos... Oxalá o Mourinho nunca venha a gostar deste jogo, caso contrário, passaremos de um 2-5-3 para um 5-4-1 com o Demba Ba na frente... Força Liverpool!!

Cumps.