sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

110 Gloriosos anos



Quando, há 110 anos, Cosme Damião e amigos fundaram o Sport Lisboa e decidiram atribuir-lhe o lema “E Pluribus Unum”, talvez estivessem longe de imaginar o alcance do acto que acabavam de ter.

Criar um clube que se perpetuaria no tempo e juntar-lhe um lema de unidade, de comunhão, é acto tão genial que quase nos leva a questionar a sua intenção.

Tenham eles ou não percebido o alcance que poderiam ter, o facto é que este lema marca toda a vida do clube. Não vejo outra frase, outro pensamento que defina melhor toda o pluralidade unida que significa o Sport Lisboa e Benfica.

Ao longo destes 110 anos o clube já teve, vivos, milhares de milhões de adeptos, de ambos os sexos, de todos os credos, raças e origens, atravessando gerações. Todos diferentes entre si e todos unidos no Benfica. Todos desconhecidos de todos, mas todos unidos pela família a que pertencemos, a família Benfiquista.

Tivessem ou não adivinhado a dimensão que o clube atingiria, tal qual eles sonharam, todos fomos, somos e seremos Benfica.

3 comentários:

rui disse...

O Manuel pedófilo agora não vem cá?

Anónimo disse...

O SLB é um clube maçonico. O "E pluribus unum", a àguia e o vermelho juntos não é mais do que inspiração à maçonaria. Tanto que até a data de 28 de Fevereiro corresponde ao último dia do calendário maçonico. Venham ver o brasão dos EUA.

Quando mataram o Rei de Portugal, o SLB herdou a sede do primeiro-ministro assassinado. Curiosamente li num livro chamado "segredos da maçonaria portuguesa", que inicialmente era até mesmo o João Franco quem inicialmente era para ter sido morto.

E o dono da Farmácia Franco era o Conde do Restelo que protegia quem saia da Casa Pia, e que era um traidor Maçonico. Era dono de uma fábrica de medicamentos e um dos mais ricos à época. Foi primeiro presidente do concelho fiscal do SLB em 1908.

Águia, "e pluribus unum" e vermelho; tudo alusões à maçonaria e à REPUBLICA do Império Romano. E foi a Maçonaria quem planeou o regicídio...

Porque ninguém fala destes factos????

Se calhar porque explica o que é o SLB na sua génese, e o porque de tipos como o Vieira chegarem ao SLB e tornarem-se um dos 100 mais ricos de Portugal...

Akhenaton disse...

"tão genial que quase nos leva a questionar..." Nada disso. Ele simplesmente inspirou-se nas armas daquela ainda jovem nação saída do colonialismo e que já tinha várias guerras de conquista e expoliação no cartório.
Intenção? A Carbonária não explicava publicamente as suas decisões :-) Mas digamos que poderia apenas ser a de indicar que, ao unir dois clubes que davam cartas no desporto-rei da altura e no novo e entusiasmante 'football', o novo bloco iria adquirir a mesma grandeza e força avassaladora que essas organizações, estados, etc.