quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sobre o Veloso


São 538 jogos oficiais ao longo de 15 anos de Benfica. São 7 campeonatos nacionais, 6 taças de Portugal, 3 supertaças. São 3 finais europeias, um penalty falhado e um bigode que transborda mística. São histórias e estórias de quem provou que tão ou mais importante que o talento natural é ter ambição, vontade e capacidade de trabalho.

Fez as suas escolhas e cometeu os seus erros. Foi arrastado para um negócio que lhe roubou o dinheiro de uma vida e lhe deixou apenas dívidas. Que se saiba, não o estoirou em carros, meninas e vinho verde. Um negócio, apenas isso, que correu mal. Muito mal.

Não sei quais os motivos que levaram a que, ainda hoje, o Benfica não tenha ajudado o mítico ex-capitão. Pode simplesmente não ter pedido ajuda, pode ter sido recusada e até admito que o Benfica não tenha necessariamente que o ajudar, pelo menos não lhe deve nada. Mas há uma coisa chamada "dever moral". Sejamos sinceros: Veloso, a fazer de estátua junto a uma bandeirola de canto no Seixal tem mais mística, impacto, benfiquismo e utilidade que um qualquer Pedro Guerra na Benfica TV. O Benfica não é nem deve ser a Santa Casa da Misericórdia, mas com tantos cargos passíveis de serem ocupados dentro do clube, inclusivamente como adjunto nos escalões de formação (até porque Veloso tem o curso de treinador), e com tantas relações institucionais com múltiplas empresas, não seria possível arranjar um cargo/função (e não um tacho!) ao homem que capitaneou o Benfica por quase dez anos e co-responsável pelo benfiquismo de tanta gente nascida nos anos 70 e 80?

Independentemente das asneiras e erros cometidos, pai é sempre pai, e Veloso é um ícone do Benfica. Deveríamos estimar estas pessoas. 

20 comentários:

fm.carv disse...

tenho muita pena do Veloso que acabou na miseria por erros pessoais e mas escolhas de investimento, mas por amor de Deus o Benfica nao e' uma obra de caridade!!!!!1

Anónimo disse...

Tudo certo, mas não me esqueço de ver esse "benfiquista" com o cachecol das osgas ao pescoço!!!!!
não esqueço mesmo!!!!!!!!!!!

M disse...

após ver esta imagem em directo, tantos anos atrás, chorei baba e ranho atrás do sofá lá de casa de meus pais....nunca fiquei com qq tipo de ressentimento ao António Veloso, antes pelo contrário...custou-me ver a entrevista/peça na tv...especialmente quando houve espaço para receber de volta Águas na estrutura do Benfica e se vê Pacheco e Hugo Leal na Benfica TV...

sinais....

LC disse...

Ao início do 3º parágrafo, respondo-te com "Movimento Benfica Vencer Vencer" (acho que era isto).

Mais dever tem o filho a quem este pai deu tudo.

Concordo que poderia ser aproveitado num cargo das camadas jovens onde já esteve.

Mas também concordo que nunca um ex-jogador deve associar-se a movimentos de campanha eleitoral, é um motivo para ver o seu nome cortado como hoje em dia, com Pacheco independentemente de nos ter dado uma facada nas costas, passou-se o inverso.

Anónimo disse...

Até que enfim, um post com o qual me identifico plenamente e estou 101% de acordo.Parabéns e acredito que LFV tenha também "coração" para o capitão Veloso, um dos que mais suou o manto sagrado!

Anónimo disse...

Concordo !

JB

David Duarte disse...

JNF,

Estabelecer uma comparação entre Veloso e esse tal verme bavento que percorre os panéis da Benfica TV, mesmo que essa comparação favoreça o nosso capitão, é pura heresia.

O Benfica deveria, obviamente, integrar Veloso nos seus quadros, o Veloso e mais alguns (estou a lembrar-me do Paneira). Em relação aos antigos jogadores que por uma razão ou por outra não podem integrar os quadros do Benfica e que os acasos da vida levaram-nos para a miséria, que tal fazer a Casa do Benfiquista tal como se fez, no meio cultural português, a Casa do Artista?

Confesso a minha ignorância. Não sei se o Benfica jà possui uma instituição dessa natureza. Se não possui parece-me claramente uma boa ideia.

Borghes disse...

Totalmente de acordo. Recordo-me do traidor PEPA e fiquei doente quando soube que está a trabalhar no Caixa Futebol Campus.....

Anónimo disse...

Alguém disse:


De facto foi pena o Veloso ter "estragado" 0s 15 anos que esteve no Benfica, com as Declarações que fez à comunicação social, na altura em que o seu filho estava no Smerding, num jogo Smerding-Benfica. Um Verdadeiro Benfiquista NUNCA podia proferir tais palavras, só pelo seu filho jogar no alvalixo, desejou A DERROTA DO BENFICA, agora o dito descendente está-lhe a pagar e bem.

Pimento disse...

Agora arranjamos empregos só porque sim? que dizemos aos miúdos que passam anos nas universidades ou escola para ser preparadores, treinadores? O Veloso foi empregado do Benfica (teve mérito), afastou-se do clube por sua iniciativa destruiu as suas poupanças mediante a sua ambição, é a sua vida, o S.L.Benfica é um clube onde passaram dezenas de jogadores e não uma casa da segurança social onde tem dever de ajudar os outros com dinheiro dos sócios, querem ajudar o Veloso faça-se uma AG. Muitos trabalhadores trabalharam inúmeros anos para empresas privadas e foram roubados exemplo BPP etc... e nunca vi nenhuma empresa ajudar. Dever moral tem o filho ele que o fez e criou, e por ele afastou-se de Nós, o filho tem dinheiro ajude, e à muito que este homem deixou de ser do Benfica ou representar-nos aquele que falas é uma memoria e essas não comem. Veloso, Vitor Batista, Chalana, Eusébio, Calado, Toni, entre outros têem em comum terem sido ajudados pelo Benfica, mas se passares mal alguém te dá de comer? é a minha opinião vale o que vale.

Anónimo disse...

"Sejamos sinceros: Veloso, a fazer de estátua junto a uma bandeirola de canto no Seixal tem mais mística, impacto, benfiquismo e utilidade que um qualquer Pedro Guerra na Benfica TV"

a frase do ano!

Anónimo disse...

passado é passado

JNF disse...

fm.carv,

não é uma questão de caridade. É uma questão de memória e de honra.

Anónimo,

o que pensas sobre o Mantorras?

LC,

Vieira não perde uma em termos de caridade. Se é para tentar ficar bem na fotografia, conta com Vieira. Aliás, Varandas Fernandes e Moniz também estiveram ligados ao MBVV. Vê lá onde estão hoje. LFV é expert em transformar rivais em aliados.

David Duarte,

não sei se tem, mas acho que há um projecto que é o Lar do Jogador ou uma coisa assim parecida em andamento. Tenho ideia.

Alguém,

disse-o, certamente, por ter o filho no Sporting. Acho que não estraga nem apaga nada do que fez. É um comentário infeliz, é certo.

JNF disse...

Se "passado é passado" temos aqui um problema: ou és um saudosista que vive de um passado que descredibilizas ao mesmo tempo, ou és um Vieirista e, como tal, a única forma de te agarrares ao presente é falando do passado. Estamos mal, neste ponto. Haja memória de quem nos tornou o clube que somos.

Zé de Fónes disse...

Como é possível alguém que se diz benfiquista insultar a moral de um dos maiores exemplos da Raça Benfiquista, um dos Capitães Eternos, só porque viu o homem com o cachecol do rival? Tem vergonha, lavajão, de certeza que nunca viste o Veloso jogar com aquela gana habitual e dar o litro pelo Benfica, a deixar tudo em campo, a falhar um mundial e um penalti decisivo por mero infortúnio, a ver a vida a ser tão madrasta e ingrata, logo ele, o Veloso, o gajo honesto com o clube, que sempre honrou a camisola, como poucos nos últimos tempos. Nunca tu terás oportunidade de dar um quinto daquilo que ele deu ao clube. Tem vergonha na tromba.
O JNF tem toda a razão. Ponto final. ignorar o Veloso é ignorar um filho do Benfica.

Águia Preocupada disse...

Custa-me sempre opinar sobre situações tristes como esta.
Ao ouvir a desdita da vida do Veloso, vem-me à memória a desgraça de outras vidas também elas dramáticas. Figuras públicas e anónimas.
Victor Baptista, Eusébio, Chalana, não teriam sido o que foram ou é, sem a mão/ajuda do Sport Lisboa e Benfica!
Outros tempos e realidades bem diferenciadas.
Quanto a Veloso, lamento muito. Mas não me parece justo que o Benfica seja penalizado por não ajudar. (Não acredito que Vieira não aproveite este caso para a sua campanha!!!)
Veloso ganhou muito dinheiro e tinha uma vida estável quer financeiramente quer familiar.
Cometeu o erro de adultério que lhe valeu muitos milhares de contos - na altura eram contos - e com isso desfez a sua vida em todas as vertentes. Depois de tornado público este episódio, a vida de Veloso descambou!
Como diz a canção: "Se a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga"!
Quanto ao filho ajudar ou não... É um caso familiar e como diz o ditado: "Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro"!

Por outro lado, se no Benfica já couberam Águas, Pepa, e outros têm assento nos camarotes... Porque não Veloso também lá possa caber?

PP disse...

JNF,

Eu até posso compreender a simpatia e sensibilidade para o caso do Veloso.

Até acho que ele nestes anos todos após jorgador já teve oportunidades no Benfica, mas é preciso ter competências.

O que não falta no mundo do futebol são carreiras mal geridas e histórias mal contadas com finais infelizes.

O Veloso pode ter sido capitão do Benfica, mas também deve ter feito das dele. Podemos tentar ajudar-lhe a encontrar um trabalho, não um emprego, nem tão pouco um tacho.

E, dito isto extendo esta minha ideia um pouco fria, eu sei, mas real, para muitos outros que estão a mamar na teta do Benfica.

O Benfica está cheio de pessoal com boa cara, mas trabalhar... está quieto! Não é à toa que a boca mais comum dos tipo do norte é o "trabalho". Não é à toa que são poucos os ex-jogadores do Porto que pertencem à estrutura directiva e empresarial do Porto. No Benfica, o que não falta é ex-jogadores.

Ora olhando para as últimas décadas e vendo os resultados de uns e de outros... temos de ser exigentes!

Escrito isto, até posso apoiar a tal ideia da casa do jogador do Benfica, para os jogadores encarnados mais velhos,... um pouco ao estilo da casa da terceira idade do artista, para onde estes vão gozar a reforma.

Mas, para isso é preciso haver um modelo de negócio que não tenha de utilizar o dinheiro dos sócios e que seja auto-sustentável.

Caso contrário, porque não o Benfica ajudar todos os desempregados sócios do Benfica?!

JNF disse...

PP e Águia Preocupada,

pelo que vocês dizem, é por isso mesmo que eu afirmo que o Benfica nem tem de lhe arranjar um cargo necessariamente dentro da estrutura.

"e com tantas relações institucionais com múltiplas empresas, não seria possível arranjar um cargo/função (e não um tacho!) ao homem (...)".

CondedeVimioso disse...

Off topic

Ricardo

O link que confirma o sub-titulo do teu post desta quarta feira sobre titulos ganhos desde 1980/2003 e os ganhos por Viera é este e pode ser conferido a partir do minuto SETE:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Z4YFaiBlcyg

As minhas desculpas ao JNF, depois comentarei este teu post.

luis disse...

Olhei para a fotografia e quase que voltei a chorar...mas li o comentário anónimo do ano e perdi a argumentação :)

"Sejamos sinceros: Veloso, a fazer de estátua junto a uma bandeirola de canto no Seixal tem mais mística, impacto, benfiquísmo e utilidade que um qualquer Pedro Guerra na Benfica TV"

Ponto final do B T T.