sábado, 16 de novembro de 2013

Ai Vale Bujas? põe a mão toda na ferida.

«Esta é uma foto do Chico Modinhas. Aquele pessoal que vai ao Milhões de Festa curtir um granda psicadélico sem nunca ter ouvido o Dark Side of the Moon duma ponta à outra. São bué do surrealismo, tasjaber, fundo do Windows com Margritte e se lhes perguntarem e derem 5 minutos para irem ao google, já leram todos os livros do Book Depository e contam-vos a sinopse. 

Os hipsters do futebol é que são uma raça da qual ninguém falou.

O hipster do futebol tem o seu football manager. Se for benfiquista, esse hipster é a favor da venda do Artur, Luisão, Maxi ou Cardozo para dar oportunidades ao Bernardo Silva, ao Mitrovic, ao Cancelo e ao mosqueteiro da equipa B, o Harramiz. Em todas as alturas de mercado, o hipster entra em acção e apresenta uns quantos nomes que acha que o seu clube deve pirilar. Quando o Freddy Adu assinou pelo Benfica, o hipster foi ao restaurante de Sushi mais próximo e na loucura enfardou 3 caixas para celebrar. Depois passou a noite toda na casa de banho a meter os dedos na goela para não engordar.

Está na moda não gostar da selecção nacional. Eu também já fui assim, admito, fazia-me confusão ver o Liedson ou o Deco com a camisola da selecção e então pura e simplesmente ignorava os jogos da selecção até às fases finais. Depois rejubilava, gritava os golos na mesma, mas era uma sensação estranha e hipócrita, tendo em conta que sempre que tinha oportunidade, falava mal da nossa selecção.
A selecção tem uma data de podres a começar no seu presidente Nandinho das Facturas, passando pelos lobbies dos empresários e acabando no Ruben Micael. Concordo plenamente. É triste ver a selecção com aquele pateta a titular. Muito triste, admito.

Cheguei há coisa de um ano à conclusão que estava a ser um grande pateta. Numa epifania ao nível da que o Sporting teve com o Godinho Lopes, percebi que estava a ser, mais uma vez, hipócrita. Porquê? Eu sou benfiquista. O que é que isso tem a ver? Passo a explicar...

No Benfica o presidente Vieira é um trafulha. Faz milhões à custa do clube com as suas empresas de construção. Manda jogadores emprestados para poder participar nas obras do estádio do clube que acolhe os jogadores. Compra jogadores de qualidade mais que duvidosa, que fazem com que os melhores jogadores muitas vezes tenham que ser vendidos por precisar de dinheiro e que fazem com que os jovens mais talentosos da academia muitas vezes não possam despontar na equipa principal. Manipula os estatutos do clube em seu favor. As assembleias são uma palhaçada com ele ao telemóvel. Enfim, podia estar aqui a enumerar vierices até ser segunda-feira.

O Vieira faz o Benfica? Não. Eu continuo a gostar do Benfica. Continuei a gostar do Benfica na altura do Vale e Azevedo. Continuei a gostar do Benfica com o Jorge ou José Soares a titular. Continuei e continuarei a gostar do Benfica sempre...

No Porto e no Sporting é igual. No Porto ninguém deixa de ser do Porto mesmo tendo o clube um presidente trafulha. No Sporting, nem com o Godinho Lopes ao comando os adeptos abandonaram o clube.

Então, caros amigos, expliquem-me, porque é que vocês (ou eu) um dia deixaram de apoiar a selecção? Porque são estúpidos. Eu fui estúpido e entretanto fez-se luz - a Luz é tão bonita, tanto cimento nunca fez tanto sentido. Se permitimos tudo e mais alguma coisa ao nosso clube, temos que permitir a mesma coisa à nossa selecção e apoiá-los mesmo sendo a federação uma esterqueira imensa, mesmo tendo que gramar com o Ruben Micael ou com outros quantos ódios de estimação que tenhamos a titulares, mesmo tendo que gramar com uma família de avecs a gritar nas bancadas "Jean Michel vien ici arrete" enquanto vos derrama com as pipocas e a coca-cola para cima.»

7 comentários:

rsa disse...

Pois um grande dilema mas é a nossa pátria e no fim acabamos por sofrer e apoiar. Ontem a olhar para a equipa de Portugal tirando o Ronaldo a minha alegria é que os jogadores do Glorioso são melhores apesar do Vieira :)
Muito provavelmente Portugal vai estar no Brasil e vamos ter bons momentos a ver Portugal .

Viva Portugal viva o Benfica !!!

luis disse...

Camarada Pau e Bola na camisola, há coisas que não se muda, por muito más que sejam as lideranças, Benfica e Portugal.
Olhando para trás, o meu posicionamento tem sido um bocadinho difícil...além fronteiras nem interessa falar dum madail ou dum nandinho. "Eles", estrutura federativa, quando estão "À RASCA" põem os melhores. Repara que os nossos 2 defesas laterais estavam inaptos nos clubes e... jogaram à Benfica ( em tempos eu pelo menos dizia que tinhamos laterais com "corda" para 10 anos. Se o Oxigenado rendeu, é bom lembrar que o J. Pereira saiu a custo zero para o clube do fiusa,antigamente nossa primeira filial( continua 1ª, mas não é a mesma coisa).
O meu amigo escreve ai,
" compra jogadores de qualidade mais que duvidosa, que fazem com que os melhores jogadores muitas vezes tenham que ser vendidos por precisar de dinheiro e que fazem com que os jovens mais talentosos da academia muitas vezes não possam despontar na equipa principal".

...então se reparares bem, a estratégias dos maiores clubes portugueses passam pelos fundos bancários. Jogador "tuga" valorizado por baixo e o "camone" na escalada dos milhões...sempre a facturar com super agente a mexer nas peças para irem para a montra dos grandes eventos.
Aqui o luis por experiência já teve nas vésperas duma meia final do campeonato do mundo o seguinte episódio:
Hotel em munique, sentadinho ao lado do deco e do mendes ;) a observar o então italia vs alemanha. Em paz com a clubite e visitando os amigos, a presença do King em qualquer metro quadrado dá para aquela foto da praxe. Uma anedota para aqui, outra para ali :), chegou o momento em que o mendes me estendeu a mão e disse:

- Então boa sorte para amanhã!!

...fiquei com um vazio no estômago, durante 1 mês ninguém tuga me desejou sorte... e retorqui,

- Porra, somos os 2 portugueses e estás a desejar-me a tua sorte??

Dois chefes da comitiva, sabendo o meu histórico e estando presentes, após a saída do super agente, riram-se,

-És mesmo um índio ;)

-Pois sou, mas eu imbecilmente trocava 10 campeonatos do Benfica seguidos( em 2006 já eu lhes dizia que ia continuar a fazer a travessia do deserto das vitórias, com o tal, 1 campeonato de 5 em 5 anos , só para alimentar a industria. Julgo que estando em 2013, não ando longe:()...voltando, ao que trocava naquela altura.
Sentir o orgulho de ser Campeão do Mundo de Futebol com um país de 10 milhões de habitantes e mais importante, um País pobre.

Nota: A grande diferença é que eu já sofria por ver os abusos para explorarem os negócios, até antes do mundial do méxico. A clubite era de tal forma acentuada que o desprezo pela selecção criava-me revolta. Mais revolta com o passar do tempo, a assistir a tomada do poder... "aquela gente" que durante o reinado do "poder associativo" para eleger o domínio continuavam a odiar o Benfica.
Mas a selecção serve para muito mais coisas... O volume do negócio, após uma Geração de Oiro, é uma árvore que dá muitos Figos...sabem com certeza a força da raiz da figueira ;) aqui é que entra o bes com investimento e os seus "testas de ferro"...

anexo: Este assunto é muito extenso, a época ainda nem chegou a meio, depois continua...

Benfica Todos Tempos.

Bubbles disse...

Em minha opinião estás a confundir as coisas.

Futebol são 11 vs 11 ou 14 se for contra a equipa do nado do apoio inequívoco. Ser português e Portugal são muito mais do isso.

Gosto de futebol e sou Benfiquista, mas a quero que a equipa do mendes/nando/bento se f****, apenas me interessa no sentido que pode valorizar ou lesionar jogadores do meu clube ou na ajuda no combate da injustiça que a máfia do futebol faz ao Ronaldo (o verdadeiro) .

Porque razão é que este seleccionador coloca o Licá a jogar, se ele é bom (e não discuto isso) porque é que não o tinha convocado e colocado a jogar á mais tempo, será que o jogador jogava nalgum campeonato longínquo sem aeroporto? Será que o jogo mais importante da época é para dar minutos a jogadores, será normal que para um jogo desta importância para o mendes é normal convocar PELA PRIMEIRA VEZ O WILLIAM CARVALHO.

A sério queres apoiar Portugal, compra peras portuguesas ou no comércio local que não tem sede na Holanda a equipa do mendes/nando/bento/bufas não é Portugal é só mais outra equipa de futebol.

Porque é que no ano que o João Tomás brilhou no Rio Ave continuámos a ver o POSTIGA repito O POSTIGA a titular?

Achas que eu me vou chatear com uma equipa que tem o POSTIGA a titular?

Mas pronto é só a minha opinião.

Pedro disse...

O que eu sinto pelo SL Benfica não tem comparação com mais nada. A selecção é apenas isso, a selecção. Ao nosso amor perdoamos pequenas falhas, a quem é meramente um conhecido não devemos qqr satisfação ou obrigatoriedade de perdão. Se não gostamos seguimos em frente.

Quando a Selecção deixou de ser nacional para ser um centro de negócios para o sistema eu deixei de me importar com ela. Gosto que ganhem nas fases finais, deixo que o patriotismo venha ao de cima. Se perdem, não perco o sono por isso.

Meter a selecção nacional no mesmo patamar que o Sport Lisboa e Benfica devia ser crime .
:)

Fehér 29 disse...

Não vou fingir o sentimento se não o tenho... Sofro pelo Benfica e por mais nenhum. E já sofro muito!

mnlopes disse...

É, de facto um drama, isto que se passa com a seleção de todos nós.
Eu pessoalmente, andei à procura de um autocolante da FPF para colar no vidro traseiro do meu carro, mas em vão. Parece que só se vende lá para os lados de Lausanne ou Genéve. Agora mais a sério: não há drama nem ferida nenhuma. Cada qual está à vontade para apoiar ou vibrar com o que bem lhe apetecer. Sem foi assim e sempre será. Não apoiar a seleção está na moda? Não sei se será bem assim. Os cafés e as esplanadas continuam cheios quando é dia de jogo, os jornalistas parecem loucos a comentar os jogos, etc. Eu acho é que povão começou a ter reflexões do tipo "Em que é o sucesso desportivo da seleção do Mendes contribui para a minha felicidade?" Eu falo apenas por mim, sinto mais prazer a ver um jogo de futsal ou basquetebol do Benfica do que um de futebol da seleção.

Anónimo disse...

que quer dizer "vien ici arrete"?? isso é chinês