sábado, 17 de agosto de 2013

Os "quês" e o porquê de uma Benfica TV

No meio da mediocridade que é a condução do Benfica no plano futebolístico, Luís Filipe Vieira conseguiu (finalmente) cumprir uma promessa aos sócios. Os jogos na Luz estão na Benfica TV. Projecto pioneiro no Mundo inteiro, ninguém pode adivinhar qual o real custo futuro para o clube ou quais os benefícios. Nunca foi tentado, por isso ou iremos colher um sucesso sem precedentes ou um redondíssimo fracasso, que nos irá cobrir de ridículo. Num país da nossa dimensão, um canal próprio é arriscado e Vieira está a valer-se SÓ da grandeza do nosso número de adeptos. Chegaremos todos? Os tais 6 milhões? Quantos subscritores serão necessários para garantir a estabilidade do canal? Houve e há muito pouca informação sobre tudo este processo. Algo habitual no Sport Lisboa e Benfica dos dias de hoje. Mas adiante...

Muito benfiquista, alinhado com o actual status quo (nenhum mal nisso, cada defende o que quer), diz que é dever de todos nós subscrever a Benfica TV. É uma obrigação. Como a de ser sócio... Já dizia Vieira, se o Benfica não chegasse aos 300 mil, demitia-se. OOOPS, nem isso foi cumprido. Compreenderão que muitos não terão desafogo financeiro para tal. Outros, simplesmente não acreditam neste Benfica actual. Sim, no actual, porque o Benfica, recordo, foi fundado em 1904. E desde que ganhei independência financeira que não acredito em quem lidera o clube, logo não acredito no destino que terá o meu dinheiro! E devo dizer que na última temporada, no Benfica, não sendo sócio, deixei cerca de 10 meses em Benfica TV. Por isso, consciência tranquila... 

Pegando no final do parágrafo anterior. É bom que a Direcção do Benfica perceba que a sobrevivência do canal depende, não das vendas promovidas por Jorge Jesus ou da credibilidade que Vieira trouxe para o clube (inserir pausa para rir), mas depende de vitórias. De títulos! Pois não me parece que o chorudo cheque da venda de David Luíz ou o croquis do esquema da adaptação de Enzo Pérez a médio centro venham a ter lugar no Cosme Damião. Ser-me-ia muito custoso de entender a sobrevivência de Vieira a mais um pobre mandato desportivo, se tal vier a acontecer. Oxalá que não! Resumindo: um projecto desta envergadura só sobrevive com sucesso desportivo. É tal qual as cotas ou lotação do estádio. 

E depois há questão dos profissionais da Benfica TV! Se forem do calibre do António Pires Vicente... E colocar ex-jogadores como o Amaral a comentar, pf!

A Benfica TV e SporTV. Muitos afirmam a pés juntos que isto será o fim de Joaquim Oliveira. Não é bem assim! E os realistas sabem que não é bem assim, pois se JO tem dedo na ZON e afins... Mas acredito que deixarão de aparecer "amigos de ocasião", como apareceram ao Olhanense na temporada passada. Muitos também afirmam que tudo irá mudar. Nisso não acredito. Acredito que a SporTV não conseguirá ser a bóia que era até aqui, o que poderá forçar mais transparência. Mas mudar? O quê? E sem o bode expiatório que era o canal desportivo, quem é que os benfiquistas irão culpar agora? Isso deixa-me deveras curioso. É que o poder está no dinheiro, mas sobretudo nas pessoas que se mexem nos bastidores. E nisto Vieira é um "passarinho". Aliás, quem chama JO de "amigo do Benfica" e que o coloca em lugar de destaque nos nosso aniversários... 

Muito jornalista apareceu preocupadíssimo com a verdade desportiva a propósito da Benfica TV. Os benfiquistas, por seu lado, afirmaram que nós somos impolutos. Bom... Para já, o que há a focar é a possibilidade de mercado que isto oferece: canais desportivos a 9,90 euros/mês! No país em que ser de Esquerda é fixe e a Direita é o demónio, este flagrante domínio monopolista da SporTV nunca provocou espécie? Ou porque será que as pessoas não se regozijam por isto. Aliás, os n/benfiquistas também podem agradecer ao Sport Lisboa e Benfica: podem o respectivo clube e outras ligas a 9,90 na SporTV. Mas ninguém questiona o porquê de só agora o canal abrir esta hipótese? É o poder do monopólio! Em relação à nossa pretensão de transparência, o que diríamos se outros clubes abrissem um canal nas mesmas condições? 

Assim, vai começar 2013/14. Com a Benfica TV em destaque. Veremos qual o peso no nosso futebol, sendo que a premissa de um canal pesar desportivamente é já de si preocupante. Mas... qual, como já perguntei, o bode expiatório dos benfiquistas? Os jogos estão na Benfica TV e Fernando Gomes é apoiado pelo Benfica... 

15 comentários:

pv disse...

Lamento avisar, mas não sendo sócio não tens direito a exigir nada...
Os estatutos, bons ou maus, atropelados ou não pelo Vieira e seus pares, estão lá para alguma coisa...

Kidlambreta disse...

Nem mais PV, eu também acho engraçado estes Benfiquistas que são do mais exigente que há, mas quando se trata de avançar para acabar com o "mal encarnado" aka LFV, nada fazem porque nem podem, helas, nem sócios são.
Quanto aos receios do escriba, se ele não confia que os Benfiquistas apoiem o clube, eu creio que os Benfiquistas nunca deixarão cair o clube, seja qual for a maneira que utilizarão.

JotaPê disse...

9,90€ por mês para alimentar o entreposto de jogadores? Não contem comigo. Tenham paciência. Ou a obrigação é sempre dos mesmos?

Achas que o orelhas não resiste a mais um mandato sem qualquer sucesso desportivo? Eu não apostava. Basta olhar para os dois primeiros comentários...

Rui Costa disse...

Depois de ler que temos um comentador a dizer que nao e socio e que critica decisoes tomadas no sport lisboa e benfica e exige mudanças so me da vontade de deixar de ler este blogue.

Ainda para mais depois de ler um discurso demagogo sobre a esquerda e a direita no nosso pais.

Um pedaço de conselho ao bloguista..se quer mudar algo deixe de escrever e passe a fazer!
Se quer mudar a direccao e o rumo do sport lisboa e benfica porque nao se faz socio? Ja ha muito tempo que o senhor devia ser socio. critica o LFV por nao chegar aos 300mil, mas o senhor e umas das razoes para o Glorioso ainda nao ter chegado la.

Eu se quero mudar o rumo vou votar nas outras listas assim como voto nouros partidos! Para quem tem computadores com internet, telemoveis etc 12euros nao e nada.
Se me vem dizer que e porque apenas tera 1 voto entao esse argumento so demonstra que eu tenho razao e que o senhor ja ha mto devia ser socio, porque eu tb ja passei por ai e ag ja passei os 20 votos e que eu saiba numa AG ou numa TV a voz conta igual quer seja o socio 260mil ou o 2600.

Este blogue e do tipo mediocre sentimento portugues de exigir direitos sem cumprir os seus deveres....
Ja eliminei da minha lista de blogues a ler.

pedro oliveira disse...

Jotape tu estas a dar 9,90 ou estas a usar um servico para teu gozo?

Ya olha agora k dizes isso. Acho uma excelente ideia...vamos todos fazer como tu! A cura para o entreposto de jogadores e ninguem assinar a benficatv!

Ninguem deveria assinar a benficatv e acabase ja com isso. Paciencia para os verdadeiros simpatizantes do benfica e das varias modalidades praticadas e um pequeno sacrificio nao achas Jotape?

Eu acho que deviamos fazer o mesmo com a rtp, ninguem a partir de agora a sintoniza e acabase com a corrupcao e os sanguessugas dos aumentadores de impostos...

Jotape a presidente! Que jogada de genio


Jorge Borges disse...

acho deplorável alguém achar que quem não é sócio não possa comentar a vida do benfica e dar a sua opinião. Isso é conversa vieirista. Nem todos temos a mesma carteira e cada um faz do seu dinheiro o que bem entender.
Eu sou sócio n.º 122761.

Ao pv que diz que quem, não é sócio não tem o direito de exigir nada, quero dizwer que sendfo eu sócio, NÃO ME PERMITEM EXIGIR O QUE QUER QUE SEJA, pura e simplesmente porque tem sido sucessivamente cortada a palavra aos sócios contestatários. veja-se o que fez Luis Nazaré na última AG.
Tinha feito uma jura que se o LFV ganhasse as úlktimas eleições deixava de ser sócio porque não gosto de ver o meu dinheiro deitado para o lixo. Não consegui (ainda) concretizar essa "promessa" (LFV inflience). Mas não vou assinar a Btv por duas razões: não tenho dinheiro de sobra e acredito que o dinheiro não é bem gerido. Por irónico que pareça acho que a Btv é um excelente projecto (haja alguma coisa que dê para elogiar o charlatão Vieira), mas para ssinar o canal deixaria de poder ser sócio. É que istod e pagar para ser todos os anos humilhado custa um bocado.

Benfiquistas são todos os que gostam do clube, críticos ou apoiantes de LFV, pagantes ou não. Libertem-se desses complexos de clube pequeno

zzay disse...

Não és sócio ou não pagas cotas desde que o Vieira chegou? caso respondas não a qualquer uma destas perguntas acho que deves ao mesmo tempo ausentar-te deste blog.

Era mais interessante ouvir falar do interesse em ter os jogos do Benfica na BenficaTV a 9,9€ em vez de ter adeptos no estádio. Esta é que para mim a argolada. Comentadores? são maus, os da SporTV são piores. Tem ex-jogadores a falar queriam quem? mas voces vem outros canais de clubes?

Tenho RedPass Fundador custa-me uma fortuna e não tenho interesse em ter BenficaTV só para dizer que tenho.

Para a semana o Benfica joga em casa. Não vou ver na televisão EU VOU LÁ ESTAR!!!

luis disse...

Já fui dos ditos "abutres" no tempo azedo, resisti fazendo mealheiro de nov/97 a Março de 2000, arrisquei naquilo que não morre O Benfica.Ganhamos todos é uma verdade ,mas tarde... e depois o azedo serviu e serve de comparação... tudo a seguir tinha que ser melhor. Mas há casos curiosos como a entrada do moniz, Rapaz novo com os destinos da rtp publica cimentou o reinado do joaquim, comprando o produto futebol sempre mais caro a sportv ainda sem meios para transmitir... as coisas evoluem e claro está as moscas são as mesmas. A merd* que o azedo fez foi muita ,mas por ser verdade, a sic privada do futebol teria um lançamento bem mais dificil. Assim o azedo,rapaz que imaginem só fez parte do 7º governo constitucional deste pais com o balsemão a 1º ministro ,juntou o cabral da sic internacional mas também cunhado do nosso presidente azedo... e arrebentou com os contratos do j.oliveira (ainda contraidos por um artista também nosso presidente o Damásio do lenço e a sua esposa católica) e lançou a sic. Foi através deste embrulho que se fez a televisão desportiva deste pais. Dizer que a Instituição Sort Lisboa e Benfica foi sempre a mais prejudicada é pouco ... temos lá o moniz profissional e ganha-se tempo.
No meu caso,meus caros em 2003 não deixei de ser menos Benfica simplesmente comecei o mealheiro com a entrada do veiga tripeiro profissional pela mão de "alguém" sabedor das estratégias do futebol do nosso quintal ( alguém que também foi presidente do alverca )...das resmas de investimentos, cambalhotas,guerras a fingir, o único preso foi o azedo... imaginem que rasgar do contrato com o oliveira foi o seu melhor acto, até os tribunais davam razão a Instituição. Renegociar foi talvez o primeiro erro do Manel Vilarinho... para pagar o novo Estádio da Luz esta historia iria ter custos. No que me diz respeito parei de pagar cotas para uma Sad presidida por "alguém" que hum hum ,Instituição... hum hum está lá até se pagar a Luz no soma e segue ... "alguém" que inventa muito, ganhando pouco para tanto investimento e muita poeira pelas janelas.

Nota: Chegamos ao ponto que a janela da Benfiva Tv teve após o jogo de Napoleão o profissional brilhante, mas sem dentes, carlos janela a avaliar comportamentos de melões contratados por "alguém" que põe a dispor de jesus... ai nosso Senhor, actualmente ultrapassa os 100 jogadores (sem defesas esquerdos) e os da B perdem com o Atlético de Alcântara. Bem quem não viu pode ir ver , deu na Benfica Tv deste tempo.

Anónimo disse...

Olhos postos no de preto! Os benfiquistas criaram um ambiente perfeito para o sistema derrubar o ponto forte do Benfica nas primeiras jornadas...

RedSpecial disse...

Acho triste! Muito triste esta gentinha vir a dizer o que posso ou n posso dizer, só porque não sou sócio, nem alinho na exploração que tomou conta do nosso clube! Acho que a minha frase foi bem clara: Desde que ganhei a minha independência financeira que LFV preside ao clube, logo n concordando com o que esse senhor fez e faz no nosso clube, porque hei-de de pagar as loucuras dele?

Por outro lado: que eu saiba estou num fórum de benfiquistas, posso expressar a minha opinião, seja ela qual for! Não vou para estádio exigir nada, nem vou ao treino assobiar como muitos sócios fazem! muito menos sou um sócio carneiro, que vê o clube a ser expoliado e está calado numa AG! Eu estou numa conversa entre benfiquistas, digo o que quiser!

Marquês de Castelo Melhor disse...

..." E desde que ganhei independência financeira que não acredito em quem lidera o clube, logo não acredito no destino que terá o meu dinheiro! E devo dizer que na última temporada, no Benfica, não sendo sócio, deixei cerca de 10 meses em Benfica TV." ...

Partindo do princípio que estás a falar verdade,e dado que o teu comentário tem como alvo principal o presidente eleito, podemos concluir que conquistaste a tua independência financeira em 2003.

Digamos que,perdeste primeiro a confiança na gestão desportiva porque com este presidente o SLB ganhou muito poucos titulos , por outro lado perdeste também a confiança na gestão financeira porque alêm de não acreditares nos investimentos feitos pelo clube, também não acreditas no sucesso do canal BenficaTV, quando a maioria dos comentadores desportivos acredita,inclusivé os insuspeitos Rui Santos e o Pedro Guerreiro, salvaguarda feita ao abstruzo António Tadeia, porque esse é tido como dos cães que conhece bem o seu dono, e como tal tem que se portar bem, porque de outro modo vai com certeza engrossar a fila dos desempregados deste país ...

Quem como tu,vem para aqui perorar sobre se ser de Esquerda é fixe e a Direita é o demónio, e depois acha estranho que mais ninguém tivesse até agora coragem para denunciar este flagrante domínio monopolista da SporTV ,como se estas situações tivessem alguma coisa em comum, e acaba por dizer que não é sócio do SLB só porque sim, mas por outro lado diz que pagou "dez mezes do BenficaTV" só para provar que até tem capacidade financeira para o fazer, metendo os pés pelas mãos, com flic-flaques á frente e à retaguarda,ou está completamente à deriva desprovido de valores e referências, ou então quer parecer aquilo que efetivamente não é !

JotaPê disse...

"Olhos postos no de preto! (...)"

Ainda o campeonato mal começou, já vamos entoando a cantiga...

JotaPê disse...

pedro oliveira,

o que sabes acerca dos sacrifícios que faço pelo Benfica?

Anónimo disse...

"E devo dizer que na última temporada, no Benfica, não sendo sócio, deixei cerca de 10 meses em Benfica TV. Por isso, consciência tranquila... "

Esta frase é hilariante.... Não sendo sócio achas-te com o direito de mandar n bitates à direcção e afins quando nem sequer ajudas o blog? LOLOLOL. Eu assim que tive a possibilidade financeira fiz-me sócio, comprei este ano o Red Pass (Porque esta direcção cumpriu e baixou os preços!!!).
És como aqueles que criticam o governo e nem votam!!!

Este blog está cada vez pior... Vocês devem ser daqueles "benfiquistas" quer desejam que as 3 primeiras jornadas corram mal a ver se há crise....

Anónimo disse...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL.

Retive esta pérola"Recuso-me a ser um sócio carneiro"

Que azar que tiveste,não és sócio mas és um grande CARNEIRO!!!!!!!

8ª vez,já foste ao MP acusar o Vieira pot andar a roubar o Benfica?

Naooooo?

Além de canalha és uma merdas e um grande CARNEIRO!!!