quarta-feira, 8 de maio de 2013

Por ti, companheiro.

«Cada vez que as bancadas da Luz se agitam e gritam golo, gosto de pensar que, algures, o meu Pai continua a levantar os braços, a sorrir e a abraçar quem ao lado dele estiver a assistir ao jogo.», António Lobo Antunes


Eu vi o meu Pai chegar a casa duas vezes com os olhos em chamas. Queria trazer-me, das duas vezes, as orelhonas da Taça dos Clubes Campeões Europeus nas mãos. Levantá-las-íamos nas mãos, poríamos a cadela dentro delas e gritaríamos a plenos pulmões e fígados, gargantas e corações: "BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA!". 

Da primeira, prometi-lhe em silêncio, na noite do dia em que chegou, deitado sobre os meus 6 anos e benfiquismo em maturação, que vingaria aquele penálti fatídico do Veloso. Da segunda, dois anos depois, já não me ofusquei no mistério e disse-lho, sem rodeios: "hei-de ganhar uma Taça por ti, Pai" e ele a rir-se, olhos de ternura para o mundo, tão cheio, tão completo de amor.

23 anos depois, corri meio-mundo para pagar a promessa. 23 anos depois, estou aqui, Pai, com este bilhete na mão para te dever o que prometi. O resto deixo com o Benfica. Mal ou bem, já ninguém nos tira este momento.


3 comentários:

Ricardo disse...

Goza a viagem e traz contigo essa taça. Um abraço benfiquista

Catenaccio disse...

Ricardo,

Espero que a nossa geração se possa orgulhar de presenciar uma conquista europeia.

Espero que nos encontremos em Amesterdão no dia 15 de Maio.

P.S. A 1.ª cerveja, pagas tu :)

JotaPê disse...

http://www.dailymotion.com/video/x37z8l_sporting-3-benfica-6-de-1994_sport#.UYqQlUphDQF

É ver os olhos do Mozer ao segundo 0:31, cerrar os punhos e dizer: "vamos lá limpar isto a estes filhos da puta!"