terça-feira, 29 de janeiro de 2013

És muito fraquito, ó Nolito

Época de estreia: 2097 minutos (cerca de 23 jogos completos) = 15 golos.

29 comentários:

PP disse...

Realmente JC...

Não entendo como este tipo depois da época que fez e da pré-época, em que inclusive foi o primeiro a marcar golos (de livre), pode ter sido preterido no início da temporada por um Enzo, depois de tudo o que tinha envolvido o argentino... Depois, quando este foi para o meio-campo, apostou-se num "puto" que não defende, mas tem tiques de craque, o Ola John.

Cada vez mais me convenço de que não vale ter um departamento de prospecção, pois estas verdadeiras "pechinchas" nunca serão devidamente valorizadas, por mais números e momentos gloriosos que nos podem trazem.

hertz disse...

Bruno César: época de estreia: 2777min = 13 golos. Também era fraquito? Mas não vi essa indignação quando ele saiu que estou a ver agora com a saída do Nolito.
Atenção, eu gosto bastante do Nolito mas até achei bem este empréstimo, Porquê? Porque 1º o Nolito estava numa forma muito má e este ano não fez uma única exibição ao nível do ano passado e porque pediu a saída e não estava com a cabeça no clube. Teve poucas oportunidades? E pelo aquilo que jogou merecia mais? Pelo que jogou merecia ser titular em detrimento dos que são titulares neste momento?
Mas claro, agora é a culpa do JJ que não gosta do Nolito. Ele disse que contava com ele e disse-lhe cara-a-cara que não o deixava sair.
Tal como a saída do Bruno César, o Nolito não saiu por opção do JJ, que queria contar com os 2, mas sim porque a direcção achou que eram 2 bons negócios financeiramente.
Eu sei que os adeptos do Benfic adoram o Nolito (eu inclusive) mas parem de o pôr num pedestal. A única coisa a pôr num pedestal é o Sport Lisboa e Benfica.

Ricardo disse...

Para os criticos que exigiam as oportunidades para Urreta, chegou a hora dele, a meu ver um Flop ainda maior que Nolito, dois suplentes mais ou menos.

Marcio4 disse...

O homem o ano passado jogava pa caraças e ía para o banco na mesma..

PP disse...

hertz,

Como era possível ao Nolito ficar em boa forma, leia-se com ritmo de jogo, se jogava praticamente uma vez por mês e apenas 15 minutos?

Como é que consegues explicar-me que o Enzo chega a Lisboa e tira o lugar ao Nolito depois da época e da pré-época do espanhol?

E, porque razão um miúdo como o Ola John acaba por ter prioridade em entrar no onze e o Nolito não?

A desculpa é a forma física? Não deveria ser essa mesma a desculpa para evitar que o Aimar tivesse entrado frente ao Barcelona, após várias semanas lesionado?

Acho que falta imenso uma coisa tão simples como "meritocracia" no Benfica.

"2 bons negócios financeiramente"? Não sei aonde?! Nem um, nem outro cobriu em cada caso todo o dinheiro investido nos atletas. E não falo apenas do preço dos respectivos passes. Falo sim, dos juros do empréstimo para a aquisição do Bruno e do prémio de assinatura do Nolito, mas também dos seus vencimentos e prémios de jogo durante esta temporada...

Mais, já alguém aqui questionou o impacto que tantas alterações fazem a uma equipa?

Em 6 meses, demos cabo de todo o meio-campo da temporada passada (Javi-Witsel-Bruno César-Nolito). E, tivemos que criar um novo.

Não é à toa que quando olhamos para a segunda parte do jogo da pedreira, vemos e sentimos que a equipa não sabe jogar em posse. Pudera, onde há tempo de treino suficiente para adquirirem essas rotinas? Quem fez a pré-época nessas posições foram outros!?

Depois querem que joguemos tipo Barça... como se não há tempo para os jogadores se entrosarem?

A minha preocupação não é apenas se sai o Nolito ou o Ola John, ou outro qualquer. A minha preocupação é mais profunda do que isso. Vejo padrões de péssima gestão desportiva. Insistem em cometer o mesmo tipo de erros, época após época.

Esquecem-se que o Benfica está a competir, fundamentalmente, com uma equipa que está bem montada a nível técnico, e que tem o jogo de bastidores que toda a gente sabe. E, mesmo assim estamos a dar borlas?!

PP disse...

Ó Ricardo,

Se o Urreta e o Nolito tivessem vindo por 8 M€ se calhar não dirias isso...

Já agora, o que achas do Ola John, depois da sua portentosa exibição em Braga?

PS: Para evitar confusões, eu acho o Ola John talentoso, mas nunca para o valor que custou e tendo em conta outros jogadores da mesma geração.

JC disse...

Mais uns dados interessantes: mesmo a marcar golos a torto e a direito, dos 48 jogos em que foi chamado na época passada Nolito actuou 21 vezes!! como suplente. Ou seja, apenas por 27 vezes foi titular (só não consegui saber em quantos desses jogos a titular concluiu os 90')

Anónimo disse...

Trapalhão muitas vezes inconsequente. A dura realidade.

PP disse...

Marcio Ricardo,

O Nolito antes de vir para o Benfica andou a penar durante muito tempo no Barcelona B.

Ele teve foi muita paciência na época passada em ir para o banco muitas vezes. Pensou que seria natural, visto que era a sua primeira temporada e tinha de demonstrar trabalho. Foi o que fez e provou a todos a sua capacidade com exibições e resultados.

Eu até prefiro outro tipo de extremo, com características diferentes. Mas, tenho de dar a mão à palmatória e apreciar este jogador. Acabou por me fazer ver, que o estereótipo que tinha de extremo não é único. Existem mais estilos e também eles úteis e excelentes se bem usados.

Para mim, o maior problema é não ver "meritocracia" dentro do Benfica. Onde andam os tais valores?

Mais, com tanto entra e sai, muito dificilmente iremos reencontrar mística dentro do balneário.

PP disse...

Mandámos embora um suplente de luxo...

É que se ainda fosse um jogador que não corresse, um mandrião como o Felipe Menezes, ou um tosco... não compreendo.

Aliás, compreendo, mas não na perspectiva futebolística e sim empresarial...

M. Silva disse...

JC: pelo que percebi, jogou 90 minutos por 18 vezes, a maioria em jogos das taças (claro).

Enfim, mais um tiro no pé.

Anónimo disse...

Melhor jogador atacante 2011/12 no rácio produtividade/minutos vai embora. isto é um FACTO.

E dps há trolls que dizem que é inconsequente!! enfim

rui disse...

Tem aqui gajos que de bola percebem abaixo de zero,Ola jon é um excelent jogador,e so tem 19 anos,tem muita velocidade ,uns cruzamento apuradisimo so precisa por vezes de saber soltar a bola mais rapido algo que por exemplo as vezes ao salvio tambem nao lhe ficava mal.

Será que alguem ja pensou que secalhar para se manter o Aimar foi preciso fazer um pouco de esforço financeiro?E dai ter pinchado o Bruno Cesar e este? Este gajo tambem passa a vida no facebook a criticar o melgarejo,que a meu ver tem sido uma otima surpresa,eu tambem dizia que o Jardel era um marreta que nem no clube da minha terra tinha lugar mas eu dou a mão á palmatoria,tem sido uma agradavel surpresa

Anónimo disse...

O Nolito este ano não jogou NADA! Não é por falta de jogos nem má forma. É simplesmente por ser FRACO! A chamada "Lei da regressão à média" diz isso, pena que o povão não entenda que se o fulano tem um média de lance livre de 50% e num dia ele está a acertar 80% ele não está "com mão quente" ...ele está é prestes a acertar bem menos de 50% para "regredir até à média". Nolito o ano passado foi "jeitoso"...mas neste campeonato quem não o é! Quero é ver em jogos grandes...ele com o Barça foi MISERÁVEL!

Bruno disse...

Uma coisa é criticar-se o empréstimo do Nolito (e com razão).
Já criticar o facto de se ter apostado no Enzo é estúpido,1º porque o Enzo é muito melhor jogador que o Nolito e 2º porque o Enzo nunca foi opção para jogar à esquerda...

NSC disse...

Esta época o Ola John e o Gaitán têm estado melhor. Justificam-se perfeitamente como primeiras escolhas. No lado direito só calça o Sálvio, a não ser que desça muito de forma.

E o Nolito não é mais nem menos do que os outros. Se está pior, vai para o banco. Como o jogador não quis ficar no banco e mostrou descontentamento público (isto quando o John esteve muitos meses no banco, tal como o Gaitán, tendo ambos que lidar com isso e trabalhado para recuperar o lugar), preferindo sair emprestado, saiu. É um bom jogador, e gostava que tivesse ficado (tal como o treinador) mas não é conveniente manter um jogador descontente e foi o Nolito que quis sair.

Não vale a pena criar grandes ondas em torno do problema, até porque é um bom jogador mas é muito inferior ao Gaitán ou ao Ola John. Agora se serve para atacar o treinador ou o presidente? Serve, como se vê em muitos blogs.

vermelho e branco disse...

Será que andam a ver os mesmos jogos que eu ? Quer dizer agora mete-se um jogador pelo que jogou na época passada ? Na época anterior o Nolita até fez uma boa época mas por isso tem que jogar agora? O homem está um trapalhão mete os olhos no chão e parece que quer levar a bola para casa. O Enzo que na maior parte dos jogos é o melhor jogador não pode jogar porque na época passada não jogou.
Para mim se o jogador quer sair, boa viagem só faz falta quem quer ficar, e ele não era um desses.

PP disse...

@rui: Só porque há opiniões diferente da tua, toca a extremar posições e vir com um infantil "Tem aqui gajos que de bola percebem abaixo de zero". Menos... muito menos, meu caro!

O Ola John (e não Jon), tem um excelente (e não excelent) potencial futebolístico. Não mais do que isso.

Tira uns bons cruzamentos a nível ofensivo, consegue tirar um ou outro defesa do caminho, mas a velocidade que tanto apregoas, ainda não a vi... muito menos quando é preciso correr para trás e ajudar a defender.

Quem viu o jogo da "pedreira" no último fim-de-semana, e sem lentes endeusadas para uns, facilmente percebe o que acabei de escrever. Isto não é nenhuma crítica destrutiva, mas sim construtiva, pois são tudo aspectos que ele tem de melhorar.


@Anónimo: O Nolito não jogou nada, porque não teve oportunidades e com isso acabou por se desmotivar. E não é para menos. Quem fez a época que fez, mesmo não sendo um titular absoluto, tinha razões para sentir que esta temporada iria ser aposta principal.

Isso é cultura de meritocracia, algo que falta e muito ao Benfica.

E, já agora, lá por tu achares que ele é fraco, não significa que os outros o achem e muito menos, significa que o que dizes seja a verdade!


@Bruno: Não é estúpido criticar a aposta do Enzo na esquerda depois da época que o Nolito fez. No início da temporada, porque Salvio tinha lugar cativo à direita (afinal custou 12 M€) e ainda com Javi e Witsel no centro do terreno, Enzo foi colocado à esquerda. Foi assim que jogámos em Setúbal.

O mais engraçado, é que foi o Nolito que entrou na segunda parte quem fez o gosto ao pé e dinamizou aquela ala esquerda.

Mas, lá está, quando a maioria agarra-se a afirmações e ideias como "o Enzo é muito melhor jogador que o Nolito", jamais o espanhol terá hipóteses, demonstre o que demonstrar.


@NSC: Como é que podes fazer uma avaliação desse tipo "o Ola John e o Gaitán têm estado melhor" se o Nolito nem sequer tem tempo suficiente em campo para podermos dizer isso?

15 minutos, um ou outro jogo espaçado no tempo, são os suficientes?

O Nolito, a meu ver tem sido tratado "a menos" que outros. Por exemplo, o Ola John começou a aparecer nos jogos amigáveis ainda em Setembro e creio, se não me falha a memória em Outubro. No seu primeiro, não deslumbrou, lento, algo trapalhão com a bola, nervoso, e desarticulado com o resto da equipa. Mesmo assim mereceu ser aposta e deram-lhe ainda mais minutos até que deram-lhe pouco depois a titularidade.

Já ao Nolito, não joga bem um jogo, passa imediatamente a ser encostado?!

Dois pesos e duas medidas, não?!


Bem, e tentado ver se fica claro a minha opinião... eu não sou contra o Ola John ou o Enzo. Não é isso que está em causa. Eu sou contra o facto de não se privilegiar a cultura do mérito na equipa. Eu sou contra não privilegiar a cultura da continuidade no Benfica. Eu sou contra estarmos sempre a mudar constantemente e ainda por cima sem razão aparente de fundo a não ser por simples capricho e até diria vaidade.

Para vocês terem bem a noção o meu perfil de extremo é algo como o Bale e o CR7... não tem nada a ver com o Nolito. Mesmo assim sinto-me na obrigação de o defender, pois acho deveras injusto muito do que tenho lido na internet sobre o espanhol e esta sua saída.

Para finalizar, no Porto, por mais defeitos que eles têm, e têm muitos... chegou esta temporada o Izmailov (com ou sem y... como quiserem...) que tirando o James Rodriguez é talvez o melhor "extremo" que lá têm neste momento. Mesmo, assim o Vítor Pereira não o colocou em campo assim "cá, dá essa palha"! Continuou a apostar no Defour na ala (que nem sequer é extremo de raiz!) e em Varela, dando apenas minutos finais ao russo.

Pedro disse...

"o Ola John e o Gaitán têm estado melhor"

Ei...Gaitan? A sério? Gaitan jogou bem em Braga. E fê-lo numa posição diferente do habitual. De resto tem sido uma nulidade...marcou um golo de calcanhar em Paços de Ferreira. Nolito quando jogou faz muito mais pela equipa que Gaitan até Braga (que, repito, jogou noutra posição).

"mete-se um jogador pelo que jogou na época passada ?"

Claro que não. O passado exibicional de um jogador não conta para nada. Claro que sim...É por isso que para o ano dispensamos o Lima, boa?

Anónimo disse...

O entrosamento não se ganha exclusivamente na pré-epoca. Parece haver gente que se esquece que há muitos, vários treinos por semana e que os jogadores devem jogar consoante fazem durante os treinos e não consoante o que fizeram na época anterior. E não é em Janeiro que se vai meter em jogo alguém porque esteve bem na pré-epoca.

Não concordo com a saída do Nolito mas acho compreensível. Temos alternativas.

PP disse...

@vermelho e branco: O primeiro jogo da temporada, o Jesus apostou no Bruno César como titular na posição de extremo esquerdo. Mas, foi com o Nolito em campo que criámos maior perigo à defesa bracarense. Isto é um facto.

No segundo jogo, em quem o Jesus aposta para extremo esquerdo? Exactamente... o Enzo!? Estão confusos? Eu fiquei após o jogo do Nolito frente ao Braga. De qualquer das formas, no Sado, Nolito quando entrou deu outra vida àquele flanco, vida essa que Enzo, mesmo com esforço não conseguia criar, excepto num ou noutro momento. Após pouco tempo de ter entrado, numa combinação com o mago Aimar, lá marcou o seu golinho...

Enfim, duas exibições que se privilegiasse o mérito, teriam dado a titularidade do espanhol no terceiro jogo. Mas, pasmem-se que quem foi o titular foi o Enzo.

E porquê? Porque se calhar "o Enzo é melhor jogador que o Nolito" e ponto final. Não há mais discussão...

Escrito isto, só espero que o Nolito seja muito feliz, pois bem o merece... quiçá não o voltaremos a encontrar, como adversário numa grande equipa e aí possamos interrogar como não o soubemos aproveitar? Nunca se sabe...

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Se é para rodar e se é para dar uma oportunidade ao Urreta... vamos a isso com coragem... ambos merecem esta solução!
E eu quero muito o Urreta com uma oportunidade a sério! O atleta é rapidissimo e um autentico guerreiro!

Anónimo disse...

O Nolito deste ano não é o mesmo, não tem nada que ver com aquele que vimos na época passada.

Posto isto, 600.000 euros por 6 meses parece-me brilhante.

Gosto do Nolito, era uma arma importante do plantel, mas não tem categoria para ser titular indiscutível do Benfica. Eu teria ficado com ele (se ele decidisse trabalhar e esforçar-se da mesma forma), mas quando desde Agosto parece ter a cabeça noutro sítio...

NSC disse...

Não sei como é que conseguem comparar o Nolito ao Gaitán... Sinceramente, não sei.

Pedro Veloso disse...

Pedro (do Mágico SLB) o golo do Gaitán de calcanhar por acaso até desbloqueou um jogo empatado, perto do final da primeira parte (e foi no Estoril, não em Paços), não é propriamente de desvalorizar como estás a fazer. E marcou o golo do empate contra o Porto e isolou o Cardozo no golo que ele falhou. Além do já mencionado jogaço em Braga. Pode não ser regular (e este ano até tem sido, tem estado bem nos poucos jogos que fez, porque até Dezembro quase não jogou!), mas que desequilibra acho que ninguém tem dúvidas

Anónimo disse...

"Posto isto, 600.000 euros por 6 meses parece-me brilhante."

está tudo dito! Direção faz-se dura e o presidente do granada vai a casa do "Nulito" à uma da manhã desesperado e saca de 600.000! Parabéns LFV!

rui disse...

Oh Pp eu vivo no estrangeiro so estudei em Portugal ate ao 5 ano se te achas muito esperto por me vires dar lições de Portugues então muito bom pra ti mas nao penses que isso faz de ti inteligente

Pedro disse...

Se Gaitan tivesse um pouco de Nolito nele estaria no TOP 10 mundial.

Anónimo disse...

Não joga 1 chouriço. Inconsequente. Trapalhão. Já foi tarde e o picanhas é igual. Bem despachados