quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Entrevista: Bruno Rebelo, Presidente da Casa do Benfica de Tondela

Começa hoje uma série de entrevistas que faremos a Presidentes de Casas do Benfica e, se for caso disso, a alguns dirigentes das mesmas. O Benfica tem de ser discutido, seja com opositores à actual Direcção, seja com benfiquistas que apoiam Vieira e a sua equipa. Dada a força extraordinária que as Casas têm na vida benfiquista e também no exagerado (pensamos nós) peso que têm em votações, abdicar de pensar o que elas representam e conversar com os seus dirigentes não faz qualquer sentido. 
Apelamos portanto a todos os que quiserem dar voz à sua cidade ou região e conversar connosco sobre o Benfica, que se apresentem que teremos todo o gosto nisso. Hoje, para primeira entrevista, falámos com o Presidente da Casa do Benfica de Tondela, Bruno Rebelo, que nos elucidou sobre as questões logísticas e funcionamento da Casa que dirige, sobre o contacto com a região e, claro, sobre as ideias que tem acerca do Benfica e da sua Direcção. O nosso agradecimento ao Bruno Rebelo pela disponibilidade e simpatia com que respondeu a todas as nossas perguntas.


Em Tondela, qual é a percentagem aproximada de benfiquistas?

BR: 60 %.

De há 20 anos a esta parte, a percentagem de benfiquistas tondelenses aumentou, diminuiu ou manteve-se estável? 

É relativo, no entanto julgo que se mantém estável.

Com o crescimento do clube da terra, não teme que o Benfica deixe de ser a prioridade desses benfiquistas?

O Benfica é e será sempre o nosso clube, apesar de ainda há poucos dias na deslocação ao Benfica B notou-se naturalmente o apoio ao clube da nossa terra, o que é um pouco normal.

Quantos sócios tem a Casa? E tem ideia de quantos são simultaneamente sócios do Benfica?

357 sócios da casa, e sócios do Benfica não consigo quantificar mas certamente é um numero razoavel para uma cidade do interior e que fica a 300 km do estádio.

Qual é a ligação que a Casa tem aos tondelenses, no sentido de enriquecer, promover e defender o Benfica?
 
O nosso principal objetivo sem duvida que é promover e divulgar o SL Benfica, em todas as suas vertentes. Temos a Casa aberta diariamente ao longo de todo o ano, realizamos diversas atividades relacionadas com o Benfica, mantemos os sócios atualizados e motivados para que dia após dia continuem a apoiar e enriquecer o SLB.

Qual a importância da Casa de Tondela para a convivência benfiquista na cidade?

É um ponto de encontro dos benfiquistas, mas acima de tudo dos tondelenses em geral. Todos os dias temos vários amigos que se juntam na casa. O bom ambiente, o saber receber bem é sem duvida fundamental para que o convivio seja salutar entre todos.

Há uma boa participação dos tondelenses nos projectos que a Casa promove?


Sem duvida que sim, nomeadamente nos projetos de solidariedade que realizamos em prol de instituições do concelho, como os Bombeiros de Tondela. Felizmente a familia benfiquista tondelense une-se sempre que necessário para que todos os projetos que realizámos até agora fossem um êxito.

A distância entre a cidade e o Estádio da Luz obriga a Casa a não organizar tantas idas aos jogos como idealmente pretenderiam?

Sem duvida que sim, acima de tudo pelo facto dos transportes estarem mais caros e ser dificil juntar gente suficiente para a realização dessas idas ao estádio. Apesar dos bilhetes serem em conta o preço do transporte mais o bilhete nos tempos que correm é desajustado.

Há vários relatos de dificuldades financeiras em algumas Casas do Benfica. É possível que haja Casas a mais para a realidade nacional?

Não penso assim, pois todos temos direito a ter um bocadinho do nosso Benfica, principalmente as localidades mais distantes de Lisboa, e esse espirito benfiquista deve ser vivido diariamente. Em relação às dificuldades financeiras eu próprio ainda as sinto, encontrei um passivo elevado resultante das obras na casa e passados 2 anos ainda continuo a pagar, sendo que muito em breve conseguirei, com a colaboração de todos os benfiquistas de Tondela saldar essa mesma divida. Encontrei um passivo de 15000€, neste momento a divida é inferior a 1000€.

Concorda com a difusão da mesma imagem para todas as Casas? Não se perdeu alguma originalidade e identidade que fazia das Casas lugares únicos e ligados às suas origens?

Concordo e julgo que é uma das mais valias das Casas do Benfica, no entanto, e apesar da nova imagem as casas podem ter sempre a sua própria identidade. Mas reafirmo que é um projeto excelente em prol das casas e de todos os benfiquistas espalhados pelo mundo.

Que tipos de apoios – financeiros, logísticos, merchandising, etc – recebem do Benfica?

Apoios financeiros nenhum, o merchandising sempre que precisamos temos que comprar com os respetivos descontos para as casas. Temos é uma total disponibilidade e colaboração por parte do departamento das Casas do Benfica, nomeadamente do Dr. Jorge Jacinto e Sr. Vitor Neves, em tudo o que necessitámos na realização de festas e ventos. A presença do Dr Jorge Jacinto, DIECE do Futsal, depois este ano da equipa principal de Futsal, da Benfica TV, são alguns dos aexcelentes apoios que temos tido na divulgação da casa e angariação de novos associados.

Como funciona a compra e devolução de bilhetes?

Temos várias alternativas, mas regra geral temos efetuado os pedidos diretamente ao departamento das casas do Benfica. Sempre que sobra algum bilhete os mesmos até à data têm sido sempre aceites no departamento, o que é uma mais valia para nós, senão teriamos que assumir esses encargos e se assim fosse era impensavel adquirir bilhetes.

Os dirigentes das Casas do Benfica promovem uma saudável diferença de pensamento e opinião ou a regra é apoiar o Presidente Vieira como agradecimento pelo trabalho desenvolvido nas Casas?

Posso apenas falar por mim, nunca tive, nem aceitarei qualquer tipo de pressão por parte de quem for. Sou Presidente da Casa por convicção mas porque tenho a total confiança dos sócios da minha casa. Defenderei sempre e em qualquer lugar a instituição SL Benfica, não defendo pessoas independentemente de ser apoiante ou não. Estou há mais de 2 anos à frente da Casa de Tondela e diretores dos Benfica julgo que apenas falei por telefone 1 vez com o Dr. Domingos Lima, tudo o resto como disse anteriormente apenas contacto com o departamento das casas e muito bem tratado tenho sido.

E com outros Presidentes de Casas? Conhece algum episódio de pressão institucional?

A Casa de TOndela faz parte da zona Beira Alta / Viseu, onde diversas casas desta região se reunem por diversas vezes para debatermos varios assuntos relacionados com as Casas mas também do Benfica´. Até à data e participei na maioria dessas reuniões nunca nenhuma das casas participantes referiu algo do género.

Apoiará Vieira nas próximas eleições?

Certamente no momento oportuno decidirei o meu apoio pessoal bem como o da Casa de Tondela e esse terá que ser decidido pela direção. Julgo não estarem reunidas as condições para se tomar uma decisão de imediato. Presidente LF Vieira vai-se recandidatar? haverá mais candidatos?

Parece clara a recandidatura de Vieira e muito provável a inexistência de oposição. Se LFV for o único candidato, depositará nele o seu voto ou, por descontentamento, votará em branco?

Como disse há pouco ainda não posso sem reunir com a minha direção assumir qualquer tipo de apoio. No entanto e caso fosse o caso de ser o unico candidato, não vejo a razao para votar em branco, a não ser destabilizar o clube.

Como é definido o sentido de voto das Casas? Os sócios participam ou é decidido pelo Presidente, sem consulta aos restantes membros?

Desde o primeiro dia que entrei como Presidente disse que todas as decisões da Casa de Tondela iriam ser tomadas por maioria. Assim tem sido sempre, e será na hora de decidir o sentido de voto, quer eu concorde ou não. Se confio no grupo que me acompanha diariamente, não os poderei trair num momento tão importante como este. A minha opinião será dada a conhecer e depois disso decidiremos entre todos o que julgamos melhor para o Benfica. E estou certo que a minha direção saberá escolher o melhor. E certamente estaremos abertos a ouvir todas as propostas e projetos que possam aparecer

Falou em desestabilização se a opção for pelo voto em branco. Não considera que a manutenção de um Presidente que, em 10 anos, faliu moral, desportiva e financeiramente o Benfica é bem pior do que a procura por uma alternativa?

Naturalmente são opiniões e todos temos direito de julgar o que se passou nestes anos. A mim pessoalmente custa-me apenas termos ganho 2 titulos nacionais como é normal. Mas em contrapartida podemos realçar o regresso às vitórias das modalidades amadoras, sabendo que apesar de vibrarmos com elas não são aquilo que mais nos move no seio benfiquista, o Futebol esse sim é que nos alimenta o ego. A nivel moral não creio que estejamos assim tão mal, o Benfica voltou aos grandes palcos da europa, somos falados e respeitados por todo o Mundo. Já a nivel financeiro e não quero entrar muito por este campo pois não estou completamente por dentro do mesmo, é claro e evidente que o passivo não nos orgulha, mas nem tudo podem ser mar de rosas. Soluções? Vamos esperar serenamente para ouvir as novas ideias e propostas do actual Presidente e quem sabe de outros candidatos.

No plamo moral, referia-me a vários episódios nefastos para a história democrática do Benfica, particularmente a antecipação das eleições em 2009, para evitar concorrência. Esta acção merece-lhe algum comentário?

Não pois não sei ao certo toda a história, apenas espero que estas próximas eleições se realizem com o maior respeito e que democraticamente seja eleito o presidente de todos os benfiquistas.

Uma Casa acabada de inaugurar tem direito a 50 votos?

Segundo os estatutos sim, cada casa tem direito a 50 votos.

Acha justo que uma Casa acabada de inaugurar tenha direito a mais votos que muitos sócios?

Estatutariamente é o previsto, posso no entanto achar que a quantidade de votos podia ser mais equilibrada entre todos

Quem dirige as Casas tem direito a quantos votos independentemente dos anos de sócio?
 
Eu apenas tenho direito ao voto como sócio do Benfica, e 50 votos da Casa do Benfica, de resto nada mais

Quem define que uma Casa deve existir? Quantos membros tem de ter? Quem fiscaliza a Casa e o número de membros? Posso abrir uma Casa no meu bairro?

Existem estatutos próprios do Benfica que são bastantes explicitos. Existem condiçoes e requisitos necessários. A fiscalização é efetuada anualmente através do envio do realório de contas, plano de atividades e relatório das mesmas que enviamos no inicio da cada ano após aprovação das contas em AG da Casa.

Não corremos o risco de instrumentalizar as Casas como braço armado do Presidente do Clube e fragilizar a histórica democraticidade benfiquista?

Não creio, eu fui eleito pelos sócios da Casa de Tondela e não pelo Presidente do clube, cumpro com o necessário para ser presidente da casa. Como lhe disse, não sofri, não sofro e nem sofrerei pressões de qualquer tipo, também sei que a Casa de Tondela apesar de se pequena, mas das mais antigas, n.º 40 saberá agir sempre em consiência.

O que pensa enquanto Presidente de uma Casa do Benfica do e-mail que receberam a solicitar a presença obrigatória num jantar que foi feito de apoio a uma Candidatura de LFV, ou pelo menos a terem de enviar uma mensagem de apoio e uma bandeira da Casa a manifestar esse apoio mesmo aqueles que não apoiam LFV? Acha que um Benfica Democrático se revê nessa situação?

Solicitar a presença obrigatória? A Casa de Tondela não esteve representada por nenhum elemento. O Benfica é e sempre será um clube do povo, onde a liberdade de expressão foi sempre aceite. A democracia deste clube prende-se com o facto de todos nós termos direito a opinar livremente

Este Benfica preenche-o, como adepto?

Não de todo, como adepto quero um benfica que vença cada vez mais, que jogue bem e dê espetáculo, que seja o nosso Benfica.

Acha que LFV tem capacidade de devolver os títulos de Campeão Nacional regularmente ao Benfica?

Assim espero e que seja já este ano o inicio dessa regularidade. o LFV ou qualquer outro Presidente do Benfica deve ter essa capacidade naturalmente, não fosse apenas e só o Presidente do Maior Clube do Mundo. Também sei que por vezes as coisas não correm da maneira que foram planeadas nem estruturadas. Mas com os sócios que temos, com os adeptos e simpatizantes, com o nosso património, certamente iremos entrar no periodo impar da nossa história, eu acredito.

Qual a razão para que haja tão pouca oposição visível?

Não faço ideia, eu continuo a achar que a boa oposição é sempre salutar.

Se tivesse de escolher uma figura para suceder a Vieira, quem seria?

Não adianto nomes, pois não gosto de fazer futurologia, e como já referi prefiro além do nome os projetos e as ideias para o clube

«As Casas do Benfica do país, que são cerca de trezentas, vão organizar-se para combater isto. O que se viu ontem na assembleia foi um grupo organizado, não sei por quem, para desestabilizar o Benfica». Revê-se nas palavras de Fernando Valente? E acha que vão no sentido da tal liberdade de opinião de que fala?

Cada casa, cada sócio deve expressar-se livremente e nunca por nunca devemos ir atrás de algo ou alguém sem ter plena consciência do que queremos. Se tivermos de ir que seja de forma clara e objetiva. Isso sim é a liberdade de opinião, saber o que queremos e quem queremos

Então discorda da ideia de um orquestrado apoio a Vieira por todas as Casas, como quer Valente?

Nunca fui do tipo de "Maria vai com as outras", como lhe disse ainda não decidimos nada em relação a esta eleição, mas se o fizer sérá por objetivos concretos e definidos, sabendo que tipo de apoio. Não basta alguem se lembrar e vamos todos apoiar A ou B, e cá vamos todos. Tenho plena consciência que a ser assim haverá antes um boa informação e divulgação desse apoio para que as casas possam decidir em conformidade.

Mas Valente, sem essa "boa informação e divulgação desse apoio", já assumiu que as Casas vão todas apoiar Vieira. Está a mentir?

Não posso adiantar o tipo de apoios que poderá já ter e se teve essa informção prévia, posso apenas adiantar que da nossa parte ainda não sabemos de nada.

6 comentários:

Viriato de Viseu disse...

Boa iniciativa e boa entrevista.

Tondela é terra de muitos e indefectíveis Benfiquistas !!!

Luis Rosario disse...

Obrigado Ricardo e Obrigado Bruno Rebelo!

Unknown disse...

Antes dos insultos habituais aparecerem, informa-se que as perguntas foram deixadas no facebook do Ontem, pelos leitores

Minha Chama disse...

Perpicaz este Bruno Rebelo. Sempre vertical na expressão daquilo que pensa.

Educado e com uma certa sapiencia a enviar uns recados/umas indirectas.

Boa entrevista, vou guardar.

Obrigado claro

CondedeVimioso disse...


As casa do Benfica são uma das meninas dos meus olhos.

De Santarem para cima conhecerei à volta de 80% das Casa e já falei algumas vezes com o Bruno, um jovem Presidente da C.B. em Tondela de que um seu tio foi o fundador e de quem sou muito amigo.

Como ele diz a candidatura a apoiar
terá de ser decidida por maioria em reunião de Direcção.

Quanto a essa reunião de casas li e ouvi um conhecido sócio do Benfica presente nesse evento, penso que em Pombal, dizer que estavam ali as casa todas.

Redonda mentira pois tive oportunidade de checar que nem metade estivera, e num raio de poucos kms onde existem 5 casas só esteve uma.

Por aqui vemos como funciona a propaganda do Viera.

Ramiro Lopes disse...

Boa entrevista.
Espero por mais.