domingo, 1 de abril de 2012

O adepto indignado e preocupado com o trânsito

"Cada um sente o Benfica à sua maneira" é uma verdade um bocado estúpida. Sim, é óbvio que o benfiquismo de cada um é único e intransmissível por inteiro. Mas há benfiquismo e benfiquismo. E não, nem todos são do Benfica da mesma maneira nem dão ao clube o mesmo. 

Assistir a uma horda de mentecaptos, mais preocupados com o trânsito do que com um jogo fundamental para o título, dirigir-se para a saída aos 89 minutos é digno de um arraial de porrada. Afinal, era Sábado, logo totalmente compreensível a preocupação em chegar cedo a casa, não vá o patrão no dia a seguir ver as nossas olheiras. Gostava de juntá-los a todos num espaço grande, solarengo, arejado, se possível com uma parede larga onde os pudesse encostar e dar a ordem: "tiro!". E aquele último esgar de benfiquismo - que já é tão pouco - a escorrer-lhes pelo corpo abaixo. 

Não deixa de ser interessante que estas acções - entre as quais, um silêncio sepulcral durante 90 minutos, o mandar calar quem canta e apoia e o constante assobio aos nossos jogadores - só surgem quando a Luz ultrapassa aquele número mágico dos indefectíveis: 30.000 a 35.000 adeptos. 

Estes 20.000 extra são os que vão ver o Porto, o Sporting, o Braga e alguns jogos da Champions. O Benfica não é suficiente razão para irem assistir aos jogos - o adversário é. E, como estão desabituados, acham-se no direito de ficarem indignados com tudo. Afinal - e cite-se - "venho ver a bola para isto? pago o meu bilhete para esta palhaçada? já cá venho poucas vezes e assim é que nunca mais cá ponho os pés!". E vai-se embora com o Benfica empatado a precisar de um último grito, um último canto, um último empurrão para o golo.

Espero que tenham sido muito felizes quando, a descer as escadas, ouviram um tremor de terra. Palhaços do caralho.


PS1 - Sobre o jogo, o que dizer? Mais do mesmo. Mau futebol, nenhuma solução credível na construção de jogo, apatia, equipa partida em dois blocos, nenhum entrosamento. Tivemos sorte, desta vez entrou. Noutras iguais não entrou. O Benfica actual é isto: não faz por vencer, pode vencer. Por acaso, por sorte, por algum rasgo individual (obrigado, Gaitán), mas não é uma equipa. E, como tal, não vai ganhar os próximos 5 jogos. Muito dificilmente seremos campeões.

PS2 - Que mariquice foi aquela de aplaudir a entrada do Nuno Gomes quando estávamos com o jogo tremido?

PS3 - Capdevila. É só isto. Capdevila.

31 comentários:

Pedro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Armando disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Constantino disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
djeiti disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sangue Vermelho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rfa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Duarte disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo disse...

Desculpem-me os educados comentadores que aqui vieram mas houve aqui um erro e foi tudo apagado.

Aos outros - filhos da puta, teimosos e leitores ambíguos -, nada a acrescentar.

JC disse...

Eu, novato e nabo a mexer no blogguer, me confesso: pus-me a brincar com o que não devia e apaguei inadvertidamente os comentários dos últimos 4 posts. As minha desculpas a todos os tinham por ali valorosas contribuições.

Apresentei a carta de demissão aos donos do blogue que, simpaticamente, rejeitaram. Mas dizem que de agora em diante estarão de olho em mim.

Anónimo disse...

Ricardo,
Estou de acordo com quase tudo.
Obviamente que não é por termos ganho sabado (a uma óptima equipa) que acho que devemos passar a estar euforicos, vamos ganhar tudo, etc... Mas acho que esta vitoria transmite uma força animica grande à equipa, uma especie de "nitro", ou "vida extra" e julgo que podes estar a menosprezar esse efeito.
Se vencermos em Alvalade, algo que temos feito tantas vezes nos ultimos anos, ficamos em optima posição, porque nao acredito que o FCP vença em Braga, Madeira e SCP e o nosso calendario é mais facil.
É verdade que dependemos das falhas do FCP, mas a verdade é que eles este ano têm falhado mais que acertado.
Estou moderadamente optimista e não me sinto um tolo por isso.
Espero que compreendas este desabafo cheio de mixed feelings... :)
Abraço,
PN

PS: Cap. Confere

freddyslb disse...

A 200% contigo Ricardo! É tudo isto mais a basofia que ja cagamos na boca dos sapos mesmo sem jogar com eles... esperem por segunda-feira e verao os gajos bem "injetados" a fazer o jogo das suas vidas!!!

Vitto Vendetta disse...

Eu tou p'ra ver é quando me convidas a ir à casa do benfica de Abrantes pagar um copo.

Anónimo disse...

Temos de ser humildes e n ser ingratos e agradecer tudo o que o nuno gomes fez pelo benfica. em duas epocas, jesus apostou mais em jaras e kardecs do que num homem da casa. receber bem o nuno gomes pq ele merece.

Ricardo disse...

PN, tens razão: a vitória, pelo dramatismo e último esgar, pode ter trazido alguma alma à equipa para os próximos jogos. Contemos com isso, visto que em termos tácticos e físicos a equipa está desgraçada. Que haja ao menos o lado mental para os próximos 7 jogos. Ou pelo menos para os 5 que faltam do campeonato. Parece-me que se ganharmos em Alvalade - o que será extremamente difícil, ao contrário de algumas ideias de facilitismo que leio por aí - temos o caminho aberto para o título. O Porto ainda perderá pontos. Se ganharmos todos os jogos, seremos campeões. Mas confesso que não acredito que os ganharemos. Mas sonho, claro. Todos sonhamos. Só queremos Marquês daqui a um mês. Abraço.

Freddy, o Sporting fará - como sempre - o jogo da sua vida contra nós. Esperemos que a Ucrânia os quebre física e mentalmente.

Vitto, a Casa do Benfica de Abrantes que é na... Chainça. É uma questão de combinarmos. Devo ir para aí ainda esta semana.

Anónimo, a minha questão prende-se com o momento do aplauso. Terem aplaudido antes e no final do jogo, compreendo, embora eu não o tenha feito. A 10 minutos do fim de um jogo fundamental, antes de um livre perigosíssimo - que deu golo - é que acho um bocado estúpido estar a aplaudir um adversário. Mas, enfim, a Luz deixou de ser o Inferno para ser uma passeio para os outros. Não contem é comigo para essas palhaçadas.

POC disse...

Obrigado Gaitán é o caralho. Obrigado se ele lutasse em registo de serviço mínimo. Mas nem isso ele faz.
Fez uma jogada muito boa no fim, mas é uma vergonha ver alguém que despreza o Clube a jogar jogo após jogo.

Sobre o resto, não jogamos grande coisa. Os jogadores já estão fartos de Jesus. Já ninguém é espremido, já não sai o melhor de cada um. Sai o normal de cada um.

3ª época de Jesus, 3ª época a chegarmos, desde Março, em condições deploráveis às decisões. Até no ano do título foi assim.
E quando ele passou por braga foi igual.

Mantenho a esperança, sempre. E estou sempre presente. Mas não acredito, em virtude da teimosia do treinador.

Anónimo disse...

Para quem apoia tanto o clube como dizes que apoias,e tanto falas mal de quem saí mais cedo ou então só assobia a equipa,tens que olhar mais para o que escreves e o teu descredito para com a equipa é tão mau como aqueles que saiem mais cedo do estádio ou mesmo assobiam a equipa.Ser benfica é estar sempre presente e defender sem pre os nossos mesmo que estes não estejam no melhor momento!!!Abraço

anauel disse...

PS1. Parece-me que também tu, de certa maneira, estás a sair de jogo uns minutos antes. ;) Faltam 5 jogos. Estamos a 1 ponto. Será que não é possível que achemos possível? Não é de ficar até ao fim?

PS2. Confesso que, num impulso tipicamente pavloviano, assim que ouvi esse aplauso nascer cheguei a esboçar umas 3 palmas, mas logo me calei. Foi absurdo.

PS3. Sim. A diferença, senhores, a diferença. Que é ter lado esquerdo. Que é começar jogos com 11 em campo.



Este jogo não vos fez lembrar o jogo do ano passado com o Marítimo? Mesmo resultado, os 3 golos todos nos últimos 20 minutos. O golo da vitória nos descontos. Caramba, a mesma energia louca no banco, no relvado, nas bancadas. O ano passado ficámos ainda a 8 pontos. Este ano a apenas 1. Eu acredito. Mesmo jogando pouco, como dizes (e eu, por vezes, concordo).

Abraço.

Anónimo disse...

Ricardo,
Eu percebo todos os teus pontos. Não acho que "batas por bater", aqui no blog, que sigo diariamente.
Nao ha duvida que hoje, o Benfica está de rastos, faz tudo em esforço e vai ser dificil resistir até ao fim da época e chegar na frente.
Mas eu continuo a achar que o SBL tem o melhor plantel da liga e o factor mental, somado as suas individualidades e ao calendario mais dificil dos outros, vai chegar para cruzar a meta primeiro.
Mas nao me iludo. Esta boa vitoria com o Braga, marca o fim de um ciclo, o ciclo de JJ, de quem confesso, sempre gostei muito. Até digo mais, foi ele e a forma como ele pôs o Benfica a jogar que me fez ser sócio e acompanhar todos os jogos no Estádio. Eu, que sempre adorei o Benfica mas que tinha jurado a mim mesmo que nunca havia de ser sócio, porque desde a minha idade adulta (Sou de 77) que considerava que o Benfica era mal liderado na presidencia, o que mantenho.
Voltando a JJ: O Benfica nao pode ter um treinador que se põe em bicos dos pés na Flash, a reclamar méritos. Que ele é vaidoso já sabiamos, mas tudo tem limites e ficou-lhe mal reclamar pra si o golo da vitoria. Mas, muito mal.
E ainda a questao Capdevilla. O espanhol provou que é razoavel. O que parecendo que não, é melhor do que ser uma bela merda. O que me leva a endeusar Cap (como é que ele aguentou 1 ano inteiro a aturar ser ultrapassado por aquele perna de pau sem abrir a boca?) e a perguntar polida e justificadamente ao treinador: Mas que merda é esta JJ?
Vamos dar todo o apoio a JJ até ao fim da época, mas nessa altura será o momento, independentemente dos resultados, de agradecer os serviços de JJ e trocar de treinador. Confesso que nao vejo um sucessor em Portugal e gostava muito de ver o Sr Michel Preud'Homme voltar à Luz.
Abraço,
PN

Para lá do Cú de Judas disse...

Um pequeno reparo. A casa do Benfica, de Abrantes, não é na Chainça, é em Alferrarede! :D

Ricardo disse...

Sangue vermelho, não chamei "filho da puta" a quem discordou de mim, chamei "filho da puta" a quem me insultou. "Pequenino" é um ser como tu que nem isso entende e vem fazer de moralista para cima dos outros. A tua mão não tem culpa nenhuma, como é evidente. A estupidez é mesmo toda tua.

Ricardo disse...

Certíssimo, cu de judas. A antiga é que era. Esta está ali no limbo.

Ricardo disse...

Fui ver a morada exacta. Afinal é mesmo Chainça. Mas o que interessa é que está muito longe de Abrantes. Apesar de ser lindíssima, das mais bonitas que já vi.

Lexana disse...

Ricardo .... finalmente vejo escrito por alguém algo que eu sinto... Amo o Benfica, massacro-me por não ir mais vezes ao estádio e assumo o conformismo estúpido pelo trabalho de pegar no carro e sozinha ir a labuta de encontrar um lugar para estacionar e voltar para casa, de facto sempre que lá estou sinto-me em casa e questiono a minha sanidade mental... tipo.. isto, este sentimento, o sentimento BENFICA vale todo o "trabalho" de levantar o rabo do sofá (desculpa a expressão) e combater a obesidade e apatia!
Pessoalmente até gostaria de ver os jogos na central mas (sorry não há paciência para...) oh menina tá a sentar... desculpe, não grite tanto, sente mas é o rabo que eu paguei bilhete para ver o jogo (sim... eu paguei o mesmo e por isso que está mesmo atrás de mim alô... e paguei bilhete para estar no estádio a dar força ao Benfica e não a cadeira.. para isso tinha ido ao Ikea...) por isso sempre que vou é para onde me identifico... claque..
Não querendo alongar-me visto isto ser apenas um comentário.. mas os 20.000 extras também me consomem..
Devo confessar que dos 3 P.S. eu concordo com... os três! Sim sou Benfiquista, acima de tudo o nosso Benfica mas .. por favor há que admitir as falhas que a equipe tem, só assim se corrigem, mas pff não assobiem em campo .. vão aos treinos, qualquer coisa mas mostrar isso ao adversário???
Palmas ao N.Gomes?? WTF ?? Estamos a falar do mesmo NG que falou do Javi Garcia ?? Quando este último não chamou branco ao Alan?? Come on... digamos que o Alan não dava para publicidade à lixivia e se tem algo contra isso devia queixar-se era aos próprios pais! Por isso para mim não haveria palmas mas assobios porque há que defender aqueles que suam pela nossa camisola!
Capdevila .. pode não ser herói mas... até eu era melhor no lugar do Emerson!!!
Parabens pelo Blog, continuem assim, não conhecia mas passarei a seguir!!

zzay disse...

Re-escrevo o que foi apagado

Tive o privilégio de adquirir um título fundador em 2003 e como tal tenho ido ver todos os jogos em casa do nosso clube. Posso afirmar que desde de 2003 há um tipo que se senta ao meu lado que nunca viu o apito do final do jogo. Nem mesmo do ano em que fomos campeões!
Sempre me interroguei no porquê desta atitude parva! Um gajo preocupa-se com o trânsito? Faz parte da festa!
Eu só saio do meu lugar depois dos jogadores recolherem às cabines.