quinta-feira, 15 de março de 2012

O que importa é o Benfica (mas se puder ser uma ilha mediterrânica tanto melhor)

Uns fazem planos sobre a viagem, escolhendo o adversário pelo valor que custará chegar até à cidade onde ele joga. Londres, claro, é a preferência óbvia, embora Madrid e até mesmo Barcelona agitem o coração daqueles que já imaginam uma road trip por terras castelhanas, com muito fumo, bebida, cabelos ao vento, guitarras, suor, estações de serviço e, para os amantes, muito presunto.

Outros, sem capacidades económicas que lhes permitam sair da Falagueira, olham as equipas com os seus próprios naturais e legítimos preconceitos: "APOEL não quero, porque o Benfica dá-se bem é com grandes equipas, com equipas mais fracas normalmente arma-se em forte e dá merda". Preferem por isso largos voos e vinganças: "Está na altura de vingarmos o Milan e o Bayern, é este ano!" ou então escolhem clientes com os quais saímos sempre a ganhar: "vai calhar o Marselha, que é para os eliminarmos pela terceira vez consecutiva. Detesto franceses!". 

Cada um tem as suas teorias, os seus pontos de vista, os seus ãngulos de onde olha com um olhar admiravelmente irracional. Não se lhe pede outra coisa, de resto. O simples facto de passarmos duas semanas a imaginar um sorteio e suas idiossincrasias no qual não teremos o mínimo poder de acção é já e sê-lo-á sempre a suprema prova de que o adepto não bate bem da tola. Como se, pensando com muita força no adversário que queremos que saia ao Benfica, as bolas rodem e sejam escolhidas como nós queremos. 

"Se eu rezar aos santinhos todos"; "se eu não fizer a barba..."; "O que eu preciso é contar até 100 baixinho e depois dos 100 para o 0 em voz alta"; "Ainda ontem vi uma reportagem sobre Nicósia, vai sair-nos o APOEL"; "tenho amigos em Marselha, tenho a certeza de que o Benfica não lhe escapa"; "já disse no emprego e apostei 5 euros: vai sair o Milan. Eu nunca falho". Exceptuando quando falha. Mas quando falha, o adepto esquece, começa a pensar noutra coisa, lembra-se de ir arrumar a mesa da cozinha ou limpar as hastes dos óculos. Já quando acerta, escreve na memória a letras garrafais o momento, conta aos amigos, jura a história à mulher e passará a vida toda a contar que um dia acertou no nome do adversário que queria para o Benfica. E acrescentará, convicto: "eu nunca falho". E o mais bonito de tudo é que ele acredita mesmo que nunca falha.

Ora, por mim que nestas coisas sou bastante badalhoco - e que portanto irei a qualquer lado que calhar no sorteio -, tenho dois pensamentos principais: o Benfica e a viagem. A prioridade tem de ser sempre o clube e não a minha satisfação pessoal, embora possamos juntar as duas premissas. Nesse sentido, Nicósia será um lugar aprazível, simpático, agradável, bonito, tendencialmente mais fácil para o Benfica (apesar daquele ambiente monstruoso que eles lá têm, que é o triplo do ambiente que temos no nosso estádio embora eles tenham um terço das pessoas que nós temos na Luz). Mais caro, é certo, mas faço o favor de não protestar, tendo em conta que para o clube seria um bom sorteio e para mim uma viagem a um lugar que já há algum tempo ando a olhar de esguelha, pensativo. "Hmmm... e se?". Espero que o "se" seja "sim" daqui a umas horas. Dormirei em Famagusta.

No resto, desportivamente prefiro por esta ordem: Marselha, Chelsea, Milan, Bayern, Real, Barcelona. 

E, no que a bem-bom diz respeito, tenho estas prioridades geográficas: Nicósia, Munique, Londres, Marselha, Milão, Barcelona, Madrid. 


Mas, como eu nunca me engano nestas coisas, tenho a certeza de que sairá o Milan.

18 comentários:

LDP disse...

Se sair o Milan tens aqui uma garrafa da melhor grappa á tua espera.

Constantino disse...

A nivel futebolistico, ja aqui o disse, gostava de cortar o cabelo ao Ibrahimovic que aquilo já é coisa para criar bicho por todo o lado. Até já o Taribo West acha que aquilo é abuso...

Do ponto de vista pessoal e no que respeita a viagem, preferia o Flamengo.... ou o Antofagasta e depois ia de carro até ao Rio. Não vou ser especialemnte exigente neste ponto. Aliás, se puderem arrefecer por ai uma bola do Boca Juniores, eu dispenso desde já 20 euros do meu bolso para dar à Heidi Klum para ela sacar a bolinha que lhe arrepia a espinha e emparelha-la com o Glórias (atenção, bolinha que lhe arrepia a espinha não tem nada a ver com os testiculos daquele rapaz com a cara toda em obras... e pensar que o rufai preenchia requisitos minimos para dar uma volta com a Heidi...).

Munique? Só se for para fazer já o treino de adaptação ao relvado para a final.

Abraço

Joase disse...

hehehe...

Eu estou como tu....venha quem vier lá estarei.
Nicósia era bom por tudo, menos pelo preço. Londres era bom por tudo incluindo o preço.

Mas venha quem vier, seja onde for, certo certo, é que as papoilas saltitantes lá estarão em força. E eu serei uma delas.

Carrega Benfica.

SteveBenfica disse...

Se realmente dormires em Famagusta, seria bom sinal, quereria dizer que, provavelmente, estaria a dormir lá também :)

Ricardo disse...

LDP, a partir da hora em que sair o adversário, estarei a marcar viagem. Se for Milão, tenho casa?

Constantino, curiosamente já fiz Rio-Antofagasta de autocarro. Já Famagusta-Nicósia é que ainda não.

Munique por tudo e mais alguma coisa. Apetece-me conhecer a Alemanha, as suas cervejas e os seus rolos de carne horríveis. Largar o Sul por uns momentos. Abraço.

Steve, é contigo que estou a contar:)

LDP disse...

Terás um colchão cheio de pulgas, mas terás.

Águia Preocupada disse...

O meu feeling diz-me que será o Milan! É um histórico que me agrada. Reprovaria de imediato Real Madri e Barcelona. Venha a sorte que vier, temos que fazer jogos perfeitos para alcançarmos o êxito que tanto desejamos. Eu tenho esperança!

Mr. Shankly disse...

"Munique por tudo e mais alguma coisa. Apetece-me conhecer a Alemanha, as suas cervejas e os seus rolos de carne horríveis. Largar o Sul por uns momentos. Abraço."
Pá, Munique é no Sul ;) E é um espanto, vale bem a pena. Se tiveres tempo de ir a Salzburgo (tenho ideia que são uns 100, 150 kms), vai. Além de ser uma cidade linda, foi palco de um dos mais divertidos episódios europeus dos lagartos.

Em relação ao sorteio, APOEL, OM, Chelsea, Bayern, Milan, Real, Barça. Mas só temos hipóteses com os primeiros 3.
Pensando melhor, troco o Bayern com o Milan. A final é lá e a UEFA não os deve querer de fora já nos quartos.

Constantino disse...

Ricardo,

Quando era mái novo, ao domingo à tarde dava no desporto 2 os golos dos campeonatos europeus e sul americanos. Lembro-me de ver os resumos da Serie A do grande Milan com aquele grafismo vertical do lado esquerdo do ecrã, se não me engano com um relógio a marcar o tempo de jogo. Mas a coisa que mais me ficou na memoria eram os resumos do Campeonato Chileno com nomes como Antofagasta, O'Higgins, Cobreloa, Palestino etc. De cada vez que oiço estes nomes, recuo 20 anos e pego nos Playmobils.

Cosme Damião disse...

O que me anda a tirar horas de sono não é o adversário mas o jogarmos o jogo da 2ª mão entre a recepção ao Braga e a deslocação aos Viscondes de Alvalade. Por isso preocupa-me mais se jogamos em casa ou fora na 2ª mão. É como se costuma dizer "cada doido (pelo Benfica) com a sua mania"

Ricardo disse...

Chega-me bem. A grappa fará por esquecer as terríveis condições sanitárias.

Esperança não morre, Águia. Mesmo quando havia King, Paredão e outros que tais.

Shankly, se conseguisse, estando em Munique, ir a Salzburgo seria luxo. Pode ser que sim. Esperemos para ver qual o destino.

Tens de ir lá, Constantino. O Chile é impagável. Esse relógio italiano com os pontinhos era fantástico. Um clássico.

Cosme, tens toda a razão. É fundamental jogarmos em casa na 2ª volta. Pela vantagem que dá na eliminatória e para evitarmos uma viagem entre esses dois jogos tão importantes. Vamoláver.

Unknown disse...

O que eu desejo mesmo para amanhã, e mais do que qualquer Nicosia, ou o Raioqueosparta, pois um desses estará certo, e comigo lá presente, são mesmo os 3 pontinhos com o Beira Mar...

Ou algum de vocês troca os 3 pontinhos de manhã, desde que se livre de voltar ás Ramblas?!?!

Bora lá pensar no que importa pá... Grande abraço a todos!

DeVante disse...

"Mas quando falha, o adepto esquece, começa a pensar noutra coisa, lembra-se de ir arrumar a mesa da cozinha ou limpar as hastes dos óculos."

Isto lembra-me os comentadores da SportTV quando um jogador adversário comete falta sobre um do Benfica e o árbitro não assinala. Quando aparece a repetição (e são raras as vezes), começam a falar sobre outros jogos, sobre a competitividade do campeonato, sobre a tática e outras merdas...

Mario Rui disse...

Por mim vinha o Chelsea! Para o Bem e para o mal...é o Chelsea. E quer me parecer que estão ao nosso alcance. Menos ao alcance, mas mais do mesmo, era o Milão.
Por falar em Italianos e se bem me lembro, Constantino e Ricardo, foi no Itália 90 do Tóto Squillaci, que apareceram esses gráficos e que depois continuaram nos resumos do campeonato deles. Domenica Sportiva na RAI UNO, com a Raffaela Carra a abrilhantar a coisa!
Ricardo, só não te posso dar guarida por duas razões...vivo na Escócia, que convenhamos, está a modos que longe de Londres, e nessa altura vou estar aí de férias. Já tou a pensar na bela sande de courato e bejeca aí a um passo da Catedral e dois de casa.
Abraço

Marciano disse...

Nazis!

Unknown disse...

Estive em conversações com os professores bambo e karamba e asseguraram-me que as estrelas, ou os búzios ou as cartas ou lá o que quer que seja que usam indicaram os seguintes jogos para os 1/4:
benfica-apoel
chelsea-marselha
milan-bayern
real-barcelona
e para as 1/2:
marselha-benfica
bayern-barcelona
sendo que a final será:
Barcelona 3 Benfica 4 após prolongamento

João aka.. João disse...

O meu eterno pessimismo diz-me que irá ser o Barcelona :(

PS: e na melhor das hipóteses o Real Madrid... :s

Unknown disse...

tenho que pedir o dinheiro da consulta de volta pois não acertaram um único jogo