terça-feira, 1 de novembro de 2011

Eu sou do Benfica

Não me lembro da primeira vez em que me senti do Benfica - faço parte do núcleo duro daqueles cuja memória não aprofunda os interstícios do pueril. Deve ter sido com o eco do túnel à saída de um qualquer jogo, entre cimento, vozearia, calor e bandeiras de paus lascados por naifas desafinadas.

Percorria o caminho, desde o levantar o cu do betão frio e estridente até ao carro, com as pernas alavancadas nos ombros do meu Pai, como um pequeno Rei acenando à plebe em euforia.

O que sei é que, entre amores, saudades, memórias, encantos, desencantos, desesperos e inutilidades, me sinto do Benfica como não me sinto de outra tara qualquer. Amo, claro, as pessoas e as coisas; tenho, até - se é possível -, ternura por seres e momentos indizíveis, mas sinto, sobretudo, o meu sangue entregue a uma entidade sem corpo físico - é o Benfica e não se soletra.

Se vasculhar entre sonhos, actividades paranormais e sombras chinesas é possível que descubra indícios da nascente mas nada explica - e ainda bem - que eu seja, sem vírgulas, acentos, preposições, pura e simplesmente do Benfica.

Há o meu Pai - há sempre o meu Pai -, há a Catedral - a antiga,a fonte -, há gente em ternuras, cozinhados e bebedeiras; há o golo e o Veloso com uma camisola que levava os corações antigos e cheios de todos os que sangraram Cosme Damião.

Há estar aqui hoje, a destilar cinzas e gin num cinzeiro com o símbolo do Benfica.

Eu sou do Benfica e vocês? 

6 comentários:

Anónimo disse...

Tão bom! Também não sei porque sou do Benfica, sou e pronto.

Luis Rosario disse...

Somos iguais, menos no cinzeiro

SLB4EVER disse...

Sou e mesmo indo ao fundo do baú das memórias não tenho consciencia do que me fez dar o clique! (talvez com hipnose vá lá)
Sei que tal feliz acontecimento deu-se próximo do mundial do México e que entre este evento e as coleções de cromos e calendários deve estar a resposta. De qq forma basta-me ser e saber que não á retorno!
Um bom gin tónico e umas passas enquanto se assiste ao glorioso não tem preço!

Vladimir Kaspov disse...

Também não me lembro desde quando, e ainda bem, é assim a melhor forma de o recordar.

Viva o Benfica.

Constantino disse...

Ricardo,

Penso que a principal caracteristica distintiva dum bom benfiquista é essa mesmo: não saber o onde, o quando, nem o porquê de ser adepto Glorioso. Se te perguntarem: "quando foi a primeira vez que pensaste", tambem não sabes responder o onde, o quando nem o porquê desse momento. O outro dizia que "penso logo existo" mas apenas o dizia porque não era do SLB (devia ser do valenciennes o filisteu). Caso fosse certamente diria "benfiquista, logo...existo". Agora, dizes tu: se não fossemos benfiquistas tambem pensavamos? É provavel que sim, mas só pensavamos em merda e aqui aplicava-se o "se é para isto, mais vale ser djaló (que em crioulo quer dizer ameba)".

Abraço

Hattori Hanzo disse...

Eu já nasci do clube. Aos 3/4 anos já ia aos jogos e tinha cativo. Assim era difícil dizer não. Sabia que o que interessava eram aquelas camisolas vermelhas, mesmo quando o Benfica jogava de branco eu apoiava os de vermelho (sabia lá naquela idade que o glorioso não jogava sempre com essa cor. Como resultado acabava por ver dois gajos altos e louros de vez em quando a jogar na "equipa adversária", que equipava de branco).