domingo, 18 de setembro de 2011

A fundação do SLB e o mais redondo oportunismo militante

Quando há tempos escrevi sobre os “noyaux”, não imaginaria regressar tão depressa à antropologia cultural do micro mundo sportinguista e das pequenas chatices. E como Ricardo está indisponível, alguém tem que tratar do expediente, segurar as pontas, como soe dizer-se.

Trata-se da data de fundação do Sport Lisboa e Benfica, uma espécie de esqueleto que, segundo os sportinguistas, guardamos no armário do imaginário benfiquista. Segundo eles, o Benfica foi fundado em 1908 e não em 1904. Nesta última data foi fundado o Sport Lisboa, afirmam, coisa muito diferente do Sport Lisboa e Benfica que surgiu em 1908, em consequência da fusão com o Sport Clube de Benfica. Deixando de lado, a importante questão de saber se foi uma “fusão” ou uma “absorção”, é esta a lógica sportinguista e assenta numa premissa “irrefutável”: com a fusão desapareceram as entidades até aí conhecidas como Sport Lisboa e Sport Clube de Benfica e surge uma entidade nova, o Sport Lisboa e Benfica, logo o ano de fundação foi 1908. Simples, não é?

Esta ficção em forma de teoria pode parecer um preciosismo e não é, afinal trata-se de afirmar o direito de progenitura sportinguista no futebol da capital.

Esta reivindicação resulta de uma conveniente confusão entre “entidade” e “identidade”. Sendo indiscutível que em 1908, desapareceu a entidade identificada por Sport Clube de Lisboa, incorporada, fundida ou absorvida pela entidade Sport Lisboa, que além do espólio da referida extinta, falecida de morte natural, incorporou na sua identidade a referência geográfica “Benfica”, lugar onde passou a residir. Portanto, se a entidade Sport Lisboa, agora com nova identidade, continuou a existir, como pode falar-se em “fundação”? Já para não falar que a entidade conhecida pela nova identidade Sport Lisboa e Benfica, manteve tudo quanto era do Sport Lisboa: o emblema, ao qual acrescentou uma roda de bicicleta, tributo à falecida, a divisa e símbolo, além das cores, na bandeira e no equipamento, incluindo a sua estrutura associativa e dirigente. Resumindo, a entidade manteve-se, alterando apenas a identidade.

Esta questão, mais estúpida que absurda, poderia conduzir, a seguir-se a lógica do raciocínio sportinguista, à reinvenção de uma nova data para a fundação de Portugal. Aprendi que em 1143, com o tratado de Zamora, o país terá adquirido o estatuto de reino independente. Por comodidade, admitamos que já com a denominação “Portugal”. Só que o futuro revelava algumas chatices: em 1189, Portugal conquista o Algarve 1, com a tomada de Silves e em 1249, o resto algarvio, o Algarve 2, com a tomada de Faro, passando a chamar-se “Reino de Portugal e dos Algarves”. Estão a perceber, a História é uma aldrabice, Portugal foi fundado em 1249 e não em 1143! Tal como o Sport Lisboa e Benfica, fundado em 1908 e não em 1904.

Por pura diversão, eis outro absurdo: a minha companheira, através de um acto de registo notarial, aceitou incorporar na sua identidade o meu apelido. Será caso para dizer que a fui “pescar” à maternidade no seu dia de “fundação”?

Tenham juízo, que diabo, não é assim tão difícil compreender a diferença entre entidade e identidade. O engraçado é que muitos benfiquistas também parecem enredados nesta incompreensão, dando importância a uma pequena intriga. A entidade Sport Lisboa, mais tarde conhecido por Sport Lisboa e Benfica, foi fundado em 28/02/1904 e do facto existe o respectivo registo, o resto é o complexo de inferioridade e a frustrada tentativa de afirmação de uma progenitura que a História recusa, pesem as cabriolas e habilidades administrativas.

PS. As minhas desculpas por tantas repetições, foram necessárias para dar uma certa ênfase à demonstração.

26 comentários:

MM disse...

Estimado Armando,
Lamentamos - eu que falo na voz de todos quanto costumam aqui comentar - mas o Sport Lisboa e Benfica nasceu em 1908. E uma tentativa, a sua, mas nao passa disso mesmo.
Quarto paragrafo da sua mensagem:
"Portanto, se a entidade Sport Lisboa, agora com nova identidade, continuou a existir, como pode falar-se em “fundação”"
Nova identidade diz o Armando. O autor da mensagem que argumenta com base na manutencao de uma identidade, afirma expressamente a nova identidade nascida a 1908. Repito, nova identidade. Diz o Armando. Nova. Identidade.

Nova identidade:
Viviam em Belem, passaram a viver em Benfica. Passaram de um bairro para outro.
Chamavam-se Sport Lisboa, passaram a chamar-se Sport Lisboa e Benfica. Isto e, passaram de clube citadino ou regional (cidade e regiao de Lisboa) para um clube de bairro (Benfica). Foram despromovidos.
Eram Sport Lisboa em 1904.
Sao Sport Lisboa e Benfica em 1908. O seu clube, portanto, deduzindo que e do Benfica e nao do S. Lisboa, nasceu a 1908. Foi fundado, ou fundido, em 1908.

Tudo o mais sao historias da carochinha. Sejam serios por favor.

Armando, avance agora a explicacao para o facto de Cosme Damiao ter festejado vitorias do Sporting Clube de Portugal com a camisola Stromp vestida, em sua representacao (do SCP).
Obrigado e Saudacoes Leoninas.

LDP disse...

"Chamavam-se Sport Lisboa, passaram a chamar-se Sport Lisboa e Benfica."

Passaram a chamar-se, entendido? Tu pròprio o dizes. Passaram a... Nao anularam o passado, até aì curto, nao começaram do zero...nao fundaram nada de novo.
Assimilaram o Sport Clube de Benfica e moldaram o nome de acordo com a nova designaçao. Mudaram. Nao recomeçaram.

Lamento - e aqui falo sò por mim porque isto no Benfica cada cabeça pensa por si, ao contràrio da carneirada que por diversos clubes pulula - mas o Sport Lisboa e Benfica nasceu em 1904. é (mais) uma demonstraçao de azia, a tua, baseada apenas na tua vontade de ser algo mas que nao corresponde à verdade.

Nao tentes ser sério. Desampara a loja, somente. Por favor.

Unknown disse...

Não vale a pena continuar com esta questão. Se os lagartos são ignorantes, ou burros, deixá-los ser, têm direito a dizer as aneiradas que entenderem. Agora não venham para aqui com as vossas ilusões de clube mais antigo que o glorioso ou o mito dos 14.000 títulos, porque isso é algo que devem discutir nos blogues lagartos, não acho que se deva perder tempo com essas minudências ...

pitons na boca disse...

Bcool973,

14.001 títulos, sff. Houve uma competição de recolha de detritos na praia fluvial Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos, e o vencedor identificou-se como sportinguista.



(só para que conste, a "pessoa" que comentou em primeiro lugar nunca na vida falará na "voz de todos os que aqui costumam comentar" porque tal individuo nunca falará por mim, tenho a minha dignidade e não poderia deixar passar tal coisa em claro)

Unknown disse...

Pecado meu Pitons na boca, por não acompanhar essa modalidade tão representativa. Aliás ontem quando ouvi um dirigente lagarto a falar dos títulos do futsal, reparei que ele contava 2 vezes os títulos da formação e acho que essa deve ser uma prática recorrente, a menos que também contem títulos no subutteo, no pião, na macaca e noutras macacadas do género ...

editor69 disse...

Creio que a fusão se dá com o Grupo Sport Benfica =GSB e não Sport Clube de Benfica.

Abraço

editor69 disse...

Armando, avance agora a explicacao para o facto de Cosme Damiao ter festejado vitorias do Sporting Clube de Portugal com a camisola Stromp vestida, em sua representacao (do SCP).

Gostava de ver fotos a comprovar isso...
é que se não tem eu arranjo-lhe.
E o equipamento apesar de ser similar não é stromp coisa nenhuma é sim o equipamento do CIF (clube internacional de futebol)...uma espécie de selecção de Lisboa que a determinada altura existiu...
e sim onde o GRANDE JULIO COSME DAMIÃO jogou.

Anónimo disse...

Rapaziada, vamos todos ao registo notarial mudar de nome e voltar à Juventude, é que segundo os critérios lagartos, se mudarmos de nome nascemos de novo!
Lagartos à descoberta da fonte da Juventude!

Mike Portugal disse...

Por acaso é uma boa questão.
E acho que se resolve muito facilmente. Se a entidade que antes se chamava Sport Lisboa apenas mudou de nome, então não é uma nova entidade e a data de fundação é 1904. Se foi gerado um novo Nº contribuinte com a fusão, então é uma entidade nova e a data de fundação será 1908.

pedro oliveira disse...

Caro editor 69,

O clube foi fundado em 26 de Junho de 1906 e nasceu com o nome: Grupo Sport Benfica e estava sedeado na cave da Vila Faria Leal na Avenida Gomes Pereira, mudaria de nome cerca de ano e meio depois como constataremos de seguida,vejamos o que nos dizemos documentos: «O Grupo Sport Benfica montou a sua primeira sede na cave da Vila Faria Leal, na Avenida Gomes Pereira, mercê da gentileza daquela família, mas a morte violenta de D. Carlos [o assassinato, digo eu] acabaria por pô-lo em bem mais nobres aposentos (...) dera-se,em 1 de Fevereiro de 1908,o regicídio, e o Partido Regenador Liberal (...) sumiu-se. Sucedia,porém que alguns sócios do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, que tinha a sua sede na Travessa do Visconde Sanches de Baena, eram já sócios do GSB. Fácil foi então numa (...) simulada (...) acta testamentária,considerar por herdeiro Grupo Sport Benfica, que logo se viu pomposamente instalado,com sala de bilhar e decente mobiliário (...) envaidecidos coma nova sede,até resolveram mudar o nome de Grupo Sport Benfica para Sport Clube de Benfica» in «Equipamentos com história», SLBenfica, p. 54, fascículos d' A Bola, sd, texto de António Simões.
Constatamos que à data da suposta fusão o Clube tinha um nome que procurava imitar a grandeza onomástica do grande clube de Portugal, cujo campo de jogos se situava no Campo Grande.
Parece-me evidente a semelhança de nomes entre Sporting Clube de Portugal e Sport Clube de Benfica.
Chamei-lhe suposta fusão porque aquilo a que assistimos foi o «acabar» de dois clubes; o Sport Lisboa e o Sport Clube de Benfica e o nascimento dum novo clube:o Sport Lisboa e Benfica.
À data da constituição do novo clube, em 13 de Setembro de 1908 (data que tive o prazer de ver assinalada no seu blog) o ex-GSB então SCB tinha 129 sócios pagantes (entre eles Cosme Damião) e o Sport Lisboa um número que desconhecemos.
O que sabemos é que após a constituição do novo clube ou a absorção do SL pelo SCB (se preferirem) o novo clube ficou com 207 sócios.
A numeração manteve-se a do SCB, Cosme Damião,por exemplo, ficoucomo número de sócio do SCB que já possuía e aos sócios do SL que não eram sócios do SCB foram atribuídos novos números até ao 207, poderíamos com muito boa vontade, considerar que no dia 13 de Setembro de 1908 houve um «engulimento» e consequente desaparecemento do Sport Lisboa e o aparecimento ou até uma continuidade do SCB como outro nome absorvendo os sócios dum clube que se extinguiu, o Sport Lisboa, nunca poderemmos dizer éo contrário.
Porquê?
Porque os factos, os documentos, provam-nos o contrário, bolas.
O SCB tinha a sede, tinha o campo, tinha o dinheiro e tinha mais sócios. O presidente do novo Sport Lisboa e Benfica, João José Pires, era presidennte do SCB, o presidente da assembleia geral,Mascarenhas de Melo (cargo que ocuparia até 1931,depois como presidente honorário até morrer em1950) era, também do SCB, ainda assim, os ilustres adeptos destes assaltadores de sedes (como vimos atrás) querem-nos fazer acreditar que não.
Que foi uma fusão, ora, ora vão-se fundir...

LDP disse...

pedro oliveira, mostra-nos links, fotos, documentos da época. Prova-nos que nao pareces padecer de um delìrio crònico que te leva a pensar no Benfica todo o santo dia. E por isso, usando uma larga parcela de vida, a inventar factos sobre o Benfica como unica forma de o sporting sobressair da insignificancia que carrega às costas hà jà 30 ou 40 anos.

Mas mostra-nos isso tudo. Nao como no episòdio dos 13.000 titulos que afinal sao um bocado dificeis de confirmar.

pedro oliveira disse...

in «Equipamentos com história», SLBenfica, p. 54, fascículos d' A Bola, sd, texto de António Simões.
(isto já constava ali em cima mas enfim)

Peça para consultar na Hemeroteca de Lisboa, fica perto da Igreja da Misericórdia,«Largo do Cauteleiro» em Lisboa ou então vá mesmo à sede d´A Bola na Travessa da Queimada ou então se estiver mesmo, mesmo interessado eu digitalizo-lhe o documento e enviou-lhe por «e-mail» mas nesse caso, obviamente, arrisca-se a que eu por artes de perlimpimpim falsifique tudo...

MM disse...

Pedro,
Esse é daqueles que não saberia distinguir. Papa tudo o que lhe põem na frente.

Só para completar o que o Pedro disse, afirmar que até uma pessoa inteligente como o Armando tem óbvias dificuldades ao argumentar sobre a questão. São esses que interessam: Mike, Armando, Ricardo, e possíveis outros que não se fazem habitualmente presentes nesta caixa de comentários. Os restantes, como é óbvio, não têm qualquer relevo para a discussão.

A dificuldade do Armando não surge, naturalmente, por incapacidade. Surge porque a questão não tem volta, duas leituras, nem forma de ser vista que não esta: a Sport Lisboa e Benfica foi fundada em 1908. Ponto final parágrafo.
Os elementos que o Armando descreve na mensagem são - como é óbvio - de identidade. Releia lá com atenção o 4º parágrafo Armando: Nome, símbolo, residência, campos.
"Manteve-se a entidade com nova identidade", e depois descreve elementos "identitários" para argumentar manutenção de entidade.

Novamente, sejam sérios.

O mais estranho de tudo, é que vossa data de fundação - por ser vossa - deveria orgulhar-vos. Pelos vistos, não.

Zé d'Alfama disse...

"Júlio de Araújo, historiador do futebol com obra publicada – “Meio Século de Futebol (1888-1938)” - sportinguista ilustre, presidente do Sporting entre 14 de Julho
de 1922 e 20 de Julho de 1923, contemporâneo dos factos, refere nesse livro de 1938, bem como em artigos dispersos pela imprensa da época, a fundação do Sport Lisboa e Benfica em 1904!

Nunca teve dúvidas."

É claro que não podemos esperar a mesma postura e hombridade da actual e submissa (ólálá, agora que descobri que lhes dá cabo da moleirinha)lagartagem.

Um lagarto, não é um lagarto é antes um anti-Benfica, estamos
'carecas' de o saber.

Não me canso de o afirmar: o 'Spor7ém' não tem valor absoluto é um mero valor relativo. Relativo ao Glorioso (he!he!he!) evidentemente basta recordar o que disse Paulo
'4ever' Bento quando abandonou o 'Esporti'.

E a verdadeira pequenez é esta: é não se saber o que se é, de tão cegamente se querer mostrar o que não se é.

Lamentável existência.

SLB - Saudações Lisboetas e Benfiquistas

Anónimo disse...

Por respeito aos que no inicio do século 20 deram asas ao nosso Benfica, não devemos discutir com imbecis os primeiros passos do clube que tanto nos orgulha.

Anónimo disse...

Oh Pedro Oliveira, há aí algo que não compreendo por mais que esfregue a mioleira...

Diz o senhor que Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa, manteve o seu número de sócio do Grupo Sport Benfica e que aos outros, os sócios do Sport Lisboa, o tal que fundou Cosme Damião e do qual, digo eu, seria sócio, foram atribuídos novos números...

Explique lá isso outra vez.

pedro oliveira disse...

Anónimo, Vou tentar explicar devagarinho recorrendo ao meu próprio texto. 1. Cosme Damião era sócio fundador do Sport Lisboa, embora, curiosamente, o seu nome não conste do primeiro manuscrito onde estão referidos os sócios fundadores. 2. Cosme Damião era sócio do Sport Clube de Benfica (esqueça o Grupo Sport Lisboa já não existia aquando da pesudofusão) 3.A numeração manteve-se a do SCB, Cosme Damião,por exemplo, ficou com o número de sócio do SCB que já possuía e aos sócios do SL que não eram sócios do SCB foram atribuídos novos números até ao 207 4. Repito Cosme Damião ficou com o número de sócio do Sport Clube de Benfica e não com o número de sócio do Sport Lisboa. 6. O que prova, torna evidente, que foi o Sport Lisboa a ser absorvido pelo Sport Clube de Benfica. Para terminar, no passado dia 18, o Atlético Clube de Portugal (mais um nome inspirado no Sporting Clube de Portugal) comemorou 69 anos, não passou pela cabeça de ninguém irem buscar a data de fundação do Carcavelinhos Football Clube nem a do União Football Lisboa, clubes que estiveram na origem do simpático clube de Alcântara. Agora é que mesmo para terminar penso que deveriam ser os próprios adeptos do Sport Lisboa e Benfica (ou os senhores e as senhoras são adeptos do Sport Lisboa?) a exigirem que a vossa direcção começasse a comemorar a verdadeira data da vossa fundação: 13 de Setembro de 1908; a não ser que não se orgulhem nem da vossa História nem do nome... completo do vosso clube e sejam todos saudosistas do Sport Lisboa.

Anónimo disse...

Quantos anos tem a Fiorentina?

pedro oliveira disse...

É pá, ó anónimo das 15H58, és mesmo patareco ou muito irónico, talvez.
«Despite the foundation of many of clubs in Florence at this time, there were only two strong challengers: "Club Sportivo Firenze" and "Palestra Ginnastica Fiorentina Libertas". However, neither of them were able to challenge the bigger Italian clubs at the time. Out of necessity, the two clubs started to think about a merger, which would have been a big sacrifice for their identities, but the only way to have a strong enough club, both financially and in terms of quality. Fiorentina was founded in 26 August 1926»
O "Club Sportivo Firenze" foi fundado em 1903 e, inicialmente, dedicava-se, apenas, ao ciclismo.
O "Palestra Ginnastica Fiorentina Libertas" dedicava-se a vários desportos e foi fundado em 1910 (resultou, também, da fusão de clubes existentes desde o séc. XIX).
Para o que nos interessa é importante realçar que a Fiorentina resulta da fusão de dois clubes (sociedades deportivas, como diriam os italianos) e tem como data de fundação, a da fusão; 1926.
(bem sei que a casca de banana era o Florentia Viola de 2002 mas vens de carrinho, lê, pá, tenta perceber porque razão os outros não aldrabam a data da fundação)

Anónimo disse...

Não houve nem uma fusão nem uma absorção. Não houve fusão porque a data da criação do SLB (13/09/1908) o Grupo Sport Lisboa (Grupo e não Clube)já não existia pois foi um Grupo que morreu à nascença. Não houve absorção porque à data da fundação do SLB (13/09/1908)o Sport Clube Benfica continuou com a sua actividade.Tudo quanto sei, o SLB foi criado para ser uma filial,em Lisboa e para o futebol, do Sport C. Benfica que praticava ciclismo e atletismo.
Porém, como o SLB era em Lisboa e praticava futebol, desenvolveu-se mais que o Sport C. Benfica, tendo este Clube sido extinto.
Se repararem, na lista de Presidentes do Sport Lisboa e Benfica, dos três primeiros Presidentes só mesmo o primeiro, José Rosa Rodrigues pertenceu ao GSL, tendo o Dr. Januário Barreto e Major Luís Carlos de Faria Leal, sido Presidentes do Sport Clube Benfica (antes Grupo Sport Benfica). A partir do quarto Presidente foram já todos do Sport Lisboa e Benfica. Fala-se pouco no Major Luis Carlos de Faria Leal, mas em boa verdade, foi ele que, em 13/09/1908, foi o grande obreiro e fundador do Sport Lisboa e Benfica. Foi o Major Luis Carlos de Faria Leal que fez o emblema do SLB incorporando a águia do GSL na roda de bicicleta do CSB por sugestão de Cosme Damião. Foi também o Major Luís Carlos de Faria Leal que fez os primeiros Estatutos do Sport Lisboa e Benfica. Por último, quero referir que se tivesse havido fusão ou absorção havia de existir uma acta onde constasse tal facto, o que não existe.
Pergunta-se: Porque razão na lista de Presidentes do SLB o único Presidente do Grupo Sport Lisboa que aparece é o primeiro, José Rosa Rodrigues (1904 a 1906). Resposta: Porque já em 1906 o Grupo Sport Lisboa já não existia, e como já não existia não se podia ter fundido com outro clube.

Anónimo disse...

Por amor de deus, tambem me vai dizer agora que a uniao sovietica que tem data de fundaçao em 1922, deveria ter a data de fundação do pais mais antigo? ou os eua deveriam ter a data de fundaçao do "estado" mais antigo? querem achar q sao o clube mais antigo força, mas e mais uma pretensão ridicula da vossa necessidade de mostar que sao grandes quando nao o sao. SL

Anónimo disse...

O que interessa é o que está escrito em Acta, o resto é conversa.

O Sport Lisboa, isto é, a equipa de futebol de 1904, não foi extinta.

Anónimo disse...

Portanto: ha dois restaurantes: um cozinha comida portuguesa da boa desde 1904. O outro cozinha frangos desde 1904, 1905, 1906, há 5 minutos, não interessa. Juntam-se os dois (não foram encerradas as actividades, apenas foram unidas) e devem apagar a experiencia que tem na cozinha. Tudo isto porque um restaurante que abriu depois, que tentou roubar toda a equipa de cozinheiros de excelência, que na verdade apenas abriu devido ao notório sucesso do primeiro restaurante (o de 1904) que deu o primeiro título contra os ingleses em Lisboa, enfim, depois de tudo isto apaga-se a historia para os viscondes se sentirem um bocadinho "maiores"... acho esta discussão RIDICULA e andar a interpretar as actas e factos históricos entre estes dois clubes e não perder 1 MINUTO com a aldrabice que é a "nova" fundação do FCP, isso sim é ainda mais IDIOTA. Sejam crescidinhos!
Ass: Benfiquista desde 1143!!!!

nuno disse...

só para esclarecer a lagartada...
Manchester United....
"Founded as Newton Heath LYR Football Club in 1878, the club changed its name to Manchester United in 1902 and moved to Old Trafford in 1910"
site da UEFA, site da premier league, site do MU.. fundado em 1878

redbull1710 disse...

Um lagarto será sempre um lagarto…sem cérebro,,

Já estou farto de lagartices apalaermadas mas vamos lá esclarecer estas cabeças inúteis mais uma vez:

A- Tenho um firma que foi fundada em 1996 com uma determinada denominação social e Nº de Contribuinte. Chama-se “ A encavar Lagartos Lda”
B- Se agora, passados 20 anos da sua Fundação, eu desejar admitir mais um sócio, passo por uma Repartição Comercial e faço a alteração para: “A Encavar Lagartos e Batráquios Lda”. A data de Fundação mantém-se, bem como o nr- de Contribuinte.
C- Passados mais uns anos eu quero mudar de ramo de actividade e passo novamente por uma Repartição Comercial e altero para: A Consolar lagartos e Batráquios Lda. A data de Fundação mantém-se.

Percebem ou é preciso mais um desenho?

A- Em 1904 foi Fundado o Sport Lisboa
B- Em 1906 o Sport Benfica e o Sport Lisboa decidiram unificar as suas actividades e o que fizeram. Incorporaram o Sport Benfica no Sport Lisboa, ficando Sport Lisboa e Benfica
C- As Actas Nº 93 e 94 do Sport Lisboa assim o provam e demonstram e a partir da Acta 95 já era o Sport Lisboa e Benfica.
D- E fosse um clube novo era a Acta Nº 1

O resto são lagartices




Anónimo disse...

13.001 como um companheiro já aqui o disse...