sábado, 5 de março de 2011

Miguel Esteves Cardozo - 2, José Diogo Quintela - 1

Durante o último dérbi, o "Público" disponibilizou online a possibilidade de ir acompanhando as incidências do jogo através de comentários por parte de um benfiquista, Miguel Esteves Cardoso, e de um sportinguista, José Diogo Quintela. Desconhecia que isto tinha acontecido e desde já digo que acho a ideia genial. Mas, mais do que a ideia, o resultado. Pérolas atrás de pérolas. Saboreiem devagarinho (está de baixo para cima, como convém a um bom cabeceamento):


José Diogo Quintela Não percebo porque é que a equipa deu esta sensação de que podia ganhar. Depois desta época, em que já não esperamos nada, é cruel. É como aquelas ex-namoradas que manda sms a perguntar “como é que estás?” e “tenho saudades de nós”. Depois de nos terem destruído, dão-nos esperança, mas acaba por não ser nada.

José Diogo Quintela Um abraço ao Miguel, a única razão para eu ter visto este jogo. Se não fosse este bate-boca, tinha ido ao hipermercado.

José Diogo Quintela Atenção ao que se vai andar aí a dizer: o Sporting não jogou bem. Foi sobranceiro e jogou o que achava que bastava para ganhar ao Benfica. Normalmente chegaria, mas os rapazes do Benfica são muito briosos e excederam-se.

Miguel Esteves Cardoso Parabéns ao Sporting e ao Zé Diogo, por terem marcado aquele primeiro golo que tanto contribuíu para suscitar os dois golos do Benfica que resolveram o jogo.

Obrigado, Sporting, por ter tornado este jogo banal num jogo vagamente interessante.

Assim, sim!

José Diogo Quintela Fico lisonjeado com a alegria histérica que os adeptos do Benfica demonstram, por terem ganho um jogo numa competição menor. É sinal do temor que sentem pelo Sporting.

Miguel Esteves Cardoso Acabou. Foi um jogo entediante. O Sporting jogou mal e o Benfica não jogou melhor. Ambas as equipas tiveram o que mereceram. O Sporting sente o frisson proibido de só ter perdido no último minuto na Luz. O Benfica tem a falsa consolação de ter ganho quando parecia ter empatado. Este é o sangue-frio e o "fair play" de quem ganha e sabe ganhar, da maneira mais elegante.FIM DO JOGO. 2-1 para o Benfica É a 18.ª vitória seguida do Benfica e a oitava derrota do Sporting, o que iguala a pior série da equipa de Alvalade.

José Diogo Quintela Melhor assim. Os penáltis seriam de mais e eu ainda tenho um episódio de Grey’s Anatomy para ver.

José Diogo Quintela Esta mania de o Benfica, de correr muito no fim dos jogos é mesquinha. É mesmo à português calão. Deixar tudo para a última hora.84 e 87 Min. Duas boas oportunidades, uma para cada lado. Coentrão acertou em Patrício. Logo a seguir, Matías obrigou Roberto a grande defesa.

José Diogo Quintela Abel tira a aliança antes de entrar. É um homem avisado. Podem estar mulheres bonitas a ver.José Diogo Quintela Rui Santos diz agora que a equipa do Sporting encurtou. Para Rui Santos o jogo é uma piscina fria.84 Min. João Pereira lesionado dá lugar a Abel.

José Diogo Quintela Estão a ver como acertar nos postes é mais difícil? 82 Min. Cardozo cabeceia à TRAVE.

José Diogo Quintela Os jogadores do Sporting estão a correr de mais. Deviam resguardar-se. Há jogo importante no fim-de-semana.

Miguel Esteves Cardoso Por muito que me custe dizê-lo, estamos, Benfica e Sporting, mal uns para os outros. Até parece que estamos ambos aliviados por não jogarmos contra uma equipa melhor e mais estrangeira, que não é de Lisboa.

Empatar é concordar. Empatar é esperar. Empatar é o mais alfacinha que há.

José Diogo Quintela Pablo Aimar não estava a apreciar o jogo e sai. É um cagão.

José Diogo Quintela Em vez de cantos, preferia que o árbitro marcasse penáltis contra o Sporting.

Miguel Esteves Cardoso Se o Benfica ganhar, é um grande pontapé em Lisboa de que o Sporting, apesar de tudo, faz parte. Rapaziada benfiquista: haja dó; haja solidariedade concelhia!73 Min. Será que isto vai a penáltis? Está com ar disso.

José Diogo Quintela Rui Santos disse agora que o Sporting mantém a equipa comprida. Já mandei as crianças saírem da sala.

Miguel Esteves Cardoso Que grande tédio de jogo! É como a "Rua do Capelão", contra o "Ai, Mouraria", cantadas pela Adelaide Maria ou pela Maria Adelaide.

Os passes de rotura, Zé Diogo, como as simulações do Benfica, são, concordo, importantes para o espectáculo do "derby". Mesmo assim, Hélder Postiga tem levado muita porrada para quem só quer semear a paz.

José Diogo Quintela O Maniche ainda não entrou porque o realizador está à espera da grande angular.

José Diogo Quintela Olhem-me estas substituições! O Benfica quer mesmo ganhar! Não tem limites a ganância desta malta? Uma competição que não interessa ao menino Jesus.69 Min. Bela defesa de Roberto, a desviar para canto um remate de André Santos.66 Min. Dupla substituição no Benfica. Saem Carlos Martins e Gaitán, entram Aimar e Jara.

José Diogo Quintela O Vukcevic usa a t-shirt como os pintas de Alcântara. Só falta ter o maço de tabaco na manga enrolada da t-shirt.

Miguel Esteves Cardoso Que Sporting é este? Que falta de respeito por Lisboa constitui este triste esforço de fazer parte desta cidade? José Diogo Quintela Reparem como o Roberto não tem coragem de esperar até chutar, como o Rui Patrício.

José Diogo Quintela Acho mal o amarelo a Salvio. Não se deve castigar um jogador benfiquista por simular. Se os jogadores do Benfica não simularem é uma parte da identidade do clube que se perde. É como amarelar os jogadores do Porto por darem cotoveladas.60 Min. André Santos remata ao lado da baliza do Benfica. Jogo continua equilibrado.Estão 49.652 espectadores na Luz.57 Min. Amarelo para Salvio, por simular falta dentro da área.

José Diogo Quintela Rui Santos diz que o Benfica precisa de passes de rotura. Eu concordo, com algumas reservas. Miguel?

Miguel Esteves Cardoso O intervalo foi justo: 1 a 1. Como eu para o Zé Diogo. "Mano a mano", como dizem em Beja.

A verdade é que o José Diogo Quintela mente. Refere-se a mim como se eu fosse uma autoridade benfiquista, com três nomes, alegando que não me conhece. Conhece-me. E conhece-me bem. Aqui há uns anos, quando o Sporting ainda acreditava no futuro, consultou-me (sem pagar) acerca do caminho que o Sporting haveria de seguir para ser levado a sério, como o Benfica.

Eu respondi com um sorriso e um abraço. Ficámos amigos para sempre. Embora ele, agora, negue, por ser diferente. Do Sporting.

A segunda parte está a ser cruel para o Sporting. Que não sofram mais do que têm de sofrer, é o que desejam todos os portugueses de bom coração.53 Min. Bom remate de Postiga, mas a bola sai por cima.

José Diogo Quintela Cristiano está a aquecer, mas não me parece que o jogo esteja assim tão desequilibrado a favor do Sporting, para ser preciso pôr o Cristiano.

José Diogo Quintela Os adeptos do Benfica estão sempre a gritar o nome da equipa. É claramente para não se esquecerem quem é que estão a apoiar. Se se distraírem durante um minuto, podem pensar que afinal são do Sporting. O instinto é esse. Darwin explica. É a teoria da evolução por selecção sexual: um homem que se dá ao luxo de ser do Sporting, sofrendo muito por isso, é atraente para as mulheres, que percebem que é física e emocionalmente resistente.

Miguel Esteves Cardoso Que poderemos esperar na segunda parte? Se calhar, nada. O Sporting, em Alvalade, tem perdido por 2 bolas a zero. O Benfica está preparado, para poupar esforços, para lá ir empatado 1-1 e ganhar por 1 a zero, metade da última vez.

A verdade é que o jogo de hoje é desinteressante. O Sporting está doido para ganhar. O Benfica ainda não percebeu que não está num jogo amigável.

É comovente ver a vontade do Sporting de empatar: um resultado de sonho, considerando os triunfos recentes.46 Min. Começou a segunda parte. Não há substituições. relembramos que em caso de igualdade o jogo segue directamente para o desempate por penáltis. Não há prolongamento.

José Diogo Quintela Os benfiquistas andam com a mania da “nota artística”, mas o Sporting é que é tecnicamente mais evoluído. Acertar com uma bola no poste é muito mais difícil do que acertar com ela na baliza.E agora comentários que circulam pelo Facebook.Olha o meu Benfica a deixar o Sporting jogar um bocado. Mas esperem ai que ja vamos ver a segunda parte há BENFICAA!! :)

José Diogo Quintela Ver o Cardozo a ganhar em velocidade ao Polga causa o mesmo desconforto de apanhar os próprios pais a fazerem o amor.

José Diogo Quintela Reparem na diferença entre os golos. A souplesse de Postiga contra a rudeza de Cardozo. Quer dizer alguma coisa. O quê? Não sei, mas alguma coisa, de certeza.

José Diogo Quintela Cheira-me que ainda vai ser expulso algum futebolista do Sporting. Ou mesmo o Polga.

Miguel Esteves Cardoso O Sporting atingiu a glória de estar empatado com o Benfica em 2011, quase como se fossem equipas do mesmo quilate.

Parabéns, Sporting! Jamais algum lagarto louco sonhou atingir um resultado tão maravilhoso.

Obrigado, Benfica, por terem tornado possível o sonho dos petizes de Alvalade!42 Min. Boa defesa de Patrício, a remate de Cardozo.

José Diogo Quintela Não sei do que é que o Miguel Esteves Cardoso está a falar.37 Min. Amarelo para Maxi Pereira

Miguel Esteves Cardoso É uma grande penalidade, ser do Sporting. Mas o golo, mesmo falhado à primeira, tinha de entrar. O Sporting não está habituado a estar a ganhar. Os cartões amarelos castigam o que é apenas a sensação surrealista de não estar a perder. Cardozo confirmou que continuam empatados.

José Diogo Quintela Está reposta a injustiça no marcador.34 Min. GOLO DO BENFICA. Após canto, Cardozo faz o empate de cabeça.

 
José Diogo Quintela Peço desculpa por mais esta falta de educação de Rui Patrício.33 Min. PATRÍCIO DEFENDE O PENÁLTI de Cardozo.32 Min. Penálti a favor do Benfica. Polga agarra Javi García e vê cartão amarelo.31 Min. Amarelo para Postiga

José Diogo Quintela Gosto de Torsigleri. Já era tempo do Sporting ter um central que faz a barba mais do que 3 vezes por semana.

Miguel Esteves Cardoso Revelo que o José Diogo Quintela que me trata por "o Miguel Esteves Cardoso" é um amigo meu, de quem muito gosto, que eu trato por Zé Diogo e que me trata por "Miguel". Não sabia que era sportinguista. Nem tão-pouco que iria estar a ganhar por 1-0. Mas consigo viver com isso. Temos uma amizade à prova do Sporting, como todas as amizades sinceras.28 Min. Amarelo para João Pereira.

José Diogo Quintela Espero que os jogadores do Sporting tenham a noção de que, se chegarem ao intervalo a ganhar, vão apanhar do Jorge Jesus e do Rui Costa no túnel.25 Min. Cartão amarelo para Torsiglieri

Miguel Esteves Cardoso Golo do Sporting - ainda bem!

Que bom para eles.

Folgo em ver, sinceramente.

No entanto, por muito amigo que eu seja do Zé Diogo Quintela, tenho a tristeza de dizer que nem uma vitória na Luz seria capaz de devolver a esperança aos corações leoninos.

É uma falha humana, que aguento, contra vontade e com pesada culpa: por muito que me examine e me castigue, tentando ser justo e misercordioso, não consigo desejar o bem do pobre Sporting. Mesmo quando ele precisa mais.

Quando o Sporting triunfa, todos somos sportinguistas, por solidariedade. Quando falha, podemos ser do clube de que somos. É uma questão aritmética: nunca temos de ser sportinguistas. Haverá maior orgulho na vida do que não ser?

José Diogo Quintela Peço desculpa por esta falta de educação. 21 Min. GOLO DO SPORTING. Hélder Postiga marca de cabeça. É o regresso das "Robertadas", porque o guarda-redes do Benfica foi mal batido

 
Miguel Esteves Cardoso Estendo o meu abraço aos monumentais Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Braga, que assistem a este jogo com duas friezas tão monumentais como desejáveis.

Já agora, quando é que o Sporting compreende que está para o Benfica como o Boavista para o Porto, só que com o estádio ainda mais perto?

José Diogo Quintela Agradeço ao Miguel Esteves Cardoso e retribuo a compaixão. Tenho pena da pressão insuportável que se abate sobre o Benfica, a ganhar há tantos jogos seguidos. O medo da derrota está estampado na cara do treinador. E não falo dos esgares provocados com o mascar de boca aberta.

Miguel Esteves Cardoso Triste é dizer que nem uma vitória na Luz seria capaz de devolver a esperança aos corações leoninos.

José Diogo Quintela Espero que o árbitro não resolva prejudicar o Sporting, expulsando um jogador do Benfica.

Miguel Esteves Cardoso Está muito queixoso na zona das costelas": um excelente diagnóstico médico-metafísico do Sporting. Entretanto, o Benfica já desenhou a lápis o primeiro golo que, com vagar, há-de pintar.

José Diogo Quintela José Couceiro, que é um senhor, percebe que isto está muito desequilibrado e coloca Polga. O fair play não é uma treta em Alvalade.

Miguel Esteves Cardoso "Estão mais de 30 mil espectadores" na Luz. A excitação nacional está bem bem representada.14 Min. Primeiro lance de perigo. Cardozo chegou tarde a um cruzamento de Gaitán.13 Min. Daniel Carriço lesionou-se e tem de abandonar o jogo. Entra Polga.

Miguel Esteves Cardoso Posso começar por dizer que, seja qual for o resultado, tenho pena do sofrimento do Sporting? Nenhuma equipa, por muito reles que seja, merece sofrer o que o Sporting está a sofrer neste momento, há muitos anos. O sofrimento do Sporting, seja por dentro, seja por fora, é um martírio sem par no calvário internacional. Zé Diogo Quintela: eu sinto a tua dor.

José Diogo Quintela Claro que estão pouquíssimos adeptos do Sporting no estádio. Estão todos em casa, a debater os candidatos às eleições. Só os benfiquistas é que reduzem um clube a um joguinho de futebol.

José Diogo Quintela Vê-se que os jogadores do Benfica levam este jogo mesmo a sério. Estão mesmo a querer ganhar.9 Min. Jogo ainda sem oportunidades, mas com um bom início do Sporting, a impor respeito ao Benfica.

Miguel Esteves Cardoso Começa a ser embaraçoso isto de se chamar um "derby" à obrigação legal de jogar contra o Sporting. "Derby" é um estilo de chapéu antiquado, que já ninguém usa - a não ser, como o Benfica, quando é obrigado a jogar contra o Sporting, com a maior das vergonhas.

José Diogo Quintela É muito desagradável o barulho que os adeptos benfiquistas fazem.

Miguel Esteves Cardoso está a resolver alguns problemas técnicos, antes de entrar em acção.

José Diogo Quintela Como é que se coloca um anúncio protagonizado por um benfiquista, mesmo antes do início do jogo? Escandaleira!

José Diogo Quintela Tem graça colocarem aqui as imagens do jogo da época passada. A meia-final do ano passado foi dramática para os sportinguistas, porque coincidiu com o regresso de Bettencourt das suas férias no Brasil. Espero que este ano não se repita a brincadeira e apareça JEB a dizer “Cucu! Estou de volta!”

0 Min. Começou o jogo. Saiu o Sporting com a bola.20h43 Hoje há duas certezas: 1) haverá um derrotado neste jogo 2) não há prolongamento, porque em caso de empate após os 90 minutos a partida segue imediatamente para os penáltis

José Diogo Quintela Quero saudar o Miguel Esteves Cardoso e desejar boa sorte para o jogo. É muito mais importante para o Benfica do que para nós, que temos mais com que nos preocuparmos.

Hoje temos uma pergunta de lançamento para os nossos leitores. Qual é o jogador da sua equipa em quem mais confia?

José Diogo Quintela

Vou começar por fazer um blackout a essa questão.20h26 Já há constituição oficial das equipas.

Benfica: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, Fábio Coentrão; Javí Garcia, Salvio, Carlos Martins, Gaitán; Saviola, Cardozo.

Sporting Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Torsiglieri, Evaldo; André Santos, Zapater, Yannick Djaló, Matías, Vukcevic; Postiga.