quinta-feira, 25 de março de 2010

Tunelizar por aí...

Portanto, túnel para cá, túnel para lá e o culpado disto tudo - pelo menos a ajuizar por aquilo que sportinguistas, portistas e bracarenses dizem - é o... Benfica.
Hulk e Sapunaru agrediram stewards. Outros jogadores do Porto também, esses sem quaisquer sanções (foram só festinhas, estou em crer). Culpa disto? Do Benfica, porque pôs lá esses elementos maldosos para provocarem os jogadores do Porto que, coitadinhos, vindos de derrota, tinham de descarregar a sua fúria em alguém. Ainda por cima alguém que nem sequer é um "elemento desportivo". Compreende-se, claro.
Hulk e Sapunaru, não fosse esta medida injusta de, primeiro, os suspender e, depois, os castigar, tinham seguramente sido os melhores jogadores deste campeonato. Nem quero pensar na quantidade de golos e de passes geniais que Hulk teria feito - neste momento, o Porto lideraria isolado, com mais de 100 golos marcados no campeonato. Sapunaru, esse, seria o rei das assistências e um forte quase indestrutível naquela demoníaca ala direita do Porto.
Retiraram-nos dos relvados? Culpem o Benfica, que só assim é que consegue lutar pelo campeonato. De outra maneira, aquele futebolzinho encarnado andaria já a 11 pontos do grande Porto de Hulk e Sapunaru, levaria 3 na final da Taça da Liga do grande Porto de Hulk e Sapunaru e, na Europa, tudo o que fosse menos de 5 do Marselha seria pouco. Assim, sem os grandes Hulk e Sapunaru nos relvados portugueses, este benfiquinha tem feito umas coisas. Mas não esqueçamos o fundamental: os túneis, senhores, os túneis!
Mas... "túneis? então não era só um?"
Não, há ainda outro, o de Braga. Onde jogadores do Braga agrediram o Cardozo e foram castigados (onde é que já se viu um jogador agredir outro e ser castigado? Só mesmo nesta Liga!). Além da expulsão ao Cardozo. Mas porquê? Ora, porque foi agredido, está bem de ver! Agredido, logo... expulso e castigado.
Mas, afinal, de quem é a culpa? Imagino que por esta altura já saibam a resposta.
É preciso ser muito grande (e, já agora, jogar muito futebol) para aturar esta porcaria (eufemismo a merda, esterco, hipocrisia, nojice, etc). VIVA O BENFICA, o MAIOR DE PORTUGAL!

domingo, 7 de março de 2010

Gosto, gosto tanto!

Benfica!

A infindável horda de fãs que me aborda na rua quando me reconhece como colaborador do Ontem Vi-te repete quase sempre o mesmo reparo, ainda que adocicado pela natural e melosa veneração que a minha presença impõe:


“Só escrevias quando o Benfica andava mal, agora que ganha andas caladinho!”


Bom, esta afirmação não podia andar mais longe da verdade, mas nestas coisas não basta ser, há que parecer.


Este cangalho de introdução para quê? Para desbridar o post numa ode benfiquista, a chicotadas de mea culpa.

Eu ainda tenho para mim que o presidente perfeito é um tanto ou quanto mais elevado que o nosso LFV. Mais, a construção desta equipa mostra o quanto inapto foi o mesmo LFV quando assumiu esse papel.

No entanto, aprendi uma grande lição nestes últimos anos, e em particular nesta última campanha. Mais vale um clube endividado que um clube frígido. Sendo que, a par das lides futebolísticas, as direcções de LFV têm sempre laborado em tornar o Benfica numa exponencialmente mais eficaz máquina de fazer dinheiro, acho que compensou o risco que se correu nas duas últimas épocas, com brutais investimentos. Basta olhar para o Sporting para constatar que a ponderação e razão, no futebol, andam de mãos dadas com o divórcio dos adeptos e o consequente arrefecimento da força do clube. O mais interessante é que o objectivo é alcançado independentemente de vir a ser campeão; neste momento a aposta já foi ganha!


É claro que se trata apenas de uma batalha vencida. Nem vou começar por enunciar as inúmeras batalhas que se travarão para perpetrar o salto de gigante de transformar um ano fugaz num verdadeiro ciclo de domínio, tal como aqueles que o Benfica já gozou no passado, ou que eu, percorrendo as minhas recordações, só assisti vindos do Norte.


Mas agora pouco me importa o futuro. Quero desfrutar deste presente tão inusitadamente saboroso, um deleite raro na vinha vida de adepto e que espero venha para ficar. E isto tudo devo a uma surpreendentemente sábia aposta de LFV no que me chegou a parecer (não foi?) uma simples fuga para a frente. E claro, não esquecer, o papel diferenciador de Rui Costa, a sua primazia na qualidade, fazendo aquilo que tantos impostores me prometeram mas que apenas por outra vez vi acontecer no Benfica: construir uma equipa!


Epá, vamos lá malta,

Força Benfica! Força, força, força Beeeenfiiiiiiiiiiiiiiiica!!!!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Tiger Woods ainda virá proclamar ser contra o adultério ou Cicciolina vociferará contra essa coisa chamada... sexo

O Tonel foi chamado à Selecção. Só este facto bastaria para chamar a este ano o ano dos episódios lunáticos. Mas há mais. Muito, muito mais. Ora vejamos: o Benfica joga não bem mas de forma soberba, o que constitui logo algo de surpreendente, diria mesmo: de miraculoso. E não só joga que se desunha como ainda goleia jogo sim jogo não, como se fosse fácil. E é. Mas há mais: o Sporting luta pelo quarto lugar. O Porto não está em primeiro. O Braga luta pelo título. O Benfica tem o melhor marcador do campeonato. O Benfica tem a melhor média de golos sofridos da Europa. O Benfica tem a segunda melhor média de golos marcados da Europa. O Benfica está em primeiro em Março (!). O Jorge Jesus não dá pontapés na gramática a cada palavra que lhe sai da boca. O Dí Maria está transformado num super jogador. O Fábio Coentrão é um lateral esquerdo de luxo. O Benfica vai ser campeão.


É um ano de episódios lunáticos. Mas no top dos acontecimentos surreais desta época, no top dos tops do campeonato nacional, da Europa, do Mundo!, está este acontecimento sublime:









Se pensam em superar isto, aconselho-vos o Miguel Bombarda. Não há forma de ganhar aos Super Dragões. Parabéns para eles. São os campeões do insólito.