sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Confiança...

A discussão anda na boca de todos, ou quase todos, e tem ofuscado os juros da dívida pública e falências e FMIs e outras pantominices que fazem o dia-a-dia do nosso triste país.

Naturalmente, a discussão anda também aqui, e claramente, é o sítio onde tem sido discutida de forma mais brilhante e clarividente. Li o post anterior e os respectivos comentários e tenho a firme convicção que estão bem perto do busílis da questão - quero com isto dizer que não opinaria melhor.

Mas quero opinar mais, sobre uma nuance que é discutida, sim senhor, mas não vai onde eu gostaria que fosse. É assim:

Fico possesso com a cabecinha dos nossos jogadores, tão fraquinha que é! Em termos de atitude mental é das equipas mais fracas que vi jogar este ano. E porquê?

- Porque são fracos da cabeça? Sim, mas não chega…

- Por causa do Jesus? Sim, mas não justifica…

- Por influência do LFV? Epá, sim…mas nem tanto ao mar nem tanto à terra…

Então mas porquê?

Enquanto penso nisto, disperso-me um pouco e relembro estórias do mundo do futebol: daquelas que os jogadores contam quando se reformam, de treinadores que não dirigem palavra aos jogadores e presidentes que nunca aparecem e coisas que tal… Sempre achei estas estórias esquisitas porque a malta até pode ser incompetente, mas tratando-se das suas carreiras, custa-me a acreditar que não se esforcem. Os dirigentes e afins hão-de querer que a equipa ganhe, certo?

Eu acho que sim. E então penso em como será o dia-a-dia nos corredores do estádio, ou do centro de estágio do Benfas. E depois lembro-me de uma entrevista que o Diogo Luís (lembram-se?) deu a comparar o Toni e o Mourinho: ele contava que durante o treino se falhasse um par de cruzamentos o Toni batia palmas e dizia que para a próxima era melhor; já o Mourinho o obrigava a ficar mais meia hora depois do treino só a cruzar. Já estão a ver onde quero chegar? Já estão a pensar no Porto? Pois, eu também, mas só um bocadinho, porque eles são uns sebosos e como exemplo deixam muito a desejar. Mas uma coisa é certa: nenhum jogador do Porto, que se arme em campeão das dúzias, anda tranquilo nos corredores lá da toca onde habitam. Porque em cada esquina deve haver um gajo de bigode a arrotar a alho e a cheirar a casa de alterne para lhe fazer logo sentir que escolheu o caminho errado para a felicidade. Tenho a certeza. Como tenho a certeza que todos os clubes ganhadores terão o mesmo tipo de estratégias (embora mais elevadas) de “motivar” os seus activos.

E é isto. A malta farta-se de falar no que está diferente em relação ao ano anterior, mas esquecem-se do que não mudou, do que se mantém desde os tempos em que fomos treinados por um lobotomizado (e um pouco antes, para ser verdadeiro – mas é sempre bom denegrir o gajo que levou uma pêra do Sá Pinto – viram como o fiz outra vez?); e o que se mantém é esta tolerância para o fracasso, para a fraqueza. Os jogadores sabem que quem se lixa é o clube, ou o treinador, ou o treinador e o clube.

Será que me perdi? Espero que não. Apenas queria dizer que há clubes em que os jogadores têm confiança nas suas qualidades e outros clubes onde os jogadores têm confiança que se fizerem uma triste figura alguém os vai surpreender num corredor do estádio a arrotar a alho e bom…há clubes onde os jogadores não têm confiança…

3 comentários:

Ricardo disse...

Ora cá está mais uma verdade verdadeira. Gostava de chamar a este post e a este comentário um senhor muito conhecido, muito respeitado, muito idolatrado: o senhor Rui Costa. O que é que faz Rui Costa na estrutura do Benfica actualmente? Não é ele o responsável, entre outras coisas, pelo estado anímico dos jogadores. Quer dizer, ele não é psicológo mas é o agente da motivação e organização de todo o futebol, certo? É o gajo que chega (ou devia chegar) ao final do treino, junta os gajos e diz: "meus caros, todos para o blaneário, vamos ter uma conversa". E nessa conversa devia ser o gajo que atirava uns gritos para o ar, batia com força com a cabeça cheia de gel nos mosaicos dos chuveiros, partia o fio de ouro com os dentes, dizia aqueles cromos o que é representar o Benfica.

E se por algum motivo (dos muitos que apontam para Rui Costa parecer um deficiente da fala) o DD está silenciado, tem duas soluções (e não mais): confronta quem o quer calar e, caso não o aceitem, vem dizer a todos os benfiquistas o que se passa dentro do clube OU demite-se. Não há outra solução. Não me venham com merdas "ah mas o Rui Costa, coitadinho, não merece". Não merece? O gajo está a mamar uns bons milhares de euros do Clube para quê, exactamente? Para calar a bomboca e ser a vítima de Vieira? Eu também quero um emprego desses! Não merece? Ele só não merece se tiver dignidade. Já todos percebemos que o seu trabalho foi totalmente desvalorizado na época passada. Se tem colhões, demite-se ou faz com que o Vieira vá orelhar para o Vitname. Este silêncio é dos fracos.


Ah mais uma coisa: o Artur Jorge é uma merda ressequida. Sempre que caga, explodem-se-lhe os cagalhões para dentro dos pulmões. É por isso que, quando respira, sai merda.

Sérgio disse...

Pois Ricardo, é por aí. É a pergunta silenciosa que sempre esteve latente enquanto escrevia o post. Toda a gente adora o Rui, mas a verdade é que não se consegue ver nada do trabalho dele, nem para o bom nem para o mau. É um meato vazio entre o JJ e o LFV. Até aceito que ele continue assim, mas ao menos que seja só em part-time: entra em Maio, faz umas contratações, manda umas cartas a potenciais reforços e em Setembro volta à vida dele...

Diana Maia (XTina) disse...

A estória do senhor nos corredores com o hálito a alho é no mínimo risível. Mas o senhor Ricardo está no seu blogue e pelos vistos pode dizer o que bem entender sem se preocupar com o facto de estar a debitar discursos absolutamente idiotas.

Para quem é tão defensor de coerência e fluência de discurso, apoiado em factos e tudo o mais, esperava bem melhor deste seu sítio. Mas enfim, não se pode ter tudo.

Desafiava-o a ir perguntar a alguns jogadores ou ex. jogadores do FCP se alguma vez foram abordados por um senhor a cheirar a alho... só para ter a certeza de que não está para aí a fazer afirmações meramente aziadas.

Sei que é quase inacreditável como um jogador no FCP joga que se farta e demonstra qualidades que nunca ninguém julgou existir ao serviço de outros clubes (como o "Golioso", p. ex.) mas decerto que existem outras razões mais plausíveis do que "um senhor com o hálito a cheirar a alho"....

Esperava melhor de si confesso.... bem haja