domingo, 23 de maio de 2010

A equipa do campeonato

Andei a ler uns blogues e parece que está na moda fazerem-se listas sobre a melhor equipa do campeonato. Ora, nós no Ontem vi-te no Estádio da Luz temos alguma aversão às coisas comuns e muito difundidas (chamem-lhe parvoíce, se quiserem, e é) e portanto pensei logo em não fazer a minha melhor equipa do campeonato. Uma espécie de amuo: "ah vocês fazem todos isso, é? Então eu não faço!". Mas depois perguntei-me se fazia algum sentido amuar para mim próprio e para mais dois ou três que de vez em quando (muito de vez em quando) passam por esta taberna em busca de bebedeiras pseudo-literárias, pseudo-opinativas, pseudo-coisa nenhuma. E entramos assim na lista dos blogues cujos seus editores (sempre adorei o facto de chamar editor a um blogger; um blogger é, no máximo dos máximos, um parvo que acha que tem mais do que parvoíce para escrever mas... não tem, é mesmo só isso, parvoíce) fazem a sua equipa maravilha.
E a minha, em 4132, que é o melhor sistema porque é o do Benfica, é esta:
GR - Bracalli
DD - Fucile
DC - Luisão
DC - Bruno Alves (eu sei, eu sei, ele nem sequer é humano, mas na possibilidade de um não-humano ser bom jogador, ele consegue alguma coisita)
DE - Coentrão
MD - Javi Garcia
EE - Di Maria
MO - Aimar
ED - Ramires
A - Falcao
A - Saviola
Treinador: Jorge Jesus
Os suplentes?
GR - Quim
DD - Maxi Pereira
DC - Carriço
DC - David Luiz
DE - Evaldo
MD - Fernando
EE - Veloso
MO - Mossoró
ED - Alan
A - Cardozo
A - Liedson
Treinador: Domingos Paciência (ela é precisa, mas o homem até nem parece mau, pois não?)
Agora façam as vossas, se vos apetecer. Se não vos apetecer, também está tudo muito bem. Eu prometo não amuar.
PS - Se não concordarem e vos apetecer insultar ferozmente este editor (lá está!), ao menos insultem com alguma originalidade. Não me venham com um: "Ó burro do caralho, então o David Luiz não é titular?!?!?!?". Ao menos, sejam criativos nos insultos. Coisas como: "comes gelados com a testa" ou "tens óculos de cabedal" serão fortemente pontuadas nesta humilde casa de pasto. Obrigado.

16 comentários:

JNF disse...

Regra geral concordo mais ou menos com tudo, excepto com Bracalli (prefiro o Eduardo), o Coentrão (talvez o A. Pereira) e o Bruno Alves (David Luiz).

E um dia hei de perceber o que todos vêem no Carriço, porque para mim é o jogador mais overrated deste campeonato.

Anónimo disse...

kghfd

Ricardo disse...

Quanto ao GR, há que dizer que vi muito menos jogos do Bracalli do que vi do Eduardo e, claro, do Quim. Mas parece-me um GR um bocadinho acima do nível destes dois últimos, principalmente no calcanhar de Aquiles de muitos GR´s portugas: a capacidade para decidir bem nas saídas a cruzamentos. Entre o Quim e o Eduardo a diferença não é muita mas continuo a preferir o Quim, embora admita que possa haver uma certa clubite nesta tendência.

Coentrão vs. Pereira: aqui não tenho dúvidas: Coentrão. É certo que o nosso ainda terá de melhorar na leitura defensiva que faz de alguns lances e nem falo na questão de ter falhas pelo corredor lateral, que acho que não tem muitas; falo mais na forma como nem sempre faz as diagonais certas para compensar o meio quando algum central está deslocado. Mas é melhor, diria muito melhor que o Pereira, que é um jogador que ataca razoavelmente (mas nisso o Coentrão é dez vezes superior) e defende q.b., nada de outro mundo.

Quanto ao Alves em detrimento do Luiz é apenas por uma questão de ser mais sólido neste momento da carreira; o benfiquista tem muito mais potencial mas acho que ainda não é central de topo. Poderá lá chegar se perder alguns vícios e se perceber que não pode deixar a defesa desequilibrada só porque lhe apetece fazer uns sprints pelo meio-campo (nisto, o Javi esteve exemplar quase sempre, compensando as saídas do David Luiz de forma exemplar).

Quanto ao Carriço, prefiro dizer-te assim: numa equipa organizada, com princípios de jogo bem definidos, em que todos sabem o que fazer, por exemplo o Benfica, o Braga ou o Porto desta época, o Carriço teria sido ou o melhor ou um dos dois melhores centrais do campeonato. Não podemos esquecer que o homem tem a seu lado um Pedro Silva, um Tonel (o menos mau, ainda assim!), um Grimi, um Abel!

Sérgio disse...

a minha equipa:

Quim
Maxi
Luisão
David Luiz
Coentrão
Javi
Ramires
Di Maria
Aimar
Saviola
Cardozo!

E eu explico porquê:
Porque esta equipa ganhava a qualquer uma que ponham aqui! (e isto nem sempre é verdade para um onze campeão!)

P.S.: Só vacilo no Cardozo, mas não tenho coragem de lhe fazer essa desfeita ;)

Pulha Garcia disse...

Concordo com o Sérgio.

Se tirasse alguém seria apenas o Quim e talvez colocasse o Peiser da Naval. Quanto a Falcão, Alvaro Pereira e Liedson ... são bons mas precisamos de um banco forte.

Saudações de glória

LDP disse...

Ricardo, e que tal um post onde a malta escolhe a pior equipa do campeonato?

Ricardo disse...

Pode ser já neste, low.

A minha:

Rui Nereu
Pedro Silva
Rolando
Polga
Grimi
Valeri
Rodriguez
Angulo
Vukcevic
Rentería
Pongolle

Treinador: João Carlos Pereira

brmf disse...

A minha Equipa:
Helton
Ruben Amorim
Luisão
David Luiz
Coentrão
Javi
Alan
Di Maria
Nuno Assis
Saviola
Falcão

LDP disse...

Quase igual à minha, Ricardo.

Embora eu ache que o Carlao tiraria o lugar ao Renteria e para pior treinador...Carlos Queiròs.

JNF disse...

A pior equipa:

Nuno/Nereu
Pedro Silva
Zarabi
Bruno Mendes
Benitez
Celestino
Cauê
Delson
Pietravallo
Caicedo
Pongolle

Treinador: Carlos Azenha, que derrotou por uma unha negra o grande Rogério Gonçalves.

P.S. Coitado do João Carlos Pereira :-S

Anónimo disse...

Ricardo,colocar o Pongolle quando chegou apenas a meio da época e não jogou pelos motivos que todos sabem é,no mínimo,desonesto e ignorante.O Rolando?Porra assim de repente até parece que o Caneira fez uma grande época...E o Mantorras não conta?O Éder Luiz foi melhor do que alguém?Tira lá os óculos de cabedal porque assim até pareces um labrego qualquer a falar de bola coisa que não me pareces ser.

Ricardo disse...

Sim, porque o Caneira jogou muito mais do que o Pongolle...

Anónimo disse...

"Ricardo,colocar o Pongolle quando chegou apenas a meio da época e não jogou pelos motivos que todos sabem ".

Está a parecer-me que estás mesmo a dar numa de labrego.É óbvio que Pongolle não jogou devido a motivos extrafutebol.Ou não percebes isto ou não queres perceber.Caneira,Valeri,Polga,etc.não jogaram por motivos técnicos,ou seja,por serem uns cepos(pelo menos na época que findou).
Resumindo,preferiste desconversar e quanto às questões colocadas nem um pio.

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AH disse...

E o Nelo Vingada?

Anónimo disse...

Ó burro do caralho, então o David Luiz não é titular?!?!?!?.