sábado, 4 de julho de 2009

O Templo do Povo

Um dos grandes mistérios da humanidade reside no entendimento da noção de idolatria por parte das massas em redor de um indivíduo. São vários os exemplos do passado a iluminar esta realidade e, embora os mais atentos estejam cientes dos constantes sinais de despotismo que os tiranos, desde muito cedo, alimentam, nem por isso a história se reescreve com novos capítulos nem com diferentes percepções dos indícios que perigosamente adivinham o futuro. É-me difícil assistir à cegueira generalizada das massas em função do seu líder tirano sem que, de dentro de mim, avancem aos tropeções cães raivosos em busca de um motivo, um só motivo que me faça explicar e entender a razão pela qual as pessoas, com ou sem olhos, sofrem de miopia no cérebro.
Assistindo ao discurso formatado de Vieira, na tomada de posse de mais um mandato no trono benfiquista, lembrei-me de um tal de Jim Jones, o homem que levou ao suicídio colectivo, em delírio e de livre vontade, um milhar de pessoas. Pessoas como nós, crentes e descrentes no mundo, pais, filhos, primos como nós, uns aos outros atirados, gente. O cerebelo engaiolado de milhares de pessoas na ideia de um homem e das suas loucuras.
Jim Jones convenceu o povo de que o caminho era ele que o conhecia e, com isso, permitiu-se todos os delírios que o mundo ainda estava para adivinhar: violência mental, violação física, humilhação, aniquilamento, desprezo e homicídio - tudo de forma perfeitamente natural e quase sem contestação (alguns, no fim da crença, desconfiaram do homem mas já seria demasiado tarde). Gente como nós. Pessoas como nós, que religiosamente seguiram aquele homem até à própria morte, desterrados na Guiana, entregues ao cultivo dos alimentos e ao desaparecimento da consciência e do pensamento próprio. No fim, devotados à causa, devotaram-se à morte e entregaram-se-lhe livres, inteiros e preenchidos por, com aquele gesto, seguirem viagem para o lado de lá com o seu líder. Entender isto? Não sei. Explicá-lo? Menos ainda. Só a certeza da incompreensão por tamanho delírio colectivo.
Ao ver o pavilhão da Luz repleto de benfiquistas em louca e desenfreada euforia, gritando "O Benfica é nosso até morrer", idolatrando em êxtase o tirano, não pude, não consegui, deixar de ver naqueles que gritavam a mesma alma de pedra daqueles que um dia foram ao encontro da sua própria demência, cruzando o canal do Panamá.
Ontem, 91,7 por cento dos benfiquistas votantes entregaram o Benfica a quem o desprezou, o humilhou e o desrespeitou. Ofereceram ao líder, de livre e espontânea vontade, a crença na obra feita - a obra dos terceiros e quartos lugares no campeonato (haverá tetra para a medalha de bronze?), a obra da mentira, do enxovalho, da contradição, da falsidade, da injustiça, da desvalorização do que é, ou do que foi?, este clube.
E o líder subiu ao palanque. Não riu porque os líderes não riem, não precisam. Leu o texto que o súbdito lhe escreveu e, ditas as banalidades que o povo queria ouvir, abandonou o local em ombros (mas cuidado com as intimidades), seguro de si e do seu próprio ego. Estava concluída a sessão.

18 comentários:

agent_smith disse...

Opinião bastante dura, excessiva na minha opinião. Arrisco-me até a dizer errada, porque estou plenamente convencido que o LFV não acaba o mandato se o Benfica não começar a ganhar e a mostrar argumentos válidos na luta pelo título.

Mas é apenas a minha opinião...

Sei que o Benfica agora precisa é de união.

Eu vou dar o benefício da dúvida. A obra está feita, faltam os títulos.

Saudações Benfiquistas

Ricardo disse...

Agent,

"estou plenamente convencido que o LFV não acaba o mandato se o Benfica não começar a ganhar e a mostrar argumentos válidos na luta pelo título."

Concordo. Mas não deixo de ficar estupefacto com o voto de confiança dado ao homem neste preciso momento. É que já lá vão 8 anos. E um título para apresentar. Um título num ano em que o Benfica foi o melhor de todos os piores.

E isso é o futebol. A aposta num homem que nos mente descaradamente e cria instabilidade no clube por antecipar, de forma absolutamente desprezível, as eleições, é que me faz confusão.

"Sei que o Benfica agora precisa é de união."

Precisa. Mas também precisa de espírito crítico. E não é um post num blogue que tem aí uns 20 leitores que vai desunir os benfiquistas, pois não? Eu vou continuar a apoiar e a amar o meu clube. Era só o que faltava que o homem conseguisse afastar-me do Benfica. Embora conheça a sua tendência para procurar perseguir os "abutres" (leia-se: gente que discorda do grande líder). Mas este abutre é pequenino.

"Eu vou dar o benefício da dúvida. A obra está feita, faltam os títulos."

Qual obra? Aquela que qualquer presidente minimamente competente teria feito? Devemos todos ficar agradecidos ao Vieira por ter feito o que se lhe pedia? Aliás, não fez. Realizou boas acções mas falhou no motivo pelo qual somos todos deste clube: o sucesso desportivo. A menos que um presidente só possa ser bom a construir casas e centros de estágio e não possa, enquanto gera mais-valias estruturais, perceber e ter uma estratégia inteligente para o futebol. Só se é isso. "A obra está feita, só faltam os títulos", dizes tu. Mas... o ano passado a direcção não apostou em grande no futebol? É que, pelo discurso que ouvi a Vieira há uns dias, parece que até hoje a aposta era na contenção financeira para que a "obra" pudesse ser completa e agora, sim, pensássemos no futebol.

Não estás farto de tanta fanfarronice e falta de escrúpulos? Eu estou.

Abraço benfiquista!

Joseph Lemos disse...

Deixa-te de "romancismos" bacocos.

Com toda essa visivel frustracao e ressabiamento,o tal tirano,o tal ditador,parece estar a despertar na tua mente crispada e doentia enquanto tentas inculcar nos outros os teus estados de alma.
Possivelmente tambem nao admites que um presidente como LFV, apenas com a quarta classe, ministre licoes de saber e sucesso aos doutorzecos e outros que tais que por todo o lado se pavoneiam e agitam vaidosamente os inuteis canudos,muitos obtidos por fax.
Pretendes protagonismo? Trabalha para isso sem descarregares a tua invejosa frustracao sobre quem, honestamente,deu e continuara a dar muito ao GLORIOSO.
O tal BC, o "iluminado", queria protagonismo,para alem de outras coisas e acabou por sofrer, talvez,a maior humilhacao da sua vida.
Estas a parecer-te muito com ele. Quem sabe se tambem ja levaste um nega do Benfica?
Deixa-te de "poemas" e ganha coragem para, frente a frente, dizeres a LFV o que pensas refugiado atras de um computador.

Ricardo disse...

Joseph,

podias ter argumentado, defendendo as tuas ideias; podias ter dado algo à discussão; podias ter acrescentado uma opinião válida; podias não insultar ninguém; podias ter defendido a tua visão das coisas e ter discordado da minha. Podias tanta coisa.

Mas optaste pela via fácil. Pela parvoice. Pela incapacidade para ler um texto (ler não é só deixar os olhos seguirem as palavras, é mais do que isso, muito mais). Pela nulidade de argumentos.

Sem que o saibas ou percebas, corroboraste o texto.

Joseph Lemos disse...

Pois...sao assim os intectualoides,os sabichoes que tentam tapar o sol com uma raquete de tenis tentando "metaforas" para nao admitir as suas patetices.
Bom,parvoices sao o querer ser cego por conveniencia, mais, achar-se dono da verdade e desmentir o que um universo de milhares confirma.
Pela foto, vejo o que ja previa, um rapazola a querer bancar o esperto e a querer fazer passar a sua insuficiencia.
Olha,ja ca cantam 54 de associado,3 de dirigismo oficial e uns quantos, talvez mais que a tua idade de colaborador assiduo em varias presidencias. Nao cres ser tempo suficiente para ministrar e nao receber licoes de benfiquismo?

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

Nem pensar nisso, Joseph. Era só o que faltava um homem tão experimentado como tu ter de argumentar ou dar opiniões válidas sem recorrer ao insulto. Isso é lá coisa, como dizes e muito bem, para os "intelectualóides", para os "sabichões"!

Como te mostraste tão solícito a ir ver o meu perfil, decidi ir ver o teu. Espero que não te importes. E, pela frase (""Alguém que é o que é e nunca o que os outros querem que seja"), vi o que já previa: um verdadeiro benfiquista com a mania da conspiração e das agendas alheias!!! Sim senhor, Joseph, muito bem! E não te ficas por aí! Se permites, transcrevo o texto de introdução do teu blogue, o "Bimbo-lagartada":

"BIMBO-LAGARTADA é um espaço especialmente dedicado a afrontar os inimigos naturais do GLORIOSO. Aqui SÓ SERÁ PERMITIDO "deitar abaixo" a Bimbolagartada, árbitros e outros corruptos, comentar roubalheiras e vigarices com eles relacionadas, inserir fotos, caricaturas, anedotas, etc. SÓ SERÃO PERMITIDOS ataques directos ou indirectos a bimbolagartos ou a quaisquer outros que tentem macular ou denegrir o GLORIOSO S.L.BENFICA,seus dirigentes, atletas,tecnicos,etc.. ENTENDIDO?"

Excelente, Joseph. És o verdadeiro benfiquista. Quando eu for grande, quero ter um blogue como o teu.

João Reis disse...

Joseph, e que tal deixares de pensar tanto nos outros e dedicares o teu tempo ao Benfica?

Se calhar se o fizésses, perceberias as incoerências desta direcção. Investiga. Olha, procura saber quem defendeu o Pragal Colaço, o advogado que todas as semanas aparece na Benfica TV fazer campanha pela actual direcção. Não sabes quem foi que ele defendeu? Eu digo-te. Nem mais nem menos que o Jacinto Paixão.

É este o Benfiquismo que se demonstra todos os dias na direcção e restantes membros do Benfica? Cheio de sportinguistas e portistas no seu seio, cheio de gente que defendeu corruptos, cheio de gente incompetente.

Cheio de gente como tu que não saber sequer, como disse o Ricardo e bem, ler um texto e pensar sobre ele. Só sabe criticar e tentar aniquilar o mínimo sinal de desagrado para com o "grande líder".

Qualquer benfiquista devia ter vergonha do que Vieira fez. Em vez disso, regozijam-se como se tivessem a defender o clube. O nosso problema é termos tantos pobres de espírito.

Desculpem o desabafo, mas teve de ser.

Ricardo, como já nos habituaste, belíssimo texto. Conforta-me saber que ainda há quem reflicta sobre o Benfica de forma lúcida e sensível.

Grande abraço!

Joseph Lemos disse...

Ja reparaste que tu e esse teu amigo Reis se enquadram precisamente no quadro de introducao do blog?

Mas nao viste nada! Vai ate ao fim do blog. Aqui combatem-se os inimigos do Benfica, os corruptos,os jornaleiros mercenarios e, tambem, os frustrados,invejosos,"iluminados" e revanchistas que nada mais fazem que caluniar e,talvez,nem socios sao.
Esses,a quem eu chamo de escumalha, se tivessem vergonha, nao pronunciariam sequer o nome do Benfica.
Um conselho: esfria a cabeca com um bom mergulho ali nas imediacoes do Rossio ao Sul do Tejo.
Aproveita que estas perto.

Joseph Lemos disse...

Ah...desculpa! Esqueci de te passar o manual (que para ti nao serve) de como ser Benfiquista:

 Cumpro com todas as obrigações para com o Clube.

 Acompanho diáriamente a vivência dentro e fora do Clube.

 Apoio a equipa nos bons e nos maus momentos.

 Não assobio para manifestar o meu desagrado.

 Não calunio, não mostro lenço branco, nem exponho cartaz difamatório.

 Não julgo opções do treinador. (ele sabe mais que eu e fáz tudo para vencer)

 Não comento em público assuntos e dirigentes do Clube, faço-o em sede própria.

 Não julgo ou critico acções sem profundo conhecimento de causa.

 Não sugiro soluções sem me certificar da sua real viabilidade.

 Exponho as minhas ideias e exijo explicações nos lugares próprios.

P.S.- Uma verdadeira família é una e indivisível e a manutenção desta harmonia só se consegue com a discussão e resolução dos seus problemas no interior do seu próprio seio.

POR UM BENFICA CADA VÊZ MELHOR!

Anónimo disse...

Ó Joseph,marca lá então uma reunião com o vieira para eu lhe ir dizer que ele só faz é merda.Já que não pode ser aqui...Usa lá a tua influência para tratar das coisas por "dentro".

P.S-Com a idade que tens, e com tanta experiência no dirigismo "oficial", devias ter vergonha de nem português saberes escrever.Há ,por aqui, "rapazolas" que ,apesar da idade,pelo menos sabem ,muito mais do que tu, o que é a nossa língua "oficial".Deves ser tu que escreves os discursos e as alarvidades que ele arrota de quando em vez.

P.s.1-Oficiais há-os na tropa.Já sei, vais dizer que tens não sei quantos de tropa... "oficial".

Americano disse...

Brilhante texto, como de costume.

Hattori Hanzo disse...

Grande texto Ricardo. É pena é haver muitos "Josephs" que não irão perceber o texto, porque afinal de contas tu o que fizeste foi atacar o "grande líder" sem razão para isso. Sim e Joseph marca lá uma reunião para o pessoal lhe dizer que é um mentiroso de primeira. Quero ver é dos que o seguem loucamente quantos vão acabar por dizer que sempre estiveram contra as suas posições.

Paulo Cb disse...

Boas,
Para estas eleições não havia alternativa válida.
Se aparecesse um José Nuno Martins, como alguem sugeriu e outro galo cantaria.

Glorioso abraço,

Paulo Cb disse...

E novidades?

apenasfutebol disse...

Brilhante!!

É que é isso tudo, caro Ricardo, nem mais uma vírgula...


Se me deres licença até o vou recomendar no meu espaço, já que não expressaria melhor o que senti na passada Sexta-feira...

Abraço

Catenaccio disse...

Ricardo,

Obrigado por estes minutos de leitura. Revejo-me, completamente, no que escreveste...

Agradeço-te, porque pensava que era dos poucos a pensar o quão deprimente foi aquele espectáculo na sexta-feira à noite. Quase que me apeteceu dizer, a quem estivesse a ouvir: estou-me cagando!

Só há uma coisa que me dá algum conforto: o fato de terem sido 17% dos eleitores benfiquistas a votar tão massivamente. Pode ser que com outra oposição, um dia o líder caia do palanque.

Aposto que muitos daqueles que ali estavam eram os mesmos que apoiavam Vale e Azevedo quando, nas Assembleias Gerais, o vermelho era substituído pela cor das trevas. Amanhã, serão esses os primeiros a atirar as primeiras pedras.

Grande abraço.

joemorales disse...

Gostei do texto, mas não achas que foi massivo por não haver uma oposição forte? Penso que o LFV ganhou de forma Iraniana porque os sócios não quiseram votar em branco. É essa a minha leitura do que aconteceu e não por venerar o "líder".