sexta-feira, 22 de maio de 2009

Este blogue vai a votos!

De há uns tempos a esta parte, este blogue tem sido alvo de ferozes comentários anónimos insurgindo-se contra aquilo que esses dignos comentadores acham que é uma forma subversiva de escrever textos. Na mente desses iluminados, a ideia geral que perpassa é a de que os membros desta tasca trazem consigo uma agenda própria e muito estudada no sentido de defenderem x, y ou z através de mecanismos subliminares de fino recorte artístico mas desvendáveis sob a luz que irradia dos focos dos cérebros anónimos. Argumentar a esses fiéis conspiradores que não passamos de 4 gajos que gostam de um clube chamado Benfica e dizer-lhes que o que nos move é tão-só o amor, a dedicação e a pornografia carnal pela cor vermelha é, já se viu, totalmente inconsequente. Não vale a pena persistirmos no erro de nos justificarmos perante tamanha exibição de clarividência anónima. Resta-nos, portanto, inventar novas motivações que justifiquem a razão de aqui estarmos para ver se, mesmo que os não convençamos, ao menos isto nos dê para rir mais um bocadinho já que a época foi de levar lágrimas aos olhos, mais uma vez.
E é assim que, na sequência de várias leituras de conspirações e conspiradores, eu, blogger Ricardo, representando o quarteto do Ontem Vi-te no Estádio da Luz, anuncio em primeira mão e em diferido ("on-liner", como diz o nosso putativo treinador, para quem nos quiser seguir via satélite de planetas só imaginados por Isaac Asimov) a candidatura destes quatro bípedes à Presidência do Benfica.
As linhas gerais desta equipa são simples e eficazes. Passo a esclarecer os sócios votantes para que nos não julguem parcos em ideias e estéreis em atitudes:
- O nosso treinador será sempre, ao longo do nosso mandato, um treinador português. Porque é mais barato (razão nada despicienda no momento de crise que o Universo atravessa), porque conhece todos os cantos deste bairro degradado que é o futebol português, porque terá a tendência para chamar jogadores portugueses de qualidade com quem trabalhou, porque o Benfica necessita de gente que saiba o que é o Benfica real e ao mesmo tempo conheça o que foi e o que pode vir a ser o Benfica glorioso, porque um treinador português será mais fácil de convencer quando quisermos ir beber copos, porque estamos fartos de estrangeiros medíocres (entenda-se: espanhóis com a mania da superioridade nacional esquecidos já da carga de porrada que, em tempos, levaram dos nossos que os fizeram sair daqui com o rabinho entre as pernas).
- O nosso Director Desportivo será sempre, ao longo do nosso mandato, um gajo que perceba de futebol. Ainda é cedo para lançarmos o nome mas garantimos aos honrosos benfiquistas que temos em carteira um nome consensual que trará ao Benfica não só o conhecimento profundo de todas as áreas ligadas ao futebol como também a noção de que só à batatada é que isto lá vai. Mentimos, temos já o nome: Rui Costa.
- Um cargo diferente, nunca antes visto em clubes de futebol, será inaugurado por esta equipa: o Prospector Universal. Alguém apaixonado por este desporto que domina, do Sudão às Maldivas, todos os campeonatos do Planeta Terra. Alguém capaz de, no domínio maravilhoso da prospecção, reconhecer num campo pelado da Suazilândia aquele trinco fabuloso que o clube precisa, a custo zero (ou, vá lá, a custo de uma feijoada e um jarro de tinto para o seu agente) e sem prejuízos para o nosso clube. Este cargo será ocupado por duas mentes que respiram, mesmo quando dormem, a arte de encontrar bons jogadores: Luís Freitas Lobo e Carlos Azenha. Perguntar-se-ão: "e ordenados para esses gajos?" Está já tratado. No contrato que temos assinado com eles, caso ganhemos as eleições, estão lá muito bem explicadinhos todos os termos: 500.000 vídeos de jogos entre o Burkina Faso e o Togo, desde as camadas jovens aos jogos puramente anónimos como são os que se passaram entre duas minas pelos locais ávidos de uma bola de trapos. Convencemo-los ainda quando lhes explicámos que podiam fazer as análises (com gráficos fabulosos!) aos jogos que se passam diariamente na Cidade Universitária, com o acrescento benéfico de nos descobrirem também aí algum lateral-direito que sobressaia.
- Um director de Comunicação que não seja careca, que não seja parvo e que não tenha a ideia estúpida de ir gozar com os nossos adversários para as conferência de imprensa. Muito menos um que leve uma Taça ganha com um erro do árbitro e que com ela ache que está a fazer um grande serviço ao clube. Temos esse homem: João Vieira Pinto. Não que seja um mestre na oralidade mas aqui pensamos mais no conhecimento de futebol e menos na eloquência verbal. Com JVP, teremos alguém a explicar correctamente a razão das tomadas de decisão do clube. Não está descartada a hipótese - está ainda em negociação, portanto não o afirmamos assertivamente mas quase podemos jurar - de Marisa Cruz ser a acompanhante em todas as conferências de imprensa.
- Uma equipa de futebol! É verdade: iremos ter uma equipa de futebol! Sim, um plantel, 22 jogadores! É aqui que sentimos que fazemos a diferença para as demais candidaturas. Procuraremos, portanto e no limite das nossas capacidades, conseguir uma equipa de futebol e com ela ganharmos coisas. Sim, achamos que é importante ganhar coisas.
Estas são as primeiras ideias que divulgamos. No futuro, outras serão lançadas para a mesa no sentido de todos os benfiquistas ficarem a conhecer todo o nosso projecto. Admitimos, neste momento, a agenda que fez este blogue nascer e, fazendo um mea culpa geral, esperamos que os nossos queridos benfiquistas compreendam que se o não fizemos antes foi por pura especulação, falta de respeito, egoísmo, estupidez e muito medo de que o Senhor Vieira nos chamasse de abutres. O senhor Vieira e todos os cães vieiristas que viessem atrás. Hoje sentimos que o nosso projecto é inatacável. Porque tem boas ideias e porque oferece a todos os que votem em nós 100 quilos de carnes argentinas - não falamos obviamente do Dí Maria que esse não dá nem para entrada.
Votem em nós! Especialmente os anónimos.

41 comentários:

Rui Pinho disse...

lol
lol
lol
lol

Cumps,
Benfica Sempre!

Dylan disse...

O Benfica sempre foi e será um clube democrático, mesmo em tempo de feroz ditadura. Portanto, posso dizer que a diferença de opiniões é saudável e bem vinda a menos que se trate de insultos e linguagem mais suja.

Dexter disse...

Falta só aí um ponto para terem o meu voto:

Transferir o Centro de Estagio para a base dos fuzileiros.

Americano disse...

Temos um problema, o Bruno Carvalho quer levar o Carlos Azelha para treinador, vai ser uma luta feroz. Nesse caso sugiro o António Tadeia para substituí-lo e já agora aproveitamos e quando falarmos com ele convidamos a Inês Gonçalves para nossa Assessora. Não sei de quê, mas o importante é ter uma desculpa para a termos perto de nós.

John Billy #37 disse...

Treinador português, só se for o Jorge Gabriel com a Sónia Araújo a adjunta.

Ricardo disse...

Muito bem dito, Dylan!

Dexter, não achas que isso daria guerra a mais? Mas, eh pá, se votas em nós caso esse predicado se verifique, nós, como putas que se vendem por 2 euros, fazemos-te a vontade. E fica Fuzileiros Caixa Futebol!

Americano disse...

John, com a Inês Gonçalves e a Sónia Araújo a fazerem campanha por nós merecíamos ganhar com maioria absoluta :)

Ricardo disse...

Americano,

por acaso só hoje é que vi essa do Azenha com o Carvalho. Já estão esses gajos a roubar ideias! Ou então, melhor ainda!, ainda aparece aí um anónimo a fazer a ligação Carlos Azenha-prospector universal do Ontem vi-te no Está da Luz com Carloz Azenha-treinador de Bruno Carvalho e lá vamos ter de ouvir que andamos a preparar terreno para o "Pinto da Costa do Benfica".

Quanto à Gonçalves, não há dúvida nenhuma: Assessora dos Presidentes!

John, a Sónia não vale o Gabriel a treinador. Ainda se fosse a Adelaide Sousa...

Pedro disse...

Logo vi...nunca me enganaram.

O mais escandaloso disto tudo é eu ainda não ter recebido um convite ...bah

Dexter disse...

Ricardo,

Temos negocio entao :)

Unknown disse...

mas precisam de 250 assinaturas pá...


ó americano, vê lá a pm que te "amandei" no serbenfiquista"



Balentone

Anónimo disse...

Os outros é que são ordinários e vocês é que chamam cães aos que apoiam o Vieira?
Muito bem... acabam de perder um visitante.
LAraújo

Ricardo disse...

Araújo,

Não queremos perder clientelea assim do pé para a mão. Estás doido, pá?

Impõe-se uma ressalva, visto que o colega Araújo sentiu nas entranhas a dor lancinante do insulto à portuguesa: os cães vieiristas, como eu carinhosamente chamo, não são obviamente todos aqueles que apoiam Vieira - era só o que faltava! e o espírito democrático? -, são aqueles que não permitem quaisquer vozes dissonantes em nome da "boa gestão de Vieira". São aqueles abutres que comendo a própria carne e tendo, portanto, carne para comer não gostam nada que lhes tirem o manjar. Mesmo quando essa ideia apenas aparece por uma crítica lá distante, no lugar das ideias e dos pensamentos.

O Araújo - vê-se logo - é rapazinho para permitir críticas à gestão do homem que apoia, não é? Então, pronto, estamos conversados. Não é cão nem merece ser cão. Alguma vez, colega e amigo benfiquista?

Fique por cá. Beba 30 minis. Pode ser que o convençamos ainda a votar no nosso projecto.

Anónimo disse...

Coitadinhos. Ficam atrás do Bruno Caralho (não é engano, não...) e de todos os que se candidatarem!

Ponham uma cois ana cabeça: se não fosse o vieira o BENFICA já não existia. Brinquem com isso à vontade que esta é e será a verdade. Por muito que vos custe.

Estou com o LAraújo, perderam um visitante.

Luís M disse...

Só têm o meu voto se puserem o Octávio Machado a director de comunicação.

Unknown disse...

Man!!!

Que grande ideia... Vocês são mesmo astutos/maquiavélicos: durante tanto tempo a preparar o ATAQUE e sempre a fingirem-se tão irónicos, bem falantes e recheados de humor!

Ah... Como fui levado... Ah, como é que não vi isto acontecer antes?

Tenho umas ressalvas: tendo em conta que o Vieira continua a ser idolatrado por milhões, proponho-vos o seguinte:

- Deixem todos crescer um farfalhudo bigode (já que as orelhas são uma questão de ADN). Além de ser tipicamente benfiquista - logo português -, é bonito;

- Comecem a falar mal (exemplos: "A gente vamos ganhar o campeonato" ou "Hádes ver se não contrato Ibrahimovic para o maior clube do mundo");

- Seguindo a Socratista teoria de que em época de crise se deve construir, fazer investimento, aproveitem o facto de terem 2 Engenheiros Civis na equipa para construir outro estádio (quiçá no Porto, para os adeptos dessa cidade se poderem juntar a ver grandes jogos). É bem demagógico e tão necessário como outro aeroporto ou uma 3ª auto-estrada Lisboa-Porto;

- Prometam mudar o símbolo do clube: em vez de uma roda de bicicleta, uma mini sagres ou uma pipa de vinho;

- Prometam fazer mais sócios. Isto não é demagogia, é verdade: eu, se vocês forem a votos, faço-me sócio do Benfica! Tenho a certeza que, se ganharem (ganharmos!), apanhamos todos uma bezana maior que a que apanhei daquela vez que bebi 10 canecas de cerveja em 3 horas contigo Ricardo...

- Prometam um treinador que ganha tudo (inclusive a Champs). O meu cunhado treina o Benfas no FM e ganhou tudo na primeira época e está disponível, sem cláusula de rescisão (se bem que a minha cunhada é do Sporting...);

- Prometam abrir casas do Benfica em todas as cidades/vilas/aldeias de Portugal. Há muito sítio neste belo país onde fazem falta minis a 50 cêntimos.

Para já, temos programa! Para Director de Comunicação, podem contratar-me, que sou tão portista como o que lá têm agora. A diferença é que consigo ser mais eloquente e menos truculento.

Um abraço!

mago disse...

"Coitadinhos. Ficam atrás do Bruno Caralho (não é engano, não...) e de todos os que se candidatarem!"

Por causa desta até estava disposto a arranjar uma lista minha só para me candidatar e ficar atrás da vossa. Só por causa das coisas.

Americano disse...

mago, não sei se consegues, nós corremos o risco de não conseguir angariar os nossos próprios votos. E com a debandada de mais 2 dos nossos 14 fiéis leitores, temo a maioria absoluta que esperávamos para as próximas eleições.
Ricardo, se perdermos estas proponho fazermo-nos sócios do Alverca e concorremos para lá, que dizes?

Leão Eça Cana disse...

se precisarem de uma assinatura e de um gajo para colar cartazes depois da 1.33 da manhã debaixo de um viaduto qq, contem comigo

(têm é de arranjar o balde da cola que a vassoura, já gasta, levo eu ;))

pela reacção dos inconformados, pelo grito de todos os que se apoiam na razão das suas convicções, afiemos as baionetas do argumento para encetar a guerilha contra os anafados conformismos que abafam o palpitar do nosso clube

(porra, onde é que eu deixei a mnha boina, pá...)

um abraço e um palmadão na omoplata

:))

Americano disse...

LEC, se alguma vez sonhasse em me meter em tais trabalhos já teria falado com um Benfiquista como tu :)

Abraço

Sérgio disse...

Depois de o colega Ricardo divulgar esta nossa intenção, que apenas os mais astutos começaram por adivinhar, e agradecendo desde já o vosso apoio efusivo, bem como dos milhares de benfiquistas que ainda não tiveram tempo de o expressar, quero desde já afirmar que o meu actual, e milionário, ordenado não será problema pois tenciono entregar os meus esforços em prol do clube em regime "pro bono"!

Saudações Benfiquistas

Americano disse...

Eu aviso já que "pro bono" não entrego nada, nem gosto muito dos U2. Se for "pra beyoncé" também entrego o que quiserem.
Estava aqui a meditar, que tal prometermos 800.000 sócios, o Messi, o CR e o Káká, e uma ponte aérea que ligue o Seixal à Luz? É muito exagerado?

Anónimo disse...

Nem por um segundo!

Ricardo disse...

Luís M, também não exageres, pá!

Fonseca,

tu foste enviado pelo Vieira, não foste? Confessa lá, o gajo contactou-te para que viesses aqui dar essas excelentes ideias. Só o Vieira mesmo, esse malandro, para, além de dar essas ideias, enviar mais um dos dele, ou seja: portista, para se fazer a um poiso no Sport Lisboa e Benfica.

Nós pugnamos (!) por uma política absurda mas frontal: queremos benfiquistas na liderança do Benfica. Eu sei, é estúpido e não tem sentido mas somos assim, agora já não vamos mudar.

Portanto, não posso aceitar a tua candidatura ao lugar do João Pinto mas posso, pela amizade e porque sim, receber os teus votos e combinar um lugar especial para ti no jantar do blogue. Isso podemos fazer! Vai ser giro, vai, tu entre benfiquistas. No fundo será o contrário do que se passa actualmente na direcção do Benfica, em que só o Rui Costa é benfiquista.

Abraço!

Ricardo disse...

Mago,

comoveste-me com essa ideia:) Proponho-te que te juntes ao nosso movimento. Precisamos de gente como tu. Por uma revolução no Benfica! Benfica com... benfiquistas!

Americano,

Digo que sim mas digo que nem é preciso esperarmos por estas eleições. Candidatamo-nos simultaneamente ao Benfica e ao Alverca. Sempre há mais probabilidades de vitória. Depois passamos um pacote de 10 jogadores do Alverca por 50 milhões para o Benfica, daqueles bons, que só o Alverca tem. Ah não, espera, isso já foi feito.

Quanto às propostas que avançaste, não me parecem erradas. Se não houver dinheiro, faz-se mais um empréstimo. Não há problema nenhum.

Sérgio, tu realmente tens cada ideia. Pro bono? O quê, estar no Benfica por gosto e motivação, estar no Benfica sem fazer negócios à custa do nome do clube? Porra, não sabia que isso era possível.

Ricardo disse...

Leão,

prepara aí a tua agenda que mais cedo ou mais tarde vais receber um convite para fazeres parte da equipa:)

É de operários como tu que nós precisamos. Mas, claro, só depois da 1.33...

Abraço.

Queria ainda deixar uma palavra aos anónimos que decidiram desistir de fazer visitas ao nosso tasco: não nos façam isso, precisamos de toda a vossa crítica fundamentada, séria e lúcida. Se vocês deixam de vir ao blogue, o que resta? Gente com ideias parvas? Não, repensem. Rogo-vos por tudo o que é sagrado. Sem vocês, nós não somos nada.

Acho que mesmo com a vossa presença nós não somos nada mas não tenho a certeza...

Pedro disse...

Não estou a perceber...26 comentários depois e convite nem vê-lo???

Ricardo disse...

Pedro,

estás a ser demasiado apressado. O teu nome estava na calha para aparecer mais lá para o meio do período eleitoral, como último trunfo que, decididamente, ia dar a esta candidatura os votos cruciais para a vitória. Mas, tendo em conta a vontade que demonstras em fazer parte desta equipa, anuncio formalmente que o Pedro do Mágico SLB faz parte desta candidatura e será muito provavelmente o nosso homem-forte para a comunicação na blogosfera. :)

Ministro disse...

antes voces q o Andrade do Carvalho

Alegre, sempre! disse...

Contem comigo como assessor de imagem do jogador mais controverso do nosso plantel. Ganhei esse estatuto à custa de muita perseverança. Estou obviamente a referir-me a Cardozo.

Há lugar para mim no vosso projecto?

Pedro F.Ferreira disse...

contem com o meu apoio. :)

rogerAjacto disse...

Brincamos com coisas sérias... Às tantas deviamos candidatar-nos mesmo! Eu só quero ocupar o meio campo defensivo... Prometo entrega e dedicação a 110%, Domingo a Domingo (ou nos dias em que televisões marcarem os jogos...) Já me estou a ver a discutir o lugar com o Iniesta e a fazer piadas com o Kaká no balneário...

Ricardo disse...

Há lugar, sim senhor, caro poeta Alegre.

Mas tínhamos pensado noutro cargo para vossa excelência: o e poeta oficial do clube e o responsável por escrever a letra do hino desta candidatura.

Aceita o repto?

Obrigado, Pedro. Garanto a continuidade do programa Debate na Benfica TV e com o mesmo apresentador :)

Ricardo disse...

Roger,

Cuidado é com o Ramires, pá! Vai ser uma luta renhida. De qualquer forma, serás dos poucos a conciliar o cargo de jogador com o de Presidente. Achamos que tens capacidades para isso. Além de seres um dos nossos Engenheiros Civis quando nos der para a construção de mais uma estrutura. O que é que achas que falta? Mais um pavilhão, uma piscina, talvez um novo centro de estágio? Olha, já sei, o tal Fuzileiros Caixa Futebol fica sob a tua supervisao.

Danyro, que tipo de "parceria e publicidade" pretende o caro dragão madeirense? Não conte connosco para lhe comprarmos fruta.

Danyro disse...

troca d links... nada d fruta :D

Chalana disse...

É tudo muito bonito vocês são todos muito engraçados mas digam-me uma coisa: patrocínios têm? Ou isto é só uma converseta entre amiguinhos sem consequências práticas?

Sejam sérios. Senão não passam de Brunos Carvalhos encapotados.

Ricardo disse...

Danyro,

se não envolve fruta então está tudo certo. :) Links trocados. Só uma coisa que me faz confusão nestes pedidos de trocas de links: se nós não pusermos o teu, tu não pões o nosso porquê? Isto não devia ser "ponho o link porque gosto do blogue"? Há aqui uma troca de favores que não me agrada. Mas faz-se a excepção. Primeiro porque o blogue até pode ser bom, depois porque estamos com poucos "Fernandos Gomes". Volta sempre, mas sem frutinha.

Ricardo disse...

Chalana,

Claro que temos patrocínios! O que é que tu achas que isto é? Algum texto parvo a anunciar uma coisa que nunca acontecerá? Uma sátira à realidade benfiquista? Uma crítica a Vieira e aos seus seus cães anónimos? Claro que somos sérios, pá! Patrocínios não faltam para estes lados. Se continuares a acompanhar a nossa campanha, mais cedo ou mais tarde terás novidades, grande Chalana. Senta-te aí bem quietinho agora, vá, iiiiiiiisso. Good dog.

Hattori Hanzo disse...

Estou com vocês. Acho que o Azenha preferirá o vosso cargo ao do Bruno Carvalho(ele de certeza que veio aqui para escolher o treinador dele). Eu se fosse a vocês ía buscar para treinador de novo o Toni ... há já muito tempo que não oiço nenhum treinador se referir às sessões duplas do cinema olimpia ... se calhar ele levando os jogadores lá poderia ser que eles ganhassem novo ânimo.

A.Saraiva disse...

BRAVO!!

Sérgio disse...

Materializando, devo dizer que contamos como patrocinadores oficiais, gigantes do vestuário desportivo indie como a Ardidas e a Diadura...entre muitos outros!! Para que não nos acusem de construir castelos no ar...