terça-feira, 7 de abril de 2009

Para contar aos filhos em noites macabras

Não importa para aqui, embora importe para todo e qualquer outro sítio que não este, as razões que levaram Camus a escrever uma pérola literária chamada "A Queda". Mas o título da obra aplica-se, em boa verdade, ao Benfica dos últimos 15 anos e, especificamente, a este desta época, que acaba por ser uma excelente metáfora de todos os outros.
É uma queda que acontece sem que alguém tenha sequer conseguido entender de onde é que se caiu, visto que, em orgulhos de altitude, esta águia pugnou sempre pela modéstia nos seus voos. No entanto, orgulhosa ainda que intermitente, ela ainda esvoaçou por cima dos céus de Nápoles, naquela que se poderá considerar a noite em que mais alto sonhou chegar e em que mais alto fez sonhar quem nela aposta todos os limites do coração. Mas era um voo sem futuro, um voo para aguiazinhas em começo de existência, muito pouco capaz de ditar leis no mundo natural e selvagem e logo a águia, esventrada por tiro de caçador furtivo, voltou aos naturais voos baixos de uma sobrevivência medíocre e sem alma. A queda, embora de fraco pendor dramático, fazia assim a sua aparição inequívoca e definitiva.
Caía-se de um sítio que se desconhecia e assim, no meio da bizarria do comportamento animal, ninguém - nem o próprio humano! - entendeu para que lugar se queria ir. Foi assim que, da queda, a águia passou ao segundo momento: a inacção, que, em linhas gerais, se baseou no facto de, como o próprio nome indica, ficar pregada ao solo a ver os outros animaizinhos fazerem pela vida.
A águia não se importou. Era maior, melhor e mais poderosa do que todos os outros seres que por ali pululavam. Se os outros eram espertos e dinâmicos, a águia tinha do seu lado a grandiosidade e a história de todas as águias antepassadas para fazer valer o estatuto de superioridade moral sobre todos os seres e sobre todas as coisas.
Pena é que, ao perder penas, a águia tenha ficado depenada.

12 comentários:

Anónimo disse...

Com histórias contadas por si, todas as noites se arriscam a ser macabras.

Americano disse...

Bom post.
Peço desculpa pela ausência do blog, mas esta gente que anda pelo Benfica está a levar-me a quase já nem ter paciência para ver futebol, quanto mais analisá-lo. No final da época escreverei, espero que tenha algo melhor para dizer.

Ricardo disse...

Há algo que me intriga nsta relação amniótica entre comentários estúpidos e anónimos que os proferem. O que me leva a um ponto de dois caminhos:

- as pessoas que se registam gostam de usar o cérebro antes de abrirem a boca, uma vez que estão identificadas e, portanto, convém não deixar sair diarreia pelos dedos.

- o facto de uma pessoa nem sequer se identificar e depois vir dizer alarvidades pode ser a prova provada de que tem um nível de q.i. de 20 ou 30: nem o registo conseguiu fazer.


Ou isso ou cobardia.

Ricardo disse...

Americano,

é certo que a situação actual do clube não pede grandes alegrias nem vontade de escrever sobre o mesmo mas ainda assim podes sempre mostrar a tua indignação, pá. Só não desapareças do blogue porque fazes falta:)

Americano disse...

Ricardo,

Depois de ver noites como a de ontem e a de Domingo, prefiro nem escrever para não correr o risco de parecer o Bruno Carvalho a ter de elogiar o inimigo.
No final do campeoanto expressarei a minha opinião. Aconselho os fãs de LFV, Rui Costa e Quique a tomarem um calmante antes de lerem...

balentone disse...

amigos e camaradas benfiquistas, deixo aqui um pequeno texto do user corrosivo do serbenfiquista.com que eu subscrevo e aplaudo na totalidade.

"O que falta no Benfica é muito simples.

É organização e estrutura orientadas para ganhar.

Qualquer treinador ou jogador por muito bom que seja chega ao Estádio da Luz e percebe que basta fazer um ou dois jogos que já fica garantido com várias capas de jornal a brindar com champagne e não precisa de se esforçar mais. Pode entrar de férias.

Essa estrutura, essa exigência, essa organização tem que vir de cima.

Podemos falar de corrupção e arbitragens, e não há duvida que tudo isso existe.

Mas hoje por hoje só um idiota não reconhece que o Porto hoje é um clube muito mais organizado que o Benfica, que os jogadores chegam lá e percebem que é para trabalhar a sério, não lhes basta deslumbrar no início, e que quando deixam de mostrar condições de trabalhar no duro mostram-lhes a porta de saída. O Derlei é um grande exemplo disso que eu estou a dizer.

O que precisamos é de alguém sério, duro e Benfiquista acima de qualquer suspeita. Joaquim Ferreira Bogalho é um óptimo exemplo: chega á presidência numa altura em que o Sporting dominava o futebol, mas pondo mais profissionalismo, mais organização, pondo as estrelas na ordem (por exemplo o Félix que era considerado á altura o melhor central da história do futebol português foi posto a andar por ter desrespeitado o clube), tudo isso levou com que o nosso clube chegasse á hegemonia. Discurso centrado para dentro, preocupados com o Benfica apenas, porque se todo o Benfica se concentrar e organizar não há arbitragens nem Ligas que possam parar algo tão grande.

Chega de demagogia barata para enganar parvos. Queremos mudança a sério, e não apenas uma mudança de treinador. Há que limpar o clube dos BenfiQuistos e por lá Benfiquistas á séria que não tenham medo de por mãos á obra e que não venham justificar os seus fracassos com apitos."

Joe Strummer disse...

Boa escolha, a Queda, o autor tambem gostava de futebol, acho que chegou a jogar.Tambem poderias escrever um post a proposito do benfica utilizando o Estrangeiro, se calhar até vinha mais a calhar:))

Ricardo disse...

Americano,

faz esse balanço no final de época, tudo certo, mas antes disso queremos ir sabendo as tuas ideias.

Quanto à última frase, ui, preparem-se que vem bomba... :)

Ricardo disse...

Balentone,

subscrevo cada pedacinho de letra desse texto. Até os espaços entre palavras eu subscrevo.

Volta sempre.

Ricardo disse...

Redwine,

Excelente ideia! Fica já em maturação para um futuro não muito distante.

Abraço!

Ricardo disse...

Aos benfiquistas (e não só) que gostam de estar informados sobre a formação no clube, aconselho vivamente a excelente entrevista que o André Sabino deu serbenfiquista.com. Há ali muito para reflectir e a certeza (se fosse preciso mais esta) de que Vieira tem de sair o mais rapidamente possível. Desde que, claro, apareça alguém melhor. Será que ninguém está interessado em comandar o clube? Porra, se for preciso este blogue cria uma lista, caralho!

Balentone disse...

Ricardo, bem gostava eu de reclamar os créditos desse post, mas a autoria é do user corrosivo do serbenfiquista.com

um abraço e continuem com esta qualidade.

PS: adoro as vossas polls...