quarta-feira, 22 de abril de 2009

O mito da recuperação financeira...

Como este blog já andava a ficar com muitos textos inteligentes e engraçados do Ricardo, venho espetar aqui uma seca sobre contas para verem o que é bom para a tosse :)

Pontos prévios:
Esta não é uma análise extensiva, é uma análise simplista que pretende focar apenas alguns pontos para que todos percebam o que na minha opinião é essencial;
Do que apurei LFV tomou posse a 3/11/03, pelo que a minha análise resultará da comparação entre o Relatório e Contas da Benfica SAD em 2003/2004, e o último que se conhece, ou seja o 1º semestre de 2008/2009.
No final da época poderei fazer uma análise mais completa com as contas anuais.

Principais dados dos Balanços:

O Balanço reflecte a posição duma entidade num determinado momento. Conforme o que referi em cima, a comparação vai ser entre 31/07/03 (uns meses antes da chegada de LFV, mas mais próximo que no final da época), e 31/12/08:

Total do Activo
31/07/03: 110.732.672
31/12/08: 161.059.599

Aumento de aproximadamente 51 milhões, dos quais 28 milhões são um aumento na rubrica “Plantel de Futebol”, e 16 milhões no Imobilizado Corpóreo, maioritariamente devido à construção do nosso Campus.

Total do Passivo
31/07/03: 83.966.121
31/12/08: 147.382.449

Aumento de aproximadamente 64 milhões (com as consequências que se verão a seguir), dos quais 45 milhões é um aumento das dívidas relacionadas com operações bancárias (que geram custos financeiros, como é evidente). Registe-se que em Janeiro foi feita a emissão do papel comercial no valor de 40 milhões, sendo que apenas 28 são para pagar empréstimos já existentes, pelo que se prevê um aumento relacionado com estas dívidas.

Total do Capital Próprio
31/07/03: 26.766.551
31/12/08: 13.677.150

Metade do que existia foi “comido”. Acrescente-se o facto do capital social da SAD serem 75 milhões para se perceber em que estado estão as nossas finanças. Aqui, valha a verdade que a maior “delapidação” é anterior a LFV, mas o facto de metade do capital que existia aquando da sua chegada ter ido ao ar não abona muito a seu favor. O Benfica tem preparada uma fusão com a Benfica Estádio para contabilisticamente resolver este problema, mas é disso que se trata, uma mera operação contabilística entre sociedades do grupo, nada mais.

Principais dados das Demonstrações de Resultados:

A DR reflecte a performance duma entidade num determinado período, que no nosso caso corresponde à época desportiva. A comparação vai ser entre a época 2003/2004 que apanha a chegada de LFV, e os 6 meses da época 2008/2009 que se conhecem.

Custos com pessoal:
2003/2004 (12 meses): Aproximadamente 26 milhões
2008/2009 (6 meses): Aproximadamente 17 milhões

A manterem-se os valores para a segunda metade da época (tendo em conta a poupança em prémios, á natural que seja semelhante), chegaremos aos 34 milhões, o que representa um aumento de 30% em 4 anos e meio, ou seja acima do crescimento médio de salários em igual período. E não me parece que a qualidade do plantel tenha crescido 30%, mas isso já será conversa para outra análise.

Custos Financeiros:
2003/2004 (12 meses): Aproximadamente 3.4 milhões
2008/2009 (6 meses): Aproximadamente 2.8 milhões

Iremos para os 5.6 milhões, mas tendo em conta que o passivo bancário aumentou mais que o dobro, este valor é “normal”, apesar de não deixar de ser muito preocupante ter aproximadamente 500.000€/mês de custos financeiros.

Prestações de Serviços:

2003/2004 (12 meses): Aproximadamente 35 milhões
2008/2009 (6 meses): Aproximadamente 24 milhões

Chegando aos 48 milhões não há dúvidas que se nota uma evolução nestas receitas, a que não é estranho o aumento de sócios, quotizações, cativos, etc. Infelizmente o Relatório de 2003/2004 não desenvolve muito este proveitos, pelo que não dá para fazer uma análise mais profunda.

Finalmente um rácio que considero vital, custos com pessoal/proveitos operacionais:
2003/2004 (12 meses): Aproximadamente 70%
2008/2009 (6 meses): Aproximadamente 66%

Este rácio ilustra quantos dos nossos proveitos operacionais, ou seja os “normais” em que se exclui venda de jogadores, por exemplo, são absorvidos pelos custos com pessoal. É um indicador chave, não é por acaso que quase todas as empresas em momento de crise atacam os custos com pessoal. A própria Deloitte, no brilhante estudo que fez sobre as finanças no futebol, salientou o evidente, são os elevados ordenados pagos que estrangulam completamente as finanças dos clubes. Seria positivo registar a ligeira evolução, mas na minha opinião este indicador nunca pode estar acima dos 50%, daí eu criticar tão veemente a inversão nesta área que aconteceu esta época, bem ao jeito de “fuga para a frente” típica do último ano de mandato de qualquer governante. É que em igual período da época 2007/2008, este indicador estava nos 48%, valor que considero excelente no nosso futebol.

Por esta e por todas as razões apresentadas é que não engulo o mito da recuperação financeira. Em alguns aspectos estamos piores que quando LFV chegou, noutros estamos mais ou menos na mesma. E temo sinceramente que o pior ainda se esteja para descobrir.

75 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião, acho que estamos a precisar de um novo presidente. Mas quem? Veiga? o anedótico bruno não sei dos quantos?

Com candidatos deste calibre, mais vale estar lá o LFV.

Pedro disse...

Belo post.

Apresentas aqui factos concrectos. Conseguiste resistir à tentação de abordar os números conforme te dessem mais jeito, coisa muito habitual neste tipo de análise. Não percebo o suficiente do assunto para elaborar grandes questões.

Em relação ao empréstimo obrigacionista de 40 milhões, segundo o q veio a público, o mesmo serviu para saldar dívidas a curto prazo trocando-a por uma a médio prazo em condições mais favoráveis.

Temos activos superiores ao passivo o q é positivo.

De resto deixo o espaço para os especialistas debaterem q cá estarem ávido de informação.

PS: Americano não sei se tens acesso a esses relatórios mas aconselho-te a dares uma vista de olhos aos números de Vale e Azevedo quando entrou no SLB e depois qd saíu.

Americano disse...

Pedro, algumas notas:

- Em relação ao empréstimo obrigacionista veio a público que 28 milhões eram renegociação de dívidas e 12 eram para gestão corrente, daí eu dizer que é provável que tenhamos um aumento do endividamento bancário;

- O activo é maior que o passivo, o problema é que a diferença é de 13 milhões e quando foi constituída a SAD a diferença era de 75 milhões, ou seja mais de 80% do capital foi comido por prejuízos;

- Tirei os relatórios do site da CMVM e só tinha até 2003/2004, por aí não me safo. Mas se os conseguir arranjar posso fazer uma análise semelhante.

Balentone disse...

é de facto preocupante e o mito da recuperação económica é apenas isso. Depois vamos a ver as continhas, os números, os factos e o castelo cai.

Um abraço.

Americano disse...

É verdade Balentone, infelizmente os números são muito objectivos.

Abraço

Dexter disse...

Excelente !

A politica financeira assumida no principio desta epoca foi uma coisa assustadora. A fuga para a frente total.

O que mais me impressiona sao os custos com pessoal. E nao esquecer que muito custo com pessoal foi cortado para passar a um regime de prestacao de serviços. Estou a falar concretamente de funcionarios que o clube tinha e deixou de ter como os cobradores das quotas, jardineiros, tratadores de relva etc. Uns desapareceram, outros passaram para uma politica de prestacao de serviços, nao entrando portanto na rubrica de custos com pessoal.

Obviamente que isso ao pe dos salarios de jogadores é irrisorio, mas demonstra bem o que se passa a nivel salarial neste clube...

O final de epoca sem champions vai doer....e muito.

Americano disse...

Pois Dexter, mas o que me custa é eles terem conseguido passar uma imagem de saúde financeira e não duvido que mais de metade dos sócios do Benfica acreditam piamente que continuamos bem, como se fossemos um oásis no meio da crise mundial.
Também não tenho grandes dúvidas que a operação suicida em Janeiro ainda vai piorar e muito as coisas, estou curioso para ver as contas do 2º semestre. Quase que aposto que vão fazer tudo para vender o Di Maria antes do final da época de modo a que com uma venda extraordinária as coisas se componham e possam novamente falar da saúde do clube. A seguir vem a fusão com a Benfica Estádio para resolver, ou melhor disfarçar o problema do capital próprio, e tudo parecerá um mar de rosas novamente para a grande maioria...

Bruxo disse...

É indesmentível que se faz passar para o exterior uma imagem de saúde financeira completamente irreal.
Mas na minha opinião é normal que não se apresentem esses resultados financeiros. O clube tem se vindo a modernizar e a verdade é que arranca para este sec. XXI como uma empresa capaz de encarar novos desafios e com variados meios para criar receitas.
No início do milénio o clube estava completamente parado no tempo e após estes anos de mandato da administração liderada por Vieira o Benfica modernizou-se e preparou-se para o futuro.
É verdade que os números financeiros não são melhores agora, mas o clube está estruturalmente muito melhor apetrechado e preparado.
Confesso-me um leigo em finanças, mas também não engulo o mito da recuperação financeira, aliás era impossível recuperar o Benfica em tão pouco espaço de tempo. O que também quero acrescentar é que o que tem sido feito tem sido importante para que possa haver melhoras visíveis a curto/médio prazo.

Como é a primeira vez que aqui deixo um comentário, queria vos deixar os parabéns pelo excelente blog.
Saudações Benfiquistas.

Americano disse...

Caro Bruxo,

Apareça mais vezes!

Saudações Benfiquistas

Bola7 disse...

Tá bonito tá...
abraço...

Hugo disse...

Americano, visto assim desta forma, é deveras preocupante e não tenho razão para não acreditar nesta análise e nestes números...

Americano disse...

Hugo, a análise tem opiniões que naturalmente podem ser rebatidas, e devido à complexidade das contas dum grupo como o Benfica podem existir factores que tornem os números menos negros. Mas os números que aponto são os dos R&C, não há volta a dar. E a minha crítica é isenta por uma razão, eu já defendi a política financeira desta direcção aquando das contestadas saídas de Simão, Karagounis e Miccoli. Defendi-os em diversas discussões porque disse que na óptica financeira era um sacrifício necessário. Daí ficar extremamente preocupado quando vi que este ano entrou-se num despesismo parvo para acabar o mandato em grande. Infelizmente nem isso foi possível, e não sei a que preço.

Hugo disse...

Sim é verdade que existe alguns pontos discutíveis, mas anda à volta disto... a questão aqui é ter a consciência que teremos de vender um ou dois jogadores valiosos do plantel, eu digo dois, porque neste momento estamos fora do encaixe da Liga dos Campeões.
Sabia à partida que o Di Maria é para ser vendido, mais Katsouranis (mas aqui o valor de encaixe não o é tão significativo) portanto, vai haver outro de certeza, ou melhor, terá de haver.

BE disse...

O "Americano" anda a bater mal da cabeça.

Baste ler o novo post do Blog "Fórum Benfica": http://forumbenfica.blogspot.com/2009/04/esclarecimentos-financeiros-2-blog.html

para facilmente se perceber que anda de MÁ-FÉ!!!

Oculta o que lhe convem para chegar a uma conclusão que só existe na sua cabeça.

Americano disse...

Benfica Eagle, ao contrário de ti não tenho a arrogância de afirmar que os meus dados são melhores que os dos outros. Todos os números que coloquei aí são dos Relatórios e Contas da Benfica SAD, colocados no site da CMVM. A comparação é entre os dados do último relatório auditado conhecido, ou seja do 1º semestre da época que decorre, e do primeiro relatório que apanha a chegada de LFV a 3/11/03. Curiosamente fazes a análise reportada a 2000/2001 quando LFV NÃO ERA PRESIDENTE DO SPORT LISBOA E BENFICA.
Quanto ao resto a forma mal educada como te referes ao meu nome diz tudo. Percebo que apoies Vieira, o teu discurso é muito semelhante ao dele, qualquer benfiquista que não venere o seu trabalho é abutre, infiltrado, ou algo do género.
As palavras ficam contigo, as acções com quem as toma. Felizmente enquanto outros andavam a fazer negócios com o Pinto da Costa eu já pagava e sofria pelo Sport Lisboa e Benfica.
Daqui a uns anos espero que continues a escrever esses posts sobre a excelente saúde financeira do Sport Lisboa e Benfica...

MALTA DA SELVA disse...

Ó Americano,
Para a próxima vou convidar-te para Ministro das Finanças deste país. Mal por mal ficas Tu. Por mais asneiras que se façam o país já não sai da cepa torta, portanto és Tu o escolhido, ok?
És Americano mas não és mais nenhum Madoff disfarçado, pois não?
Vão brincar aos tétés para trás da mata de Benfica...
Andam mas é a brincar aos cow-boys!
Concerteza ainda são reminiscências do Oeste...Americano.
Deixem-se destas análises nada consistentes e tremendamente especulativas e ponham-se mas é a apoiar o Glorioso, sem "ses" nem "mas", nem "talvez", nem aquelas merdas habituais que só fazem com que ele sangre mais!
Não há meio de se enxergarem, caramba!
Agora apaguem-me esta obra de arte que eu digo-vos!
TUDO PELO BENFICA!!!

Americano disse...

Mais um comentário de elevado nível.
Ricardo, espero que percebas porque por vezes não apetece escrever certo tipo de posts...

MALTA DA SELVA disse...

Pura e simplesmente não deves escrevê-las, nem que isso fosse sustentado teoricamente.
Sabes lá o que é o Benfica?
O Benfica construiu-se e chegou bem alto sem este tipo de atitudes e comportamentos, sabes?
Este tipo de abordagens, são as piores abordagens que se podem fazer a uma instituição como o Sport Lisboa e Benfica!
Tenho idade mais que suficiente para te demonstrar aqui ou em qualque lugar como deves defender aquilo que amas. Se é que amas o Benfica, se o tens como Paixão.
Se não tens acaba com a escrita e deixa-te de armar ao pingarelho!
E vens tu falar em nível! Ora porra!
TUDO PELO BENFICA!!!

Americano disse...

"Pura e simplesmente não deves escrevê-las, nem que isso fosse sustentado teoricamente."

Era essa bela teoria que muitos apoiantes de Vale e Azevedo susentavam. Eu defendo o Benfica, não o LFV, capicce?
Obrigado pela oferta mas não aceito liçoes de benfiquismo de ninguém.

MALTA DA SELVA disse...

Ó Americano,
Não te estou a dar lições de Benfiquismo.
Estou a dar-te isso sim, lições de Vida, percebeste?
Já presenciei essa tua atitude vezes sem conta, em outros e em outros locais, e te digo que me faz lembrar a altivez dos granizés.
E sabes porquê?
Porque o Benfica construiu-se com humildade e sem pretensiosismo, palavra que confundes imaturamente com Benfiquismo!
Percebeste, ou queres que te explique mais alguma coisa.
Lições não dou, nem darei. Mas que comigo aprenderás mais alguma coisinha, ai isso aprenderás.
O meu apoio é ao Benfica, percebeste?
Não confundas alhos com bugalhos. Falta-te uma coisa muito importante na vida mas que vais aprendendo com estes teus erros.
O traquejo e as experiências vividas valem muito mais que uma simples análise em cima do joelho, "botando" uma de cátedra"!
TUDO PELO BENFICA!!!

Americano disse...

Desculpa, mas também não aceito liçoes de vida. Em todo o meu post digo que é uma análise, baseada em números e com boa-fé. Se conhecesses os meus comentários há uns anos saberias que no início da época 2007/2008, quando muitos atacavam LFV pela venda de Simão, saída gratuita de Karagounis, e não compra de Miccoli, eu defendi a opção com unhas e dentes já que ai ao de encontro à política financeira que eu considero adequada para o clube, fazendo referência neste post a como o indicador custos com pessoal/proveitos operacionais tinha um valor EXCELENTE em Dezembro de 2007.
Penso pela minha cabeça, nao escrevo por agendas, não tenho nenhuma pretensão em lucrar com o Benfica, pelo contrário se todos contribuissem como eu, o clube estaria no top das finanças mundiais. A título de exemplo, quando a SAD foi constituída, o meu ordenado era cerca de 80 contos, estava no início da minha carreira profissional, e não hesitei em gastar 100 contos em acções, mesmo sabendo que elas nunca teriam qualquer valor relevante.
Por isso acabo como terminei, lições de benfiquismo tive-as bem novo e de excelentes professores, lições de vida também tenho e continuarei a ter. E uma das maiores é pensar sempre pela minha cabeça, ter opinião, e nunca enterrar a cabeça na areia ou ser carneiro.

BE disse...

Americano

Relativamente ao que afirmou: "A comparação é entre os dados do último relatório auditado conhecido,"

ùltimo relatório conhecido só se for para si ... O mundo não é apenas aquilo que você conhece. Isso sim é que é ser-se arrogante.

Quanto a comparar o ano de 2000/2001 (Vale e Azevedo) ao de 2007/2008 (Vieira) tem algum mal?

Ah claro que tem, demonstra cabalmente que a sua análise é um CHORRILHO DE DISPARATES!!!

... Que afinal o vieira até gastou menos que Vale e Azevedo, que facturou MAIS DO DOBRO, e que em vez de comer metade do capital próprio, até teve lucro!!!


E já agora, a evolução dos R&C's consolidados de TODO o Grupo não lhe interessa analisar porque?!?!?

Também não lhe convêm não é!!!


E já agora, esta foi a 1ª vez que me dirigi a si, e fiz questão de vir cá dar-lhe conhecimento directamente!!!

Eu dirigo-me às pessoas de "frente" e não pelas costas, como já tive a oportunidade de saber que você fazia relativamente a mim.

Ainda estou à espera dos tais "auditores da Delloite que me poderiam dar uma lição"

Benfica Eagle

Americano disse...

Benfica Eagle,

Ao contrário do que pode parecer eu tenho todo o prazer em debater de boa fé com qualquer benfiquista. Por isso concretize, se faz favor:

"ùltimo relatório conhecido só se for para si ... O mundo não é apenas aquilo que você conhece. Isso sim é que é ser-se arrogante."

Se não se importar pode colocar o link do relatório posterior que conhece.

A minha análise prende-se com a recuperação financeira de Vieira, logo tem de ser feita desde a sua entrada e não a saída de Vale e Azevedo, já que são momentos diferentes. Mesmo assim na análise dos Capitais Próprios tive o cuidado de dizer "Acrescente-se o facto do capital social da SAD serem 75 milhões para se perceber em que estado estão as nossas finanças. Aqui, valha a verdade que a maior “delapidação” é anterior a LFV".

Obrigado,

MALTA DA SELVA disse...

Ó Americano,
Podes pensar pela tua cabeça, pois eu também penso pela minha!
A palavra carneiro é muito utilizada neste tipo de discussões para diferenciar sabes o quê?
Os carneiros tresmalhados e os carneiros que vão no rebanho!
A carneirada é a mesma!
Pois ficas a saber que eu sou Benfiquista e que se queres epitetar a minha pessoa com esses termos, terei necessariamente de tos devolver à procedência e como desconheces o que é o Benfica, terás de ter muita prática na pastorícia para falares de carneiros ou outros herbívoros.
Não te vou dizer, nem nunca o fiz, falar-te do que é para mim o Benfica e o que fiz pelo Benfica e a felicidade qoe o Benfica me deu.
Se a queres ter com ele, não enveredes pelo caminho das "teorias das finanças do Afeganistão ou da descoberta do pó amarelo na foz do Rio Vermelho". Isso não dá nada! Talvez saibas um dia, o que sou e o que faço e também saberes o que é um Benfiquista AUTÊNTICO e aí nem lhe tocas nem tocarás. E depois esses nariz e queixo tão empinados voltarão ao seu estado normal
Vou dizer-te outra vez e sem receios de te pores para aí a espernear. LIÇÕES DE VIDA a caps lock, percebeste?
TUDO PELO BENFICA!!!

PS. Já te disse e volto a dizer-to. Não sou professor de Benfiquismo. Tenho o Benfica como Paixão e isso basta-me!

Americano disse...

Malta da Selva, fica bem, sendo benfiquista desejo-te o melhor. O resto é chover no molhado. Não escrevo aqui para me chatear com adeptos do meu clube, era só o que me faltava.

MALTA DA SELVA disse...

Mas deves ser chamado à pedra!
Disso não te escapas!
Respeito-te como Benfiquista, mas devo chamar-te à atenção. Enquanto é tempo.
E não penses que não estarei atento.
Estarei sempre e criticar-te-ei sempre que tu ou outro qualquer ponha o Benfica a sangrar, neste caso considero involuntaria, mas conscientemente. E isso é que me preocupa!
Não te digo para ficares bem, porque não estás. Desejo-te as melhoras! E que recuperes depressa para bem do Benfica!!!
TUDO PELO BENFICA!!!

mago disse...

Eu quando vejo muito ponto de exclamação desconfio. Esta "discussão" é priceless.

Infelizmente.

Ricardo disse...

Bem, antes de qualquer outra coisa, registo o enorme (para nós) número de comentários. Tendo em conta o assunto, nunca pensei que pudesse chegar a tal número em apenas dois dias. Este facto revela que, ao contrário de outras eras, a questão financeira é um tema que interessa a toda a gente. Seja no futebol, seja na vida. É por isso que a prestação do Americano neste blogue, além de tudo o resto que lhe apetecer escrever, faz todo o sentido e traz uma capacidade de análise que nem eu, nem o Roger nem o Sérgio poderíamos desenvolver.

Chegando ao post:

Tinha-te pedido que não fosses demasiado técnico a abordar este assunto para que toda a gente pudesse compreender a análise. Foi o que fizeste. Dentro das minhas enormes limitações nesta área, acho que consegui perceber bem o que escreveste. Espero que todos os benfiquistas que cá vierem tenham a mesma sensação.

É preocupante o que escreves. Primeiro, porque a tendência parece ser de piorar, depois porque entra em conflito com alguns mitos que nos têm querido vender e que são usados geralmente como bandeira para defender Vieira e a sua capacidade para liderar o Benfica.
Não tenho dúvidas de que a entrada de Vieira no Benfia aconteceu na altura certa e foi preponderante para a recuperação da imagem do clube e para o desenvolvimento de vários projectos que vieram dar ao Benfica um contacto maior com a realidade financeira e patrimonial actuais em todo o Mundo e em todos os grandes clubes. Tenho dúvidas, porém, que por esse facto tenhamos de apoiar Vieira ad eternum. Sim, apareceu na altura certa, sim, o Benfica estava a definhar, sim, o Benfica precisava de infraestruturas que lhe permitissem concorrer com os seus rivais em pé de igualdade, sim, o Benfica têm hoje uma dinâmica comercial e de angariação de sócios muito positiva, sim, a Benfica TV foi e é um projecto que se elogia, mas... não, não conseguimos viver única e exclusivamente em função desses factores, não, não achamos suficientes 4 títulos em 8 anos, não, não gostamos da forma como Vieira despreza a inteligência dos adeptos do clube e Não, NÃO o queremos mais como Presidente.

A não ser que todos os candidatos que apareçam não mereçam sequer serem vistos como credíveis, o meu apoio a Vieira está fora de questão. E espero que Rui Costa saiba afastar-se dessa candidatura.

Hugo disse...

Americano, debatemos os pontos discordantes noutra altura. Um abraço.

Ricardo disse...

Malta da Selva,

esclareça-me, por favor:

em que é que fazer uma análise aos dados financeiros do clube é ser contra o Benfica?

Obrigado.

Americano disse...

Hugo,

Sempre que quiseres, penso que após as contas anuais será uma óptima altura para nova "conversa".

Abraço

MALTA DA SELVA disse...

Como "uma carta deve ter sempre uma resposta", neste caso "uma pergunta deve ter sempre e também uma resposta.

Ricardo,

A minha resposta é simples e directa, porque é realmente uma pena, os Benfiquistas darem constantemente trunfos aos adversários, e mais, inimigos que se nos pudessem arrasar, arrasavam-nos em um décimo de segundo!
Com estas e outro tipo de abordagens os "gajos" (os andrades corruptos) de lá de cima, de "Palermo" (sabes onde é Palermo, ou não?)papam-Vos "como passarinhos na frigideira".
A vossa capacidade de análise (má ou boa) pode ser um enorme contributo para o Clube, SE for feita de dentro para dentro, ou de fora para dentro. Quero dizer com isto que este tipo de abordagens deverá ser feita em Assembleias Gerais do Clube, ou também vens discutir o teu orçamento, quanto ganhas, quanto gastas, quanto investes, o que os teus ganham e gastam e investem etc., para a praça pública?
É contra isto que eu me insurjo e insurgirei sempre.
O Americano pode ser uma competência em Economia, Finanças & Contabilidade, mas que o faça lá dentro, e muito mais, que não faça como diz inicialmente análises simplistas e ca para fora onde todo o mundo vasculha e posteriormente se aproveita e gza à fartazana!
Perdebeste agora?
E eu não vou colocar aqui os meus conhecimentos e saberes sobre estas matérias, senão arrasava-o!
E não te digo mais nada pois como Benfiquistas que são, respeito-vos por isso!
Quanto a um "mago" que fica desconfiado com pontos de exclamação, como o próprio nome o diz, está a fazer futurologia, mas da barata. Com que então pontos de admiração?
Por este andar ainda "chupas" com mais alguns!
Façam deste blogue um blogue de qualidade sem beliscarem aquilo que Vos move, o Nosso Querido Benfica!
TUDO PELO BENFICA!!!

Americano disse...

Caro Malta da Selva,

Percebo o que diz, mas discordo por razões muito simples:

- Todos os números que analisei são dos nossos Relatórios e Contas que estão no site da CMVM, são públicos, qualquer pessoa tem acesso;

- Obviamente o FCP e outras entidades anti-benfiquistas têm dezenas de pessoas mais competentes que eu que podem fazer análises bem mais negras para o Benfica, se assim lhes apetecer;

- Não entro em comparações com o FCP, não digo que as contas deles estão melhores que as nossas, isso é comportamento de adepto de clube menor, coisa de que não sou. Sou adepto, sócio, e accionista do Benfica, e é essa precoupação que me move.

Sinceramente estou a fazer um enorme esforço por responder cordial e educadamente, mas quando escreve frases como "E eu não vou colocar aqui os meus conhecimentos e saberes sobre estas matérias, senão arrasava-o!", perde toda a razão. Não vou andar aqui a puxar dos meus galões sobre o que sei ou não de finanças no futebol, tenho a minha opinião, escrevo-a, e neste país democrático é um direito que me assiste. Quem quiser discuti-la e apontar erros que admito que pode ter, tenho todo o prazer em fazê-lo, quem simplesmente pretende deitar abaixo ou amordaçar a opinião, comigo não tem sorte.

Ricardo disse...

Malta da Selva,

Obrigado por se dignar a responder-me. Creio estar perante alguém que transborda lições de vida a quem aparecer à sua frente. Por isso, só posso estar imensamente agradecido por o meu caro perder o seu tempo esclarecendo-me e iluminando-me sobre as suas ideias.

"A minha resposta é simples e directa, porque é realmente uma pena, os Benfiquistas darem constantemente trunfos aos adversários, e mais, inimigos que se nos pudessem arrasar, arrasavam-nos em um décimo de segundo!
Com estas e outro tipo de abordagens os "gajos" (os andrades corruptos) de lá de cima, de "Palermo" (sabes onde é Palermo, ou não?)papam-Vos "como passarinhos na frigideira"."

Discutir o Benfica é dar "trunfos" aos adversários? Posso então inferir que não discutir o Benfica é ganhar aos adversários? Assim de repente, lembro-me de Estaline, Hitler e, já que estamos em tempos do miserável Abril, de Salazar. Não leve a mal tal heresia.

"A vossa capacidade de análise (má ou boa) pode ser um enorme contributo para o Clube, SE for feita de dentro para dentro, ou de fora para dentro. Quero dizer com isto que este tipo de abordagens deverá ser feita em Assembleias Gerais do Clube"

Nas mesmas Assembleias Gerais em que são chamados de abutres os que de Vieira discordam? Mas aceito o repto: na próxima irei com 10 polícias de intervenção com o exclusivo intuito de arrear uns quantos que não me queiram deixar falar. Depois subo ao trono, agarro o microfone e eles vão ter de me ouvir, ai isso vão!
Repare: as Assembleias, mesmo que fossem lugares democráticos e civilizados, estão longe de constituir os únicos sítios de discussão benfiquista. Qualquer bípede discute o Benfica no café, na casa-de-banho, no metro, na rua e onde quer que esse bípede ache necessário. Os blogues servem para isso, para cada um dar a sua opinião. O caro amigo discorda do texto do Americano? Pois muito bem, apresente os seus argumentos. Nenhuma verdade pessoal de cada benfiquista será trunfo para adversários. Pelo contrário: neste clube os adeptos não andam todos de açaime na boca. Isso é para outros lados. Conhece Palermo?

"E eu não vou colocar aqui os meus conhecimentos e saberes sobre estas matérias, senão arrasava-o!"

Eu gostava que o fizesse. Sinceramente. Talvez assim pudessmos criar aqui um espaço que favorece a discussão. Ao contrário de, por exemplo, as actuais Assembleias Gerais no Benfica.

"Façam deste blogue um blogue de qualidade sem beliscarem aquilo que Vos move, o Nosso Querido Benfica!
TUDO PELO BENFICA!!!"

É isso que estamos a fazer. Discutimos o nosso querido Benfica. Beliscá-lo seria não falarmos nele por acharmos que a discussão dá trunfos aos adversários. Meu caro, somos simples anónimos benfiquistas. Não temos pretensões a mais nada que não seja falarmos no nosso clube. E isso, quer o caro amigo queira quer não queira, irá acontecer enquanto nos apetecer.

Convidamo-lo a, em vez de não abordar o tema e escudar-se na teoria de que o debate favorece os adversários, dar a sua opinião sobre o tema. Parece-me bem mais frutífero, não acha?

mago disse...

Malta da Selva,

gostava de ter percebido as palavras que gentilmente me dirige, mas infelizmente não me é possível (por culpa minha, certamente). Pontos de admiração? Chupar com mais alguns?

Pensei que estivessemos aqui para discutir o Benfica, e foi precisamente isso que lamentei.

Um forte abraço, sim?

MALTA DA SELVA disse...

Ó Americano,

Vamos lá ver se nos entendemos.
Dei uma resposta ao teu comblogger Ricardo, e convido-te novamente a relê-la.
Não deito abaixo ninguém, e como vivo há mais de 50 anos em regime democrático, a palavra mordaça não faz parte do meu léxico. "Bota-abaixo" ainda pior, pois é aquilo que muitos fazem do Benfica.
Estamos percebidos sobre esta matéria, ou não?
Tu não fazes esforço nenhum. Se o tivesses feito não dirias estas coisas completamente descontextualizadas do assunto que aqui trouxe, que é fazer-se ou não este tipo de abordagens que se fazem a céu aberto. Toma nota de uma coisa. Problemas financeiros no Benfica e em muitos lado sempre os houve, mas também houve sempre os arautos da desgraça e os líricos que sempre arengaram e arengarão, e que com essas atitudes estão sempre a atiçar a fogueira da desconfiança, da desgraça. Espero que não sejas nenhum desses. Sinceramente.
Eu não faço comparações com essa agremiação corrupta, salvaguardo-me dela mas é. É bem diferente!
Convém que quando lês aquilo que escrevo tenhas mais cuidado na sua interpretação, pois sou bem claro e directo naquilo que digo.
Aqui não deves fazer esforço nenhum, porque ninguém te tratou mal. V. é que estão mal habituados e por isso quais virgens ofendidas começam logo a gritar por socorro, em vez de pararem e pensarem!
Lá em cima, quem põe só uma unha fora do carreiro aparece a chamada "castanhada", aqui no Benfica, há carreiros a mais. É uma das razões pela qual eles ganham e nós não.
Fiz esta comparação a título de exemplo e não quero fazer mais nenhuma.
"Podes mesmo dizer - ei! que está ali um "radical"! Mas é que está mesmo, meu Caro Americano. Não tenhas dúvidas disso!
Essa é que é essa!
E peço-te uma coisa mais. Quando te referires àqueles fdp's de "Palermo" nem sequer coloques aqui as iniciais daquele grémio de corruptos e de gangsters, ok?
TUDO PELO BENFICA!!!

MALTA DA SELVA disse...

Ricardo,

Continuem a fazer sangrar o Benfica.
Já não bastam os inimigos.
Qualquer dia estarão a discutir o orçamento do FC Mija na Escada, mas nessa altura sem audiência, pois o FC MIja na Escada terá sócios, adeptos e simpatizantes, ou não?
TUDO PELO BENFICA!!!

Ricardo disse...

Malta,

Eu tentei. Juro que tentei. Passe bem, então.

(como banda sonora deste comentário: Maria Rita cantando "é uma pena mas você não vale a pena")

Americano disse...

Ok Malta da Selva, acho que ao fim de 10 mails começamos a entender-nos minimamente, apesar de discordarmos em algumas coisas. Repito que o que me interessa é o Benfica, não me interessa se é o LFV, o Damásio, o Vilarinho, O jão Santos, ou o Barbas a Presidente, interessa-me que o clube esteja bem e ganhe. E acho que não está bem, acho que há uma campanha de propaganda enorme que visa criar uma realidade fictícia de saúde financeira, e é isso que me preocupa porque o Benfica já passou por um episódio semelhante que quase levou ao fecho de portas. Que fique claro que o meu único objectivo é desmistificar a ideia de que somos um oásis financeiro. Apresento a evolução concreta, elogio o que tenho de elogiar e critico o que tenho de criticar. Achar que especialmente no último ano invertemos um rumo financeiro que até me parecia correcto não faz de mim menos benfiquista, pelo contrário. Reconheço méritos a esta Direcção que o Ricardo já referiu, e que se traduzem num aumento nos valores de prestações de serviços, algo que assinalei na análise. O que acho é que se não se tem cuidado na limitação de alguns custos, nomeadamente com o pessoal, se o Benfica tem mais 2 ou 3 anos de insucesso desportivo (e infelizmente é isso que tem sucedido) e se a crise económica se agrava, o Benfica pode cair numa crise gravíssima. É isso que não quero, não quero ver o meu clube em mais Operações Coração, ou pior a ter de abrir o Capital da SAD a outros investidores. Porque meu caro, é isso que eu acho que pode vir a acontecer. Nem sequer consigo ter a certeza se é uma boa opção ou não, não quero é que o Benfica seja forçado a tomá-la.

Por isso espero que estejamos esclarecidos. Não pretendo de forma alguma enxovalhar o Benfica, e tentei transmitir essa ideia. Limito-me a assinalar algumas coisas que me preocupam bastante, porque sei que o Benfica com uma boa política financeira coadunada por bons resultados desportivos pode chegar a um patamar que Porto e Sporting nunca poderão sonhar.

Ricardo disse...

Americano,

o que é que achas da possibilidade de o Scolari vir a treinar a selecção de Angola?

MALTA DA SELVA disse...

AMERICANO,

Depois de todo um épico e glorioso caminho que vivi, passei pelos maiores vexames da minha vida de Benfiquista ao presenciar coisas que nunca me passariam pela cabeça acontecer.
O poder caiu na rua e foi o que foi!
Tenho muitos anos de vida e Te digo que o meu maior desejo é ver o Benfica novamente campeão europeu!
Não hei-de morrer sem ter novamente essa alegria suprema como Benfiquista. Vivi esses tempos e quero revivê-los outra vez. Contigo e com muitos mais, mas com Todos os que se prezam de ser Benfiquistas Autênticos.
Mas por vezes a ânsia de poder servir o Benfica de todas as maneiras não é a mais eficaz. Por isso mandar-me-ei sempre ao tecto quando vejo "discussões" inúteis em praça pública.
Entendam isso, caramba!
Retiro o que disse em relação à tua candidatura a Ministro das Finanças.
Cmpts.
TUDO PELO BENFICA!!!

Diamante disse...

Já conheço bem o americano de outros blogues, na Tertulia por exemplo e ele sempre fez este tipo de criticas ao Vieira.

Até podem fazer as análises que quiserem mas ao menos sejam sérios, principalmente tu, americano: admite que tens uma agenda contra esta direcção.

Americano disse...

"Tenho muitos anos de vida e Te digo que o meu maior desejo é ver o Benfica novamente campeão europeu!"

Aí está uma frase em que estamos totalmente de acordo. Mais, se isso suceder tentarei arranjar bilhetes para os 2, fica prometido!

Saudaçõs Benfiquistas

Americano disse...

Diamante, é mentira. Se um dia tiver tempo vou-me dar ao trabalho de procurar nos arquivos de alguns blogs comentários meus onde defendi LFV, nomeadamente no Verão de 2007, quanto à estratégia financeira.
A minha análise é séria e mais que tudo objectiva. Se quiseres discutir qualquer aspecto estarei totalmente disponível.

Americano disse...

Ricardo, é um assunto sobre o qual eu tenho algum conhecimento de causa, como te poderei explicar quando te pagar o jantar em dívida. Posto isto, o que te posso dizer é que Scolari está recpetivo a 3 tipos de projectos:

- Uma opção por um grande clube da Europa para realização profissional;

- Uma opção financeira por algum clube/selecção que sendo menos importante pague balúrdios de dinheiro (e tinha pelo menos uma proposta dessas);

- Uma opção pessoal, que passaria pelo regresso a Portugal, caso houvesse algum convite dos 2 de Lisboa.

Por isso cheira-me que a menos que a Federação Angolana tenha milhões e milhões do petróleo não tem quase nenhuma possibilidade. E espero que não vá para lá, merece mais, com todo o respeito que a Selecção Angolana me merece.

Ricardo disse...

Diamante,

será que és capaz de discutir o tema sem vires logo com essa conversa chata e recorrente das "agendas" que as pessoas supostamente (na vossa cabeça, só pode) têm? Porra, que chatos! Vocês vêem fantasmas em todo o lado, teorias da conspiração, máscaras, segundas intenções. Será que é assim tão difícil aceitar que o autor de um texto está, sem quaisuqer outras intenções, a dar a sua opinião?

Ajudas mais a discussão se deres argumentos a favor de Vieira, se é esse o teu caso e que se depreende pelo teu comentário.

Já repararam que ainda ninguém veio rebater o que o Americano escreveu? HEY! TU QUE ÉS A FAVOR DO VIEIRA E QUE ESTÁS A LER ISTO, SIM ISTO É MESMO PARA TI, TENS IDEIAS? ARGUMENTOS? CONHECIMENTO SOBRE O TEMA? POIS ENTÃO ESTÁS NO SÍTIO CERTO, RAPAZ! SÊ MUITO BEM-VINDO! ARGUMENTA À VONTADE! SEM SUSPEITAS DE INTENÇÕES NEM DESCONVERSAS! DIZ DE TUA JUSTIÇA, PÁ, FALA, DEFENDE O QUE ACHAS CERTO PARA O BENFICA! É A TUA HORA!

Ricardo disse...

Americano,

não sei o que acabará por acontecer mas numa coisa concordo contigo: ir para Angola seria sempre um passo atrás para Scolari. E acho que de dinheiro ele não precisa nos próximos 2 séculos...

Americano disse...

Claro Ricardo, mas estamos a falar de dinheiro em quantidades "estúpidas", valores acima do que o Chelsea paga, inclusivamente.

Ricardo disse...

Estás a falar da proposta de Angola ou dessa tal outra que dizes que ele teve?

Americano disse...

Da outra, desconheço tudo em relação a Angola.

MALTA DA SELVA disse...

Ó Ricardo,

"O passe bem" ou enviar "um abaixo de Braga" é a mesam coisa, para mim.
Portanto devolvo imediatamente esse tipo de saudações à procedência.
Eu tenho que me rir do "eu bem tentei..."
Ó Ricardo, francamente!
Agora, quanto à "Maria Rita", canta, canta Ricardo, que "quem canta, seus males espanta"!
Tem tento, caraças!
TUDO PELO BENFICA!!!

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rogerAjacto disse...

Isto está da cor das camisolas do nosso Glorioso: ao RUBRO! (caps lock e pontos de excalamação para agradar a todos)
Malta, vamos admitir de uma vez... Nós pertencemos a uma lista secreta de um candidato secreto a presidente do Benfica. Desde o primeiro post, este blog tem sido uma arma fundamental na orquestração da nossa campanha negra contra esta direcção.
Agora a sério, preocupa-me este cenário de contas caótias e passivos obscenos, preocupam-me as avestruzes e carneiros que não querem ver discutidos assuntos com medo que os outros saibam (como se fosse segredo... Ui...)e assusta-me, quase tanto como me agrada, que sejemos levados tão a sério.

Em nome do blogue obrigado pelas participações. E como diz o outro: "TUDO PELO BENFICA"

Águiadouro disse...

MALTA! (caps lock e ponto de exclamação). Se houver esse tal jantar, fica combinada uma coça no gajo da mata, da selva, da estepe ou lá de onde são as suas origens...

Realmente debater as contas do nosso clube neste vosso blog tão visto por terceiros é algo de muito arriscado e devia ser postado com algum tipo de encriptação para que só nós benfiquistas o conseguíssemos ler (já vi por aí uns comentários dum tipo que assina Jorge Nuno Pinto da Costa...).

Americano, não deixes que te calem, o teu post foi muito informativo, nada chato e, como se vê, tocou na ferida. Prefiro acordar agora e salvar o nosso Benfica, do que ficar escondido enquanto assassinam esta instituição.

TUDO PELO BENFICA!! (caps lock e dois pontos de exclamação)

Vou ouvir a tal música, que não conheço.

Americano disse...

Águiadouro, nunca me calarei, foi por muitos se calarem que este clube esteve a um passo de fechar. O que admito e até encorajo é a discussão saudável, porque obviamente há milhares de pessoas tão ou mais capazes que eu de apresentar pontos de vista interessantes para o nosso clube.

Benfica sempre e acima de qualquer pessoa que o sirva!!!

mago disse...

Americano, por acaso estava para te perguntar isto e passou-se-me: o que é que achas do último par de posts do Gwaihir na Tertúlia? É que digo-te já, gostei do complemento involuntário a que vocês deram azo: deixa-me pelo menos uma noção que, estando os rivais na generalidade piores que nós, a evolução que tivemos não deixa de ter algumas nuances que poderão ter repercussões no presente e no futuro, tanto próximo como longínquo...

(Nota: como não tenho o hábito de ler os comentários na Tertúlia não sei se porventura lá comentaste, se sim deixa-me o link para os comentários).

Jorge Nuno Pinto da Costa disse...

Caros senhores:

Apesar da minha provecta idade e de algum cansaço que com ela vem, não me deixo ultrapassar pela velocidade da informação presente na web. Estou particularmente atento a vários blogues dedicados à grande instituição que é o Sport Lisboa e Benfica (SLB), meu rival de longa data.

Devo informar-vos que desde há uns meses ando a seguir os diversos sites e blogues visitados pelo comentador que dá pelo nome "MALTA DA SELVA". A razão porque o faço é a existência frequente de informações vitais acerca do SLB nesses mesmos sites e blogues frequentados por esse suposto representante do grupo dos selvagens.

Confirmou-se. Seguindo a minha estratégia tornei-me conhecedor das vossas contas e poderei continuar a minha campanha de destruição do grande SLB.

Obrigado bloguista Americano. Aproveito para te dar os parabéns pela análise clara e objectiva.

Obrigado sobretudo a ti, MALTA DA SELVA (caps lock), por teres tornado tudo isto possível.

Sem outro assunto, despeço-me.

Palermo, 24-04-2009
JNPC

PS - O que é a CMVM?

Americano disse...

Mago, já comentei lá no post de cima do Gwaihir. O Gwaihir tem o dom da escrita e vastos conhecimentos na área, não ponho isso em causa, mas temos opiniões divergentes. Ele acha que as coisas estão bem e inclusivamente aprova a operação relacionada com o papel comercial. Eu acho que as coisas não estão bem, que houve uma alteração de política esta época que tem como única explicação o desespero de último ano de mandato, querendo ganhar títulos para poder conseguir a reeleição. Por isso não há aqui grandes contradições, o Gwaihir faz muito a comparação com os outros 2 para mostrar que estamos melhores, só que para mim é um dado adquirido que um clube com a nossa grandeza, com a nossa base de apoio tem de estar sempre bem acima dos outros 2. Talvez ele esteja demasiado optimista, talvez eu esteja demasiado pessimista, o futuro o dirá, espero naturalmente que ele tenha toda a razão do mundo, mas eu não consigo estar optimista face ao que vejo.

MALTA DA SELVA disse...

Ó águiad'ouro vais das uma coça a quem?
Só vou dizer-te uma simples coisa.
A miudagem de vez em quando vem ao recreio.
Foi exactamente isso que tu fizeste, percebeste?
Deixa-te de garotices. O Benfica não é para garotos.
É por causa destas demências como as tuas que o Benfica esteve à BEIRA DO ABISMO!
Mas o Benfica soube sempre limpar o lixo que de vez em quando aparece e tu é que levas a tal coça, mais tarde ou mais cedo, percebeste, garoto?
Aqui não há "pintos das costas" como tu insinuaste e isso que fizeste foi ofender um Benfiquista que o defende e defendeu e defenderá em qualquer local, em qualquer momento em qualquer situação!
Vens aqui carpir em nome do Americano?
Ele não precisa desses lambisgóias!
TUDO PELO BENFICA!!!

MALTA DA SELVA disse...

Ao Capo de Palermo,

Tu não segues ninguém porque foi a primeira vez que aqui postei!
És ordinário e falso, querendo enganar os Benfiquistas.
mas é bom que venhas aqui e a outros sítio benfiquistas, poiis apreceber-te-ás que há sempre um Benfiquista à tua espera, seja onde fôr, tirando a imundície de "Palermo".
TUDO PELO BENFICA"!!!

Pedro disse...

Podem-me explicar pq raio alguem dizer (e fundamentar) q algo está mal no clube não é defender o clube????

MALTA DA SELVA disse...

À atenão da administração do blogue,

Esse bandido que assina em nome do Capo de Palermo, nao sabe sequer quem eu sou, pois usei este nick, aqui pela primeira vez!
Portanto está desmascarado.
Mais um reles ao serviço de "Palermo" e da bandidagem e gangsters que por lá abundam.

JPNarea disse...

Malta (da Selva), não é por usares nomes diferentes que não é possível seguir o teu rastro pelo teu acesso de internet.

Malta (restantes), isto está a ficar um bocadinho demais...

TUDO PELO BENFICA!!

MALTA DA SELVA disse...

JPNarea,

Tretas!
Mas já aprendeste alguma coisa comigo, e isso é bom. Pelo menos a dizer,
TUDO PELO BENFICA!!!

Jorge Nuno Pinto da Costa disse...

Caros administradores do blog:

Talvez um dia vá procurar a malta da selva e acabe por encontrar um tal de Viriato de Viseu... Talvez descubra que se trata de um infiltrado sobejamente conhecido... Talvez o conheça bem demais...

Palermo, 25-04-2009
JNPC

MALTA DA SELVA disse...

Caros administradores do blog:

Talvez um dia vá procurar o JNPC e acabe por encontrar mais um andrade corrupto... Talvez descubra que se trata de um infiltrado sobejamente conhecido... Talvez o conheça bem demais...

Palermo, 25-04-2009
MALTA DA SELVA

Ricardo disse...

O que vai para aqui de demência!

Anda um gajo sozinho com vários nicks a fingir discussões, será? Porra, isto é doentio!

Pessoal, um conselho: registem-se. Esse anonimato é suspeito.

MALTA DA SELVA disse...

Ricardo,
Da minha parte não, nunca!
Vais aprender depressa como são aqueles "gajos" de lá de cima de Palermo!
Por vezes é preciso jogar exactamente com as mesmas armas.
Ou ainda não viste, ou te apercebeste que o JNPC e JPNarea está atento à conversa e tenta tirar "nabos da púcara", pouco se preocupando com o Americano, Contigo e outros?
Ele está "filado" no Malta da Selva, a fazer-lhe marcação em cima, tentando saber quem é, pois doem-lhe as verdades, ou ainda não reparaste?
Ainda bem que esse "melro de Palermo" não veio postar antes de eu te dar esta resposta.
É um perfeito perseguidor, bem à moda de Palermo, como as ocorrências bexigosas e outras.
Demências não há nenhumas. Enxerga isso,Companheiro!
E acredito plenamente que este blogue seja Benfiquista a 100%!

Anónimo disse...

O erro começa quando alguém compara um relatório anual com um semestral.

Numa actividade como o futebol as receitas e os custos não estão divididos de forma semelhante pelos trimestres. Logo é um erro BRUTAL que alguém faça sequer uma comparação destas.

Só uma achega... o passivo subiu... e as receitas não?

QQ empresa que tenha mais receitas, tem mais capacidade de financiamento. É ou não é?

A BENFICA SAD (olhando para o relatório contas dos anos anteriores!!!) gera receitas na casa dos 50 a 55 milhões (sem transferências). Ora se isso é 60 a 70% superior ao que tinha há uns anos, é normal que o seu passivo cresça.

Não escrevas mais sobre contas porque já deu para perceber que percebes muito pouco. Se quiseres pega nas contas da Merceearia do Seu José, aí ao pé da tua casa, e faz umas continhas.

Ricardo disse...

Malta,

fazes assim: escolhes o nome que te apetecer (não precisa de ser o teu próprio, não vá a Scotland Yard andar por aqui) e fazes o registozinho, estás a ver? Assim já não correrias o risco de nós acharmos que tu, este, o outro, o andrade, o lagarto e ainda o outro são todos a mesma pessoa. Acho que isso interessa-te ou não?


Anónimo,

Quando deixares de ser anónimo e vieres registado, eu dou-te atenção. Até lá, és só um encapotado.

MALTA DA SELVA disse...

Ricardo,

Não fales em Scotland Yard, em tom de gozo, porque pelos vistos ainda estás muito cru nestas geringonças.
Chama-lhe a mafia de "Palermo".
Não faço o registo.
Se quiseres ter a certeza, saberás sempre através do IP se estás a falar com a mesma pessoa não obstante o nick seja fidedigno ou não.
Não aches nada, porque senão eu não estava para aqui com estas conversas, entendido?

MALTA DA SELVA disse...

Só mais um pormenor,
Não tenho nada a ver com anónimos e não vou discutir os relatórios como já Vos disse, portanto esse anónimo não tem nada ver comigo, MALTA DA SELVA.

Americano disse...

Anónimo,

Obrigado pelo comentário, aprendi mais contigo do que em anos de estudo e trabalho na área...

Mestre disse...

Excelente análise, que subcrevo na totalidade. Se adicionares às contas o efeito do aumento das taxas de juro no final de 2008, que implicarma um peso ainda maior dos custos financeiros (que entretanto voltaram a baixar em 2009), conseguimos ver que entre ordenados e pagamento de juros pouco sobra par ao tão falado investimento.

É crítico gerir os recursos disponiveis com inteligencia, limitando o que se contrata e aproveitando bem o que se tem.

Americano disse...

Obrigado Mestre, aparece mais vezes!