sábado, 4 de abril de 2009

Como é que se pode ser portista?

Ainda o Martins estava a rematar e já eu estava a pensar naquilo que viria a ser um post (mesmo que atrasado). Logo de imediato me veio, como besta selvagem e instintiva, a frase: "por uma vez, senti-me portista" e estive para escrevê-la ainda que me custasse, mesmo que de forma irónica e sardónica, dizer tal coisa. Como não tive oportunidade de começar o texto (porque, no fundo, no fundinho de tudo, o texto é o seu princípio; o resto é o reflexo da ideia primeira), deixei que a ideia tivesse direito a desaparecer. Não desapareceu. Isto porque, entre várias fusões cerebrais, na Sexta-feira, no "Governo Sombra", na rádio, o Ricardo Araújo Pereira começa a sua intervenção assim: "por uma vez, senti-me portista".

E pronto. A gente aceita. Porque é isso, porque está tudo dito. Por uma vez, senti-me portista. Eu acrescentaria: por uma vez, senti-me QUASE portista. É que, de facto, fomos, no geral, beneficiados. Mas não gostámos. E não fingimos.

Ainda estou para perceber como é que se pode fingir.

21 comentários:

ZENCopérnico disse...

Um ano e 30 e tal milhões de euros depois, parece que estamos na mesma: sem treinador, sem jogadores, sem qualidade, sem chama. Enfim, numa frase: sem Benfica. Começa a ser habitual sentir vergonha por pertencer a este clube que não é o meu Benfica e ver esta equipa jogar de forma tão horrível e sem alma. Não contem comigo para isto, não merecem.

Dragon A+ disse...

Eu a pensar que te sentias portista porque (finalmente) ganhaste qualquer coisa oficial...

Auxílio Baptista disse...

Ontem mais um colinho... Começam a habituar-se, ou quê?

Ricardo disse...

Dragon A,

É por aí. Qualquer coisa oficial com... ajudas. Logo... portista. Mas depois falo em "quase" portista porque não gostei de ser ajudado nem gosto de ganhar com erros do árbitro a nosso favor. O "quase" é por isso. Já ouviste um portista a dizer:

"foda-se, pá, quem me dera que o Porto perdesse os títulos todos dos final dos anos 80 e todos da época de 90. Aquilo foi evidente que estava comprado."?

Quando ouvires, avisa. A gente paga-te uma mini.

Ricardo disse...

Auxílio,

que auxílio? O primeiro penalty?

E, já agora, és do Porto ou do Sporting não és? Vai ver os dois jogos. Depois volta e fala de tua justiça. Se continuares com esse nick, já não há salvação para ti.

Dragon A+ disse...

Se for por aí, também abdicarias dos títulos dos anos 60 e 70, que aquilo foi óbvio que foi roubado?

Bem, há casos evidentes de roubalheira nos anos 80, não sou cego... Mas também já havia televisão para confirmar os erros, coisa que (evidentemente) não tens para te defender (ou não, neste caso) nos idos anos da outra senhora...

Telhados de vidro, todos temos... Há é uns que querem escamotear a verdade sacudindo a água do calabote, perdão, capote...

Mas sim, podes mandar vir essa mini, porque para vos ouvir a choramingar a vossa ex-glória, preferia não os ter ganho, sim...

Agora as Champions, essas são nossas de direito, ou não?

Ricardo disse...

Dragon,

"Se for por aí, também abdicarias dos títulos dos anos 60 e 70, que aquilo foi óbvio que foi roubado?"

Óbvio para quem? Para ti? Nos anos 80 vi jogos ao vivo e vi jogos na televisão. E foi óbvio para toda a gente. Nos anos 60 e 70 foi óbvio para ti porque tens de arranjar uma outra época em que um outro clube supostamente foi benficiado para desculpares as conquistas burlonas do teu clube nas décadas posteriores?

Se não é desculpa, baseias-te em quê? Viste jogos na altura, tens forma de provar?

Acho graça a esse argumento. Ainda mais se tiveres idade para não teres vivido essa época. Aí será mesmo só delírio imaginativo.

"Bem, há casos evidentes de roubalheira nos anos 80, não sou cego..."

Espera aí! Afonso? Só podes ser tu! És o único gajo portista que diz coisas como "há casos evidentes de roubalheira nos anos 80, não sou cego...". Se não és o Afonso, dou-te os parabéns, Dragon. Acabas para entrar para o meu grupo restrito de portistas com quem me dou que admitem o óbvio!

"Mas também já havia televisão para confirmar os erros, coisa que (evidentemente) não tens para te defender (ou não, neste caso) nos idos anos da outra senhora..."

Mais uma vez, os tempos da outra senhora. Mas quais são os dados que te levam a dizer que o Benfica era benficiado nessa altura? Claro que os meios agora são muito maiores (como podemos dizer que nos anos 2000 são be melhores do que nos anos 80) mas há forma de investigares isso. Podes ler jornais da época, podes falar com pessoas que viveram essas décadas (mas de todos os clubes, para achares um denominador comum e não apenas um olhar transviado, como aquele velho sportinguista que fala no clube do regime sendo o... Benfica, que é de rir, porque toda a gente sabe quem foi sempre o clube do regime. Basta conhecer a história desportiva e política do país.). Atirar só a frase: "ah nós fomos beneficiados mas vocÊs também foram antes", sem provas e sem fundamentação, soa a desculpa. Lá está. A desculpa que serve para aceitar títulos roubados e à custa de ilegalidades durante muitos anos.

Não agora, que a superioridade é evidente. Mas, lá está, a forma como o clube cresceu fi ferida de indignidade. E isso ninguém pode esconder.


"Telhados de vidro, todos temos... Há é uns que querem escamotear a verdade sacudindo a água do calabote, perdão, capote..."

Depois é isto. Inventam-se umas histórias, perdão, umas estórias. Já investigaste, já leste sobre assunto ou limitas-te a gostar de ter algo que seja mais ou menos pacífico nos meios azuis para dizer contra o Benfica? Se queres a verdade, procura-a. Vai ler a estória do calabote. Aliás, tem todo o sentido que o gajo quisesse ajudar o Benfica e o Porto acabasse campeão, nas circunstâncias em que se passaram. Todo mesmo. Mas já não sabes do que é que eu estou a falar, pois não?

"Mas sim, podes mandar vir essa mini, porque para vos ouvir a choramingar a vossa ex-glória, preferia não os ter ganho, sim..."

Ninguém sai daqui sem uma mini. Isso é mais do que certo.

"Agora as Champions, essas são nossas de direito, ou não?"

Obviamente. Como todos os títulos internacionais e todos os nacionais desde o final dos anos 90. O Porto, além de ter crescido burlão, foi criando grandes equipas e uma dinâmica de vitória (aqui à conta de muita intrujice) que agora é difícil de superar. Não é isso que está em causa.

Unknown disse...

Bem tentei vir cá puxar um bocadinho por ti anónimo, mas acabei por me denunciar com a minha sinceridade... Ora bolas!

Fico contente por me reconheceres por detrás do manto Dragon A+ :) Só era para te contar quando cá viesses ver a Margarida, mas foste esperto...

Ainda assim, a piada do sentires-te portista por teres ganho um título oficial foi fixe, ou quê?!?

Quanto ao resto, foi mesmo só ver até que ponto ias...

Mas, de qualquer maneira, tenho mais uma para ti, agora em nome próprio:

Já lá foi o tempo em que eram só os portistas a escarnecer dos benfiquistas (dá para ver aqui - neste post - mas em todos os outros blogs do Benfica, a forma como chamam Estádio do Ladrão, clube dos corruptos, etc e mais um chorrilho de asneiras). Agora, os benfiquistas passam a vida a queixar-se do Porto e do que o Porto ganha.

Sinais do tempo?
Sinais de perda de grandeza? Ou sinais de que o Porto é um clube grande, agora, e não o clube de bairro que sempre lhe chamaram?

P.S. - Volto a repetir-te: houve coisas muito estranhas nos anos 80 e outras nos 90 (basta lembrar aquele vídeo que me mostraste do Baía a sacar uma bola fora da área... Mas, o ano passado na Champions o Helton defendeu uma igual contra o Schalke... Terá o sido comprado, também?), mas ainda ontem houve coisas estranhas (um que não era e foi marcado, outro que era e não foi marcado).
Terá sido roubalheira, incompetência ou as duas (os tais anos 80)? Eu voto na 2ª, vocês com certeza votarão na 3ª, alguns energúmenos com óculos de cabedal dirão a 1ª.
Ainda para mais, eu só me tornei portista em 1987, com 7 anos de idade. Só lá para os 15 comecei a ver jogos com olhos de ver e muitas dessas barbaridades que falam já tinham passado. Nessa altura só dava Penta!

Abraços

Ricardo disse...

Fonseca:)

Fico feliz e ao mesmo tempo triste que sejas tu. Feliz porque, enfim, és sempre bem-vindo à tasca; triste, porque estava já todo contente por encontrar um outro portista, além de ti, a admitir o óbvio. Afinal o grupo continua exclusivo e em monólogo.

"Já lá foi o tempo em que eram só os portistas a escarnecer dos benfiquistas (dá para ver aqui - neste post - mas em todos os outros blogs do Benfica, a forma como chamam Estádio do Ladrão, clube dos corruptos, etc e mais um chorrilho de asneiras). Agora, os benfiquistas passam a vida a queixar-se do Porto e do que o Porto ganha."

Sim, isso é verdade. Já não são só muitos portistas que passam 24 horas a pensar no Benfica. Agora também há alguns benfiquistas que vêem no Dragão a sua maior motivação. Ainda assim, a paranóia em relação ao outro clube continua a ser bastante mais direccionada de Norte para Sul.

Quanto a este post e ao blogue, no geral, hás-de convir que não entra nessa linha editorial. Acho que este é o primeiro post do blogue que fala no Porto ou nos portistas.
E a ideia é a de continuar a não falar nos outros. Já há muitos blogues que promovem o bloguismo de guerrilha, não queremos esse espaço. Mas depois da demência generalizada em que grande parte da opinião pública andou metida nas últimas duas semanas por um lance que, enfim, já aconteceu várias vezes e para todos os ladcos, apeteceu-me brincar um bocadnho com a situação. É que ver um sportinguista a queixar-se é daquelas coisas que não me faz confusão - está-lhes no sangue -, mas ver portistas indignados a falar de corrupção intriga-me e faz-me pensar que, se não admitem que andaram a beneficiar das ajudas dos árbitros durante duas décadas, ao menos não venham, quais falsos moralistas, aproveitar qualquer lance de benefício ao Benfica para apregoarem a santidade papal. Isso é que cheira mal.

Mas tão cedo não haverá referência ao Porto. Pelo menos do meu lado.

"Sinais do tempo?
Sinais de perda de grandeza? Ou sinais de que o Porto é um clube grande, agora, e não o clube de bairro que sempre lhe chamaram?"

O Porto é um clube grande no sentido em que domina o futebol português e conquistou importantes troféus europeus e mundiais. Só por isso já é grande. A forma como passou de pequeno a grande é que mancha a sua grandiosidade. Mas, ainda assim, não a evita. Apetece, no entanto, dizer que quando era pequeno era maior do que agora que é grande. Moralmente, claro.

"ontem houve coisas estranhas (um que não era e foi marcado, outro que era e não foi marcado)."

Ontem o Benfica beneficiou de 2 penalties. Um evidente (o segundo) e uma falta que começa fora da área e acaba dentro dela. Pela lei, é penalty (a tal estúpida lei que fala no momento em que acaba falta), o que, desde logo, podendo ser criticável o critério, retira valor à tese que defende ilegalidade. Se eu acho aquilo penalty do ponto de vista do bom-senso? Não, mas é falta. Isso é claro. Fora da área, para mim.
Do lado contrário, foi marcado um penalty que é daqueles que se fosse sempre marcado tínhamos 10 penalties por jogo. Alguma opinião sobre esse lance? Há ainda o lance do David Luiz, que, esse sim, me parece penalty.

"Terá sido roubalheira, incompetência ou as duas (os tais anos 80)?"

Eu, de forma geral e desde o ano 2000, atribuo aos erros dos árbitros (a favor e contra todos os clubes, atenção) uma razão de incompetência, mais do que qualquer outra suspeita. Quando há suspeita é porque a tendência de erro é tão evidente que não há como fugir. Por isso falo nos anos 80 e 90 em que, enfim, nem sequer se davam ao trabalho de fingir que não havia corrupção (como nesse lance de que falas e em vários, vários, vários outros). Não serve a teoria da suspeita, no entanto, para épocas em que, havendo erros, a arbitragem não "empurra" declaradamente um clube em detrimento dos outros para o topo da classificação. Por exemplo, nestes últimos anos já vi o Porto ser beneficiado em alguns jogos e nunca lhes chamei roubo. É uma questão de recorrência e persistência no erro. E essa só vi a favor de um clube, o Porto.

Quanto à época em que nasceste, tens mais um ano que eu. Eu lembro-me de muita coisa estranha, alguns mais novo, outros mais velho, mas coisas evidentes. Lembras-te de um 2-3 que foste ver comigo à Luz? Se puderes, revê esse jogo. A impressão e opinião das pessoas na altura tem eco na verdade. E tu raramente ias ver jogos, eu ia recorrentemente e as várias vezes em que vi o Porto ser beneficiado na Luz não te passam pela cabeça. E, sim, estou a exluir a gritaria desenfreada do adepto boçal que acha que qualquer lance é contra o Benfica. Pá, as coisas existiram. O Pinto da Costa está a ser julgado por um processo e por uma altura que nada têm a ver com o que interessa. Foi nos anos 80 e 90 que o clube foi construído. Também Al Capone foi condenado por fraude fiscal. É como apanhar um gajo que matou 20 pessoas e dar-lhe uma pá para ele trabalhar uma tarde no jardim da aldeia em trabalho comunitário. E isso devia preocupar as pessoas. Por isso a pergunta: "como é que se pode ser portista?", ou seja, como é que se pode ser um gajo como tu, que defende a verdade, tem princípios, é inteligente, sabe ver para além de clubismos e, mesmo assim, grita "Pinto da Costa, allez"? A mim faz-me confusão. É como se um gajo conseguisse ser lúcido e coerente em toda a sua vida e depois, sentado no Dragão, atira a lucidez e a coerência para o lixo durante duas horas.

Abraço!

Amanhã vou aí a casa:)

Unknown disse...

Há que realçar aqui duas coisas:

1- O Ricardo leu um comentário articulado, sensato e inteligente (ainda que com pontos discutíveis) e chamou a pessoa pelo nome. Eu também chamaria. É humilhante para quem cá tem escrito como portista mas tem um lado anedótico que não vou esquecer tão cedo. Touché!!

2- Ainda assim, não deixa de ser um elogio a ti, Afonso. Sou um grande fã das crónicas e opiniões do Miguel Sousa Tavares (só para dar um exemplo) e nem a ele reconheço essa capacidade que evidencias como portista. Abraço

mago disse...

"Por isso a pergunta: "como é que se pode ser portista?", ou seja, como é que se pode ser um gajo como tu, que defende a verdade, tem princípios, é inteligente, sabe ver para além de clubismos e, mesmo assim, grita "Pinto da Costa, allez"? A mim faz-me confusão. É como se um gajo conseguisse ser lúcido e coerente em toda a sua vida e depois, sentado no Dragão, atira a lucidez e a coerência para o lixo durante duas horas."

Foda-se! Ao tapete, KO técnico.

Ricardo disse...

Sérgio,

Sou grande fã do Sousa Tavares em relação às crónicas de viagem e contos. Sou grande fã em relação às opiniões inteligentes que tem sobre vários aspectos da sociedade. Mas, porra, em relação ao cronista d´"A BOLA" que todas as semanas debita alarvidades e demonstra um facciosismo doentio (que é ainda pior porque tem inteligência e lucidez para não cair na parvoíce fácil), não tenho respeito nenhum. Comparar o Sousa Tavares-comentador de futebol com o Afonso-comentador de futebol é um insulto para o Afonso!

Eu gostava que com este debate se abrisse uma nova onda na blogosfera e no mundo da bola tuga: alguns portistas leitores deste blogue (quantos serão mesmo?) viam a confissão do Afonso e, num acto de loucura, desejando soltar o gesto reprimido ao longo dos anos com chicotadas veementes no lombo sempre que lhes apetecia gritar "nós sabemos que o pinto da costa é corrupto!", admitiam o mesmo. Isso é que era! Corríamos o risco de entrar para a história da blogosfera! Seríamos mais importantes que o Tribunal de Justiça!

Unknown disse...

Alô, alô!

A questão aqui não é gritar "Pinto da Costa, allez", tal como não me lembro de muitos a gritar "Vale e Azevedo, allez", nem "Sousa Cintra, allez" (muito menos, e num âmbito muito mais lato, "Santana Lopes, allez"), até porque gritar isso é insensato, já que o homem, por melhor que faça pelo seu clube, não a chuta lá para dentro. Gritar "Pinto da Costa, allez" é quase tão doente como gritar "Filhos da puta slb" quando se marca um golo (sem ser na Luz ou no Dragão contra o SLB - aí já se sabe os níveis a que a picardia chega de parte a parte).

Como se pode ser portista, perguntas tu?

Pergunta essa respondida pelo vosso Deusébio, na última vez que foi a Moçambique, numa sala de aula quando perguntou aos miúdos de que clube eram e a maioria respondeu que era do Porto: se eu fosse da vossa idade, também era do Porto!

Sou do Porto, porque um argelino marcou um golo de calcanhar numa final da champions. Como sabes, cá em casa não se via futebol e estranhei, um dia, com quase 7 anos, que os meus pais estivessem a ver um jogo. Quando lhes perguntei: "Porque é que está a dar futebol?", eles responderam-me que era um clube português que era campeão da Europa, claro que tinham que estar a ver! Obviamente saí da sala e fui ao quarto procurar uma t-shirt azul e branca às riscas e, no alto do meu fraco desempenho artístico, desenhei, quiçá no meu caderno diário, um 8 a vermelho, cortei-o, com um recorte técnico digno de um Michael Thomas e colei-o nas costas da referida t-shirt e passei a ser do Porto.

Eu sabia lá o que era o Porto, o Pinto da Costa, o Reinaldo Teles e o Madjer. Tinha lá eu noção do que era ganhar a Champions... Eu só sabia que o gajo tinha marcado um golo de calcanhar e isso para mim chegava.

E chegou, até hoje, quiçá, ad eternum.

Como te disse, no comment anterior, só por alturas do Penta comecei a ligar ao futebol (apesar desse 2-3 em que fui à Luz pela primeira vez - lá está, o primeiro estádio onde fui, 120 mil aos berros, e eu gostava era dos outros... não se explica, sente-se): como te lembras, eu era fã dos Lakers e do Magic... Esse sim era o meu mundo...

E, aquilo que muitos consideram uma construção baseada no roubo, na falsidade, na corrupção, para mim não passa de algo muito ténue num mundo em que vivi o Penta, a final da UEFA (em Sevilha, onde estive), a Champions de Gelsenkirchen e um punhado gigante de títulos dos quais perdi a conta aí com 18 anos...

Talvez seja por isto que significa o desapego com que acho que houve situações estranhas em alguns jogos (não só do FCP, mas também não costumo ver jogos dos outros clubes - e há 10/15 anos muitíssimo menos, não estando em ponto de comparar). Como não fui "influenciado" a ser portista, antes fui aprendendo, não tenho ódio ao Benfica, ao Sporting, ao Major, ao Presidente do que quer que seja, só porque é Presidente e o meu clube não ganha, logo não gosto dele... Daí, talvez, volto a dizer, o meu desapego.

Sou portista porque aprendi a gostar do clube, porque meu deu inúmeras alegrias, porque me fez sempre rir no final dos campeonatos, quando durante o ano lectivo era MASSACRADO por tudo e por todos só por gostar dos azuis, simplesmente porque sim...

Houve jogos em que o árbitro ajudou?

Sem dúvida!

Houve jogos em que o árbitro prejudicou?

Sem dúvida!

Foram mais os que ajudou do que os que prejudicou?

Provavelmente.

Será igual para os 3 grandes?

Abstenho-me... Os pequenos dizem que sim, que é tudo igual...

Mas lembro-me sempre da Champions... Sempre, sempre, sempre... Porque aí, presumo, não há bandidagem, pelo menos pelo que leio aí pela blogosfera, que "o Pinto da Costa é um vilão, mas que lá fora pia fininho."
Lembro-me dos quartos-de-final contra o Bayern de Munique em 1999, por exemplo em que fomos roubados da forma mais escandalosa que alguma vez vi!
E lembro-me do jogo do Schalke, em casa, o ano passado, em que o Helton defendeu uma bola fora da área escandalosa e o árbitro não marcou...

E não me lembro mais por causa do Alzheimer e não por má-fé ou por omissão matreira.

Sou portista, gosto de ser portista, gosto de ir ver o Man U daqui a uma semana ao estádio, gosto do segundo tetra desde que gosto de futebol, gosto de ser recordista de presenças na Champions, gosto dos 20 campeonatos desde que nasci, gosto do Lucho, do Licha, do Cebola, do Meireles, do Fucile, do Hulk, do Bruno Alves e de mais uns quantos (para não massacrar, até porque isto não é um blog do FCP) e gosto de discutir isso contigo (principalmente) e com mais uns quantos. E gosto de saber que quando estes sairem, o clube continuará fiel aos seus pergaminhos, contratar uma resma de gajos novos e, espero, continuar a ganhar.
É assim que vejo o Porto.

Reduzi-lo a um clube que subiu e se tornou o que é por causa da corrupção parece-me atirar areia para os olhos e enfiar a cabeça no chão. (Ainda que, volto a ressalvar, possa ter havido alguma coisa, não desminto categoricamente).
Acreditar que foi só isso foi (e é)a hecatombe dos clubes de Lisboa: anos e anos a fio sem ganhar nada e queixar-se.

Para que conste: eu não gosto de ganhar com batota, nunca gostei, nunca hei-de gostar. Tira mérito à vitória.

Mas, se num ano em que um gajo ganha tudo (menos a taça, que o Zé Tó nos roubou a 4 dias de irmos limpar a Champs), demonstra tal superioridade e categoria, nos dizem que só ganhámos porque roubámos e julgam o Pinto da Costa (e o ilibam, vá!) também irrita qualquer coisa...

Joguem à bola. Pode ser que comecem a ganhar mais qualquer coisita e depois logo vêem o que custa ser denegrido (lembras-te do Estorilgate e o seu famoso jogo no Estádio do Algarve que tanta polémica gerou?)...

PS - Sou grande fã deste blog, como sabes, principalmente da tua escrita.
Ainda bem que estás de volta... Prometo não comentar nada doravante sem ser com o meu nome... Mesmo quando for para arreliar :P

Até amanhã

PS 2 - O Sérgio também escreve bem :)

Abraços

Caneleiras de cortiça disse...

A única coisa positiva que pensei que pudéssemos vir a colher da final da Taça era um "elan" de vitórias.
Mas pelo jogo com o Estrela o "elan" que colhemos é só marcar de penaltis.
Para os infernos com este Benfica que me faz entreter com jogos de telemóvel no decorrer da partida, para não adormecer.

rogerAjacto disse...

Excelente ideia! Eu admito... Eu sei que o Pinto da Costa é corrup... Epah, espera, não sou portista, não entro nas contas... Que pena!
Mas eles sabem, admitem e pior que tudo, elogiam a conduta desse senhor que veneram cegamente.
Agora vou parecer um típico taxista lisboeta, daqueles que não perdem a oportunidade, com um voluntarismo assinalável, de expressar a sua opinião cáustica e muitas vezes embuida de ressabiamento fascista, reparem só:
"Isto tá bom é para malandros da alta, com ligações às altas esferas e à maçonaria, que existe, não pensem. Esses nunca são apanhados, passam a vida com o cú no banquinho, mas vêm de lá a rirem-se sem nunca irem lá parar dentro. Ele é o Pinto da Costa, o Valentim, o Avelino, a Fátima Felgueiras, os gajos da casa Pia... Agora os do Freeport... Esses nunca são engavetados. Agora a outra, gamou uns trocos aos ladrões, qual Robin dos Bosques (só não o deu aos pobres, achamos nós, na volta ainda deu...) e apanhou logo 9 anos de choldra... E se aquilo era uma mulher de armas..."
Isto foi o taxista que há em mim que disse, não fui eu.

Abraços e boa sorte em Manchester (a sério)

rogerAjacto disse...

Enquanto escrevia, já o Afonso tinha publicado o testamento acima e por isso vejo-me na obrigação de, primeiro, o elogiar, pelo desportivismo e pela forma apaixonada com argumenta, depois dizer que: De facto, reduzir o Porto a uma instituição que ascendeu apenas à custa de irregularidades é abusivo. Presentemente, não há dúvida que há no Porto uma qualquer áurea especial que os faz, por exemplo, fazer de um Adriano um grande goleador. É inexplicável e triste, para nós, que assistimos impotentes e invejosos às conquistas deles. Eu já tenho dito em conversa de café, como esta, de resto, que gostava de ter escolhido ser do Porto (na altura essa hipótese nem se punha). Nesta altura já estaria enjoado de tanto título... Eu até me admiro como é que eles ainda festejam tão efusivamente as vitórias sucessivas que vão conseguindo. Ainda me admiro mais da raiva que alguns ainda demostram ter, pelo Benfica e Sporting... Nós não fazemos mal a ninguém, para quê tanta inimizade? Isto começa até a ficar desinteressante. Já é desinteressante!
Perdoem-me benfiquistas, talvez este discurso seja ainda reflexo do vómito que foi o jogo de ontém e da decepção cada vez maior que está a ser esta época (mais uma)... Atiro a toalha ao chão! (Tenho uma lágrima no canto do olho neste momento. Caiu! O teclado tem uma lágrima minha...) Este Benfica não nos merece.

Unknown disse...

Obrigado Rog.

Devo agradecer, em primeiro, não só a simpatia que demonstraram por mim, como também os elogios.

Em segundo, agradecer a mesinha do canto que já sinto ter reservada para mim, no canto dos não-fumadores, não-benfiquistas :)

Em terceiro, dar-vos um abraço e concordar que, de facto, nem vocês, nem ninguém (do vosso clube) merece este Benfica. Esperemos que assim continue ;)

Em quarto, pagar uma rodada ao pessoal.
E mandem médias, em vez de minis, que pelo avançar da hora, ou começamos a beber a sério, ou acabamos a mijar sem trocar o passo...

Ricardo disse...

Antes de mais qualquer coisa, agradecer o texto sobre a razão pela qual és do Porto. Se há alguma coisa que este blogue procura, essa estará sempre na vontade de falar e de meter os outros a falarem sobre a paixão por este desporto, as memórias de infância e o amor que temos todos pelo nosso clube (seja ele qual for). Por esse excerto, OBRIGADO! :)

Comentando alguns pontos:

"Como se pode ser portista, perguntas tu?

Pergunta essa respondida pelo vosso Deusébio, na última vez que foi a Moçambique, numa sala de aula quando perguntou aos miúdos de que clube eram e a maioria respondeu que era do Porto: se eu fosse da vossa idade, também era do Porto!"

E faz todo o sentido! A questão é que a minha pergunta se dirige a quem sabe e viu o que se passou nas décadas anteriores. Os miúdos fazem a escolha acertada, escolhem quem ganha. Ainda por cima numa fase em que não se vêem benefícios evidentes. É a norma natural das coisas.

"Reduzi-lo a um clube que subiu e se tornou o que é por causa da corrupção parece-me atirar areia para os olhos e enfiar a cabeça no chão. (Ainda que, volto a ressalvar, possa ter havido alguma coisa, não desminto categoricamente)."

Nunca reduzi o sucesso do Porto nos últimos 30 anos a questões de corrupção. É evidente que os dirigentes do Porto têm sabido desenvolver uma política dentro do clube de empatia, força, garra, orgulho por vestir a camisola e a consequente pasagem de testemunho aos que chegam - conceito, aliás, "roubado" ao Benfica e a outros grandes clubes, porque foi, é e será sempre a união em torno de uma ideia comum a chave para se começar a pensar em sucesso desportivo e não, como agora vemos no Benfica e noutros clubes, as megalomanias e os discursos incoerentes com a realidade.

Nunca reduzi mas também não o esqueço porque foi o crescimento (através dessas jogadas podres de bastidores) do Porto em relação com a autofagia do Benfica a razão primordial e a fonte das equipas que hoje o Porto tem. Porquê? Porque ganhou campeonatos que deram idas à Champions consecutivamente. Essa ida originou dinheiro e superior vantagem sobre os concorrentes nacionais que, ainda hoje, se reflecte nos orçamentos.

Há visão de Pinto da Costa, não tenho dúvida, mas de que me serve um génio que se aproveita, rouba, mente, ironiza e falseia resultados? De que me serviria um Pessoa se os seus poemas matassem quem os lia? E depois toda uma corja de dirigentes e representantes do Porto (está agora mesmo o Pôncio, o execrável Pôncio, a cagar pela boca na TV) que são todos uns nojentinjos, uns irónicos a masturbarem alarvidades e falsidades, a fingirem que não houve nada, nunca viram nada e ainda há uma imprensa que lhes acha graça, outros que lhes têm medo (quantas histórias de jornalistas coagidos, insultados, agredidos por pessoas ligadas ao Porto, quantas?) e alguns que preferem nem falar nisso, não vão ver o seu carro apedrejado ou a própria perna partida. Por um acaso. Esta gente, cães de fila do Pinto, é gente que é perigosa. Porque não é só o futebol que aqui está em jogo mas uma estúpida guerra Norte-Sul que este homem tem desencadeado há mais de 30 anos e que, de facto, dividiu bastante o país. Isto é perigoso, é nojento e não devia pasar impune. Mas aí a questão é maior e os casos intermináveis a que vamos assistindo de gente que comete ilegalidades e anda aí a passear dá-nos a certeza de que condenar homens com poder neste país é uma utopia. Nem vale a pena.

"Mas, se num ano em que um gajo ganha tudo (menos a taça, que o Zé Tó nos roubou a 4 dias de irmos limpar a Champs), demonstra tal superioridade e categoria, nos dizem que só ganhámos porque roubámos e julgam o Pinto da Costa (e o ilibam, vá!) também irrita qualquer coisa..."

Não devia irritar, Afonso, porque enquanto andarem a "investigar" o ano de 2004, "esquecem-se" de investigar o que realmente interessa, que são as décadas de 80 e 90.

"Joguem à bola. Pode ser que comecem a ganhar mais qualquer coisita e depois logo vêem o que custa ser denegrido (lembras-te do Estorilgate e o seu famoso jogo no Estádio do Algarve que tanta polémica gerou?)..."

Claro que sim. O Benfica não tem ganho nos últimos anos principalmente porque não tem sabido jogar à bola e não o tem sabido porque tem dado sucessivos tiros nos pés. No entanto, o futebol jogado só pode ser questão quando os dados não estiverem viciados. E eles estiveram viciados durante 20 anos. Essa é que é essa.

Abraço

Entra como anónimo quando quiseres, pá. Mas diria para, nos próximos tempos, vires sempre identificado. Para ver se há portistas, além de ti, que queiram juntar alguma coisa à discussão:)

Ricardo disse...

Caneleiras,

ontem, no bar onde estava a ver o jogo, fui fumar lá fora 5 cigarros na segunda parte. É uma prova que serve em tribunal para concluir e condenar aquele jogo ao esquecimento para sempre.

Ricardo disse...

Roger,

Nestas coisas, para mim funciona assim:

quando entrarem em campo, vou querer que o Porto faça um bom jogo. Se marcarem um golo, vou esperar que não sofram nenhum e que consigam um bom resultado. Mas se começarem a enfardar, quero que levem uma cabazada!

É uma ideia um bocado paradoxal mas é assim. Não há nenhuma razão aparente.

Anónimo disse...

Vão mas é trabalhar fónix!