terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Finanças

Qual é o assunto que mais me preocupa no Benfica actual, perguntam vocês (ou pergunto eu, para o caso não interessa)?
- Será o facto de devido ao último jogo e à nojenta campanha feita pela imprensa eu saber que o Benfica vai passar o resto do ano a ser roubado?
- Será o facto de eu ver que a equipa em vez de evoluir vai regredindo e que em Janeiro joga um futebol que nem como adepto da Académica me agradaria?
- Será o facto de actualmente ir à Luz ver bola dar-me o mesmo prazer que ir ao dentista?
- Será o facto de eu reconhecer que é pouco provável ganhar o euromilhões esta semana (desculpem, esta não tem nada a ver com o Benfica, mas pode servir de introdução ao tema do post)?

Não, nenhuma das anteriores. O que mais me preocupa no Benfica é a ruinosa operação financeira aprovada ontem na AG dos accionistas. Vamos voltar atrás até Agosto de 2008:
Era o final dum lindo Verão e a nação benfiquista estava a ter orgasmos múltiplos. O Deus Rui finalmente mandava no nosso futebol, tinha contratado o Mourinho espanhol e o melhor preparador físico de todos os tempos, e era ver as vedetas a chegar de jacto a privado, desde Aimar a Balboa (não resisti à piadola fácil de considerar o estafeta uma vedeta), passando por Yebda e Suazo, estava-se a construir uma máquina de futebol e tudo o resto que se lixasse. Eu, por defeito de profissão pensava para mim: “Ora a economia mundial está em recessão, o futebol também, não temos Chamipons, não vendemos ninguém de jeito, será que há dinheiro para isto?”. Timidamente escrevia isto em alguns blogs, quase me batiam, chamavam-me de estúpido, infiltrado ou Jaco, diziam que “o Rui é que sabe”, quem era eu para duvidar da gestão financeira imaculada do Benfica. Mantive a minha e disse que antes do fim da época ou teríamos vendas extraordinárias ou não teríamos dinheiro. Alguns continuaram a rir a tentar perceber quem era a próxima estrela que aterrava em Tires, eu tentei esquecer convicto que podia estar a ser pessimista e que o futebol de luxo ia compensar esta despesa parva.
Nada disto aconteceu. O futebol é o que se sabe (nem vou analisar agora essa parte), e sendo assim chegados a Dezembro o que aconteceu: marca-se uma AG e endivida-se o clube em 40 milhões, pagável em 5 anos (quem vier que feche a porta, sff). Ainda apareceram alguns acéfalos a argumentar “epá isso é para uma bomba tipo museu ou Messi, o clube continua bem, ou então é mais uma genial jogada financeira renegociando os prazos do nosso passivo conseguindo taxas mais baixas, ou vamos rasgar o contrato com a Olivedesportos”. Pois. Era bom, não era? Mas aí valhe-se a clareza da informação, foi dito logo que 12 milhões era para gestão corrente, basicamente é o mesmo que vocês terem um empréstimo de 100.000 para pagar uma casa ao banco e passados uns anos em vez de terem amortizado a coisa irem pedir um novo empréstimo de 150.000, sendo que 50.000 são para novas despesas que vocês criaram entretanto e não conseguiram pagar.

Não é preciso ser um génio para perceber o que está a acontecer. Esta Direcção pode sair em breve e quer sair em grande, um pouco como aqueles políticos que constroem tudo no último ano de mandato e depois deixam a Câmara endividada até aos colhões para o seu sucessor. A Deloitte fez um brilhante relatório que apresentou a solução para o futebol português, mas poucos lhe ligaram, porque entre outras coisas obrigava a uma drástica diminuição dos custos com pessoal, o que obrigaria por sua vez a apostar no formação e em jovens baratos, em vez de se poder fazer aquelas magníficas comprinhas de 3 milhões de euros em que rodam comissões para todos. Há um rácio que atrofia(va) quase todos os clubes portugueses que é custos com pessoal/proveitos totais, um rácio que tinha de se encurtar drasticamente para desafogar as finanças dos nossos clubes. O que é que se fez em 2008/2009 quando sabíamos de antemão que ia haver uma diminuição nas receitas correntes (devido à ausência da Champions)? Aumentou-se os custos com pessoal. Quais as soluções? Enganar alguém com o Di Maria (até essa sorte tivemos mas não aproveitámos), ou endividar mais, já que o nosso plantel tem poucos jogadores que rendam milhões, a maior parte dos reforços já desta época estão desvalorizados.
Na minha opinião ontem foi o primeiro prego no nosso caixão, até porque ninguém explicou (nem vão explicar) quais as garantias que o Benfica deu para esta operação. Desconfio que mais receitas futuras poderão estar hipotecadas (já não seriam as primeiras), o que juntando ao facto de não podermos negociar transmissões durante alguns anos leva a que eu até tenha medo de ver as nossas contas se e quando mudarmos de Direcção.

Tenho dito.

26 comentários:

Jotas disse...

Julgo que a pertinência do teu post deve ser alvo de profunda reflexão.
De facto, também pensei muitas vezes onde tem o Benfica tanto dinheiro?
A ânsia de resultados não pode tavar a razão, há que pensar cada vez mais numa rigorosa gestão, sem loucuras e que passa por uma efectiva politíca de contratações que vise a criação de mais valias e numa forte aposta na formação de modo à criação dessas mais valias sem custos adicionais de contratações de jogadores, por vezes de qualidade duvidosa.
Num entanto,devo dizer que espero que a responsabilidade de quem serve o Benfica, ao fazer este tipo de operações, não esteja a colocar em causa nem o futuro nem a estabilidade financeira do clube, o tempo dirá se esta operação financeira tinha ou não razão de ser

Ricardo disse...

Confesso que a área financeira não é, decididamente, o mar por onde nado melhor. Não posso, portanto, analisar este texto à luz de uma minha verdade que pudesse contrariar o que aqui está escrito.

Como leigo, leio isto e faz-me sentido o que dizes. Até porque é uma matéria sobre a qual tens reflectido há já algum tempo. Como te tenho em boa conta, a ti, à tua lucidez e ao teu benfiquismo, levo isto muito a sério. E fico preocupado.

Anónimo disse...

Também não sou perito em finanças mas tem toda a lógica o que dizes.
Só não concordo quando metes o Rui ao barulho. O homem não tem nenhum curso de gestão ou de contabilidade. É claro que quer trazer os melhores jogadores para o clube. Agora tem que haver alguém nas finanças que autorize ou não esses compras. Se foram autorizadas espero sinceramente que o foram conscientemente.

Anónimo disse...

John, meter o Rui ao barulho é por 2 razões muito simples:

1ª: Ele é a face mais visível do futebol e é graças à sua empatia com os benfiquistas que nada é questionado. Fosse outro a fazer certos negócios e caía o carmo e a trinadade;

2º: Ele é administrador da SAD, não apenas DD. É uma pessoa com anos de futebol, certamente que conhece bem e realidade do clube s sabe que não existem milagres. Tal como outros benfiquistas apenas por senso comum, sem nenhum curso de gestão de contabiliade acham tudo isto muito estranho, ele também deverá fazer essa análise. E se em reunião de Conselho de Administração tem voto e votou favoravelmente à operação, aí tem de ser solidariamente responsável como os outros.

Anónimo disse...

É isso mesmo Americano, aquilo que falamos tanta vez à tanto tempo atras.
Entramos numa espiral de credito da qual nao vamos conseguir sair tao cedo.

Mais vergonhoso para mim, no meio disto tudo, é o facto da direccao que irá a eleicoes este ano, ter a divina LATA e a falta de profisionalismo que permita a votacao de um assunto sensivel como este antes das eleicoes, comprometendo assim o clube e a proxima direccao.
É o saber estar, é o profissionalismo, é o sentido de responsabilidade que esta direccao NUNCA teve. Em contra ciclo, do outro lado da circular temos um presidente com eleicoes marcadas tambem para este ano e que por isso acha ETICO nao tomar decisoes que compremetam a proxima direccao, como por exemplo a renovacao com o treinador.
Atitudes como essas tiro o chapeu...vao sendo escassas no nosso meio empresarial

Anónimo disse...

Óbvio dexter, tu também sempre alertaste para este problema. Claro que eu percebo que em empresas da dimensão do Benfica não se pode deixar as contas todas a 0, sem passivo, sem obriagações futuras, seria lírico pedir isso. O que se pede é a RESPONSABILIDADE de não deixar a corda montada para a forca. Devia ser quase princípio de honra não deixar receitas futuras hipotecadas, e não deixar nenhum endivadamento relevante, excepto se fosse para uma grande obra do interesse de todos, ou por uma situação conjuntural totalmente favorável ao clube. O que vou dizer choca muita gente, mas em muitos aspectos (não todos), os calimeros são um bom exemplo de política de futebol. Infelizmente muitos benfiquistas no alto da sua altivez e arrogância não percebem isso e acham que o Sporting só faz o que faz por não ter dinheiro, caso contrário também derretiam dinheiro em Balboa's em vez de aproveitar Pereirinha's que rendem o mesmo. Em parte é verdade, o Sporting ainda o ano passado gastou ordenados com o Gladstone quando podia ter aproveitado o Carriço (tal como nós fizemos com Edcarlos e Miguel Vítor), mas o Sporting tem uma política de aproveitamento de jovens que deve ser seguida como exemplo, só assim um clube português pode competir com outros que actualmente têm outras armas a nível financeiro. E a prova que a política deles é boa é que sendo um clube com muito menos meios que nós, gastando muito menos, têm ganho mais.

Anónimo disse...

A questao é que LFV nao larga o tacho tao depressa. La vai ameaçando de quando em vez que bate com a porta e mais nao sei o que para depois ter os socios todos a pedir de joelhos para ele ficar. So que esse truque ja funcionou mas ja nao funciona.
Desta vez nao vai ninguem andar de joelhos atras dele a pedir para se recandidatar. Desta vez vai ser ele com as proprias perninhas que se vai recandidatar sem ninguem lhe andar a bajular publicamente.
Isto porque, largar o tacho.....ta quieto.

Uma nota final para dizer que a fasquia para esta epoca esta bem em cima. Caso nao estejamos na proxima epoca na Champions......podem começar a preparar os jatos privados mas com inversao de sentido. O pior é qu enao ha muito para levarem.

Anónimo disse...

Pois dexter, como eu disse aposto que alguns dos reforços já nem a preço de custo se vendem...

Anónimo disse...

Jotas,

Obrigado pelo teu comentário, concordo integralmente com o teu 3º parágrafo, já o 4º exprime um optimismo que já não consigo ter, mas que compreendo.

Anónimo disse...

Claro Americano, possiveis vendas por alguma quantia que nos seja util so temos mesmo o Di Maria.
LOL

De resto ..... mais nada.
Cardozo nao joga portanto so desvaloriza.
Aimar esta todo ratado.

Eventualmente sobra Luisao mas duvido que atinja valores como Di Maria podera atingir.

Anónimo disse...

Ora deixa lá ver se eu sei fazer contas: dos 40 milhões, 28 serão para anular dívidas existentes. Certo? Logo, serão 12 os milhões que aumentam a dívida existente. Certo?
É asssim tão gravoso para o futuro do Benfica o aumento de 12 milhões do passivo? É claro que melhor seria a diminuição e não o aumento mas, com o devido repeito pelo que 12 milhões significam, não me parece que estejamos à beira do precipício e este seja o passo em frente.

Anónimo disse...

Anular dividas existentes ? Algarviu, o ultimo emprestimo obrigacionista esta la para pagar.

Qual e a vantagem de passares a dever mais 12 milhoes se nao pagas nada ?

Maestro disse...

Realmente tambem ja tinha pensado nisso.
Foi muito dinheiro gasto.
Mas eu confio no Rui e no seu Benfiquismo.
O rui ja anda no futebol ha muito tempo e não acredito que tenha prejudicado o seu Benfica, seu e meu e todos nós.
Terms que ter esperança que as coisas vão mudar.

Um abraço Benfiquista

Anónimo disse...

Estiveste ontem no Estadio da Luz mas do Benfica nao viste nada.
Mais pareces um Bruno Carvalho em segunda mao.

Anónimo disse...

Sempre achei que ter cobardes anónimos com comentário estúpidos era prestigiante, por isso obrigado por valorizares o nosso tasco, volta sempre. Mas para a próxima tenta dizer algo útil, se conseguires.

Algarviu, 28 milhões não são para "anular dívidas existentes", são para prolongá-las. Mas mesmo assim eu admiti que se a operação financeira fosse apenas para isso podia nem ser má, se bem que eu gostava de ver a diminuição do passivo exigível e não a sua manutenção. O que os 12 milhões significam é que o Benfica a meio da época já não tem liquidez para cumprir o planeado no início da época, algo que eu, qual Zandinga das contas, tinha previsto.
Mas depois quando vejo o nosso clube a oferecer o 3º internacional esta época de borla, ou a dar um donativo de 4 milhões de euros ao pobre Real Madrid em troca do estafeta, quase sou levado a pensar que somos mais ricos que o Manchester.

Anónimo disse...

Obrigado Maestro, outro para si.
Claro que há que ter esperança, infelizmente os números são muito frios e crús, e não consigo ignorá-los.

Maestro disse...

Amigo americano
Excelente resposta que deste ao anonimo.
Nunca tinha visto as coisas dessa maneira.

eheheheheheheh

Abraço

Ricardo disse...

Tenho acompanhado com redobrado interesse a censura imediata que textos como este vão recebendo por parte de uns quantos que acham, no Benfica de Vieira, não se pode nem se deve dizer nada contra. É a chamada Ditadura contra os Brunos Carvalhos (personagem que, no entender destas mentes, só diz disparates; não sei de que clube o homem é, mas sei que diz verdades sobre o Benfica, isso ninguém lho tira) desta vida, em defesa de uma suposta estabilidade. Como se criticar a gestão financeira ou desportiva do clube num blogue fosse desencadear uma revolução cubana. Estes gajos desconhecem a cultura democrática que o nosso clube sempre teve. E vêm como anónimos para ninguém saber quem são. E não argumentam, não refutam, não dizem nada. Limitam-se ao insulto fácil e à boçalidade.

É como diz o Americano: que venha para ficar. Todo o blogue que se preze deve ter palhacinhos assim...

Anónimo disse...

Eu percebo a jogada deles, como lacaios que são preferem que todos metam a cabeça na areia e não pensem, votando no poder instalado, daí a tua adequada referência a Cuba.
Para mim o que conta é o Benfica, ao qual dou com todo o prazer uma parte importante dos meus vencimentos e darei sempre, por isso exijo que não se brinque aos futebóis. E não pensem que o Benfica não pode um dia falir. Pode, tal como já puderam outras entidades com meios incomparavelmente superiores.

Unknown disse...

Também não entendo muito disto... estava tentado em chamar isto de "fuga para a frente", mas por outro lado, ao ver que deste dinheiro já nada vai ser para ir ao mercado, parece-me que a tal "fuga para a frente" foi dada no defeso... e que com a falta de receitas, agora foi necessário ir à banca arranjar "guito".

Ou então estão à espera que o estado nos nacionalize, como fez ao BPN... ou que um grupo de accionistas nos ponha a mão por baixo, como no BPP... o pior é que isto afecta a todos, e nem o Berardo nos deita a mão... que agora anda ocupado a tentar reforçar as garantias que deu para os seus próprios empréstimos! LOL

A meu ver, continuando assim, e na trágica hipótese de não sermos campeões (trágico pq se nós temos jogado pouco, os outros não andam melhor - 2005 revisited ) - para o ano resta-nos vender Luisão, D. Luiz, Katso (este será inevitável, corra bem ou corra mal), Di Maria, Reyes e Cardozo...

Ricardo disse...

"A meu ver, continuando assim, e na trágica hipótese de não sermos campeões (trágico pq se nós temos jogado pouco, os outros não andam melhor - 2005 revisited )"

Nem mais, Pedro. Esta é uma época em que temos de aproveitar a não tão forte entrada do Porto no campeonato para nos galvanizarmos e continuarmos em primeiro. Não é fundamental ganharmos este ano o campeonato mas é importante, muito importante.

Anónimo disse...

Ricardo, face ao que escrevi no post, considero fundamental, um título ajudará a diminuir o buraco e permitirá uma pré-época com algumas garantias financeiras para 2009/2010.

Ricardo disse...

Falava a nível desportivo, Americano. A nível financeiro, parece-me que até o segundo lugar poderá dar garantias financeiras interessantes para 2009/2010, embora se percam os lucros mais do que evidentes no merchandising e adesão de sócios através da euforia da massa adepta, caso sejamos campeões.

Anónimo disse...

Ricardo, o problema é que o 2º lugar não te garante nada, apenas uma hipótese de boas receitas, contrariamente ao 1º.

Ricardo disse...

Ah pois é, o segundo este ano já não entra directo na Champions!

Bom, então convém que sejamos campeões. Que chatice... :)

Anónimo disse...

O americano de merda, estupido era o teu pai e casou-se. Como "americano" consegues ser mais anonimo que a tua propria estupidez.Mas deixa la que o LFV nao e o ladrao expulso que tanto adoravas.PQTP!