sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A frio...

Com tudo o que se tem passado nos últimos dias, com tudo o que se tem dito, queria deixar bem claro que, na minha opinião, o Benfica só tem um caminho a seguir: Continuar! E nisso em tudo subscrevo e faço coro com o que disseram os meus caros colegas de blogue. São, de facto, gajos formidavelmente inteligentes e perspicazes!

Mas existe um mas. Existe quase sempre, não é?

E o meu mas é o seguinte: É que um gajo tem olhos na cara. Um gajo já assistiu a três ou quatro épocas de futebol cá do burgo. Sem que isto retire um grama ao apoio que me merecem dirigentes e equipa técnica, há este mas: Era possível fazer melhor...
Qualquer um de vocês já viu fazer melhor. Sim, com estes jogadores e esta conjuntura, vocês todos têm que concordar que era possível fazer melhor, e não é preciso invocar nomes de gente especial. Isto também não quer dizer que o Quique seja incompetente, ou que não tenha qualidade para o nosso Benfas – não, não é isso, é futebol, é simplesmente futebol. Mas, era possível fazer melhor. E isso dói. Dói que se farta, por exemplo a mim, que escondia no discurso prudente a angústia inocente de um coração que acreditava nas vitórias do clube que carrega dentro dele. E como eu não falo em nenhum programa de televisão, e como não escrevo em nenhum jornal e como as minhas palavras só têm eco entre nós, vou ter que gritar sempre que as facas se espetarem na carne, é visceral, é humano.
Agora não me venham dizer que não era possível fazer melhor. Era! É! Aliás, é essa a minha esperança. Esta equipa não precisava de ter passado (e nós por arrasto) pelo que passou. E a culpa não morre solteira. Muita dela tem o nome do espanhol patilhudo. Muita mesmo. Naturalmente, tal não me vai impedir de continuar a aplaudi-lo. E à minha equipa. 

Agora uma coisa é certa: o Benfica de Trapattoni dava na boca a este (só por 1-0, com golo de Mantorras)... e isso não deixa de ser, como dizer, desagradável.

7 comentários:

Miguel Nunes disse...

N posso concordar com a afirmação de que o Benfica de Trappa ganhava a este.

O Benfica de Trappa n ganhou a qs ng

Felizmente o Sporting e o Porto da altura ainda fizeram pior.

Mas, o Benfica de Trappa ate c as equipas q desceram perdeu!

Sérgio disse...

Sinceramente não sei. Sendo que este exercício é de pura especulação, cheira-me que o benfas da raposa ia adorar o benfas verdinho e bipolar que é a realidade presente.
Mas, ainda que me engane, isso não é a parte relevante...espero que comentem a parte relevante da coisa. Temos 4 meses de masturbação táctico-esquemática de onzes e o fio condutor, quer de escolhas, quer de performances, quer de resultados é muito difícil de apanhar. Mas isto sou eu...


Algarviu: Quando me dirige a ti no post anterior foi para concordar plenamente contigo, sem subterfúgios. E quando me respondeste nesse mesmo post sublinhando a tua opinião foste ainda mais eloquente! Sinceramente, tens mesmo razão e concordo totalmente. :)

Anónimo disse...

Digo isto aqui, porque já o disse no Mágico e repito as vezes que forem necessárias. Este Benfica patilhudo e bem falante de Quique não é melhor do que o Benfica diáfano de Trapattoni. Tem menos pontos do que Trapattoni tinha nesta altura da época, tem apenas mais um golo marcado e muito mais golos sofridos. Daí que pergunte: Onde é que está a dúvida? E mais reforço. O Benfica de Fernando Santos - tão contestado, tão criticado, tão cheio da impaciência dos adeptos que aí já não pediam tempo, paciência e eu sei lá o que mais do que pedem agora para Quique - daria a este Benfica o mesmo tratamento que o Olimpiakos nos deu. E isso é que dói. Bom, mas o que interessa é ganhar na Madeira. Mas benfiquistas, já sabem, se voltarmos a deslizar, é preciso dar tempo ao tempo, é preciso paciência, não há crise, porque com este treinador, director-desportivo e presidente chegaremos longe. E nem os digo onde é que isso fica, porque vocês já sabem onde é. É no sítio do costume. Há catorze anos que é sempre a mesma história.

Ricardo disse...

Concordo, Sérgio. Não é por isso que devemos deitar tudo a perder mas, sim, este Benfica tem um carácter preocupante.

Diabo, essa do Fernando Santos não cai aqui por uma coisa muito simples: fui dos que o defendeu sempre. Arranja aí outro exemplo para poderes fazer a passagem para os que agora dão tempo. Se ainda não chegaste lá, eu explico: eu tenho olhos na cara e vejo o que tu, o Sérgio, o Americano, o Roger e os outros benfiquistas todos vêem e, sim, preocupa-me que não apresentemos um futebol decente, que o Quique não estabilize um onze, que isto, aquilo e o outro que toda a gente, que não é cega, vê, mas não é por isso que não penso em "tempo", esse cruel conceito que eu e alguns damos a um treinador que chegou esta época, a um Director-Desportivo que está a fazer a primeira época neste cargo e que outros, como tu, não dão. É assim: desde que tenhamos cérebro, temos opiniões e escolhas. Eu faço a minha; tu a tua. Só, curiosamente, o... tempo dirá quem tinha razão.

Anónimo disse...

Pelos vistos deu-vos outro fortíssimo ataque de preguicite!
Nem a meia dúzia do funchal vos inspira?!

Anónimo disse...

Ricardo, deste folga ao Maxi/Mini?

Ricardo disse...

Algarviu,

quando não vejo falhas no Maxi/Mini não ando a bater no ceguinho, como é óbvio. Não sofremos golos à Mini, o homem esteve bem no Funchal, queres que diga mal? Até digo, em relação à sua exibição na Madeira, que esteve bem.

Está explicado? :)