terça-feira, 18 de novembro de 2008

A possibilidade de o Benfica voltar a ser Benfica

Na última sondagem deste blogue a resposta com mais votos ("Quique Flores? Passa por ele a possibilidade de o Benfica voltar a ser Benfica" - 70 %) foi tão avassaladoramente maioritária em relação às demais que eu confesso a minha preocupação. Não que eu não goste ou não acredite no trabalho do espanhol, mas a crença evidenciada por grande parte dos que aqui votaram faz-me pensar nas consequências de uma desilusão, mesmo que parcial, lá mais para a frente deste campeonato. Sabemo-lo bem: a massa benfiquista tem tanto de crente - quando as coisas tendem a correr bem - como de acérrima e destruidora crítica - quando aparecem os primeiros infortúnios. Louva-se a entrega a este projecto, claro, admira-se nos benfiquistas a capacidade inequívoca e indesmentível de ir crescendo exponencialmente no apoio quando, em campo, a equipa ganha jogos mas teme-se a queda, ou o trambolhão pequenino, quando por qualquer motivo a bola bater no poste mais vezes do que as desejadas. O meu medo é que esta onda vermelha suba, suba, suba ao sabor dos golos e fantasias dos artistas que finalmente vemos de camisola vermelha para cair a pique caso os artistas decidam ter um dia de má figadeira. Medo, mas medo real, porque, se houve conclusão a tirar destes últimos miseráveis 15 anos, a mais importante, e auto-destrutiva, foi a de que no Benfica a autofagia é uma realidade incontornável; os adeptos têm muita pressa e algumas vezes, muitas vezes, poucos neurónios para entenderem que os projectos têm e devem ter uma continuidade, que as equipas não se constroem num mês e que as equipas vencedoras são o resultado de um ambiente tranquilo que preserva e favorece a qualidade do trabalho de técnicos, dirigentes e, claro, jogadores. Enquanto esta ideia de tranquilidade, respeito e ponderação não fizer parte do dia-a-dia de todos os que sofrem pelo clube, o Benfica nunca voltará a ser Benfica. Importa, portanto, acreditar. Sempre. Mas convém, quando a crença abalar e um ou mais resultados não aparecem aos nossos olhos como verdades vencedoras, mais do que tudo sobreviver à desilusão. E apoiar, se virmos no projecto uma ideia de futuro que não se resume a um jogo, dois ou dez, mas a uma ideia maior de um trabalho sustentado na qualidade e no profissionalismo (que hoje, me parece, temos), na compreensão do que este clube representa e na forma como, dentro dele e por ele, chegar ao sucesso que é, afinal, a sua genética. Por isso, amigos, fico muito feliz que 70 por cento dos votantes acreditem com todas as forças em Quique Flores e na sua ideia para o Benfica. E espero ver semelhante votação quando, por qualquer motivo, o guarda-redes adversário fizer o jogo da sua vida.

21 comentários:

Anónimo disse...

Excelente texto. Concordo com tudo e também eu tenho medo desta euforia. Acho o Quique um bom treinador por aquilo que o vi trabalhar em Valência mas tenho sérias dúvidas sobre a sua capacidade de adaptabilidade ao nosso futebol. E, quanto a mim, treinador estrangeiro que não entender o que é este futebol tuga não ganha nada. Oxalá o castelhano me cale que eu fico todo satisfeito!

Saudações benfiquistas!

Ricardo disse...

Obrigado, João.

Não podia concordar mais com o que dizes. Essa adaptabilidade a este coisa estranha a que chamam de futebol português é A condição. É necessário entender como a equipa deve estar preparada para encarar os adversários, os campos mais pequenos e muitas vezes a mentalidade tacanha do pontinho mas também importa entender as mentes dos dirigentes, técnicos e jogadores deste campeonato. Sem isso, dificilmente Quique terá sucesso. Mas não tenho "sérias dúvidas" se Quique entendeu ou virá a entender, tenho sérias esperanças que o faça.

Anónimo disse...

Não percebo qual é a ideia do texto. Os benfiquistas se acreditam no Quique é porque o Benfica tem ganho jogos, queres o q? q se diga mal por dizer? Já reparei que aqui é só criticar tudo e todos. Se calhar deviam abrir um blogue portista...

Anónimo disse...

Mas o benfica alguma vez foi Lisboa?Não é o clube que tem aquele pardieiro ao pé do Centro Comercial Colombo?É claro que é e sempre foi benfica!Quanto à votação,vale tanto como a do Balboa...

Miguel Nunes disse...

Quique e Pako Ayesteran são fantásticos! Um pela percepção que tem do que é um jogo de futebol, o outro pelos conhecimentos em treino de alto rendimento.

O resto, é esperar para ver...

Ricardo disse...

anónimo primeiro,

se calhar o que deviam abrir era escolas. É que ler e saber ler são coisas muito importantes.

anónimo segundo,

faça-me o favor de largar essas coisas que toma quando sai à rua uma vez por mês. Isso não lhe está a fazer bem!

Ricardo disse...

PB,

Espero que sim, meu caro, espero que sim. Até agora... sinais positivos.

Americano disse...

Ricardo,

Será sinal de fama já termos anónimos estúpidos a comentar, ou isso acontece em todos os blogs?

Sérgio disse...

Está mesmo tudo dito, muito bem, de resto!Nós vamos ter que saber crescer, aguentar as dores de crescimento...é mesmo necessário conservar fresca a noção de que este caminho não se fará só com vitórias...

P.S.: Eu votei que passa pelo Quique a possibilidade de o Benfica voltar a ser Benfica. Na verdade, não sei se será ele a levar o comboio até ao destino final, provavelmente não; mas sinto que mudou qualquer coisa quanto o Rui Costa passou a andar melhor vestido e relaciono isso com o Quique, e com o início de uma viagem, com uma possibilidade!! (Foda-se, vamos embora ganhar esta merda toda)

Sérgio disse...

De facto, não entanto os comentários do estilo anónimo segundo (ou mesmo primeiro, mas enfim)...O que leva esta gente a visitar e ler textos que não entendem ou que os irritam...e ainda por cima, dar-se ao trabalho de comentar, mas de forma oca e desarticulada...não haverá coisa mais interessante, para vós? mais positiva, mais gratificante...epá...têm sempre a masturbação...não percam tempo aqui...

Pedradanocharco disse...

Numa coisa acho que todos concordamos, é um proojecto que precisa de tempo para se desenvolver, pese o facto de ser necessária a estabilidade tão preciosa para que esse desenvolvimento aconteça de forma sustentada.
Quique Flores até ver tem toda a margem de manobra, por ele passa uma parte muito significativa do sucesso deste projecto.
Devemos ter os pés muito bem assentes, como diz o Ricardo as "más figadeiras" andam por aí e todos estão sujeitos a que os gaurda-redes adversários tenha os jogos das suas vidas...

Ricardo disse...

Americano,

tasca que se preze deve ter sempre os seus anónimos de estimação. Há que cuidar bem deles, dar-lhes de comer todos os dias e levá-los a passear no parque para que eles possam cagar decentemente e em local arejado. Até é giro, são bichos que animam o tascum e ainda bebem, de vez a vez, o vinho que os bezanos lhes dão. Está tudo certo.

Ricardo disse...

Sérgio,

tens aqueles queijos ranhosos que o nosso fornecedor nos deu o ano passado, lembras-te? Dá-os aos bichos quando eles vierem a abanar a cauda.

Ricardo disse...

Carlitos,

obrigado pelo comentário lúcido e humano. Precisamos mais desses.

Americano disse...

Ricardo,

Se é assim, então como diz o melhor jogador (e 2º e 3º, segundo o próprio), "acho que é positivo"...

Anónimo disse...

Espero que sim, Ricardo!Que as minhas "sérias dúvidas" passem pelas tuas "sérias esperanças" e cheguem às sérias certezas! :)

Saudações benfiquistas!

Catenaccio disse...

Obviamente, também faço parte dos 70%.

O que me preocupa é a possibilidade de Quique Flores, no final da época, ser aliciado por um projecto espanhol. Via com bons olhos um período de águia ao peito de 3 anos, a menos que os resultados fossem mesmo muito aquém das expectativas.

Este 1.º ano podemos chegar ao título, pois a construção/planificação desportiva foi bem estruturada e temos valores individuais para ambicionar o troféu. Porém, em muitos pontos, como por exemplo a estabilidade da equipa de futebol, ainda estamos atrás dos nossos principais adversários. Caso não consigamos atingir o objectivo máximo, continuo a acreditar que Quique Flores é o homem certo.

De qualquer modo, se 'internamente' estou à vontade com a competência dos nossos profissionais, preocupa-me imenso as 'externalidades' que rodeiam o Benfica.

Refiro-me à influência de empresários, por exemplo e à tentação de levar a cabo mais uma revolução no mercado de Inverno. Depois, enquanto o nosso clube continuar à frente do FC Porto, estaremos sujeitos à desinformação efectuada pela comunicação social. Tudo será pretexto para ferir a instituição Sport Lisboa e Benfica. Desde os NN Boys, passando pelo Chalana e o Diamantino, até às opções tácticas de Quique Flores e sem esquecer as remunerações dos administradores da SAD, tudo será empolado para criar um ambiente de desestabilização. O tema pouco importa.

Abraço.

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Vim cá dar uma espreitadela e pra a visita.

Irei colocar o teu blog na minha lista.

Abraço!!

www.universobenfiquista.blogspot.com

Anónimo disse...

Andam aqui uns benfiquistas de pacotilha, está bem de ver. Aqui em Ovar não há cá disso. Medo mas medo de quê lisboetas? Vocês acaso sabem que somos o glorioso Benfica e que medo devem eles, os outros os calimeros e os corruptos, sentirem quando vêm a águia vitória a sobrevoar os céus da catedral? Deixem-se disso! Ou vocês são uns putos que nunca viram o Benfica ou são uns coitados que andam todos tremeliques por coisa nenhuma. O espanhol é duro e tem os tomates no sítio. Com ele não há cá amélias nem meias amélias e é assim que tem que ser, ó gente frouxa! Medo de quê afinal de contas? De sermos o Benfica?
Só vos digo uma coisa: este ano é nosso!!!!

Benfiquista do Norte

Ricardo disse...

Catenaccio,

prefiro pensar na "luta" interna que teremos de travar mas, sim, esses factores externos também contam.

Abraço!

Ricardo disse...

Benfiquista do Norte,

proponho que se mude o lugar do Estádio. Assim é que não pode ser! Onde é que já se viu uma coisa destas, o Sport LISBOA e Benfica com um estádio em... Lisboa? Está mal, pá, muito mal! Que os políticos de Ovar façam uma proposta ao governo: um estádio fabuloso em Ovar, aí com uma lotação de 400.000 pessoas! Isso é que era! Ah e atenção! só entraria no estádio quem vivesse acima de Coimbra! Não queremos cá confusões.