terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dá-me lume

Encontro-me ligado à máquina. Os fios que me envolvem e me ligam - dizem eles, os entendidos! - à vida encontram-se quase desligados. Disseram no outro dia (eu sei porque os ouvi, falando em cima da minha cama, apesar de eu estar em coma) que o Benfica ia ser campeão. Eu acreditei, acredito sempre. Faz parte de mim acreditar que os outros têm razão. É verdade: souberam da última? O Maxi Pereira fez um bom jogo - uma fatalidade! A sério!!! O Maxi Pereira, aquele cepo que é pior do que eu, o outro e todos os outros amigos que eu conheço e - atenção! - eu já estou a contar com aquele outro bípede que raramente vai jogar connosco e que fica no banco a fingir que está a atar as chuteiras até ao final do jogo. Eu se não estivesse em coma acreditava nestas merdas todas; estando, acredito ainda mais. O uruguaio fez um bom jogo. Pá, juro, não precisam de insultar um gajo, caralho! O man fez bons passes, bons cruzamentos, decidiu bem, cortou bolas, ajudou os centrais e ainda teve coragem de ir lá à frente marcar um golo. Ãn? Não digas isso, foda-se! "O Maxi Pereira é incapaz de jogar bem"? Eh pá tu não percebes nada de bola, é o que eu te digo! O Maxi fez alto jogo. Jogou bem contra o Aves! Sim, em casa, contra o Aves, e depois? Não me digas que é um jogo menor, ó filho de uma porca com o cio? É um grande jogo, pá! O gajo esteve apertado pelo Zé Diogo, pelo Manel e pelo Quim das Aves! Sim, mesmo estando frente a frente com o Jaquim da Trigueira ele conseguiu marcar golo! Não é espectacular? Eu acho. Agora vou morrer, se fazem favor. Quando acordar juro que o Maxi Pereira vai ser o cepo que ele é. Eh pá mas eu juro! A sério, sem brincadeiras. E vão todos ali ver se eu já pago impostos, que eu não tenho tabaco e puta que pariu fazia-me falta um cigarro.

20 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo,

aproveito estares em coma para
1)Desejar-te as rápidas melhoras
2)Desejar que o Mini não volte a provocar-te uma recaída.

Ponto prévio: ao contrário do que possas pensar, eu não sou grande fan do Maxi. Acho-o um jogador mediano com uma boa entrega ao jogo (o que num profissional é um requisito obrigatório mínimo) e é tudo.

Se trago o Maxi às minhas considerações com alguma frequência é porque, a certa altura, me pareceu que se estava a exagerar na culpabilização do dito em tudo o que de mau acontecia na defesa do Benfica.

O homem arranja algumas confusões, é verdade,e se o seu trabalho durante o jogo for analisado à lupa notar-se-ão sempre algumas (muitas) imperfeições. Mas também tem aspectos positivos: os golos que marca (e podemos comparar com outros laterais no Benfica e essa comparação abranger várias épocas), assistências para golo (idem, idem) e raramente provocar faltas comprometedoras e perigosas na sua zona de acção.

Anónimo disse...

Ricardo
Já deixei no outro blog (mágico) um post que também te é manifestamente dedicado...
Afinal aqui sempres emendas um bocado a mão, mas com tanta ironia (e mau gosto) que não descortino a tuas verdadeiras intenções.

Mete de uma vez por todas nessa cabeça, o Maxi é um jogador que já fez tanto ou mais pelo benfica que qualquer outro defesa que por lá ande, não foi só de ontem, em que por acaso foi só o melhor em campo.

Americano disse...

"Mete de uma vez por todas nessa cabeça, o Maxi é um jogador que já fez tanto ou mais pelo benfica que qualquer outro defesa que por lá ande, não foi só de ontem, em que por acaso foi só o melhor em campo."

Desculpe? Com Luisão tenho impressão que gannhei uma taça, um campeonato, e uma supertaça, mas se calhar também estava em coma :)

Belo post amigo, como de costume!

Americano disse...

Algarviu, o teu comentário está muito acertado, sem dúvida, só que apesar da razoável época até agora, continuo a achar que o Benfica precisa dum lateral direito melhor que o Mini, ou pelo menos alguém ao nível dele para rodarem. É que "Aves" não voltamos a apanhar esta época...

Anónimo disse...

é impressionante a pouca ou nenhuma cultura futebolistica de algumas pessoas. o maxi n presta lolololololol

quem é q é bom? o Maicon, o Bosingwa, o D.Alves e mais nenhum n? hahahah

q riso

Ricardo disse...

Algarviu,

"Acho-o um jogador mediano com uma boa entrega ao jogo (o que num profissional é um requisito obrigatório mínimo) e é tudo."

"O homem arranja algumas confusões, é verdade,e se o seu trabalho durante o jogo for analisado à lupa notar-se-ão sempre algumas (muitas) imperfeições."

Estamos de acordo. Nada a dizer.

Ricardo disse...

"Mete de uma vez por todas nessa cabeça, o Maxi é um jogador que já fez tanto ou mais pelo benfica que qualquer outro defesa que por lá ande"

LOL

Ricardo disse...

Refutador,

pedimos imensas desculpas pela "impressionante pouca ou nenhuma cultura futebolistica" que aqui neste blogue se apresenta. Faça o favor de dirigir as suas críticas ao provedor.

Anónimo disse...

Ricardo,

Se estivêssemos todos de acordo sobre tudo, isto não tinha piada nenhuma. Claro que não é o oposto que acho que se deve aplicar: não estar de acordo com ninguém sobre seja o que for. Estaremos de acordo numas coisas, não estaremos noutras. E é sobre as questões em que não estamos de acordo que a conversa é mais interessante porque na troca de impressões se apresentam novas perspectivas, se repara em aspectos que podem ter outra interpretação e, às vezes, até se altera a opinião que tínhamos sobre isto e sobre aquilo.

Tudo isto a propósito da tua resposta ao meu comentário. Estou-me nas tintas para os aspectos em que estás de acordo comigo se não te interessar argumentares sobre os aspectos em que não estás de acordo comigo.

PS. Como estiveste de coma, compreendo...

Ricardo disse...

Algarviu,

já vimos com este debate há algum tempo. Pensei que soubesses qual a minha posição em relação à capacidade futebolística do Maxi Pereira; posição essa que deixei bem esclarecida quando fiz uma análise ao seu jogo, coisa que raramente vi por parte de quem o defende. Mas respondendo às coisas com que discordo:

"Mas também tem aspectos positivos: os golos que marca (e podemos comparar com outros laterais no Benfica e essa comparação abranger várias épocas)"

Até agora marcou dois. Um deles importante, contra o Paços. Este contra o Aves acho bom mas, sejamos sinceros, foi contra o Aves, não conta grande coisa. É certo que ele até de vez em quando "molha a sopa" mas é muito pouco em relação às deficiências que apresenta (lembro, a propósito disto, o que está à direita no blogue: em 14 golos sofridos, em 7 foi o ou um dos responsáveis. Claramente em débito, o uruguaio).

"e raramente provocar faltas comprometedoras e perigosas na sua zona de acção."

Aqui discordo totalmente. O Maxi é burro e muitas vezes faz faltas completamente desnecessárias e, sim, em zonas perigosas.

Claro que é melhor falarmos dos assuntos em que discordamos porque nesses poderemos argumentar mas também convém não fazer disto uma "guerra" pessoal, logo acho que faz todo o sentido falar nos pontos convergentes.

Abraço!

Anónimo disse...

Ricardo, não é que desde que começaste a chamar o homem de Mini, ele até tem melhorado a produtividade.
Picaste o homem pá!

Ricardo disse...

Pois foi! O homem passou-se contra o Aves! Ah ganda... Mini!

Se o Mini quiser jogar sempre assim, eu não me importo nada de continuar a espicaçar o seu orgulho!

Anónimo disse...

o maxi pereira contra o milan fez um grande jogo. e em varios outros jogos, como em guimaraes o ano passado.

e facil criticarem-no defensivamente quando raramente tem ajuda do medio ala, neste esquema. ambos os nossos laterais ficam constantemente em inferioridade numerica.

Ricardo disse...

"o maxi pereira contra o milan fez um grande jogo. e em varios outros jogos, como em guimaraes o ano passado."

Ah estou a ver. Para ti os jogadores fazem grandes jogos quando marcam golos. Está percebido.

"e facil criticarem-no defensivamente quando raramente tem ajuda do medio ala, neste esquema. ambos os nossos laterais ficam constantemente em inferioridade numerica."

Já ouviste falar em Amorim?

Americano disse...

Pois, é que se percebe bem quando joga o Amorim o Mini disfarça um pouco, já que Amorim mata muitos problemas à nascença. Quando está lá outro ele fica mais exposto. Curioso é que o ano passado toda a gente malhava no Nélson mas pouca gente se preocupava com a falta de apoio que ele tinha.
O Mini quando fica 1 para 1 com um jogador decente é passado as vezes que o adversário quiser. Foi assim com Vitale do Nápoles, Pantelic do Hertha fê-lo recuar quase até dentro da baliza, e o Arda do Gala passou por ele como e quando quis. Claro que jogar contra o Aves sem ninguém a incomodar é agradável, mas infelizmente é raro.
A imprensa de hoje insiste que o Benfica está na corrida por Angeleri, se ele chegar podem dizer adeus ao agora bem amado Mini, aí vão ver um lateral ao nível do Benfica.

Ricardo disse...

Americano,

eu não sou esquisito, desde que venha um jogador de futebol... por mim tudo bem!

Pedro disse...

Só acho mal relevares a exibição do Maxi por causa do fraco adversário. Acho injusto. E acho injusto pq outros jogadores, com muito mais cartel e qualidade, contra o mesmo adversário não jogaram tão bem como ele. Maxi tem francas limitações mas para o nosso bem tem conseguido disfarça-las como lateral direito.

Ricardo disse...

Pedro,

não acho injusto na medida em que é por ter sido contra o Aves que o Maxi fez um bom jogo. Seria injusto se o Maxi fizesse normalmente bons jogos e eu viesse para aqui dizer que o homem só contra o Aves é que joga bem.
Por outro lado, dizes que ele tem conseguido disfarçar as limitações "para o nosso bem". Discordo. Para o nosso mal, ele não tem conseguido disfarçar as limitações. Isto porque as suas limitações são demasiado óbvias para qualquer ala ou médio ofensivo com 3 neurónios. A partir desse momento, toca a meter bolas entre o central e o Maxi ou toca a meter gajos no 1 para 1 com o Maxi ou toca a puxar o Maxi para o meio-campo para entrar em diagonais pelo lado do Maxi, que o já se sabe que o Maxi fica a marcar os jogadores com os olhos.

E agora acabou com o Maxi. Não volto a dizer mal dele nos próximos dois dias. (eu ia dizer uma semana mas depois lembrei-me que temos jogo no Domingo)

Anónimo disse...

Man, levem mas é o Benitez para o Benfica para poderem dizer que têm os dois piores laterais do futebol português! Assim sempre tinham desculpa para as (eventuais) barracadas...

Ricardo disse...

LOL, Dragon. Talvez o vasto público benfiquista, que gosta bastante do Maxi, ache essa proposta uma proposta de valor.

Há malucos para tudo, digo-te já...