terça-feira, 14 de outubro de 2008

Nome de número

Hoje fiz-me sócio do Benfica. Comprei o kit, preenchi o formulário, entreguei uma foto e a fotocópia da minha identidade de bípede benfiquista (ainda continuo sem compreender como é que o BI não possui um espaço em que possamos dizer que somos do Benfica) e, antes de respirar duas vezes, lá estava a minha cara num cartão vermelho. Uma delícia. Sou o 187.955, número tremendamente superior (mais do dobro, bem mais) ao que tive entre os meus 3 e 15 anos. Na altura, eu era um benfiquista que ia de mão dada com o pai e via, 4 horas antes do jogo, gente a beber garrafões de 5 litros de vinho, a comer feijoada, cozidos à portuguesa e pães com presunto dentro do estádio. A ida a um jogo do Benfica não era como agora, em que se chega 5 minutos antes da bola começar a rolar: era como uma peregrinação a um santuário. Começava na estrada, em que os 150 km de Abrantes a Lisboa eram festejados com cachecóis apertados entre os vidros das janelas do carro e sinfonias de buzinadelas, sempre que alguém ao nosso lado fazia a sua viagem religiosa da mesma forma e com o mesmo sentimento. Acho que começou aí (antes ainda de me espantar pela primeira vez com um gigante de betão onde cabiam 130.000 pessoas) o fascínio por esta espécie de seita que ninguém consegue explicar. É impossível provar, cientificamente, a razão de ser de ser-se benfiquista. Talvez procurar nessa empatia de ver milhares de pessoas dentro de carros, felizes e sorrindo-nos, como se fôssemos seus irmãos, talvez encontrar num grito milenar a céu e sol abertos, coroando 11 indivíduos de vermelho que entravam no relvado, entre sons, buzinas, cores, fumos, papéis e sol, muito sol, sempre. Quando a equipa do Benfica entrava no tapete verde, o puto de 10 anos que eu era ficava estarrecido a ouvir o bruááá de pés a chocalhar no betão e de gritos de loucura, quase demencial, que eram todo o ruído que o mundo conseguia ter naqueles minutos. Em 1988, agarraram-me no ar como uma bola, quando um gajo - filho de outro gajo dos nossos - decidia resolver a situação com dois golos e uma ida directa para Estugarda, sem que Bela Guttmann o adivinhasse (e o quisesse?); em 1990, quase me lançaram de felicidade para dentro do relvado, quando um outro dos nossos decidiu que o destino só seria moldado à chapada - uma chapada na bola, a melhor chapada na bola que alguém, algum dia, deu, bem melhor do que o toque paneleiro do Maradona. Não, não foram estes os melhores momentos, porque todos eles faziam nascer em mim a certeza de pertencer a algo grandioso que eu não sabia descrever. O orgulho de levar relva para a escola no dia a seguir ao campeonato de 94; a vez em que, sob um sol aterrador, alguém decidiu ganhar meio metro de cimento aos rabos que se amontoavam e comprimiam, só para que eu me deitasse ("abram alas para o miúdo, pá, não vêem que o puto está mal-disposto?", consigo ainda ouvir nos ecos abertos de uma memória de um estádio que não desaparece). Ser do Benfica não requer um cartão nem uma identidade mas, confesso, hoje senti-me de regresso à minha natural condição. Como se me tivesse traído estes 12 anos por não ter a minha cara associada à palavra "sócio". O meu nome é 187955.

28 comentários:

Rui disse...

Mais um post brutal deste meu caro amigo.

Este rapaz respira futebol e benfiquismo, reconheço no teu texto essas viagens ao estádio da Luz, as peregrinações, os rituais que se foram perdendo em deterimento da comodidade... enfim.

Comecei a acompanhar o fenómeno, mais de perto, um pouco mais tarde do que tu, mas isso não impediu que o vírus se entranhasse e bem.

É com orgulho que uso a denominação de "Doente pelo Benfica".

Também eu tive 2 anos sem ser sócio devido a quotas que entraram em atraso e depois pediam um balurdio para regularizar e por isso passei também de um ex 72xxx para o 102532

Um abraço, e força para este cantinho benfiquista... até sempre.

102532

Americano disse...

Parabéns pela "inauguração" deste grandioso blog, e com um post à altura. Gostei particularmente da ideia do cartão de sócio ter um espaço para dizermos o quanto somos benfiquistas, era bem bonito!

Abraço!

Ricardo disse...

Rui,

nem quero imaginar o que teria de pagar, se quisesse regularizar a situação. Acho que mais fácil seria tornar-me adepto do Zbording... NOT!

Abraço... 102532

Pedro disse...

Parabens pela nova casa e votos de muito sucesso.
Q isto não seja motivo para deixares de frequentar outros blogs de referência
:):):)

Ricardo disse...

Americano,

proponho que façamos uma manifestação a pedir essa medida. Para além de podermos usar os lenços palestinianos que estão no armário, ainda dava para beber uns copos. Se a medida fosse para a frente, eh pá, óptimo, seria ouro vermelho.

Ricardo disse...

Pedro,

nem por sombras! O Mágico é espaço incontornável! E, já sabes, tens cervejas no congelador. Serve-te!

John Billy #37 disse...

Parabéns pelo novo blogue.
É sempre bom ver espaços dedicados aos benfiquistas,.
Em relação ao post, faço parte do oposto. Benfiquistas do Norte, que conhecem mais o 1º de Maio, o Adelino Ribeiro Novo ou o Municipal de Guimarães :)

Ricardo disse...

John,

e que peregrinações eram essas também!:) Também há francesinhas, se quiseres. Sê muito bem-aparecido!

Anónimo disse...

Muito bem escrito,para não variar:)
No entanto,uma dúvida apoderou-se de mim...Então o estádio tinha capacidade para 130.000 espectadores?!Não era para 120.000?Faz-me lembrar a velha história do pescador, em que cada perca pescada virava uma carpa de 10kilos ,quando tal façanha era contada aos outros...:)A paixão permite-nos estas coisas!Quanto ao resto,é tudo verdade mas universal,como universal é/era o courato nas roulottes.:)
P.S.Apesar de não te ter visto no estádio da luz,aqui fica o meu singelo comentário.
P.S.1.Epero um dia ver-te no estádio da Luz:)
Abraço
EDDG

Ricardo disse...

Por partes, caro amigo:

- O velho Estádio da Luz levava, oficialmente, 120.000 almas desenfreadas. O "problema" era quando começavam a meter alminhas nas escadas. Sim, no jogo com o Steua e com o Mareselha estiveram até mais de 130.000 pessoas. Mas não te acanhes: o velhinho Alvalade também levava bem mais do que, oficialmente, diziam dele.

- Couratos, sim, roulottes é que não. Eram autênticos restaurantes em madeira! Com banquinhos corridos, todos à volta de um rectângulo em que pululavam famílias inteiras de grelhadores de carne, gorduras e coisas que ninguém sabia bem o que eram. Um gajo abancava ali e ficava a pedir minis e bagaços (eu era mais sumol) e depois a malta ia, com uma bezana merecedora de Prémio Nobel, ver o Benfica ganhar:)

- Já conheci (por duas vezes) as instalações do teu amor. Falta vires visitar a casa do meu. E, à falta de melhor, acabaremos a noite numa roulotte, em amena cavaqueira. Que o futebol também tem destas coisas. Felizmente.

Ricardo disse...

sem "e" o Marselha. Assim como sem final da Campeões Europeus por causa da chapada do Vata.

Ricardo disse...

com "a" o Steaua. Assim como com o rabo fora dos Campeões Europeus por causa do Água. Com dois "a"´s.

Anónimo disse...

Epá já me esquecia que o clube da sardinha e do garrafão é realmente o teu SLB.Nós sempre fomos mais sofisticados, já naquele tempo dispunhamos de roulottes:)Agora a sério, também me lembro muito bem desses magníficos restaurantes e de ver um camarada a empinar...sopas!Como se não houvesse amanhã.Teve que ser o pai do petiz a pôr travão naquilo!Ainda se fossem minis!Agora sopas...Quanto a visitar as instalações do teu amor podes crer que vou lá!Ou pensas que vais às instalações do meu(ainda por cima duas vezes!) e eu me deixo ficar?:)
Abraço e até (quase)amanhã para festejar o TEU ANIVERSÁRIO!!!
EDDG

Anónimo disse...

Benvindo a familia de blogs do GLORIOSO.

Ja agora da uma olhadadela a este:

www.bimbolagartada.blogspot.com

BENFICA SEMPRE!

P.S.Este passou tambem la a fazer parte da lista.

João Bizarro disse...

E pronto, interrompi o jogo de sueca para vir aqui espreitar.
Muito bem, é um espaço agradável, bem arrumadinho e tal.

Parabéns pelo blog e pelo regresso à família associativa do SLB.

Ali na sondagem do lado, a resposta é de longe Damásio. Foi ele que trouxe o King e o Artur Jorge, que enquanto treinador nosso teve um problema de saúde (acho que foi operado nas Antas e fizeram-lhe uma lobotomia!) mas enquanto jogador deu-nos algumas alegrias. O outro senhor não sei quem é, nem sei o que faz ali uma vez que não tem nada a ver com o universo benfiquista.

Ricardo disse...

Obrigado, João.

Quanto ao senhor, acho que há quem encontre nele algumas razões para o declínio temporário do Benfica. Olha, por exemplo quem fala nos árbitros. Só por isso já ali devia estar para que os indignados com a arbitragem possam exercer o seu voto. Mas nenhuma destas é uma razão suficiente: no fundo, está ali porque apeteceu e porque talvez faça sentido, se a ideia é ter um sentido relativo. Mas o Jorge vai lançado e merece o prémio. Sim, como jogador esteve bem, mas o que fez como treinador inunda de sombras tudo o resto. Se eu pudesse, matava-o. A sério.

Pedradanocharco disse...

Tenho falta de tempo para escrever, mas não para frequentar bons "ambientes"!
Paralelamente ao Mágico vou ser leitor assíduo.
Parabéns Ricardo e Americano, um grande abraço Benfiquista!
Carlitos

Anónimo disse...

Bem, isto vai com um ritmo de comentários muito agradável, há que aproveitar enquanto eu não começar a espantar os "clientes"!

Obrigado a todas as palavras simpáticas, e VIVA O BENFICA!!!

Ricardo disse...

Joseph Lemos,

passei no seu blogue e, com todo o respeito, digo-lhe que se pusesse tanta alma em dizer mal dos nossos rivais ao serviço de dizer bem do Benfica, poderia ser mais produtivo, mas o Joseph saberá com que linhas se cose. É a minha opinião sincera. Apareça que não faltam tremoços.


Carlitos,

Quando tiveres tempo escreve mais que já conhecemos os teus (bons) comentários do Mágico. E, olha, se não escreveres, ao menos passa os olhos nas excelentes bolas de fogo que o nosso artista de circo residente faz, que já não vais nada mal. Abraço!

Anónimo disse...

Companheiros,votem na sondagem GUERRA aos "JORNALEIROS",patente em http://www.bimbolagartada.blogspot.com cuja figura desta semana e Bruno Carvalho o "benfiquista" do Porto Canal.

Caneleiras de cortiça disse...

Bom texto e belo blog.
Gostei muito de ver "O Banco" colocado nos "Eusébios". Significa que me tenho esmerado, e que os meus colegas verdes do "Banco" te vão insultar.
E se não te vir no Estádio da Luz, vejo-te aí num blog qualquer

23000 e tal (não tenho aqui a carteira)

Pedro F.Ferreira disse...

Excelente post. E boa sorte para o blogue.

:)

Ricardo disse...

Caneleiras,

é óbvio que aquele blogue é vermelho. E tu tens culpa no cartório:)

Pedro,

És um grande benfiquista. E isso chega.

Anónimo disse...

Bolas!

Entro num blogue benfiquista e na parte de cima deparo-me logo com 2 nomes de portistas?

Afinal este blogue é do glorioso e tem pesadelos com o Porto?

Ricardo disse...

Anónimo,

aqui fala-se de toda a gente, se o motivo assim o pedir. Se quer fanatismos desenfreados, é favor ir a outra tasca, que aqui não se vende disso. Além disso, se quiser ser justo, tem sentido que, pelo menos, Artur Jorge faça parte do lote dos cepos ou acha que não? Quanto a Pinto da Costa, está explicado uns comentários acima. Além de, naturalmente, ser um toque de humor.

Catenaccio disse...

Ricardo,

Venho retribuir a visita e desejar óptimos posts para mais um espaço da blogosfera dedicado à paixão benfiquista.

Ainda bem que tomaste a decisão de voltares a ser sócio do Glorioso. Eu tenho trinta e três anos e tenho a minha cara associada à palavra "sócio" desde os quinze.

Atravessei uma das piores fases do nosso clube, com presidências que ficaram na história pelos piores motivos, mas mantive sempre o hábito de, todos os meses, depositar a quota na instituição Sport Lisboa e Benfica.

Abraço.

25.998

Ricardo disse...

Abraço, Ricardo!

Encontramo-nos na UEFA (Fantasy)!

Anónimo disse...

Bom,a minha escrita ultimamente anda um bocado"n muito boa"mas, de qualquer forma, decido aqui deixar um comentário,apesar d..n perceber nada de futebol://mas..bem...nada já n é bem nada e devido a quem?ao sr ricardo silveirinha:)!pois é,estou aqui a escrever neste post para lhe dizer um obrigado:)por me mostrar que o futebol afinal tem muito que se lhe diga,apesar d ainda estar muiiiito longe de perceber realmente o que é o futebol para quem verdadeiramente o ama. Obrigado por teres me mostrado o estádio da luz:)obrigado por "teres me feito"mais benfiquista por somente, e tão somente, pelo simples facto de me mostrares o que realmente é amar o benfica:)!obrigado por teres me mostrado a grandiosa e impetuosa águia!:)obrigada por teres me feito sentir o que é "estar sob stress"a ver um jogo!:)obrigado pelo BENFIICAAAA!!!!(ah e sabem que mais...Eu também vou me tornar sócia:P)!!!
BENFIIIICAAAAA!!!:)!!!!