sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Hertha 1 – 1 SLB

Antes de tudo mais:

  1.  Acho estúpido perder a fé num treinador em Outubro. Ainda mais estúpido o é na actual conjuntura benfiquista, em que é imperativo crescer, deixar de voltar repetidamente à estaca zero.
  2. Vi este jogo na área de serviço de Aveiras, no regresso do emprego.

Sento-me à mesa. Bom lugar. A televisão tem som alto. Estou próximo q.b. Ok.

O Jornalista lê a ficha de jogo. Comento, mentalmente, com o outro adepto benfiquista que tenho dentro de mim e vê todos os jogos comigo: “Este 4-4-2 do Quique não soa um bocadinho anacrónico? Sei lá, pouco sofisticado; como que saído dos anos oitenta. Parece que hoje em dia, a ser 4-4-2, é sempre qualquer coisa com uma figura geométrica não-rectangular incorporada (tipo losango)?”.

Olha! Na transmissão dizem que joga o Binya e não o Yebda. “Quique! Não! Quique, não! O Binya não… Chiça penico. Ainda para mais com este 4-4-2. Epá, então mais vale tirar um dos avançados e pôr o Carlos Martins. Sempre compensa. Sempre ficam 2 gajos no miolo a saber o que é uma bola. Quique! Nãoooooo!

O jogo começa.

(A meio do 1º tempo) – Pois e tal que o Cardozo é um grande valor. Grande pé esquerdo. Sim… Mas olha lá: O gajo é pastelão como o camandro, mas à força toda…e fino, também! O gajo não curte muito disputar bolas, e quando o faz fá-lo sempre com visível enfado. E com o insucesso daí decorrente. E depois há aquele talento indiscutível, que partilha com o Nuno Gomes, de estar sempre exactamente no sítio para onde o GR não chutou, ou o defesa, ou mesmo para onde o ressalto quis que a bola não fosse. E quando vai na direcção dele (ou do NG), bate ligeiramente à frente dele e passa-lhe por cima. Lindo!

Minuto 39 – Bynia acerta um passe a 3 metros, apesar de o companheiro não conseguir dominar o esférico à primeira.

Minuto 41 – Binya tenta receber uma bola, escapasse-lhe e acaba por ir parar aos pés de um jogador do Benfica.

Intervalo – Estes gajos são fraquinhos, equipa macia. Estaria tão ao nosso alcance…

2ª Parte – Suazo por Cardozo. Obrigado.

Existe uma desalentada resignação (futebolística) quando, após 45 minutos de Binya, o vemos voltar a subir ao relvado. Só experimento sensação igual naquelas noites em que, já bem tarde, e com uma fome descomunal, se olha para aquele pacote de bolachas manhosas e bafientas, que resistiram à última década fechadas num pote na despensa, e se resolve comer aquilo, sem água sem nada, que só há da torneira e sabe a lixívia.

O jogo recomeça. Suazo, de facto, é outra coisa.

Minuto 51 – Golo de Di Maria (exibição inconsequente, até aqui e até final). Ia falhando... Mas isto está bom…podemos marcar mais destes, em contra-ataque. Reyes ou Suazo vão fazer estragos. Quiçá o Nuno.

Minuto 66 – Carlos Martins junto à linha lateral. Boa! Vamos tratar de ter mais bola que isto está a começar a escapar. Fortalecer o meio-campo, gosto…Carlos Martins por Katsouranis. Não! Quique, não! Isso não. Não Quique! Tira o NG, o Reyes, o Di Maria…Porra, tira o Suazo…o Katsouranis não! Não é por ele! É que Binya e Carlos Martins sozinhos aí no meio…não pá! Não Quique!

Minuto 74 - …

Fim do Jogo. Punheta! 17º Jogo em território Germânico sem ganhar…e este esteve bem ao alcance. Levanto-me. Vou à casa de banho. Passagem pelo urinol, lavar as mãos…Sabonete, carregar no botão, água e upa…fechou-se. Carrego no botão e menos de um segundo depois a torneira volta a secar. Agora pressiono o botão durante alguns instantes…largo e…foda-se…a úlcera que terei aos 40 dá os primeiros passos…então mas a puta da torneira não se mantém aberta? Vou ter que lavar as mãos vez à vez? Suspiro…

Eu tenho um sonho…Eu sonho com dia em que a civilização humana, mais evoluída e cultivada, se reúna em torno de si mesma, e do mais singelo dos consensos surja a convicção plena de que um ser humano qualquer, a uma distância de uma simples casa de banho pública, possa ter uma torneira, com um manípulo para a abrir e a fechar…a seu belo prazer! AH! E QUE A NOSSA EQUIPA FAÇA SENTIDO…TAMBÉM SONHO COM ISSO!

7 comentários:

Ricardo disse...

Excelente posta de pescada!

Para começar devo dizer que nunca vi um jogo de futebol numa área de serviço. Deve ser giro.

Depois, e em jeito de tristeza, dizer que não vi o jogo e nem ouvi o jogo. A minha maneira de viver este Hertha-Benfica foi a olhar para o relato escrito no maisfutebol. Uma maravilha, portanto. Vibrei, no entanto e apesar de todo esse mundo maravilhoso que é o maisfutebol e os seus péssimos comentários ao jogo, com dois momentos:

- GOLO DO DI MARÍA! (aqui eles escreveram "gooooooolo" e eu pensei - estupidamente, sei-o agora - que era por ter sido golo da equipa portuguesa. Afinal não. Minutos depois viria a descobrir que o Hertha também mereceria destaque igual com aqueles o´s todos e pontos de exclamação!!!). Fiquei parvo. "O quê? O Ángel marcou um golito? Ah ganda argentino! És o maior!". Depois achei que estava na altura de entrar o Carlos Martins e, portanto, quando vi

- "ENTRA CARLOS MARTINS..." vibrei muito, mas por escassos milionésimos de segundos, isto porque depois acabei de ler a frase "... sai Katsouranis". Neste momento, deu-se-me uma pressão alta na zona onde moram todos os meus ventrículos (que, afinal, são só dois) e sangrei bastante. A minha única vontade neste momento, e isto é tão estúpido quanto compreensível, é a de que o Katsouranis esteja lesionado. Caso contrário, vou achar que o Quique percebe menos de futebol do que eu, o que seria caso gravíssimo visto que eu, de futebol, percebo tanto como o Bruno Alvez percebe de boas maneiras.

Até final, o esperado: frases preocupantes de perigo berlinense como: "Voronin aparece em frente a Quim e atira às malhas laterais!". Assim, incisivios e problemáticos, iam os comentários até final. Imagino que o fluxo ofensivo do Benfica era tanto que os gajos arranjaram maneira de encontrar em "Carlos Martins marca um livre que acaba nas mãos do guarda-redes do Hertha" um momento de grande perigo para os alemães. Depois foi ler essa frase de extremo pendor poético "serão dados trÊs minutos extra de jogo" e esperar que o Voronin não tocasse mais na bola. Acabou ("Final de jogo!!! O Benfica não conseguiu segurar a vantagem e o resultado acaba por ser justo!") e eu fiquei moderamente satisfeito.

Não é mau. Mas não é grande coisa. E uma primeira preocupação em relação a Quique: se um treinador não vê que é importante, a ganhar um jogo fora a 20 minutos do fim, jogadores do meio-campo com experiência, capazes de trocar a bola com inteligência e procurar fazer circulação da mesma, vê alguma coisa? Eu peço a Eusébio por uma lesaozinha ridícula do grego. A sério: não me façam pensar que o Quique fez uma substituição à Camacho, por amor ao meu coração.

Americano disse...

Excelente post Sérgio, estás de parabéns.

Quanto ao jogo, o empate não é um mau resultado, mas face ao pouco futebol que o Hertha mostrou (como é que estes gajos vão em 4º na Alemanha, até custa a acreditar!!!), penso que a vitória estava ao nosso alcance. Seja como for basta ganhar os 2 jogos em casa para passarmos nas calmas, se bem que eu gostava de passar em 1º para "teoricamente) ter um sorteio mais fácil na fase seguinte.

Pedro disse...

Muito bom post. A blogoesfera benfiquista tem realmente grandes escribas!!!

Não foi só o Binya q fez maus passes...parece q ontem foi contagiante esse defeito...

Mas continuo com a sensação q esta equipa caminha a passos largos para algo muito positivo...

Anónimo disse...

Bom post e sem dúvida o minuto 66 foi o pior aquela substituição do Enrique foi.....!!!!

Ricardo disse...

Concordo com todos: com a questão de devermos passar em primeiro (Americano), de a equipa poder estar a chegar a algo d epositivo (Pedro) e a incredulidade de uma substituição absurda (anónimo). Portanto, e se estamos todos de acordo, VIVA O BENFICA!!!

Sérgio disse...

Obrigado pelas palavras simpáticas! Quero dizer que sou novo nisto de assinar um blogue, para além de começar agora a frequentar sítios semelhantes, de amigos benfiquistas! Não podia estar mais surpreendido, está-se muito bem aqui, entre amigos...sinto aquela cumplicidade, aquele amor comum que nos leva a abraçar um perfeito estranho no estádio, a propósito de uma qualquer explosão de alegria. Ainda bem que vieram, continuem, que nós também, e principalmente, O BENFICA TAMBÉM! - Suada vitória com a Naval leva-nos um bocadinho mais à frente...O benfiquismo é um caminho de sofrimento...e de esperança!

Anónimo disse...

Escapa-se-lhe